Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 30 de junho de 2009

“A MISSA PARTE POR PARTE” – LITURGIA DA PALAVRA

Obs.: "A Missa Parte por Parte" é um trabalho de pesquisa tirado do livro " A Missa Parte por Parte" , cujo autor é o Pe. Luiz Cechinato - Editora Vozes - 34ª Edição.

Iniciei esta pesquisa no blog da TEIA: www.idbrasil.org.br - Nele, vocês encontrarão os seguintes temas comentados:

Visão Geral - Por que ir à Igreja - Gestos e Atitudes - Posições do corpo - O Canto Litúrgico - O Sacerdote, as Vestes e o Altar - Objetos usados na Missa - O Sinal da Cruz - Acolhida e Saudação - Ato Penitencial - Glória a Deus nas Alturas - A Oração "COLETA" e a Liturgia da Palavra, que é o primeiro assunto neste blog.

Fraternalmente,

Lusmar Paz

Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão

Paróquia da Imaculada Conceição - Aracoiaba - Ceará - Brasil.

________________________


Tema: Liturgia da Palavra.

A PALAVRA DE DEUS TEM PODER:

Após o “Amém” da Oração Coleta, a comunidade senta-se. Mas primeiro deve esperar o Presidente dirigir-se à sua cadeira. Só depois que o sacerdote tiver sentado é que a Assembléia pode sentar-se. É uma norma de “educação litúrgica”. Agora terminamos os “Ritos Iniciais” que nos introduzem na Celebração e, com a Primeira Leitura, começa a Liturgia da Palavra.

A Liturgia da Palavra tem um conteúdo de maior importância. Nesta hora, Deus nos fala solenemente. Fala a uma comunidade reunida como “Povo de Deus” e fala intimamente a cada um dos presentes. E a Palavra de Deus deve ser ouvida com fé. Ela “é viva e eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes (Cf.Hb 4,12). Tem o mesmo poder do Senhor que fala. Jesus disse: “Moço, eu te ordeno, levanta-te! E o morto se levantou e se pôs a falar”. (Cf.Lc 7,14-15).

ANTES E DEPOIS DO CONCÍLIO

Antes do Concílio Vaticano II não se dava muita importância à Liturgia da Palavra. Para muitos, a Missa era só a Liturgia Eucarística. Até chamavam a Liturgia da Palavra de “Antemissa” ou “Missa dos Catecúmenos”. Ainda hoje a Liturgia da Palavra continua sendo uma preparação para a Eucaristia, mas de importância vital, como duas partes que se completam. Santo Antônio já dizia: “A Palavra de Deus” não é menos importante que o Corpo de Cristo”. Hoje até se fala em “Pão da Palavra e Pão da Eucaristia” para se referir à importância das duas partes. Pois o Sacramento sem a Palavra de Deus perderia o sentido e a sua eficácia.

A PALAVRA DE DEUS E A FÉ

Jesus insistia muito na necessidade da fé como meio de salvação. Ao fazer um milagre, Ele dizia: “Seja feito conforme tua fé” (Cf Mt 8,13); ou ainda: “A tua fé te salvou” (Cf Mc 10,52). Disse também o Senhor: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado” (Mc 16,16).

Sabemos que a Eucaristia é o“Mistério de nossa fé” e que a fé vem pela Palavra de Deus (Cf Rm 10,14). Daí a importância da pregação. E a nossa fé é em Jesus Cristo, não apenas em verdades abstratas. A fé não é uma teoria , mas é vida. Jesus é a palavra de verdade e a Vida eterna. Ele mesmo diz: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6).

Falando da necessidade de se crer na Palavra e na pessoa de Jesus, São Paulo escreve: “Tu, porém, permanece firme em tudo o que aprendeste e creste. Sabe de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Escrituras, e sabes que elas tem o dom de proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito e capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,14-17).

São Gregório diz que “ a Bíblia é a carta de amor de nosso Pai, e nós a deixamos fechada no envelope”. O próprio Jesus nos fala esta famosa frase: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). Ele diz também que suas palavras não são apenas palavras como as nossas, mas são “espírito e vida” (Cf. Jô 6,63)

COMO PROCLAMAR A PALAVRA DE DEUS

Pelo que vimos, a Palavra de Deus merece o máximo de respeito. Na Missa, sobretudo, não é para ser apenas “lida”, mas “proclamada” ou anunciada com o poder do Espírito Santo. Portanto, até a posição do leitor precisa ser digna: jamais com a mão no bolso, coçando a cabeça, de camisa aberta ao peito, ou de qualquer outro modo que não seja condizente com o nobre exercício desse ministério. A proclamação deve ser feita solenemente, com voz clara, pausada, com boa pronúncia, bem ajustada ao microfone, de tal modo que todos possam ouvir e entender.

______________________________

Fonte de pesquisa: A Missa Parte por Parte - Autor: Pe. Luiz Cechinato – 34 ª Edição.

Nenhum comentário: