Vamos entender o Sábado Santo e a Vigília Pascal...
Sábado Santo - Vigília Pascal
--------------------------------------------
Temos duas explicações para o Sábado Santo e a Vigília Pascal:
Explicação Sintética
e
Explicação detalhada
--------------------------------------------------
Vamos à Explicação Sintética:
--------------------------------------------
Temos duas explicações para o Sábado Santo e a Vigília Pascal:
Explicação Sintética
e
Explicação detalhada
--------------------------------------------------
Vamos à Explicação Sintética:
sábado, 19 de abril de 2014
Sábado Santo, dia do silêncio-orante!!!
Comemoramos a Jesus morto no sepulcro, com sua morte bendita, redentora.
Hoje é o dia do aguardo-orante, da espera-orante, da
GRANDE EXPECTATIVA-ORANTE!
À noite, celebraremos a GRANDE VIGílIA, a MÃE de todas as Vigilias, segundo Santo Agostinho! A Vigília que nos introduz no DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, no DOMINGO DA PÁSCOA, a festa MAIOR em que Jesus vence a morte e dignifica a vida.
EVANGELIZAR É PRECISO, portanto, contem conosco!
Uma Santa Vigília Pascal!
Lusmar Paz e família!
Uma Santa Vigília Pascal!
Lusmar Paz e família!
-------------------------------------------------------------
VIGÍLIA PASCAL
Procuremos entender de maneira sintética o simbolismo da Vigília Pascal
SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL
Esta Vigília é a mãe de todas as vigílias da Igreja, afirma Santo Agostinho. Nenhuma comunidade cristã deveria deixar de se reunir e celebrar nesta noite o louvor ao Pai pela ressurreição de Jesus Cristo, nossa Páscoa.
Toda Vigília Pascal seja celebrada durante a noite, de modo que não comece antes do anoitecer e sempre termine antes da aurora de domingo.
Mesmo celebrada antes da meia-noite, a Missa da Vigília é a verdadeira Missa do Domingo de Páscoa. (Cf. Semana Santa ABC, pág.112)
A Vigília Pascal?
A Vigília Pascal é o rito mais longo do Ano Litúrgico e também o mais importante, por proclamar solenemente a ressurreição de Cristo, fundamento da fé. É oficiado após o escurecer do Sábado Santo, porque conforme a sagrada tradição judaica, ao anoitecer celebra-se o começo do dia seguinte. Portanto, na Vigília, já é proclamada a ressurreição do Senhor e, com Ele, toda a Igreja passa da morte para a vida. Faz-se a renovação das promessas do batismo e a Ceia Eucarística, na qual o Irmão Ressuscitado reúne seus irmãos e irmãs na partilha do pão.
A LITURGIA DA VIGÍLIA PASCAL CONSTITUI-SE DE
QUATRO PARTES
1.Liturgia da Luz
2.Liturgia da Palavra
3.Liturgia Batismal
4.Liturgia Eucarística
1ª Parte – Liturgia da Luz
A Vigília Pascal inicia-se com a Celebração da Luz, que, por sua vez, contém três partes: a bênção do povo, a procissão do Círio Pascal e o canto do exulte.
Qual o significado do fogo?
O significado do fogo na Bíblia é a proximidade de Deus e sua comunicação com o ser humano. Deus chamou Moisés do meio da sarça ardente, no Monte Sinai (cf Ex 3,2). No Evangelho, o próprio Jesus nos aconselha a estarmos de Vigília, com tochas nas mãos, à espera da vinda do Senhor. (cf. Lc 12,35)
O que simboliza o Círio?
O Círio aceso simboliza Jesus com suas chagas e sua cruz gloriosa no esplendor da ressurreição, em suma, simboliza Jesus Ressuscitado.
2ª Parte - Liturgia da Palavra
As leituras são nove ao todo.
As sete leituras do Antigo Testamento recordam os fatos principais da ação de Deus na vida do povo.
A Epístola e o Evangelho mostram como Deus realiza em Jesus Cristo as promessas feitas ao longo da história da salvação.
Cada leitura é seguida de um salmo apropriado e de uma oração. Esta retoma o tema da leitura que acaba de ser proclamada.
Terminada a Proclamação da Epístola, entoa-se solenemente o aleluia (louvai a Deus).
3ª Parte - Liturgia Batismal
O porquê da Liturgia Batismal dentro da Vigília Pascal?
Desde os primeiros séculos, a Igreja ligou a celebração do batismo à noite pascal.
Tertuliano (séc IV) diz: “Páscoa é o dia mais conveniente para o batismo, porque nela se realizou a Paixão de Cristo, na qual fomos batizados (mergulhados)”.
E São Basílio (Séc V) afirma: “ Qual dia apresenta maior afinidade com o batismo do que a Páscoa? De fato, esse dia é um memorial da ressurreição e o batismo é justamente uma força de ressurreição.
Um aspecto relevante da liturgia batismal é a bênção da fonte, isto é, da água, indicando que a graça do batismo não vem da água, mas do Espírito Santo. Por isso o sacerdote mergulha o círio pascal na água, enquanto pronuncia essas palavras: “Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte de Cristo, ressuscitem com Ele para a vida”.
4ª Parte – Liturgia Eucarística
A Liturgia Eucarística é o ponto culminante de toda a Vigília Pascal. É a mais elevada ação de graças que a Igreja apresenta ao Pai, por Ele nos ter dado seu Filho morto e ressuscitado.
Não existe melhor “Congresso Eucarístico” do que esta assembleia em torno deste altar de Páscoa, onde se renova o mistério da imolação e da glorificação de Cristo.
Todo o mistério cristão está aqui, toda maravilha dos sacramentos, todo o sentido do destino divino dos homens.
Os participantes são chamados a comungar o corpo vivo e glorioso de Cristo. Pela comunhão os fiéis unem-se a Cristo e entre si.
A Páscoa é o momento em que teve início a verdadeira eucaristia.
LITURGIA DIÁRIA
SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL
Apresentamos nossas desculpas aos leitores e seguidores deste blog, o fato de não postarmos as leituras, os salmos e o Evangelho da Vigília Pascal.
São 9 leituras e
7 salmos.
Colocaremos sim, neste blog, as indicações bíblicas dessas 9 leituras e sete salmos.
1. Leitura - Gn 1,1-2,2
Sm 103
2.Leitura - Gn 22,1-18
Sm 15
3.Leitura - Ex 14,15-15,1
Sm - Ex 15
4.Leitura - Is 54,5-14
Sm 29
5.Leitura - Is 55,1-11
Sm- Is 12
6.Leitura - Br 3,9-15.32-4,4
Sm 18
7. Leitura - Ez 36,16-17a.18-28
Sm41/42
8.Leitura - Rm 6,3-11
9.Leitura -Evangelho Lc 24,1-12
----------------------------------------------------------------
O significado da Páscoa Hoje
O significado da Páscoa Hoje
Estamos vivenciando a semana santa, na qual se celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O tríduo pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo) . Momento de grande manifestação religiosa, devoção e piedade para os católicosde todo o mundo, em que as igrejas lotam de pessoas que participam com especial devoção e amor de todas as celebrações.
A Páscoa com toda certeza é a maior de todas as festas do calendário litúrgico da igreja, pois ela o centro e ápice da fé cristã. È fonte de vida, que leva à renovação, transformação de cada um. Momento de sair do egoísmo, que impede a prática da caridade e do amor.
O que entristece profundamente é ver na ocasião da semana santa, nas paróquias, que na Sexta-Feira Santa, as igrejas lotam: muitos vão às procissões com piedade. Porém quando chega o Sábado, a missa da Ressurreição do Senhor poucos participam.
Não se pode ficar no sepulcro; deve-se ressuscitar com o Cristo. Lógico que a cultura e a religiosidade popular brasileira levam as pessoas se compadecerem e a se configurarem ao sofrimento de Jesus; mas, Ele ressuscitou e vive e deve-se ressuscitar com Ele também.
A Páscoa é muito mais do que ovos de chocolate, decorados e saborosos; do que lindosalmoços em família, com ceias fartas: é a luta de homem–Deus que busca uma vida melhor para o seu povo.
È semana, de entrega, de amor, é busca do significado da vida. Mas principalmente vida nova. Para dar vida nova a todos os homens e mulheres que são marginalizados, colocados de lado numa sociedade consumista que só vê seus próprios interesses.
Ressurreição é oportunidade de uma vida nova, que se estende até um outro mundo. A eternidade. Que já começa agora. È escatológica. È o já ainda não da salvação.
O verdadeiro significado da semana santa é este: paixão, morte, mas principalmente ressurreição; é ter a oportunidade de uma vida nova, em que possa imperar a partilha, o amor, a fraternidade. È uma nova chance de viver. Aproveitemos isso.
(fonte: www.parsantacruz.org.br/ autor: Eduardo Rocha Quintella)
Nenhum comentário:
Postar um comentário