Hoje, 1º de fevereiro, DOMINGO, É DIA DO SENHOR!
Dia de participarmos da SANTA MISSA.
Paróquia de Aracoiaba, Missas: 7h e 19h na Igreja Matriz.
Um abençoado DOMINGO para todos nós!
--------------------------
LITURGIA DIÁRIA - PALAVRA DE DEUS -
Domingo - 01/02/2015
4º Domingo do Tempo Comum
Primeira Leitura (Dt 18,15-20)
Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo: 15“O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’.
17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei, ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Responsório (Sl 94)
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
— Vinde, exultemos de alegria no Senhor,/ aclamemos o Rochedo que nos salva!/ Ao seu encontro caminhemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebremos!
— Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
— Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra,/ e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/ Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/ e nós somos o seu povo e seu rebanho,/ as ovelhas que conduz com sua mão.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/ “Não fecheis os corações como em Meriba,/ como em Massa, no deserto, aquele dia,/ em que outrora vossos pais me provocaram,/ apesar de terem visto as minhas obras”.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segunda Leitura (1Cor 7,32-35)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.
33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido.
35Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
-----------------------------------------------------------------------------------
Anúncio do Evangelho (Mc 1,21-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
-------------------------------------------------------------------------
EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO
Jesus tem poder e autoridade para vencer as forças do mal .
Hoje, mais do que nunca, precisamos acreditar no poder de Jesus e invocar o Seu nome e Sua autoridade para expulsar o mal de nossa vida!
“Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu” (Marcos 1, 26).
Jesus estava numa sinagoga cumprindo Seus preceitos religiosos, quando um homem, possuído por um espírito maligno, de repente começou a gritar. Diante do grito e do desespero daquele espírito maligno Jesus ordenou: “Cala-te! Sai dele, abandona este corpo, essa alma, porque não lhe pertence!”.
Nós queremos com este fato observar duas coisas. A primeira delas é que os espíritos malignos temem e tremem com a presença de Jesus, sabem quem Ele é, sabem da autoridade e do poder que Ele tem para derrubar as forças do mal e o poder satânico. Uma vez que eles sabem quem é Jesus, eles precisam fugir da presença d’Ele, por isso sacodem e gritam!
Do outro lado nós observamos a autoridade de Jesus, primeiro a autoridade de vida; Ele ensinava com autoridade, não como os mestres da lei que conheciam de forma bem clara a Lei de Deus, mas não viviam de acordo com ela. A autoridade de Jesus ocorre porque Sua vida correspondia àquilo que Ele falava, por isso a Sua presença provoca temor, tremor; por isso os espíritos do mal temem a presença do Senhor.
Sabem, meus irmãos, hoje mais do que nunca, precisamos acreditar no poder de Jesus e precisamos invocar o Seu nome e Sua autoridade para expulsar o mal de nossa vida!
É verdade que muitos de nós não somos atormentados pelas possessões diabólicas, mas somos tentados pelas ações do maligno, que deixam seus rastros, suas sombras, suas faíscas na vida de cada um de nós; em nossos corações, quando ele semeia a divisão, a discórdia, quando semeia a briga entre os irmãos. Quando o espírito do maligno semeia no meio de nós suas obras, nós, muitas vezes, nos permitimos ser enveredados pelas intrigas do mal! Nós nos deixamos ser seduzidos e, uma vez que o mal nos seduz, ele nos mantém reféns dele.
Mas se essa é a parte triste dessa verdade, existe a parte mais linda, mais bonita, da qual nós devemos nos apossar dela: Jesus tem poder e autoridade sobre os espíritos do mal! Por isso não podemos, nem devemos, ficar tristes e abatidos, quanto mais nos rendermos ao poder do mal!
Não importa a influência da ação do maligno no meio de nós, não importa o tamanho do estrago que ele possa ter provocado em nossa vida. O que precisamos é ter a certeza, a confiança e a convicção de que Jesus Cristo tem poder e autoridade para vencer as forças do mal em nossa vida. É por isso que nos rendemos ao senhorio de Jesus, nos colocamos debaixo da Sua proteção e do Seu poder para que Ele nos livre do mal, para que não nos deixe ser possuídos em nossas vontades, em nossas intenções, em nossos desejos pela força do maligno.
Na autoridade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nós renunciamos ao mal, renunciamos às ações do maligno no meio de nós e nos submetemos à autoridade e ao poder de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário