Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
A nossa Igreja, rica em diversidades de pastorais, movimentos e carismas, nos convida através do movimento “Apostolado da Oração” a nos confiarmos ao Coração Sagrado do Cristo, que aberto está a nos esperar.
Você conhece o Movimento Apostolado da Oração? Não?
Saiba mais então:
______________________________
O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, em França (Vals, perto de Le Puy), na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844.
Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – P. Francisco Xavier Gautrelet – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.
A divulgação propriamente dita do Apostolado da Oração deve-se principalmente ao P. Henrique Ramière, também ele da Companhia de Jesus, que deve considerar-se o verdadeiro fundador, divulgador e organizador do Apostolado da Oração no mundo.
O Apostolado da Oração foi encarregado pelos Papas de levar por diante o culto e a devoção ao Coração de Cristo. Coração que simboliza toda a sua Pessoa, com todo o seu amor humano e divino, pois Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
O próprio Jesus nos mandou aprender do seu Coração, pois nesse Coração estão todos os tesouros da ciência e da sabedoria, é o Coração manso e humilde, é o oceano infinito de todas as graças, é fornalha ardente de amor, é abismo insondável de toda a virtude.
Promover o culto do Coração de Jesus é centrar as pessoas no mistério de Deus que é Amor, que tem Coração, que é Coração. Ajudar a perceber o valor da Consagração ao Coração de Cristo, da reparação a esse mesmo Coração, centrando todos no mistério do Amor louco e apaixonado de Deus Pai, revelado no Coração de seu Filho.
Esta pequena equipa paroquial, com os zeladores, deve reunir-se todos os meses para ler e estudar em comum os estatutos, as linhas da espiritualidade, a intenção do Papa para esse mês, para pensar os projectos a serem realizados no mês seguinte, avaliar como vai o trabalho do grupo e a acção do Apostolado da Oração na paróquia, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário