Nossa Homenagem às Famílias
Famílias Consagradas:
Brasil mais Cristão!
Oração de Consagração das Famílias
Queremos consagrar-Vos, hoje e para sempre, a nossa família e implorar Vossas bênçãos sobre ela.
CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!
O nosso lar Vos pertence. Fazei nele Vosso trono e reinai em nossos corações. Participai de nossa mesa e abençoai o nosso pão de cada dia. Que ele seja suficiente para nós e ainda nos permita fazer o milagre da partilha com os irmãos.
CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!
Sede no meio de nós o amigo íntimo, o irmão e o companheiro de todas as horas. Cada um de nós, tudo o que somos ou temos, Vos pertence. Daí-nos a graça da fidelidade no discipulado, e que nossa alegria seja fazer a Vontade do Pai.
CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!
Pedimos também, ó Jesus que Vossa Mãe nos assista como filhos e filhas e abençoe o nosso lar, como fez feliz o lar de Nazaré. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso e dai-nos a paz e a vida eterna.
CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!
Fonte de Pesquisa: Revista Brasil Cristão – Junho 2008
Revista Mensal da Associação do Senhor Jesus.
LITURGIA DIÁRIA
Dias: 30(sexta) e 31(Sábado)
Dia 30/10 – Sexta-feira
Comentário Inicial da Liturgia:
Jesus não tem medo de agitar águas aparentemente tranqüilas e provocar silêncio embaraçoso, também na situação incômoda provocada pelo convite a um banquete-cilada.
Comentário das Leituras:
Paulo exprime sua tristeza pela recusa de seus conterrâneos de se abrir à novidade cristã. Jesus demonstra que toda boa ação não tem limite de tempo ou de espaço para ser realizada.
Leitura: Romanos 9,1-5
Salmo: 147 (147B)
Evangelho: Lucas 14,1-6
_____________________________
Dia 31/10 – Sábado
Comentário Inicial da Liturgia:
A luta por “status” nunca foi tão ferrenha como em nossos dias. Passa-se por cima de tudo – da moral e da ética, do respeito e da honra – para conquistá-lo.
Aos olhos da sociedade, a posição social e o prestígio fazem a pessoa. Mas diante de Deus ninguém conta vantagem.
Comentário das Leituras:
A unidade do povo de Deus não é algo pré-fabricado, mas trabalho lento e custoso, principalmente quando ainda predomina, na sociedade e na comunidade, a competição.
Leitura: Romanos 11,1-2.11-12.25-29
Salmo: 93(94)
Evangelho: Lucas 14,1.7-11
Nossa Homenagem
às
Famílias Aracoiabenses
PAIVA e PEREIRA
Minutos de Sabedoria
Você que é Pai
A educação no lar é a base da felicidade de nossos filhos.
Dê toda a sua atenção para a formação do caráter de seus filhos, sobretudo por meio dos exemplos de sua própria vida.
Não discuta com sua esposa na frente das crianças.
Não a trate como escrava... Ela é a companheira que Deus lhe deu; a mãe dos seus filhos.
Viva de tal forma, que seu filho possa orgulhar-se de você, vendo, em seu exemplo, o modelo que ele deve seguir, para ser um homem de bem.
Você que é Mãe
Lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.
Fonte de Pesquisa: Livreto: Minutos de Sabedoria – Autor: C. Torres Pastorino.
DEUS E O ATEU
“A graça da santidade não é a de crer em Deus, mas a de apostar na obra dele...”
Pe. Zezinho
Um ateu morreu e foi a julgamento. O acusador o queria no inferno porque ele passara a vida negando a existência de Deus. A defesa dizia que embora ele negasse que Deus existe, nunca desrespeitou quem acreditava. Mais do que isso: fora ofendido muitas vezes por pessoas que diziam acreditar em Deus.
Conversa vai, debate vem, prós e contras analisados, o júri celestial achou que ele merecia ir para o Céu. Um dos jurados leu Mt 7,15-27 e 25,31-46. Pelos frutos podia-se ver que ele fora uma árvore boa e fizera a vontade do Senhor. E mais: ajudara a família, os vizinhos, os pobres e fora amigo fiel. Não guardava rancor e não admitia que se falasse mal de quem quer que fosse na sua presença. Sim, ele podia entrar no céu, mesmo sem batismo ou sem ter tido fé.
Deus, então, se manifestou e o acolheu no seu seio infinito. Ainda atordoado, a ateu perguntou: “O senhor é o Deus que todo mundo anunciava?”. Deus disse que era o Deus de sempre, não necessariamente o anunciado pela maioria dos pregadores. E afirmou o ateu: “Se me tivessem anunciado quem estou vendo agora, eu teria acreditado. O Senhor é muito mais do que tudo o que diziam a seu respeito. E é bem menos complicado, embora eu veja que há uma profundidade gigantesca na simplicidade do Senhor”.
E Deus lhe disse: “É por isso que você está aqui comigo. Você conseguiu ser simples e buscar a simplicidade, sem simplificar tudo. Buscou o essencial. Não me achou, mas viu beleza em tudo, sobretudo no ser humano, de quem você foi um ardente defensor”.
Olhando para Jesus, que estava no seio de Deus, o ateu se encantou e disse: “Espero que agora nos conheçamos melhor. Jesus retrucou: “Eu já o conheço! Lembra daqueles dois violentos que você deu um jeito de tirar da rua e pagar seus estudos sem ninguém saber? Eu vi tudo naqueles oito anos! Você era dos meus, sem o saber.”
Levado para o meio dos santos, chegou todo envergonhado por ter negado que Deus existia, mas estes vieram ao seu encontro cheios de festa. “João Paulo II ? João XXIII ? Dom Hélder ? Madre Teresa ? Mahatma Gandhi ? Luther King ? Francisco de Assis ? Eu no meio de vocês? Francisco de Assis resumiu tudo: Sua graça não foi a de crer em Deus, mas a de apostar na obra dele... Bem-vindo! Você foi santo!”
Fonte de Pesquisa: Revista Família Cristã – Irmãs Paulinas
CARTA
AOS PAIS DOS HOMOSSEXUAIS
Professor Luís Corrêa Lima, S,J
Prezados pais,
Os seus filhos são um presente de Deus criador a vocês e à humanidade, assim como a vida de todo ser humano. E vocês, são para eles um instrumento da Providência Divina para que tenham vida, afeto, educação e valores.
Nós chamamos a Deus de “Pai”, conforme a nossa tradição judaico-cristã. Usamos a nossa linguagem e experiência humanas para nos dirigirmos a Alguém, que ultrapassa os limites do mundo e da nossa vivência. Também reconhecemos nele os traços da ternura materna. A experiência do amor incondicional, que os pais proporcionam, é fundamental para o despertar da fé e para uma sadia relação com Deus.
Ter filhos homossexuais lhes remete à complexa realidade da diversidade sexual. Ao longo da história e em diferentes culturas, esta questão foi tratada de vários modos.
A nossa tradição de séculos longínquos e recentes já considerou a relação entre pessoas do mesmo sexo uma abominação e uma séria doença, impondo um pesado fardo a gays e lésbicas. No entanto, há mudanças que não podem ser negligenciadas, como a evolução dos direitos humanos, a superaçãoda leitura da Bíblia ao pé da letra e, nos anos 1990, a supressão da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde. Trata-se de uma condição, e não de opção, que alguns carregam por toda a vida.
A sociedade e as famílias estão por aprender uma nova maneira de lidar com a homoafetividade; a Igreja Católica, que é parte da sociedade, também. Ao se falar da Igreja, frequentemente se pensa em proibições e condenações. Este não é um ponto de partida adequado.
A Igreja ensina que ninguém é um mero homo ou heterossexual, mas antes de tudo um ser humano, criatura de Deus e, pela graça divina, filho Seu e destinado à vida eterna. E acrescenta que os homossexuais devem ser tratados com respeito e delicadeza. Deve-se evitar para com eles toda forma de descriminação injusta.
No nível local, há mudanças importantes acontecendo na Igreja. Em 1997, os bispos católicos norte-americanos escreveram uma bela carta pastoral aos pais dos homossexuais. O título é: Always our children (Sempre Nossos Filhos). Segundo eles, Deus não ama menos uma pessoa por ser ela gay ou lésbica. A Aids não é castigo divino. Deus é muito mais poderoso, mais compassivo e, se for preciso, mais capaz de perdoar do que qualquer pessoa neste mundo. Os bispos exortam os pais a amarem a si mesmos e a não se culparem pela orientação sexual dos filhos, nem por suas escolhas. Os pais de homossexuais não são obrigados a encaminhar seus filhos a terapias de reversão para torná-los heteros. Os pais são encorajados, sim, a lhes demonstrar amor incondicional. E dependendo da situação dos filhos, observam os bispos, o apoio da família é ainda mais necessário.
Prezados pais, os seus filhos serão sempre seus filhos. Vocês não fracassaram e nem erraram por causa da orientação sexual deles. O estigma de infâmia e de doença ligado à homossexualidade precisa ser vencido. A aceitação da condição de seus filhos torna a vida de ambos muito melhor e mais feliz. Esta tarefa não é fácil, mas também não é impossível. A prova disso é o depoimento de tantos pais que já conseguiram, ainda que tenham levado alguns anos.
A confiança no bom Deus, fonte de todo o bem e do amor incondicional, há de tornar este caminho mais suave e exitoso.
Cordialmente,
Professor Luís Corrêa Lima, S.J
Fonte de Pesquisa: Revista Paz e Bem – OFS do Brasil – Março/Abril -2009
PENSAMENTO DO DIA
“Deus nutre por nós um amor de entranhas, de útero,
de cuidados, como Pai e Mãe que Ele é”.
Fonte de Pesquisa: Revista Brasil Cristão – Junho - 2008
+++++++++++++
A MISSA
PARTE
POR PARTE
POSIÇÕES DO CORPO
E O SIGNIFICADO
DOS GESTOS NA MISSA
Vamos conferir?
A religião assume o homem todo, como ele é: corpo e alma. A Graça não destrói a natureza, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso, rezamos com o corpo também,dizendo palavras e fazendo gestos.
A Missa é o louvor visível do Povo de Deus. Vejamos o significado dos gestos:
É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar.
É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair. Em celebrações especiais, com pequena comunidade, o Presidente, às vezes, faz a homilia sentado.
_________________________________________________DE PÉ:
É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi, desde o início da Igreja, a posição do "orante". A Bíblia diz: "Quando vos puserdes em pé para orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está no céus vos perdoe as vossas ofensas" (Mc 11,25). Falando dos bem-aventurados, João vê uma multidão, de vestes brancas, "de pé, diante do Cordeiro", que é Jesus (Ap 7,9).
_________________________________________________DE JOELHOS:
De início, o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus. São Paulo diz: " Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra" (Fl 2,10). Rezar de joelhos é mais comum nas orações individuais. " Pedro, tendo mandado sair todos, pôs-se de joelhos para orar" (Cf. At 9,40)
_________________________________________________GENUFLEXÃO:
É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-feira Santa, em sinal de adoração.(Não é adoração à cruz, mas a Jesus que nela foi pregado)
_________________________________________________INCLINAÇÃO:
Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene.
_________________________________________________PROCISSÃO:
Na Missa podemos fazer diversas procissões, se forem convenientes: na Entrada do Presidente, no Evangelho, no Ofertório,na Comunhão. A História da Salvação começou com uma "procissão": Abraão e sua família a caminho da Terra Prometida. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do Pai. Somos uma Igreja"peregrina".
________________________________________________MÃOS LEVANTADAS:
É atitude dos "orantes".Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: "Quero, pois,que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem ira e sem contendas" (1 Tm 2,8)
________________________________________________
MÃOS JUNTAS:
Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade.
________________________________________________
PROSTRAÇÃO:
Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova missão.
_______________________________________________SILÊNCIO:
O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "O Senhor fala no silêncio do coração". É oportuno fazer silêncio depois das Leituras, da Homilia e da Comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse.
Meditar é também umA FORMA DE PARTICIPAR.Uma Missa que não tivesse nenhum momento de silêncio,seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.
_________________________________________________TESTE:
1. O que a Graça de Deus faz na pessoa?
2. Que significa "rezar também com o corpo"?
3. Cite alguns exemplos de gestos na Bíblia.
4. Qual a importância do silêncio na oração?
5. Diga o significado de algumas posições do corpo.
6. Você gosta de rezar? Como reza?
Leitura Bíblica: Mt 9, 18-26
Fonte de Pesquisa: Livro – A Missa Parte por Parte – Autor: Pe. Luiz Chechinato – 34ª Edição - Ed. Vozes.
__________________________________________________
Língua Portuguesa
Com Ir. Marcela Calíope – Religiosa Salesiana
Não diga: Meu óculo.
Diga: meus óculos.
Há palavras na língua portuguesa que só são usadas no plural.
É o caso de: parabéns, pêsames, costas, etc. Costa no singular é acidente geográfico.
___________________
Fale certo:
Estou a par e não, ao par.
Esse a antes de par é preposição.
___________________
Não diga:
Me empreste um lápis.
Diga: Empreste-me um lápis.
Não se pode começar uma frase com pronome oblíquo.
___________________
Tampouco equivale a: também não.
Ex.: Ele não me fez promessas nem eu tampouco a ele.
___________________
Não separe o sujeito do predicado por uma vírgula.
É erro grave.
Veja:
Maria vem logo.
Maria aí é sujeito; não tem vírgula.
Se eu colocar, então fica vocativo:
Ex.: Maria, vem logo.
__________________
Não confunda MAIS com MAS.
MAIS (com i) é advérbio de intensidade.
Ex.: Eu gosto mais de frio, do que calor
MAS (sem i) é conjunção e está no lugar de porém.
Ex.: Não gosto de violência, mas há muita, atualmente.
___________________
Não confunda:
ONDE e AONDE.
ONDE indica lugar fixo.
Ex.: A casa onde moro fica ao pé da serra.
AONDE indica movimento.
Ex.: Aonde você vai?
___________________
OBSERVAÇÃO:
Encerramos hoje o lindo Mês de Outubro, consagrado
as
MISSÕES;
(Missões na África)
(Missões na África)
Consagrado também a:
A Nossa Senhora do Rosário;
Santa Teresinha do Menino Jesus;
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil;
Santa Teresa D’Ávila (Doutora da Igreja e Reformadora do Carmelo);
Dia das Crianças;
Dia do Professor;
Dia Mundial da Alimentação;
Dia das Missões ;
Dia do Médico;
Dia da Juventude
E vários Santos da nossa querida Igreja Católica Apostólica e Romana.
= = = = = = = = =
AGRADECIMENTO
A TODOS VOCÊS SEGUIDORES E LEITORES DESTE BLOG ,QUE NOS ACOMPANHARAM NESTA CAMINHADA DE 31 DIAS NESTE MÊS DE OUTUBRO, INTENSIFICANDO CADA VEZ MAIS O NÚMERO CRESCENTE DE VISUALIZAÇÕES DO MESMO, NUMA TENTATIVA ENTUSIASMADA DE COLABORAR COM A NOSSA IGREJA NO ANÚNCIO DO EVANGELHO, O NOSSO MUITO OBRIGADO.
VOCÊS EVANGELIZARAM CONOSCO, NÓS EVANGELIZAMOS JUNTOS, EM FAMÍLIA, COMO FAMÍLIA!!!
DEUS LHES PAGUE!!!
NOSSA SENHORA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE ABENÇOE A TODOS NÓS, AUMENTANDO NOSSA FÉ E DANDO-NOS PAZ E SAÚDE.
Lusmar Paz
Aracoiaba-Ceará-Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário