Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nesta Quinta -feira, temos:Liturgia Diária/Língua Portuguesa/Minutos de Sabedoria/Formação Cristã: "Como entender o Cristo na Hóstia Consagrada"/ São Jerônimo e o Mês da Bíblia.

Liturgia Diária- 1º de Outubro- Quinta-feira de 2009

Celebramos hoje, com muita alegria, a Memória de 

Santa Terezinha do Menino Jesus, Dra. da Igreja.







"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".





Leitura: Ne 8,1-4a.5-6.b-12 / Salmo:  19b(19b) / Evangelho: 

Lc 10,1-12

Outubro é o Mês do Rosário, instituído pelo Papa Leão XIII

_____________

Não Erre Mais!

(Língua Portuguesa com Luiz A. Sacconi)

Orientações descomplicadas, agradáveis e cômicas...

O motorista ia "à" 180km/h

Deve ser multado o motorista e também o guarda que lavrar muita vazada nestes termos. Antes de numerais não se usa o acento da crase. Por isso, o motorista ia mesmo é a 180km/h.

Agora, que mal lhe pergunte: como vai sua vida a dois?

Atendemos de segunda "à" sexta-feira 

Atende-se melhor de segunda a sexta -feira. Ora, se não se usou o artigo contraído com a preposição de (da), não pode haver acento no a, já que aqui não há o artigo . Afinal, crase não é o nome da fusão de dois aa ?

Note, agora, esta frase: Os alunos estão em prova , da quinta à oitava série. Por que, agora, o à? Porque antes tivemos da, e não "de". Se usarmos, portanto: Atendemos da segunda à sexta-feira, também é obrigatório o uso de à.

TV a cabo por TV por cabo?

A expressão consagrada é a primeira, mas a legítima, sem dúvida, é a segunda. Mesmo porque nunca vi ninguém aderir à TV "à" assinatura, mas sim à TV por assinatura; nunca vi ninguém afirmar que alguma comunicação tenha sido feita "a" satélite, mas sim por satélite.

Há os que usam, ainda, TV "à" cabo, o que é quase um duplo homicídio qualificado... 

 

Minutos de Sabedoria

Afaste-se dos ambientes mal-sãos. / Evite as pessoas mal intencionadas. / No entanto, se sua presença puder melhorar, sem que com isto sofra sua alma, leve sua virtude mesmo ao antro do vício. / Mas faça como o sol , que ilumina e saneia o pântano, sem que seu raio de luz e calor dali se afaste enlameado e fétido. / Seja você o espelho vivo de sua fé.

                                                                                    (C. Torres Pastorino - Vozes)

 

Pensamento do Dia:

Quando a corrida é lomga, o homem precisa de etapas. Não tanto para descansar mas para fortificar sua perseverança.

                                                                                                       François Garagnon

FORMAÇÃO CRISTÃ

Imagem de Destaque

Como entender Cristo na Hóstia Consagrada

Só Deus pode 'transubstanciar'
Em todo ser há um conjunto de coisas que podem mudar, como o tamanho, a cor, o peso, o sabor, etc., e um substrato permanente que, conservando-se sempre o mesmo, caracteriza o ser, que não muda. Esse substrato é chamado substância, essência ou natureza do ser. Em qualquer pedaço de pão há coisas mutáveis: a cor, tamanho, gosto, o sabor, a posição, sem que a substância que as sustenta mude; esta substância ninguém vê; mas é uma realidade. Assim, há homens de cores diferentes, feições diferentes, etc.; mas todos possuem uma mesma substância: uma alma humana imortal, que se nota pelas suas faculdades, as quais os animais não têm: inteligência, liberdade, vontade, consciência, psique, entre outros.


Quando as palavras da consagração são pronunciadas sobre o pão, a substância deste muda ou se converte totalmente em substância do Corpo humano de Jesus (donde o nome "transubstanciação"), ficando, porém, os acidentes externos (aparências) do pão (gosto, cor, cheiro, sabor, tamanho, etc.); sendo assim, sem mudar de aparência, o pão consagrado já não é pão, mas é substancialmente o Corpo de Cristo. O mesmo se dá com o vinho; ao serem pronunciadas sobre ele as palavras da consagração; sua substância se converte na do Sangue do Senhor, pelo poder da intervenção da Onipotência Divina.


Isso explica como o Corpo de Cristo pode estar simultaneamente presente em diversas hóstias consagradas e em vários lugares ao mesmo tempo. Jesus não está presente na Eucaristia segundo as suas aparências, como o tamanho ou a localização no espaço. Uma vez que os fragmentos de pão se multiplicam com a sua localização própria no espaço; assim onde quer que haja um pedaço de pão consagrado, pode estar de fato o Corpo Eucarístico de Cristo.


Uma comparação: quando você olha para um espelho, aí você vê a imagem do seu rosto inteiro; se quebrá-lo em duas ou mais partes, a sua imagem não se quebrará com o espelho, mas continuará uma imagem inteira em cada pedaço.


É preciso, então, entender que a presença de Cristo Eucarístico pode se multiplicar, sem que o Corpo do Senhor se multiplique. Isso faz com que a presença do Cristo Eucarístico possa multiplicar (sem que o Corpo d'Ele se multiplique) se forem multiplicados os fragmentos de pão consagrados nos mais diversos lugares da Terra. Não há bilocação nem multilocação do Corpo de Cristo.


O Corpo de Cristo, sob os acidentes do pão, não tem extensão nem quantidade próprias; assim não se pode dizer que a tal fragmento da hóstia corresponda tal parte do Corpo de Cristo. Quando o pão consagrado é partido, só se parte a quantidade do pão, não o Corpo de Jesus.


Assim muitas hóstias e muitos fragmentos de hóstia não constituem muitos Cristos – o que seria absurdo – , mas muitas "presenças" de um só e mesmo Cristo. Analogamente a multiplicação dos espelhos não multiplica o objeto original, mas multiplica a presença desse objeto; também a multiplicação dos ouvintes de uma sinfonia não multiplica essa sinfonia, mas apenas a presença desta.


Por essas razões, quando se deteriora o Pão Eucarístico por efeito do tempo, da digestão ou de um outro agente corruptor, o que se estraga são apenas os acidentes do pão: quantidade, cor, figura, entre outros, e nesse caso, o Corpo de Cristo deixa de estar presente sob os Véus Eucarísticos; isso porque Nosso Senhor Jesus Cristo quis que, nas espécies ou nas aparências de pão e vinho, garantir a Sua presença sacramental, e não nas de algum outro corpo.


A fé católica ensina uma conversão total e absoluta da substância do pão na do Corpo de Cristo; o Concílio de Trento rejeitou a doutrina de Lutero, que admitia a “empanação” de Cristo: empanação, segundo a qual permaneceriam a substância do pão e a do vinho junto com a do Corpo e a do Sangue de Cristo; o pão continuaria a ser realmente pão (e não apenas segundo as aparências), o vinho continuaria a ser realmente vinho (e não apenas segundo as aparências), de tal sorte que o Corpo de Cristo estaria como que “revestido” de pão e vinho. Para o Concílio de Trento e, para a fé católica, esse tipo de presença de Cristo na Eucaristia é insuficiente; é preciso dizer que o pão e o vinho, em sua realidade íntima (substância), deixam de ser pão e vinho para se tornarem a realidade mesma do Corpo e do Sangue de Cristo.


Assim como na criação acontece o surgimento de todo o ser, também na Eucaristia há a conversão de todo o ser. Essa “conversão de todo o ser” é “conversão de toda a substância” ou “transubstanciação”.


Assim como só Deus pode criar (tirar um ser do nada), só Deus pode “transubstanciar”; ambas as atividade supõem um poder infinito que só o Senhor tem.


Para entender um pouco melhor o milagre da Transubstanciação podemos dizer ainda o seguinte: No milagre da Multiplicação dos Pães, Jesus mudou apenas a espécie do pão (no caso a quantidade), mas não mudou a sua natureza, continuou sendo pão. Quando Ele fez o milagre das Bodas de Caná, mudou a natureza da água (passou a ser vinho) e mudou também a sua espécie (cor, sabor, etc); no milagre da Transubstanciação, o Senhor muda apenas a natureza do pão e do vinho (passam a ser seu Corpo e Sangue) sem mudar a espécie (cor, sabor,cheiro, tamanho, etc.).


Tudo por amor a nós; Ele, o Rei do universo, se faz pequeno, humilde, indefeso... nas espécies sagradas do pão e do vinho, para ser nosso alimento, companheiro, modelo, exemplo, força, consolação... 
_______________________________



Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Conheça mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br
28/09/2009 - 09h00

________________________________


Final do Mês de Setembro - O Mês que a Igreja Dedica a reflexão profunda sobre a Bíblia, a Palavra de Deus.

Imagem de Destaque

São Jerônimo e o Dia da Bíblia

Deus quis manifestar a sua Pessoa aos homens
Estamos no mês da Bíblia, estabelecido neste mês justamente por causa de São Jerônimo, que, com seus estudos, traduções, interpretações, comentários e escritos nos facilitou o acesso a esse grande manancial de sabedoria transmitida pelos Livros Sagrados. A Bíblia, segundo o Magistério da Igreja, contém a revelação daquilo que Deus quis manifestar e comunicar a toda a humanidade, fazendo com que todos possam participar dos bens divinos.


O Concílio Vaticano II nos diz que “pela revelação divina quis Deus manifestar e comunicar a sua pessoa e os decretos eternos da sua vontade a respeito da salvação dos homens, para os fazer participar dos bens divinos, que superam absolutamente a capacidade da inteligência humana” (cf. “Dei verbum”, capítulo I, item 6).


Com efeito, a Bíblia significa coleção de livros, embora, costuma-se referir-se a ela como um livro único, na verdade, ela é uma coletânea de livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento, em geral escritos em hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento. O hebraico era um idioma falado pelas famílias semíticas e tudo o que contém nas Sagradas Escrituras nessa língua deve-se aos chamados escribas, fruto do laborioso e lento ofício a favor do povo escolhido. Já o grego era a língua dominante na época em que houve a divulgação da doutrina e vida de Jesus Cristo; por esse fato, o Novo Testamento foi escrito nesse idioma.


Em decorrência dessas línguas, contudo, a Bíblia era inacessível aos romanos, que falavam o latim. Então, Jerônimo, educado em Roma, conhecedor do latim e grego, após uma longa doença, sentiu o chamamento de Deus para a vida religiosa e se tornou padre da Igreja Católica.


Por volta do ano 374, ele foi para a Palestina, onde estudou hebraico e a interpretação da Bíblia. Inspirado por Deus, traduziu todos os livros da Bíblia para o latim, cuja tradução denominou-se “Vulgata”, pois o latim era a língua universalmente falada na época. O trabalho executado por São Jerônimo foi imenso, pois copilou, com fidelidade e dedicação, uma infinidade de documentos no decorrer das suas longas viagens pelo Oriente, do que resultou a edição adotada oficialmente pela Igreja Católica.


A “Vulgata” foi grandemente divulgada, inicialmente por meio de manuscritos feitos pelos monges nos mosteiros e, com o advento da imprensa por Gutemberg, no século XV, teve ampla divulgação. Hoje, é o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 12 milhões de exemplares na versão integral, 13 milhões de Novos Testamentos e ainda 450 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.


Um fato histórico trouxe um trauma enorme para os seguidores de Cristo: a chamada Reforma, dividindo protestantes e católicos. Os protestantes elegeram a Bíblia, excluídos alguns livros, como única maneira de inspiração divina. Os católicos, por sua vez, admitiram-nos juntamente com a tradição da Igreja, como formas de Deus falar aos homens, sempre com a interpretação do Magistério da Igreja.


Ainda aqui nos recorda o Concílio Vaticano II: “A Sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura relacionam-se e comunicam estritamente entre si. Com efeito, ambas derivando da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim. A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos, para que, com a luz do Espírito de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação; donde acontece que a Igreja não tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas só da Sagrada Escritura. Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual afeto e piedade” (cf. ("Dei verbum" – cap. II, item 9).


A Igreja sempre teve nos Livros Sagrados uma das fontes de inspiração e vida. Uma coisa, porém, é certa: após a invenção da imprensa, e agora com a versão da Bíblia nas línguas faladas em todo o mundo, ela é, na verdade, o livro mais divulgado e, hoje, fonte de inspiração para toda a humanidade.


E todo o manancial constituído pelas Escrituras Sagradas, portanto, devemos ao trabalho dedicado e persistente do grande exegeta, escritor e santo, São Jerônimo, o qual a Igreja o festeja no dia 30 de setembro, mês da Bíblia.


Ao concluir esta reflexão, faço-o com os versículos 103 a 105 do Salmo 119: “Como são doces ao meu paladar tuas promessas; mais que o mel para minha boca. Dos teus preceitos recebo inteligência, por isso odeio todo caminho falso. Lâmpada para meus passos é tua palavra e luz no meu caminho.” 







Dom Orani João Tempesta
Arcebispo Metropolitano Rio Janeiro
28/09/2009 - 08h00
Tags: Bíblia revelação formação cancaonova Canção Nova
 _________________________ 


Um abraço aos seguidores e leitores deste blog.
Fiquem com Deus e as bênçãos de Maria, nossa terna Mãe!!!

Lusmar Paz
Aracoiaba-CE.

Caros amigos leitores e seguidores deste blog,

Estive afastado da telinha nesses últimos três dias. Apresento minhas desculpas a todos vocês. Hoje à tarde, voltarei a atualizar minhas postagens neste blog.
Obrigado pela atenção e pela paciência!!!
O amigo de vocês,
Lusmar Paz
(Aracoiaba- CE.)

domingo, 27 de setembro de 2009

Pensamento do Dia / Minutos de Sabedoria / Liturgia Diária / Evangelho Comentado / Santo do Dia e Palavras do Papa Bento XVI.






A Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba - Ceará, está em plena Festa-Novenário de São Francisco das Chagas. 

Viva São Francisco!!!

______________ 


Pensamento do Dia:

A gratidão tem mil modos de dizer "muito obrigado"!

_______________ 

Minutos de Sabedoria

CUMPRIMENTE a seus amigos com alegria./ Muitas vezes, uma simples saudação alegre e espontânea conquista um coração e consola uma dor./ A saudação triste e acabrunhada pode instilar veneno num coração alegre./ Derrame alegria e bondade, ao encontrar uma pessoa conhecida,e já terá conquistado os benefícios de uma boa ação meritória./ Que seus amigos sintam o calor de seu coração afetuoso no simples cumprimento alegre.

 ______________ 


Liturgia Diária: Domingo, dia 27.09.2009

Primeira leitura (Números 11,25-29)

Domingo, 27 de Setembro de 2009
26º Domingo do Tempo Comum



Livro dos Números:

Naqueles dias, 25o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram.
26Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois que estavam na lista, mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento.
27Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento.
28Josué, filho de Num, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!”
29Moisés respondeu: “Tens ciúmes de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 


Salmo ( 18)


— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ alegria ao coração.
— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ alegria ao coração.


— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.
— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.
— E vosso servo, instruído por eles,/ se empenha em guardá-los./ Mas quem pode perceber suas faltas?/ Perdoai as que não vejo!
— E preservai o vosso servo do orgulho:/ não domine sobre mim!/ E assim puro, eu serei preservado/ dos delitos mais perversos.



Segunda leitura (Tiago 5,1-6)


Carta de São Tiago apóstolo:

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós.
2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias.
4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 

 Evangelho 

(Marcos 9,38-43.45.47-48)

 




— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proíbais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor.
41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.
42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.



 EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO

A COMUNHÃO NO NOME DE JESUS 


Mc 9,38-43.45.47-48

 

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla



Estamos ainda em Cafarnaum, a cidade de pescadores situada junto ao Lago de Tiberíades. Jesus está “em casa” rodeado pelos discípulos. A ida para Jerusalém está próxima e os discípulos estão conscientes de que se aproximam tempos decisivos para esse projeto em que estão envolvidos.
O tema principal aparece na primeira parte do Evangelho. Refere-se à necessidade da comunidade cristã ser uma comunidade aberta, acolhedora, tolerante, capaz de aceitar como sinais de Deus os gestos libertadores que acontecem no mundo.
O Evangelho deste domingo apresenta-nos um grupo de discípulos ainda muito atrasados na aprendizagem do “caminho do Reino”. Eles ainda raciocinam em termos de lógica do mundo e têm dificuldade em libertar-se dos seus interesses egoístas, dos seus esquemas pessoais, dos seus preconceitos, dos seus sonhos de grandeza e poder… Eles não querem entender que, para seguir Jesus, é preciso cortar com certos sentimentos e atitudes que são incompatíveis com a radicalidade que a opção pelo Reino exige. As dificuldades que estes discípulos apresentam no sentido de responder a Jesus não nos são estranhas: também fazem parte da nossa vida e do caminho que, dia a dia, percorremos… Assim, a instrução que, neste texto, Jesus dirige aos seus discípulos serve-nos também a nós. As propostas de Jesus destinam-se aos discípulos de todas as épocas; pretendem ajudar-nos a purificar a nossa opção e a integrar, de forma plena, a comunidade do Reino.
Antes de tudo, Jesus mostra aos discípulos que a comunidade do Reino não pode ser uma seita arrogante, fechada, intolerante, fanática, que se arroga na posse exclusiva de Deus e das suas propostas. Tem de ser uma comunidade que sabe qual é o seu papel e a sua missão, mas que reconhece que não tem o exclusivo do bem e da verdade e que é capaz de se alegrar com os gestos de bondade e de esperança que acontecem à sua volta, mesmo quando esses gestos resultam da ação de não crentes ou de pessoas que não pertencem à instituição Igreja. O verdadeiro discípulo não tem inveja do bem que outros fazem, não sente ciúmes se Deus atua através de outras pessoas, não pretende ter o monopólio da verdade nem ter o exclusivo de Jesus. O verdadeiro discípulo esforça-se, cada dia, por testemunhar os valores do Reino e alegra-se com os sinais da presença de Deus em tantos irmãos com outros percursos religiosos, que lutam por construir um mundo mais justo e mais fraterno.
Os discípulos de que o Evangelho de hoje nos fala estão preocupados com a ação de alguém que não é do grupo, pois temem ver postos em causa os seus sonhos pessoais de poder e de grandeza. Por detrás dessa preocupação dos discípulos não está o bem do homem (aquilo que, em última análise, deveria “mover” os membros da comunidade do Reino), mas a salvaguarda de certos interesses egoístas. Nas nossas comunidades cristãs ou religiosas, há pessoas capazes de gestos incríveis de doação, de entrega, de serviço aos irmãos; mas há também pessoas cuja principal preocupação é proteger o espaço que conquistaram e continuar a manter um estatuto de poder e de prestígio. Quando afastamos, com o pretexto de defender a pureza da fé, os interesses da moralidade, ou tranquilidade da comunidade, aqueles que desafiam a comunidade a purificar-se e a procurar novos caminhos para responder aos desafios de Deus, estaremos a proteger os interesses de Deus ou os nossos projetos, os nossos esquemas interesseiros, as nossas apostas pessoais?
Jesus exige dos discípulos o corte radical com os valores, os sentimentos, as atitudes que são incompatíveis com a opção pelo Reino. O discípulo de Jesus nunca está acomodado, instalado, conformado; mas está sempre atento e vigilante, procurando detectar e eliminar de sua existência tudo aquilo que lhe impede o acesso à vida plena. Naturalmente, a renúncia ao egoísmo, ao comodismo, ao orgulho, aos esquemas pessoais, à vontade de poder e de domínio, ao apelo do êxito, ao aplauso das multidões, é um processo difícil e doloroso; mas é também um processo libertador e gerador de vida nova. O que é que eu necessito, prioritariamente, de “cortar” da minha vida, para me identificar mais com Jesus, para merecer integrar a comunidade do Reino, para ser mais livre e mais feliz?
O apelo de Jesus à sua comunidade no sentido de não “escandalizar” os pequenos, faz-nos pensar na forma como lidamos, enquanto pessoas e enquanto comunidades, com os pobres, os que falharam, os que têm atitudes moralmente reprováveis, aqueles que têm uma fé pouco consistente, aqueles que a vida marcou negativamente, aqueles que a sociedade marginaliza e rejeita. Eles encontram em nós a proposta libertadora que Cristo lhes faz, ou encontram em nós rejeição, injustiça, marginalização, mau exemplo? Quem vê o nosso testemunho tem razões para aderir a Cristo ou para se afastar de Cristo?
Senhor Jesus, faz-me alegrar com o Reino que dá seus frutos, na história humana, das formas mais imprevistas, para além do controle humano.
                                    
                                                 ___________________________________



Santo do Dia

São Vicente de Paulo

27 de Setembro





São Vicente de Paulo
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39).


Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.


São Vicente de Paulo, rogai por nós!


                             _____________________________________________

 

"Quem pode salvar o homem 

senão Deus?", 

reflete Bento XVI


Da Redação, com Rádio Vaticano

Idnes


Bento XVI saúda fiéis após a Missa no Aeroporto de Tuřany, em Brno, na República Tcheca
“O homem tem necessidade de ser libertado das opressões materiais e, mais profundamente, dos males que afligem o espírito. E quem pode salvá-lo senão Deus, que é Amor e revelou o seu rosto de Pai onipotente e misericordioso em Jesus Cristo?”. Essa foi a reflexão do Papa Bento XVI neste domingo, 27, na Santa Missa celebrada no Aeroporto Tuřany, em Brno, a segunda cidade mais importante da República Tcheca.

O Santo Padre deslocou-se à cidade logo cedo (8h45 local) para encontrar os fiéis e peregrinos, cerca de 150 mil, e com eles celebrar a Missa e, em seguida, a oração do Ângelus.

_____________________


Em sua homilia, o Papa falou sobre a esperança, partindo das palavras de Jesus, escritas em grandes letras no pórtico da Catedral de Brno: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. O Pontífice disse ter acolhido a sugestão do bispo local para falar sobre a esperança, pensando não só no povo deste país, mas também na Europa e em toda a humanidade, “que tem sede de algo sobre que o apoiar solidamente o próprio futuro”.

“A experiência da história mostra a que absurdos chega o homem quando exclui Deus do horizonte das suas opções e ações. E mostra também que não é fácil construir uma sociedade inspirada nos valores do bem, da justiça e da fraternidade, porque o ser humano é livre e a sua liberdade permanece frágil. A liberdade tem que ser constantemente reconquistada. Trata-se de uma tarefa que toca a todas as gerações”, apontou Bento XVI.

Detendo-se sobre a realidade do mundo contemporâneo, o Papa destacou:

“O vosso país, como outras nações, está vivendo uma condição cultural que muitas vezes constitui um radical desafio para a fé e portanto também para a esperança. De fato, na época moderna, tanto a fé como a esperança foram como que acantonadas, relegadas para o plano privado e ultra-terreno, ao passo que na vida concreta e pública se afirmou a confiança no progresso científico e econômico”.

Mas o fundamento da fé e da esperança, sublinhou Bento XVI, permanece sempre e só o Amor de Deus revelado e comunicado em Jesus Cristo:

“O homem tem necessidade de ser libertado das opressões materiais e, mais profundamente, dos males que afligem o espírito. E quem pode salvá-lo se não Deus, que é Amor e revelou o seu rosto de Pai onipotente e misericordioso em Jesus Cristo? A nossa firme esperança é portanto Cristo: n’Ele Deus nos amou até ao extremo e nos deu a vida em abundância, aquela vida que cada pessoa, por vezes até mesmo inconscientemente, aspira a possuir”.
___________________


Uma abençoada semana para todos sob as bênçãos de Jesus, Maria e José!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sexta-Feira, 25.09.2009 - Liturgia Diária, Pensamento do Dia, Minutos de Sabedoria , Língua Portuguesa e o Santo do Dia.


Turma Amiga: 

A Festa-Novenário de São Francisco das Chagas na cidade de Aracoiaba - Ce - Brasil, inicia-se hoje à noite. Neste blog você encontrará toda a "Programação da Festa".

Viva São Francisco das Chagas!!!


Liturgia Diária - 25.09.2009

Leitura: Ag 1,15b-2,9

Salmo: 43(42)

Evangelho: Lc 9,18-22

________________________________________  

Pensamento do Dia

O passado pode nos guiar, o futuro pode nos fazer progredir, mas é o presente que tem o papel essencial de nos transformar

(François Gervais)

_________________ 

Minutos da Sabedoria

 

Não procure evidência pessoal. / Reflita que, quanto mais exposto à visão alheia, mais se tornará alvo de ciúme e inveja./ As vibrações negativas, mesmo que não lhe façam mal, positivamente, poderão cansá-lo, no trabalho de defender-se./ Procure agir discretamente, embora com firmeza, / deixando que os vaidosos e vazios se exponham numa evidência de que você, certamente, não necessita para brilhar./ O vidro comum brilha muito ao sol, mas o brilho do ouro está escondido no cofre: nem por isso valerá menos que o vidro...

______________________


Língua Portuguesa

Não erre mais! (Luiz Antonio Sacconi)


"QUEM GOSTARIA?"


Esta é a pergunta que todos ouvimos de alguém que atende ao telefone, quando desejamos falar com outra pessoa. Existem atendentes, ainda, que acentuam e prolongam a primeira sílaba do verbo, tornando-se ainda mais dolorosa a pergunta: "Quem gosssstaria?"
Atendentes sensatos preferem perguntar de outra forma: Quem deseja falar com ele(a)?


CÓLERA


Em qualquer sentido, só existe a cólera.
Certa vez uma fábrica de desinfetante provocou muita cólera, ao anunciar:
Não deixe "o" cólera atacar. Proteja sua família.
Continuavam: "O" cólera é uma doença infecciosa que ataca o sistema digestivo, produzindo diarréia, podendo levar à morte. Para proteger sua família contra esse inimigo, alguns simples cuidados devem ser tomados.
Falar em proteção e em inimigo a esta altura já é demais!
Na campanha presidencial de 2002, um dos candidatos declarou (sem ficar vermelho) : Quando Ciro foi governador do Ceará, a dengue e "o" cólera tiveram os índices mais altos do Ceará. Ele chegou a ser apelidado de governador "do" cólera.
Mentira dá nisso. (Livro: "Não erre mais" - 28ª edição; págs. 14 e 15 .Autor:Sacconi)

Santo do Dia:

 São Sérgio

25 de Setembro



São Sérgio
"Contemplando a Santíssima Trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo".


Esta frase reflete a alma contemplativa do santo de hoje, São Sérgio, considerado o "São Bento" da Rússia cristã. Na antiga Rússia o Cristianismo penetrou por volta do século IX, sendo Vlademiro, o primeiro príncipe a se converter ao Cristianismo, isto em 1010.

A religião do Cristo esteve sempre na Rússia, ligada mais ao Oriente do que a Roma. Monge Sérgio, tornou-se o grande evangelizador do século XIV, pois através de numerosos mosteiros irradiava a cultura e a verdadeira fé.

Após deixar o declínio da vida monástica na Rússia, Sérgio experimentou, com seu irmão, a construção numa floresta virgem de uma capela dedicada à Santíssima Trindade, devoção desconhecida naquele povo.

O irmão não aguentou, mas com firmeza e santidade, o santo de hoje atraiu a muitos até que edificaram um mosteiro em louvor a Santíssima Trindade.

Ordenado sacerdote para o melhor exercício da vocação de formar os monges na fundamental regra da oração e do trabalho, viveu São Sérgio: os "filhos", a pobreza, a mansidão e total confiança na Divina Providência.

São Sérgio escreveu tanto que é considerado o grande educador nacional do povo russo. Faleceu com quase 80 anos de idade em 25 de setembro de 1392 no mosteiro da Santíssima Trindade.

São Sérgio...rogai por nós!
________________ 

Um Abençoado Final de Semana par todos nós!!! 
Fraternalmente,
Lusmar Paz 

 

 


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quinta-feira, 24.09.2009 - Liturgia Diária, Pensamento do Dia, Minutos de Sabedoria , Língua Portuguesa e o Santo do Dia.

Liturgia Diária - 24.09.2009

Leitura: Ag 1,1-8

Salmo: 149

Evangelho: Lc 9,7-9.

________________________________________ 


Pensamento do Dia

Não deixe que os seus medos tomem olugar dos seus sonhos. 

(Walt Disney)

_________________ 


Minutos da Sabedoria

 

Seja atencioso e compreensivo./Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos no âmago da alma! / Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno./ Conserve seu equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado./ Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, e você tem saúde moral.

______________________


Língua Portuguesa

Não erre mais! (Luiz Antonio Sacconi)

serpente "não venenosa"

Eis aí algo que é difícil de aceitar. Por quê? Porque há uma diferença entre cobra (qualquer ofídio, venenoso ou não) e serpente (cobra venenosa, peçonhenta). Quando deparamos uma coral, dizemos que se trata de uma cobra, porque ela pode ser peçonhenta ou não (existem as falsas). Mas quando nos referimos à passagem bíblica, somos obrigados a dizer que foi uma serpente que tentou Eva no Paraíso, e não uma cobra. Tinha, naturalmente, de ser uma serpente... Cleópatra também morreu em consequência da picada de uma serpente. Tinha de ser...

Eis que, todavia, ao ler uma de nossas principais revistas semanais de informação, encontro as trevas: Um veterinário australiano, especialista em cobras, foi chamado às pressas para retirar do telhado de uma casa uma serpente de 7kg e 3m de comprimento. Missão cumprida, o vaidoso veterinário posou para fotógrafos e cinegrafistas. Foi quando a cobra se vingou e o atacou no rosto. Ele teve sorte: a serpente não era venenosa.

Tinha de ser uma serpente... 

_____________________ 


Pio X / século I / ano II / capítulo III

 

Na sucessão de papas, séculos, anos, capítulos, etc., de I a X lemos em ordinal; de XI em diante, em cardinal. Portanto: século I (= século primeiro), ano II (= ano segundo); capítulo III (=capítulo III); Pio X (Pio Décimo); século XI(= século onze); ano XII(=ano doze). 

Não existe século "um", século "dois", ... século "nove" nem século "dez". Ma é justamente desse modo que dizem todos os repórteres e jornalistas. Alguns até fazem pior. Escrevem: Papa elogia combate de Pio "10" ao modernismo. Dois barcos que datam do século "1" foram descobertos...

Na ed.1738 da revista ISTOÉ se leu à página 74: Cientistas israelenses anunciaram a descoberta de uma pedra com inscrições do século "9" a.C. que pode ter sido parte do lendário Templo de Salomão, citado no Antigo Testamento. Ora, escrevendo em cardinais, obrigam o leigo a ler erradamente.

Num grande telejornal se ouviu certa vez: Arquimedes viveu no século "três" antes de Cristo.

Tudo mentira.

______________ 


Santo do Dia: São Geraldo

24 de Setembro



São Geraldo Hoje, nos enriquecemos com a vida de santidade de São Geraldo, o primeiro mártir da Hungria.

O santo de hoje nasceu em Veneza, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, que inclui o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa na Ordem Beneditina e em pouco tempo São Geraldo chegou ao serviço de abade do mosteiro.

Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei assumiu a missão de evangelizar com seu grupo aquela nação. Combateu as idolatrias e o sagrado Bispo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.

Com a morte do rei, entrou a luta pelo poder e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o Bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo.

Numa viagem em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isto em 24 de setembro de 1046.

Deixou escrito lindos testemunhos do religioso Bispo e fiel cristão, o qual tornou-se com a graça de Deus.

São Geraldo...rogai por nós! 

_______________ 



Obrigado a todos!
Lusmar Paz.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Hoje, teremos: Liturgia Diária; Língua Portuguesa (Não erre mais!); Minutos de Sabedoria ; Homenagem à Aracoiaba ; Pensamento do Dia e o Santo do Dia (São Pio de Pietrelcina).


Liturgia Diária

Leitura: Esdras 9,5-9 / Salmo: Tb 13,2-5.8 / Evangelho: Lucas 9,1-6

Lingua Portuguesa ( Não erre mais! )

Gramático: Luiz Antonio Sacconi 

Luiz Saconni usa brincadeiras e ironias para nos ensinar a falar bem nossa língua portuguesa... (lusmar)

Recomendar "para"

Ninguém recomenda "para". Quem recomenda, recomenda alguma coisa a alguém: Recomendei a meus filhos que voltassem cedo. ***Recomendei-lhes que voltassem cedo.***

Atender "o" telefone

Quando o complemento é coisa, o verbo atender se usa com a preposição a: atender ao portão,à porta, à campanhia, ao pedido, aos seus próprios interesses e, naturalmente, ao telefone.

Quando o complemento é pessoa, podemos dispensar a preposição: atender o (ou ao) pai de aluno, atender os (ou aos) empregados, atender os (ou aos) deputados.

O secretário da Educação de São Paulo, no governo de Franco Montoro, escreveu: O governo"atende uma" reivindicação justa dos professores.

Atente, por favor : o homem era secretário da Educação! Depois há quem fique fazendo troça dos vestibulandos que cometem pérolas nos exames. Já se sabe onde está a fonte dessas pérolas.

Cerveja que desce redondo.

Frase perfeita. Redondo, aí, é advérbio, e não adjetivo; equivale a de modo redondo. Nessa frase, tem sentido figurado e significa: fácil e gostoso (= de modo fácil e gostoso).

Minutos de Sabedoria

Seja você mesmo, dentro e fora do lar. / O lar é a sociedade em miniatura! /  A sociedade é o lar ampliado. / Num e noutra, seja o mesmo: firme em sua palavra, seguro em seu pensamento, honesto em seus atos, calmo na confiança em si mesmo. / O homem é o que é. / E a manifestação externa reflete o estado íntimo de nossa alma.

Homenagem - Cidade de Aracoiaba - Minha querida terra natal! 

PRECE POR ARACOIABA

(Rosira Alexandre) 

A   ugusta mãe de Deus

ogai ao Pai por esta cidade

gora e durante o seu existir

aiam sobre ela as vossas bênçãos

uví-nos ó  Virgem Padroeira

maculada Conceição

ssegurai-lhe a paz e a

onança

A mém

Pensamento do Dia 

O livro é um alimento; alguns são provados, outros devorados, pouquíssimos, mastigados e digeridos.

 

Neste blog teremos dados biográficos  em síntese  do  "Santo do Dia," em consonância com a orientação da Santa Mãe Igreja Católica Apostolica Romana. (Lusmar Paz)

___________________________________

Padre Pio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São Pio de Pietrelcina
Padre Pio.jpg
Nascimento
25 de maio de 1887 em Pietrelcina, Itália
Falecimento
23 de setembro de 1968 em San Giovanni Rotondo, Itália
Venerado pela
Igreja Católica
Beatificado
2 de maio de 1999., Vaticano por: Papa João Paulo II
Canonizado
16 de junho de 2002, Vaticano por: Papa João Paulo II
Festa litúrgica
23 de setembro














"A mão da Igreja é doce também quando golpeia, pois é a mão de uma mãe."
S. Pio de Pietrelcina


Padre Pio de Pietrelcina, nascido Francesco Forgione, (Pietrelcina, 25 de maio de 1887San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968) foi um sacerdote católico italiano elevado a santo pela Igreja CatólicaSão Pio de Pietrelcina. como


Foi ainda em vida, de uma veneração popular de grandes proporções, principalmente por uma sua capacidade de curar os enfermos. 


Biografia
 

Padre Pio nasceu no pequeno comune de Pietrelcina, muito próximo à cidade de Benevento, em 25 de maio1887, um dos sete filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio. Foi batizado no dia seguinte. de
Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa SenhoraJesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu anjo da Guarda a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho. Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu anjo da guarda estreitando assim a intimidade dos fiés para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário. e o seu Filho


Com quinze anos de idade entrou no noviciado em Morcone adotando o nome de "frei Pio"; concluído o ano de noviciado, formulou os votos simples em 1904; em 1907 formulou a profissão dos votos solenes. Freqüentou estudos clássicos e filosofia. Foi ordenado padre em 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento.


Os casos mais urgentes e complicados o frade de Pitrelcina dizia: "Estes só Nossa Senhora", tamanha era a sua confiança na sua maezinha do céu a quem ele tanto amava e queria obter suas virtudes.
Percebendo que a sua missão era de acolher em si o sofrimento do povo, recebe como confirmação do Cristo os sinais da Paixão em seu próprio corpo. Estava aí marcado em si mesmo a sua missão. Deus o queria para aliviar o sofrimento do seu povo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por este sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiés e libertá-los das garras do Demônio que era conhecido por ele como "barba azul". Torturado, tentado e testado muitas vezes por este, sabia muito da sua astúcia no seu afã em desviar os filhos de Deus do caminho da fé.


Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, o tão conhecido "Casa Alívio do Sofrimento", que viria a ser o referência em toda a Europa. Mesmo com o seu ministério sacerdotal vitimado por calúnias injustificáveis, não se arrefeceu o coração para com a Igreja por quem tinha grande apreço e admiração. Sabia muito bem distinguir de onde provinham as calúnias, sendo estas vindas por parte de alguns da Igreja, e não da Igreja mãe e mestra a quem ele tanto amava.


A pedido do Santo Padre, devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, cria os grupos de Oração, verdadeiras células catalizadoras do amor e da paz de Deus para serem dispenseiros de tais virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.
Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração celebra-se uma Missa nesta intenção. Seria esta Missa o caminho do seu Calvário definitivo, onde entregaria a alma e o corpo ao seu grande apaixonado; a última vez que os seus filhos espirituais veriam o padre a quem tanto amavam. Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a cruz do Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu. Morte suave de quem havia completado a missão, de quem agora retornaria ao seio do Pai em quem tanto confiou. Hoje são muitas as pessoas que se juntaram a fileira dos seus devotos e filhos espirituais em vários grupos de oração que se espalharam pelo mundo. É o próprio padre Pio que diz: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar". 


A canonização
 

O procedimento que levou à sua canonização teve início com o nihil obstat de 29 de novembro de 1982. Em 20 de março de 1993 foi começado o processo diocesano para sua canonização. Em 21 de janeiro de 1990 Padre Pio foi proclamado "venerável", beatificado em 2 de maio de 1999 e foi canonizado em 16 de junho de 2002, proclamado na Praça de São Pedro pelo pontífice Papa João Paulo II como São Pio de Pietrelcina.
A sua festa litúrgica é celebrada dia 23 de setembro. 


Os sinais milagrosos

 



Foto: Padre Pio de Pietrelcina com os estigmas.



Entre os sinais milagrosos que lhe são atribuídos encontram-se as estigmas, que duraram cinqüenta anos (20 de setembro de 1918 a 23 de setembro de 1968), e o dom da bilocação. Entre os muitos milagres, está a cura do pequeno Matteo Pio Colella de San Giovanni Rotondo sobre o qual se assentou todo processo canônico que fizeram do frade São Pio.
Entre os tantos relatos de bilocação, há o contado por Dom Luigi Orione também proclamado recentemente santo. Santo Orione contou que em 1925, sendo um dos tantos devotos de Santa Teresa de Lisieux, encontrava-se na praça de São Pedro para as celebrações em honra da mística francesa quando apareceu inesperadamente em sua frente Padre Pio. Todavia, segundo o relato de muitas pessoas, Pio nunca saiu do convento onde viveu de 1918 até sua morte. 

Reconhecimento ao longo da História

Os santos Papas reconheceram a santidade e importância do Pe. Pio ao longo da história:
Papa Bento XV disse: "Padre Pio é um daqueles homens extraordinários que Deus envia de vez em quando à terra para converter os homens".


Papa Paulo VI: "Veja que fama ele alcançou! Que clientela mundial reuniu em torno de si! Mas por quê? Por que era um filósofo? Por que era um sábio? Por que dispunha de meios? Não, mas porque rezava a Missa humildemente, confessava de manhã à noite; era, difícil de dizer, representante estampado dos estigmas de Jesus. Era um homem de oração e de sofrimento." (20 de fevereiro de 1971).


Papa João Paulo II (Homilia na canonização do Padre Pio de Petrelcina)[1]:


Domingo, 16 de Junho de 2002: "Padre Pio foi um generoso dispensador da misericórdia divina, estando sempre disponível para todos através do acolhimento, da direcção espiritual, e sobretudo da administração do sacramento da Penitência. O ministério do confessionário, que constitui uma das numerosas características que distinguem o seu apostolado, atraía numerosas multidões de fiéis ao Convento de San Giovanni Rotondo. Mesmo quando aquele singular confessor tratava os peregrinos com severidade aparente, eles, tomando consciência da gravidade do pecado e arrependendo-se sinceramente, voltavam quase sempre atrás para o abraço pacificador do perdão sacramental.
Oxalá o seu exemplo anime os sacerdotes a realizar com alegria e assiduidade este ministério, muito importante também hoje, como desejei recordar na Carta aos Sacerdotes por ocasião da passada Quinta-Feira Santa".


16 de junho de 2002, durante o Angelus: "Que Maria pouse a sua mão materna sobre a tua cabeça". Este voto, dirigido a uma filha espiritual, o dirija hoje o Padre Pio a cada um de vós. À protecção materna da Virgem e de São Pio de Pietrelcina confiamos o caminho de santidade de toda a Igreja, no início do novo milénio.

 Acusação de fraude


No livro Padre Pio - Milagres e Política na Itália do Século XX, o historiador Sérgio Luzzatto faz a acusação de que Padre Pio teria encomendado secretamente um grande número de garrafas de ácido carbólico, que ele pode ter usado para criar as feridas semelhantes às de Cristo em suas mãos. [2]
O interesssante de tal acusação e que revela o fato da mesma não ter fundamento é que qualquer pessoa com o mínimo conhecimento em química sabe que feridas provocadas por ácido não sangram, pois a substância corrosiva as cauteriza e impede a hemorragia, enquanto que os estigmas de Padre Pio sangravam constantemente (principalmente quando este celebrava a Missa).
Assim, acredita-se que Padre Pio comprava os ácidos apenas para limpar e conter o sangramento em seus estigmas. 

Exumação e exposição pública





O corpo incorrupto de Padre Pio exposto para veneração pública (desde 2008).




O corpo de Padre Pio foi exumado a 20 de abril de 2008 e colocado em exposição pública na cripta da Igreja de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, como parte das comemorações dos 40 anos do seu falecimento.

Referências

Bibliografia

  • Padre Pio um santo entre nós (Renzo Allegri - 1998 - Paulinas)
  • Padre Pio - Crucificado por amor = 4915 (Silvana Cobucci Leite - 2001 - Loyola)
  • Padre Pio - O São Francisco de nosso tempo (Luigi Peroni - 1998 - Paulinas)
  • Padre Pio: as cartas do santo de Pietrelcina (Gianluigi Pasquale - 2007 - Paulinas)




Obs.: Que o nosso querido São Pio, interceda a Deus por todos nós! Amém!
Lusmar Paz
Aracoiaba - CE.