Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

As mães nunca morrem...

AS MÃES NUNCA MORREM.
ELAS ENTARDECEM, TINGEM DE NUVENS OS CABELOS E VIRAM PÔR DO SOL.



---------------------------------------------- 

Saudades, minha flor, nossa flor! Você continua viva em nossos corações!
Luciano, Lúcia e Lusmar Paz


--------------------------------------------- 


APRENDAMOS UM POUQUINHO DA LÍNGUA 

PORTUGUESA!

----------------------------------------------------------------------------------------- 
Pôr do sol, por do sol, pôr-do-sol ou por-do-sol
--------------------------------------------------------------------
A forma correta de escrita da locução é pôr do sol. A locução pôr-do-sol passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar a locução pôr do sol sempre que quisermos referir o momento do dia do desaparecimento do sol no horizonte, sendo sinônimo de ocaso, poente, crepúsculo.


Exemplos: 

Vamos assistir juntos ao pôr do sol? 
Que bonito pôr do sol! 
Sairei de casa depois do pôr do sol.


Segundo o Novo Acordo Ortográfico, não deverá ser utilizado hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. 
Exemplos: pôr do sol, fim de semana, dia a dia, sala de jantar, cão de guarda, cor de vinho, café com leite, ...


Serão exceções a esta regra algumas locuções consagradas pelo uso, com significado próprio: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará e à queima-roupa.

Além disso, o Novo Acordo Ortográfico não trouxe qualquer alteração ao verbo pôr, sendo mantido o acento circunflexo, para se diferenciar o verbo pôr da preposição por.
--------------------------------------
Obrigado, Lusmar Paz.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Novidades: O APOSTOLADO DA ORAÇÃO FAZ 172 ANOS DE FUNDAÇÃO... / ANO DA MISERICÓRDIA: entenda o significado e como receber indulgências

PENSAMENTO DO DIA:

"O Senhor faz em nós maravilhas,
quando deixamos que faça!"


---------------------------------------- 

Muito bom dia, turma amiga!
Um forte abraço,
Lusmar Paz






O APOSTOLADO DA ORAÇÃO FAZ 172 ANOS DE FUNDAÇÃO...




.
Ao longo de de 2016, o Apostolado da Oração (AO) está celebrando seus 172 anos de caminhada, de existência.
----------------------------------------------------
- No dia 3 de dezembro de 1844, uma pequena semente foi jogada. E, como o grão de mostarda de que fala Jesus no Evangelho, a semente cresceu, desenvolveu-se. E já frondosa árvore crescida, suas galhadas benfeitoras bracejaram pelo orbe inteiro.
- Incríveis, os caminhos da Providência Divina... Numa casa de estudos, em Vals, perto de Le Puy, na França, jovens jesuítas cursavam filosofia e teologia. Seguidamente, sacerdotes, missionários, passavam pela casa, descrevendo seus trabalhos, falando do seu labor apostólico em terras distantes.
- Ligeira inquietude começou a lavrar o espírito daqueles jovens, confinados em suas salas de aula, presos a seus livros, seus cadernos e temas escolares. Indóceis, crescia neles o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias , junto ao povo, no campo missionário.
- Compreensivos, os professores buscavam apaziguá-los: - Por enquanto, vocês devem estudar. Os livros são a primeira obrigação de vocês. Concentrem-se no presente.
- Inspirados pelo Espírito Santo, Pe. Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, lançou um dia a luminosa ideia: OFEREÇAM seus estudos, trabalhos e sacrifícios, suas alegrias, seus livros. OFEREÇAM tudo, em espírito apostólico. Unidos a Cristo, ao Papa, em espírito missionário, sob as bênçãos de Maria Santíssima.
- A recomendação caiu em terreno fértil, no coração aberto e generoso dos jovens estudantes. E O APOSTOLADO DA ORAÇÃO NASCEU, HUMILDE, SILENCIOSO, para em breve ultrapassar as fronteiras de um colégio jesuítico e CONQUISTAR O MUNDO INTEIRO.
- QUANTOS SOMOS HOJE NO BRASIL E NO MUNDO? A cifra não é essencial. O número exato de membros oficialmente filiados ao AO é sucundário. O importante é CONVERTER NOSSA EXISTÊNCIA numa resposta calorosa AO AMOR QUE O PAI nos dedica, através de seu Filho, Jesus Cristo. Resposta vital, dinâmica, traduzida em gestos concretos. EVANGELHO VIVENCIADO NO COTIDIANO. COMPROMISSO APOSTÓLICO COM O REINO.
-------------------------------------------
Aí está em poucas palavras a história do Apostolado da Oração.
Na Paróquia de Aracoiaba, a turma do apostolado se reúne na 2ª terça-feira de cada mês, às 19h na Igreja Matriz. Venha conhecer o Apostolado da Oração. Sintam-se convidado!
Um fraternal abraço,
Lusmar Paz
Presidente do AO - Paróquia de Aracoiaba.


--------------------------------------- 



Ano da Misericórdia: entenda o significado e como receber indulgências

banner-logo-misericordia-mai-20151
Ano da Santo da Misericórdia já foi iniciado: a abertura aconteceu no  dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição. E para entender melhor o que significa este ano jubilar e como bem viver, seguem abaixo as orientações, como praticar as obras de misericórdia e receber indulgências.

Outra dica também para os jovens é se aprofundar na mensagem do Papa Francisco para a XXXI Jornada Mundial da Juventude 2016, a ser realizada de 25 a 31 de julho, em Cracóvia (Polônia). O tema da JMJ se insere no contexto do Ano da Misericórdia e este texto do Santo Padre orienta ainda os jovens a como se preparar para o grande encontro mundial.
O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização preparou também um site com todas as informações e notícias sobre o ano jubilar. Acesse AQUI.
O que é o Ano Santo?
O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). O Jubileu inicia em 08 de dezembro de 2015 e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.
A celebração do Jubileu se origina no judaísmo. Consistia em uma comemoração de um ano sabático que tinha um significado especial. A festa se realizava a cada 50 anos. Durante o ano os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava. Era um ano de reconciliação geral. Na Bíblia, encontramos algumas passagens dessa celebração judaica (cf. Lv 25,8).
O que significa Jubileu?
A palavra Jubileu se inspira no termo hebreu de yobel, que se refere ao chifre do cordeiro que servia como instrumento musical. Jubileu, também tem uma raiz latina, iubilum que representa um grito de alegria. Na tradição católica, o Jubileu consiste em que durante um ano se concedem indulgências aos fiéis que cumprem certas disposições estabelecidas pelo Papa. O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. A celebração do Ano Santo Ordinário acontece em um intervalo a cada 25 anos, com o objetivo de que cada geração experimente pelo menos uma em sua vida. Já o Ano Santo Extraordinário se proclama como celebração de um fato destacado. O Jubileu proclamado pelo Papa Francisco é um Ano Santo Extraordinário. É um convite para que, de maneira mais intensa, fixemos o olhar na Misericórdia do Pai.
Por que abrir uma porta no Ano Santo?
A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma, só se abre durante um Ano Santo e significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação. Na cerimônia de abertura, o Papa toca a porta com um martelo 3 vezes enquanto diz: “Abram-me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor”. Depois de aberta, entoa-se um canto de Ação de Graças e o Papa atravessa esta porta com seus colaboradores.
O que fazer nesse ano?
Na Bula Misericordiae Vultus, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas que podem ser vividas em diferentes etapas:
  • Realizar peregrinações;
  • Praticar as obras de misericórdia;
  • Intensificar a oração;
  • Passar pela Porta Santa em Roma ou na Diocese;
  • Perdoar a todos;
  • Buscar o Sacramento da Reconciliação;
  • Superar a corrupção;
  • Receber a indulgência;
  • Participar da Eucaristia;
  • Fortalecer o ecumenismo;
  • Converter-se.
O que é a indulgência?
Indulgência é a remissão diante de Deus da pena devida aos pecados, cuja culpa já foi perdoada. Cada vez que alguém se arrepende e se confessa, é perdoado a culpa dos pecados cometidos, mas não a pena. Por exemplo, se alguém mata uma pessoa e se arrepende, depois pede perdão e procura o Sacramento da Penitência, receberá o perdão. Contudo, como repassar o mal cometido que tirou a vida de alguém? Por isso permanece uma pena após o perdão. Essa situação pode ter um indulto, uma indulgência, que a Igreja oferece em certas condições especiais e quando o fiel está bem disposto a buscar a santidade de vida, aproximando-se cada vez mais de Deus. A Igreja pode oferecer a indulgência pelos méritos de Cristo, de Maria e dos santos que sempre participam da obra da salvação. Sobre isso, escreveu o Papa Francisco: “No sacramento da Reconciliação, Deus perdoa os pecados, que são verdadeiramente apagados; mas o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos permanecem. A misericórdia de Deus, porém, é mais forte também do que isso. Ela torna-se indulgência do Pai que, através da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e liberta-o de qualquer resíduo das consequências do pecado, habilitando-o a agir com caridade, a crescer no amor em vez de recair no pecado” (Misericordiae Vultus, 22).
Como receber a indulgência?
Para receber a indulgência todos são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão. É importante que este momento esteja unido, em primeiro lugar, ao Sacramento da Reconciliação e à Celebração da Eucaristia com uma reflexão sobre a Misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé e com a oração pelo Papa, para o bem da Igreja e do mundo inteiro.
Há indulgências para os falecidos?
A indulgência pode ser obtida também para os que faleceram. A eles estamos unidos pelo testemunho de fé e caridade que nos deixaram. Assim como os recordamos na Celebração Eucarística, também podemos, no grande mistério da Comunhão dos Santos, rezar por eles, para que o rosto misericordioso do Pai os liberte de qualquer resíduo de culpa e possa abraça-los na felicidade sem fim.
E os doentes e idosos?
Para eles será de grande ajuda viver a enfermidade e o sofrimento como experiência de proximidade ao Senhor que no mistério da sua paixão, morte e ressurreição indica o caminho para dar sentido à dor e à solidão. Viver com fé e esperança este momento de provocação, recebendo a comunhão ou participando na Celebração Eucarística e na oração comunitária, inclusive através dos vários meios de comunicação, será, para eles, o modo de obter a indulgência jubilar.
As obras de misericórdia
A experiência da misericórdia torna-se visível pelo testemunho concreto. Todas as vezes que um fiel viver uma ou mais destas obras pessoalmente, obterá a indulgência jubilar.
Obras corporais
  1. Dar de comer aos famintos;
  2. Dar de beber aos que tem sede;
  3. Vestir os nus;
  4. Acolher o estrangeiro;
  5. Visitar os enfermos;
  6. Visitar os encarcerados;
  7. Sepultar os mortos.
Obras espirituais
  1. Aconselhar os duvidosos;
  2. Ensinar os ignorantes;
  3. Admoestar os pecadores;
  4. Consolar os aflitos;
  5. Perdoar as ofensas;
  6. Suportar com paciência as injustiças;
  7. Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.
Com informações do Jubileu da Misericórdia da Arquidiocese de Porto Alegre

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O que é a Associação do Apostolado da Oração? Oferecimento Diário, Jan. 2016.

---------------

O que é a Associação do APOSTOLADO DA ORAÇÃO?


---------------------------------------------------------------------------
O Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus(de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.
-----------------------
Objetivos
---------------------
Atuação na base eclesial
Irradiar a vida cristã
Promoção humana e assistência social
Espiritualização da Comunidade
Evangelização
Pastoral Vocacional
Colaboração nas atividades Paroquiais.
-------------------------------------
Compromisso dos membros
-------------------------------------
Oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico).
Intensa vida sacramental, sobretudo eucarística.
Devoção intensa ao Espírito Santo.
Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Devoção especial a Maria Santíssima.
Vontade de sentir com a Igreja.
Oração perseverante.
Compromisso com a formação dos zeladores(as) através de encontros mensais, retiros, tardes de formação, palestras
Co-responsabilidade na salvação do mundo
Unir oração e ação.
------------------------------
Estrutura geral
--------------------------------
O diretor geral mundial é o padre geral da Companhia de Jesus.
O secretário nacional é nomeado pelo diretor geral, Sua função é coordenar e orientar o apostolado a nível nacional.
O diretor diocesano é nomeado pelo Bispo Diocesano.
Os diretores locais nas paróquias são os vigários.
----------------------------
Espiritualidade
---------------------------
- A sua espiritualidade se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna.
---------------------------------
A Principal Devoção
--------------------------------------
É o culto ao Sagrado Coração de Jesus. E também um convite a reverenciar este Amor, como fonte de Salvação e de misericórdia. Correspondendo ao Amor de Nosso Senhor, a Ele se consagram pessoalmente, a Ele oferecem reparação pelos pecados próprios e do mundo, exercitam e fomentam as práticas dessa devoção aprovadas pela igreja.
-------------------------------
Deveres Dos Membros
--------------------------------------
É dever dos membros do Apostolado da Oração, estarem unidos a oração e ao sacrifício a fim de que, em virtude do sacrifício da Cruz, contribuam para edificação do Corpo de Cristo. Requer íntima união com Cristo por meio do amor pessoal. Encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. Os membros do Apostolado da Oração tem o dever de estarem inseridos nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com sua oração sejam o alicerce.O Apostolado tem a prática da promoção da missa das Primeiras Sextas-feiras do mês. Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas trata-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, que a Igreja aceita e recomenda como sinal de nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja Católica, ligada as doze promessas.
----------------------------------
Quem Pode Participar
---------------------------------

Podem participar do Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associadas, inicialmente, e que, depois de um determinado prazo de vivência, passam a Zeladoras. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.
---------------------------------------
Significado Da Fita
--------------------------------------------
A fita é um símbolo que significa a pertença ao Apostolado da Oração. O dever dos membros do Apostolado é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão. A fita estreita quem recebe são os(as) "Aspirantes", as pessoas que estão iniciando esta devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e a fita Larga é entregue aos que se tornam "Zeladores(as)", pessoas que já fazem parte dessa devoção há algum tempo, e tem a função de zelar por essa devoção e difundi-la, através de suas palavras e atitudes, ser testemunho desse grande Amor de Jesus por nós, e também de zelar pelos outros associados.
---------------------------------------------------------------------- 
Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Aracoiaba-CE., a turma do Apostolado da Oração se reúne na 2ª terça-feira de cada mês, na Igreja Matriz, às 19h. Venha nos visitar! Venha conhecer o Apostolado da Oração de perto!
-------------------------------------------------------------------- 
Francisco Lusmar Paz(presidente do AO, Paróquia de Aracoiaba.

-------------------------------------- 

Você faz parte do Apostolado da Oração?
Não esqueça de rezar "TODOS OS DIAS o OFERECIMENTO."
Ele faz parte essencial da sua missão como zelador(a) do AO.

OFERECIMENTO DIÁRIO - Janeiro - 2016 - Apostolado da Oração
----------------------------------------------------------------------------------------------
Deus, nosso Pai,/eu te ofereço todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e palavras,/ minhas alegrias e sofrimentos,/ EM REPARAÇÃO de nossas ofensas,/ em união com o Coração de teu Filho, Jesus,/ que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./ Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/ rezo especialmente pelas INTENÇÕES DO SANTO PADRE/ PARA ESTE MÊS:/ para que o diálogo sincero entre homens e mulheres/ de diferentes religiões/ produza frutos de paz e de justiça./ E que, através do diálogo e da caridade fraterna,/ com a graça do Espírito Santo,/ sejam superadas as divisões entre os cristãos.