Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Evangelho - 6º Domingo Comum - 13/02 - Acompanhado de sua explicação (Homilia)./ Piloto receberá gota de sangue do Papa João Paulo II... / O Mistério do Santo Sudário!!!



BEM-VINDO, MÊS DE FEVEREIRO DE 2011!!!
 

PARÓQUIA DE ARACOIABA E SEU NOVO BLOG

Pe. Evando criou um blog para a Paróquia de Aracoiaba. O mesmo está em fase de preparação, entretanto, já pode ser visitado.

http://paroquiadearacoiaba.blogspot.com

Página inicial do blog lançado pela Paróquia de Aracoiaba 




-----------------------------------

 CALENDÁRIO RELIGIOSO - MÊS DE FEVEREIRO
(Fonte de Pesquisa: Liturgia Diária- Ano XX -Nº 230 - Paulinas)

02. Apresentação do Senhor / 03. São Brás / 05. Santa Águeda / 06. Domingo Comum 5 / 08. Santos Jerônimo Emiliani e Josefa Bakita. / 10. Santa Escolástica. / 11. N. Sra. de Lourdes / Dia do Enfermo / 13. Domingo Comum 6 /
14. Santos Cirilo e Metódio / 17. Santos Fundadores dos Servitas. / 20. Domingo Comum 7/ 21. São Pedro Damião/
22. Cátedra de São Pedro / 23. São Policarpo /27. Domingo Comum 8
-----------------------------------------
INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO - FEVEREIRO
GERAL: A Família.
Para que a família seja respeitada por todos em sua identidade e para que seja reconhecida sua insubstituível contribuição a toda a sociedade.
MISSIONÁRIA: Proximidade aos que sofrem.
Para que nos lugares de missão, onde é urgente a luta contra as enfermidades, as comunidades cristãs saibam testemunhar a presença de Cristo junto aos sofredores.
(Fonte de Pesquisa: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil - 2011 - Ano A - São Mateus - CNBB.)
-------------------------------------------------- 

LEITURAS DOMINICAIS - FEVEREIRO


Domingo - Dia 06 - V do Tempo Comum
I Leitura - Isaías 58,7-10 / Salmo 111(112) / II Leitura - I Coríntios 2,1-5 / Evangelho - Mateus 5,13-16.


Domingo - Dia 13 - VI do Tempo Comum
 I Leitura - Eclesiástico 15,16-21 / Salmo 118(119) / II Leitura - I Coríntios 2,6-10 / Evangelho - Mateus 5,17-37 ou 20-22.27-28.33-34.37

Domingo - Dia 20 - VII do Tempo Comum
 I Leitura - Levítico 19,1-2.17-18 / Salmo 102(103) / II Leitura - I Coríntios 3,16-23 / Evangelho - Mateus 5,38-48

Domingo - Dia 27 - VIII do Tempo Comum
 I Leitura - Isaías 49,14-15 / Salmo 61(62) / II Leitura - I Coríntios 4,1-5 / Evangelho - 
(Fonte de Pesquisa: Liturgia Diária- Ano XX -Nº 230 - Paulinas)
 --------------------------------------------------------- 

DATAS COMEMORATIVAS - FEVEREIRO - 2011


FEVEREIRO
D
S
T
Q
Q
S
S


1
2
3
4
5
6
7
8

10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28





1    Dia do Publicitário /
2    Dia do Agente Fiscal / 5    Dia do Datiloscopista /   7    Dia dos Gráficos   /9    Dia do Zelador /10  Dia do Atleta Profissional  /  11  Dia da Criação da Casa de Moeda  /    11  Dia Mundial do Enfermo / 13  Dia Nacional do Ministério Público    /   14  Dia da Amizade   /   16  Dia do Repórter   /   19  Dia do Esportista /21  Dia da Conquista do Monte Castelo (1945) / 21  Data Festiva do Exército  /23  Dia do Rotaryano  /24  Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)/ 25  Dia da criação do Ministério das Comunicações  /27  Dia do Agente Fiscal da Receita Federal  /27  Dia Nacional do Livro Didático
l            
------------------------------------------------

Domingo, dia 13/02/2011 .

Evangelho (Mateus 5,20-22a.27-28.33-34a.37)

Domingo, 13 de Fevereiro de 2011
6º Domingo do Tempo Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.
27 Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33 Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ´cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”. 

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
--------------------------
EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO 
(Homilia)


Hoje Jesus nos fala de maneira bem clara porque veio. E, de forma mais clara ainda, nos dá uma verdadeira lição de cidadania ao traduzir o verdadeiro sentido das leis de Deus. Leis que ele faz questão de frisar que não veio para mudá-las em uma única vírgula, mas sim para colocá-las em prática.
Jesus nos diz que os mandamentos de Deus não como as leis dos homens. As leis humanas oprimem, condenam e, de modo geral, favorecem apenas à uma minoria da população. São leis brandas para quem usa colarinho branco e perversas para com os menos abastados.
As leis de Deus devem ser vistas como um convite de vida para a humanidade. Nelas encontramos uma proposta de amor que quer conduzir a todos seus filhos a uma vida plena na justiça, no amor e na fraternidade.
Deus nos deixa livres para escolher qual caminho seguir. Podemos escolher entre o bem e o mal. Para ajudar-nos na escolha, para nos dar uma diretriz, Deus propõe a lei. Mas, como interpretar as leis?
Não só no tempo de Jesus, ainda hoje, as leis de Deus são interpretadas ao pé da letra, como se fossem meras palavras. Para Deus, não matar não significa apenas não tirar a vida de ninguém. Neste Evangelho Jesus nos ensina a interpretar as leis conforme o Espírito do Pai.
Para Deus, mata quem calunia, quem desvia verbas da merenda escolar, quem faz promessas no palanque político e depois legisla em causa própria e não demonstra preocupação com os milhares de pais de família que milagrosamente tentam sobreviver com um mísero salário mínimo.
Para Deus, matar vai muito além de um bárbaro assassinato. As leis foram feitas para colocar ordem e para servir. Portanto, uma lei que oprime, que não liberta, certamente não é uma lei completa nem uma boa lei.
A nós, cabe interpretar a lei pelo Amor que Cristo nos deu a conhecer. A moral cristã deve levar-nos a colocar a lei a serviço do Amor. Seremos eternos “foras da lei” enquanto não descobrirmos um modo para realizar o sumo bem que Deus deseja através da sua lei.
Resumindo, hoje Jesus nos ensina que para sermos justos, devemos mexer com as estruturas da sociedade, ouvindo a voz da nossa própria consciência e orientando-nos pelo amor que Ele nos ensinou. Só então poderemos ver melhor o que os mandamentos exigem de nós na vivência do dia a dia.
(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  -  autor: Jorge Lorente  -  vídeo: Frei Gilson Frede, capuchinho de Cabo Verde)
 ----------------------------------------- 
 Site cantodapaz
Kubica receberá gota de sangue do Papa João Paulo II
O piloto polonês de Fórmula 1, Robert Kubica (Lotus Renault), gravemente ferido em um rali italiano no domingo, receberá uma gota de sangue do Papa João Paulo II para ajudá-lo a se curar, anunciou nesta o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia (sul da Polônia).
piloto kubica recebera gota sangue joao paulo II www.cantodapaz.com.br igreja catolica ordem franciscana irmas clarissas
Em um relicário que será entregue no sábado a Kubica, internado no hospital Santa Corona de Pietra Lígura, perto de Gênova, há uma gota de sangue e um fio do tecido de um hábito de João Pablo II, indicou Dziwisz.
"João Paulo II praticava esporte, gostava dos esportistas e dos jovens", declarou Dziwisz, ex-secretário e amigo pessoal de Karol Wojtyla.
Kubica (Lotus Renault) sofreu uma lesão grave quando disputava o rali Ronda di Andora, na região norte da Itália, domingo passado. Ele quase teve a mão direita amputada por uma barreira de segurança que entrou no carro.
Depois de uma cirurgia de sete horas no dia do acidente, os médicos consideram que o polonês tem uma boa recuperação.
(fonte: http://www.yahooformula1.com.br/?view=noticias&not=Kubica_recebera_gota_de_sangue_do_Papa_Joao_Paulo_II)
-----------------------------------------------
18 Julho 2007 - por cantodapaz
O significado de “Sudário” vem do Latim Sudarium, o lenço com que se enxugava o suor do rosto e pano e com que se cobria o rosto dos mortos e também o lençol usado para envolver cadáveres ou mortalha. O tecido, firme e forte é um puro linho de cor amarelada, este foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, antes de ser levado ao Santo Sepulcro. Com uma espessura do tecido de cerca de 34/100 de milímetros, macio e fácil de dobrar e com peso avaliado em 2,450 Kg. Conservado em Turim há mais de 4 séculos, o Sudário é um pano retangular de 4,36 metros de comprimento e 1,10 metros de largura. No tecido encontramos manchas de sangue humano, com as marcas do flagelo e suplício sofridos por Jesus de Nazaré. Este pano é a comprovação da existência de Cristo e do das toturas sofridas.

As Marcas do Sofrimento

O sudário foi colocado no sentido longitudinal em torno do corpo torturado, o cadáver que deixou as duas marcas foi deitado sobre uma metade do lençol, o qual depois foi passado por cima da cabeça e estendido até os pés. As duas figuras humanas foram formadas por manchas de dois tipos e de cores diferentes.
Segundo o engenheiro Kenneth E. Stevenson e o Filósofo Gary R. Habermas, assim definiram o homem do Sudário: “a imagem é de um homem com barba e com mais ou menos 1,80m de altura. A idade é calculada em 30-35 anos e o peso em cerca de 80 Kg. É um homem bem constituído e musculoso”.
Na imagem, o rosto apresenta sinais bastante claros de muitos traumas: tumefações na testa, nas arcadas superciliares, nos zigomas, nas faces e no nariz, equimose no nível da omoplata esquerda e uma ferida no ombro direito; poderiam ser atribuídas ao transporte travessão da cruz (patibulum);os joelhos, especialmente o esquerdo, estão escoriados por quedas violentas; fios de sangue estão presentes em todo crânio, e são mais evidentes na nuca e na testa. São bem visíveis os antebraços e as mãos, cruzadas sobre o abdômem, a esquerda sobre a direita. No pulso esquerdo há uma grande mancha de sangue causada por uma ferida grave. Embora a mão direita esteja parcialmente ocultada pela outra, o fio de sangue que escorre pelo antebraço indica que também o seu pulso devia ter ferida semelhante. São lesões provocadas por grandes cravos. Os dedos, bem visíveis estão alongados. nota-se que os dedos polegares não aparecem; isto porque a lesão do nervo mediano, provocada pelos cravos fincados nos pulsos, obrigou os polegares a se contraírem e oporem-se a palma das mãos. No lado direito do tórax - no Sudário, é o lado esquerdo, nota-se uma grande ferida causada por uma ponta de lança. Nas duas figuras, na anterior e na posterior o sangue se coagulou em lesões lácero-contusas ensangüentadas de modo diferente, muitas vezes aos pares em sentido paralelo, causadas por chicotadas repetidas, foram produzidas por dois homens (carrascos) postados um de cada lado. O pé direito devia estar apoiado diretamente no madeiro da cruz; o esquerdo estava posto sobre o direito; ambos foram pregados juntos nessa posição, e assim os fixou a rigidez cadavérica.
A Busca da Comprovação da Veracidade do Santo Sudário
(laudo científico)


Foto com a inversão positivo-negativo

Em 1898, as fotografias tiradas do Sudário determinaram uma reviravolta no interesse e no conhecimento dele, até então considerado como simples objeto de devoção.
O Santo Sudário foi fotografado pela primeira vez por Secondo Pia revelando o aparecimento de um corpo humano, com grande surpresa, viu que a imagem da chapa era muito mais nítida e compreensível do que se via diretamente no sudário. Secondo Pia foi o primeiro homem a contemplar a figura de Jesus Cristo depois de dezenove séculos. O próprio afirma: “fechado em minha câmara escura e absorto em meu trabalho, senti uma emoção fortíssima, quando, durante a revelação, ví aparecer pela primeira vez, na chapa, o Sagrado Rosto, com clareza tal, que fiquei aturdido”.
Aquela primeira fotografia revelou esse segredo imprevisto e imprevisível e desde então se estuda o Sudário como um dos mistérios mais apaixonantes da antiguidade. Já com recursos mais aprimorados, em 1931, o Santo Sudário voltou a ser fotografado por Giuseppe Enrie. Pode-se estudar então os ferimentos do corpo de Cristo impressos no tecido. Entretanto, algo de muito curioso ocorreu.
Ao ser revelada a fotografia, apareceu no negativo a figura de um homem de frente e de costas. Esta foi a primeira inversão negativo-positivo de uma fotografia. As manchas de sangue são claramente positivas na chapa, imagens normais. Deu-se a impressão de que as marcas foram feitas por contato direto. O mais importante desse estudo é a revelação não somente da forma, mas da expressão, do conteúdo espiritual.
O rosto semita, que apesar das chagas tem um ar de majestade serena e com uma expressão de dever cumprido.Durante as averiguações em 1978, fizeram-se milhares de fotografias, com as técnicas mais modernas, e macrofotografias científicas, radiografias, termográficas, fotografias por transparências, etc.
Muitíssimas outras fotografias foram feitas em 1988 durante a retirada de tecido para o exame com o carbono radioativo C14.

Sangue humano no tecido

Os responsáveis pelos estudos de sangue no Sudário são John Heller e Baima Bollone, que comprovaram a presença de hemoglobina, ferro, proteínas, porfirina, albumina e sangue tipo AB, fator RH positivo na trama do Linho.
Esta comprovação anula a hipótese de que a imagem possa ter sido feita por um artista, pois nem mesmo o mais perfeccionista dos pintores plásticos seria capaz de utilizar pelo menos 5 litros de sangue humano e, à pinceladas, constituir a imagem que é vista no Sudário.
Além disso, o linho possui diversas camadas, e o estudo do sangue existente nas fibras comprova ter sido este absorvido pelo contato, pois nem todas as camadas estão impregnadas. Isto seria impossível de conseguir se fosse uma fraude.

Análise com Microscópio

Em 1973, nomeou-se uma comissão para autenticar as fotografias tiradas em 1969; participava da comissão também um cientista protestante suíço, Max Frei Sulzer, perito em microvestígios e criminólogo de fama internacional, fundador e durante vinte e cinco anos diretor do serviço científico da polícia de Zurique.
Ele encontrou no sudário notável quantidade de pó atmosférico muito fino e tirou doze amostras de pó, usando fitas adesivas especiais, que podiam retirar os microvestígios do tecido sem danificá-lo.
As espécies de pólen identificadas no Sudário por Max Frei Sulzer são 58; 17 delas se encontram na França ou na Itália. Três quartos são de plantas na Palestina, sendo muitas delas típicas e freqüentes em Jerusalém e arredores. Isso comprova que o Sudário estivera em Jerusalém. Toda a coleção das amostras de Max Sulzer se encontra nos Estados Unidos desde 1988.

Uma Moeda de Pilatos

Graças a elaboração tridimensional, notaram-se dois objetos arredondados postos sobre as pálpebras (costume da época). Logo se supôs que poderia tratar-se de pequenas moedas. A confirmação veio dos estudos aprofundados de Francis L. Filas, docente na Loyola University de Chicago.
Ele identificou a moeda que esteve sobre o olho direito do Homem do Sudário como um lepton, precisamente como um dilepton lituus, cunhado sob Pôncio Pilatos entre 29 e 32 d.C.
Com a técnica da sobreposição em luz polarizada, foram contados 74 pontos de congruência entre a moeda de Pilatos e a imagem sobre o olho direito. Como comparação, pode-se considerar que, para identidade de duas impressões digitais são suficientes 14 pontos coincidentes em sobreposição.

Incêndio

Em 1532, sofreu um incêndio, o qual causou queimaduras que percorrem todo o lençol. Estava dobrado duas vezes no sentido da largura e quatro vezes no sentido do comprimento, formando 48 sobreposições. estava guardado num relicário revestido de prata, da qual fundida, caíram gotas que queimaram em um dos cantos as várias camadas do tecido. Quando foi desdobrado, viu-se que estava danificado de modo simétrico.
Além disso, a água usada para apagar o incêndio e esfriar a caixa incandescente deixou muitos halos (marcas) na forma de losango, as quais circunscrevem as zonas que permaneceram enxutas.
Os triângulos claros são os remendos dos pontos queimados completamente, feitos pelas Irmãs Clarissas de Chambéry.

Reflexões

O Sudário não é uma falsificação. Com nenhuma técnica se poderia fabricar na Idade Média (como alguns afirmam) alguma coisa semelhante, nem hoje, com toda técnica moderna.
Esse pano tem as características de um tecido funerário hebraico do século I, proveniente da área palestinense.
Esse Homem sofreu uma crucifixão romana do século I, com particularidades desconhecidas na Idade Média, mas em sintonia com as descobertas histórico-arqueológicas posteriores.
Esse corpo sofreu os tormentos descritos nos evangelhos, também nas particularidades personalizadas.
O sangue humano se coagulou sobre a pele ferida e passou para o tecido, com modalidades irreproduzíveis com pincel.
Esse cadáver, posto no lençol cerca de duas horas depois da morte, permaneceu por 30 a 36 horas sem sinais de putrefação.
Essa imagem em negativo não é pintura, nem estampa, nem chamuscadura. É uma projeção do corpo, a qual codificou em sí, a informação tridimensional e é como se houvera sido impressa no tecido por um fenômeno fotorradiante. Esse lençol não tem sinais de deslocamentos; ele se afrouxou e se abaixou porque ficou vazio.
A questão do Sudário se torna uma questão aberta- dizia o escritor Ítalo A. Chiusano- O ônus da prova compete aos cientistas. Caberá a eles, explicar-nos todas as questões: dos pólens, da tridimensionalidade, da imagem em negativo, das coincidências históricas e arqueológicas, das moedas de Pôncio Pilatos sobre os olhos do cadáver, da ausência de decomposição, da impossibilidade de que a imagem tenha sido pintada, etc.
(”A verdade sobre o Sudário” Stevenson, K. e Habermas, G. Tradução: Ferreira, Isabel Fontes Leal -São Paulo, Paulinas, 1983, 3! edição / “0 Sudário de Turim” Hei ler, John H. Tradução: Fonseca, Thea Rio de Janeiro, José Olympio, 1985)
(fonte: http://capelansapiedade.vilabol.uol.com.br)
--------------------------------------------------

39 anos com João Paulo II

O Cardeal Stanislaw Dziwisz recorda experiências com João Paulo II, os ferimentos na Cova da Iria, em 1982, e importância da Mensagem de Fátima

Entrevista realizada em 2008.

Em Portugal para inaugurar a exposição «Karol Wojtyla – a fé, o caminho, a amizade. Excursões com os amigos (1952-1954)», o Cardeal Stanislaw Dziwisz revelou como o Papa João Paulo II falava de Portugal, o significado da Mensagem de Fátima para o seu Pontificado e recordou os ferimentos provocados pelo atentado, na Cova da Iria, em Maio de 1982.

Quais as maiores recordações do Papa João II?

São tantas recordações! Todos temos grandes recordações do Grande Papa JPII. É difícil responder a uma questão dessas com uma frase.
Posso dizer que tenho grandes recordações das visitas do Papa a Portugal. Não posso esquecer a primeira, quando veio para agradecer à Virgem de Fátima pela sua vida. Ele estava convencido que a sua vida foi salva pela Virgem de Fátima, tão grande foi o perigo do atentado no dia 13 de Maio, na Praça de S. Pedro, dia do aniversário das aparições.

Sentiu-se salvo e trouxe mesmo a bala que o Bispo de Fátima, muito gentilmente, colocou na coroa da imagem de Nossa Senhora. É uma grande recordação.
Depois houve as outras vindas, nas quais foi importante a entrega do mundo do Leste da Europa, da Rússia, à Virgem, segundo desejo de Nossa Senhora expresso à Irmã Lúcia, em mensagens.
Quando venho aqui, surgem estes pensamentos, que provocam grandes intenções de oração e gratidão pelo Papa João Paulo II e também pelas ocasiões das quais falei.

João Paulo II falava consigo sobre Fátima?

Posso dizer que o Santo Padre, antes do atentado, não se ocupava muito da mensagem. Certamente que conhecia o Santuário, conhecia Fátima, a devoção à Senhora de Fátima, muito difundida na Polónia. Mas não se interessava tanto.
Depois do atentado, de repente, uniu este facto de Fátima ao seu sofrimento com o atentado. Estava convencido que a Senhora o salvou, que ele também tinha entrado no segredo da Mensagem de Fátima.

O Segredo dizia respeito a ele…

Não digo o segredo, mas o mistério da Mensagem de Fátima. Mesmo ontem pensei nisso: que a providência escolheu-o para cumprir tudo o que a Senhora de Fátima pediu aos três Pastorinhos, como aqui se diz.
A Senhora, antes da guerra, pediu para consagrar a Rússia ao Imaculado Coração e Maria. Isto dizia respeito ao comunismo, que provocou grandes danos, não só à Rússia, falta de liberdade, sobretudo, de consciência, de palavra, de soberania.
A Senhora disse que não haveria paz sem a consagração ao Coração Imaculado. E a Senhora esperou muito tempo, até à chegada de João Paulo II. Talvez seja um exagero, da minha parte, mas digo que através deste atentado cumpriu-se esta consagração com todos os Bispos, na Praça de São Pedro
Também pelo testemunho de diversos encontros com os bispos do Leste da Europa, ouviu dele que depois dessa consagração, apareceram sinais de mudança. Dizemos hoje, mudanças enormes, uma grande revolução, a maior do mundo, sem derramamento de sangue.

Falavam sobre tudo isto?
Falávamos e sobretudo ouvia dele este pensamento, porque ele era um homem de grande pensamento e de grande oração.

Como se referiam a Portugal?
Sobre Portugal falava-se muitas vezes, cantava-se, rezava-se, sobretudo essa melodia do dia 13 de Maio. Quando ia com o Papa ao terraço, cantava-se esse cântico famoso que se canta Portugal. Todos estes factos aproximaram-no de Fátima, não tanto do país, mas do povo: as multidões, a penitência que fazem as pessoas, a oração do Rosário, não se deixar de amar esta gente, este lugar...

Que significado atribuiu João Paulo II à beatificação dos pastorinhos?
Era um sinal do céu. Para beatificar e canonizar é preciso um sinal do céu - um milagre - e a fama, da parte do povo, de santidade. Também aqui houve um processo normal para a beatificação dos dois (Francisco e Jacinta, ndr). Eu pessoalmente espero que a Ir. Lúcia se una aos dois.

Para quando a beatificação de João Paulo II?
O processo está em curso. O trabalho principal está feito - a positio - e também os sinais do céu são muitos e verdadeiramente estupendos... Eu chamo-lhe graças, mas são milagres, não há problema a esta respeito.
Penso também nesta multidão contínua no túmulo de João Paulo II, as pessoas vão lá para encontrá-lo, para lhe apresentar intenções ao Senhor por diversas coisas. Cada um de nós tem algo a dizer-lhe, a pedir-lhe...
Como dizia alguém, ele pouco falava, mas ouvia tudo o que os outros diziam. Penso que são poucos os que sabem – eu sei, porque estando com eles tantos anos, vi – que o Santo Padre, quando recebia pessoas em audiência, rezava por eles, por todos. O mesmo durante as audiências gerais. Isso era mais importante do que o diálogo, porque entregava os problemas das pessoas ao Senhor e o Senhor sabe o que fazer.

Referiu que o Papa João Paulo II ficou ferido com sangue, no dia 12 de Maio de 1982. O que é que aconteceu realmente?
Foi um facto gravíssimo. O Papa dirigia-se ao altar quando um homem com vestes eclesiásticas tentou atingi-lo (ndr: na peregrinação de 1982 à Cova da Iria, o padre espanhol Fernandez Krohn logrou aproximar-se de João Paulo II armado com um punhal), mas graças a Deus que foi impedido. O Papa pôde acabar a celebração e abençoou este homem. Ficou desolado por tudo o que aconteceu, mas penso que ficou mais desagradado por terem atirado este homem ao chão e procurou defendê-lo.
Havia uma grande confusão. Quando regressámos (ao quarto), vimos marcas do sangue, pelo que nalgum momento – como, não sei – (Krohn) chegou até ele. Mas foi algo pouco significativo, sem risco para a sua saúde e muito menos para a sua vida.
Para não aumentar a tensão, para não manchar a festa, quando se percebeu que a situação não era perigosa, o Papa não quis criar esta atmosfera... Como não foi atingido de forma perigosa ou que colocasse em risco a sua vida, deixou passar, também por respeito este homem.
Ele era muito sensível, muito dedicado às pessoas. Meu Deus! Quando houve o atentado da Praça São Pedro, mesmo no limite da sobrevivência, ele ainda no carro perdoou a quem o tentou assassinar (Ali Agca).
Isto é o que fazem os santos. Quis também ir à prisão para visitá-lo e num texto que escreveu, que não está publicado, chama-o irmão. Grande exemplo para nós...

Há continuidade entre o pontificado de João Paulo II e o de Bento XVI?
Certamente. Mas como vemos, pelo menos no último século, em que conhecemos grandes Papas, cada um tem a sua personalidade. Isto não é copiar um pelo outro, continuar é diferente de copiar.
O Papa Bento XVI tem o seu carácter, a sua preparação pessoal, a sua proveniência, com grandes dotes que servem a Igreja de hoje.
João Paulo II teve o seu tempo, hoje temos outro Papa, chamado pelo Senhor e que levará adiante a Igreja. Isto é a beleza da Igreja, quando a vemos com fé e um juízo correcto.

A dada altura, João Paulo II referiu que os Papas poderiam abdicar. Qual a sua opinião?

O Código de Direito Canónico prevê, quando existam motivos graves, que o Papa possa abdicar, deixar o seu ofício, mas devem ser motivos gravíssimos. Sobretudo que não possa desenvolver o seu ministério, não possa continuar tudo o que está chamado a fazer pela sua missão pastoral, mas devem ser motivos muito graves. O Santo Padre (João Paulo II) disse: o Senhor chama, o Senhor saberá quando me devo retirar.
A responsabilidade de um Papa ao decidir é grave. Mas a Igreja tem a possibilidade, quando um Papa já não pode continuar, mas aconteceu apenas uma vez na história e a própria história mostrou que essa decisão trouxe frutos muito negativos.

Continua viva a herança do Papa João Paulo II na Polónia?
Não só continua viva, mas também queremos aprofundar esta herança. Eu estive com João Paulo II 39 anos. Mas devo dizer que o descubro também hoje, como homem, como pastor e também como poeta, escritor. O mundo ainda pode viver desta herança, de facto, durante muito tempo. Esta herança é a da Igreja, de Jesus Cristo. Ele não ensinava outra verdade, apenas sabia explicá-la de forma convincente.

Reza todos os dias ao Papa João Paulo II?
Certamente, sobretudo quando há problemas graves, que são muitos para um bispo, e nos simples também. Dou um exemplo: tenho de celebrar e está um grande temporal e eu digo - Santo Padre, ajude-me. E ele ajuda. Sabe que quando chovia na Praça de S. Pedro, muitas vezes a chuva acabava por desaparecer.
Aconteceu o mesmo na Ucrânia, num grande encontro com a juventude, quando chovia de tal maneira que não se ouvia o que o Papa dizia. Deixou de lado os papéis e começou a cantar um cântico popular. A chuva desapareceu e surgiu o sol.
E digo a tanta gente, quando têm problemas sérios, da vida da família, de saúde, que lhe rezem. Eu faço o mesmo. Mandam-nos muitas cartas para Cracóvia, pedindo orações, e nós colocamos as cartas nas capelas, celebramos Missas, imitamos João Paulo II.

Que conselho dá aos portugueses...
Não daria nenhum conselho, tendes muitos conselheiros, Bispos notáveis, o Patriarca. Mas posso dizer que se procurais um grande protector diante de Deus, conheceis bem o João Paulo II que vos amava.
Fotos   








Entrevistas | Agência Ecclesia | 2008-11-04 | 17:28:00 | 8995 Caracteres | João Paulo II
----------------------------------------------------------


A Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba - Ce.,

acolheu seu novo pároco,

Pe. Evando Alves Andrade!!!


O atual pároco de Aracoiaba é natural de São Gonçalo do Amarante - Ce.
Entrou para o seminário no ano 2000, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará - ITEP, hoje Faculdade Católica de Fortaleza. 
Ordenado diácono em 2007, exerceu o ministério na paróquia de Caridade-CE. 
Ordenado presbítero em novembro de 2008, foi nomeado vigário paroquial de Cascavel-Ce., onde passou todo o ano de 2009.
Em 2010, foi nomeado vigário paroquial de Baturité-CE. 
Nomeado pároco de Aracoiaba, tomou posse em 29 de Janeiro de 2011.
-------------------------------
Pe. Evando é um jovem  sacerdote, homem simples, inteligente, estudioso,portador de vasta cultura e de oratória fluente.
Suas pregações são verdadeiras aulas catequéticas.
Com poucos dias em nossa Aracoiaba, já demonstrou zelo pelas atividades pastorais e administrativas.
Seja bem-vindo à  acolhedora Paróquia da Imaculada Conceição de Aracoiaba.
Um abraço,
Blog lusmarpazleite
-------------- 
Grande novidade da Paróquia de Aracoiaba!!!

Manifesto de abolição das espórtulas e taxas

Nosso Senhor Jesus Cristo sendo Deus, não se apegou à sua condição divina e se encarnou tornando-se homem. Morrendo na cruz e ressuscitando ao terceiro dia Ele nos deu gratuitamente a salvação.  Ao enviar os discípulos para proclamar que o Reino dos Céus está próximo, para curar os doentes, para ressuscitar os mortos, para purificar os leprosos e expulsar os demônios, deu-lhes esta recomendação: “De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10,8).

A Paróquia de Aracoiaba, buscando seu aperfeiçoamento dentro das Sagradas Escrituras e em comunhão e obediência ao projeto “Partilha Eclesial” da Arquidiocese de Fortaleza, declara:

Nenhum católico de nossa paróquia pagará espórtulas ou taxas à Igreja. Não pagará batizados, casamentos nem intenções de missa. De graça recebemos, de graça vamos dar. Nossa paróquia será sustentada com o Dízimo e as ofertas dos fiéis.

Para isso pedimos a todos os fiéis que se tornem dizimistas e cada um decida livremente o valor de seu dízimo, conforme sua fé e seu amor a Deus e à sua Igreja. “Cada um dê segundo se propôs em seu coração, não de má vontade nem constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria. (IICor 9,7).


Aracoiaba, 05 de fevereiro de 2011.
____________________________

João Paulo II: 

acesse site com informações do fututo beato

Leonardo Meira
Da Redação, com informações da Rádio Vaticano


Montagem sobre imagens / Divulgação
Página inicial do site lançado pelo Vicariato de Roma
O Vicariato de Roma lançou um site especial com todas as informações referentes às Causas de Beatificação e Canonização do Papa João Paulo II. O endereço está disponível em sete línguas: inglês, francês, espanhol, italiano, polonês, romeno e português.

O Papa polonês será beatificado no dia 1º de maio, conforme autorizou Bento XVI com a assinatura do decreto que reconheceu um milagre operado por intercessão de Karol Wojtyla, no último dia 14 de janeiro.

O site está dividido nas seguintes categorias: João Paulo II; A Causa; Notícias e Eventos; Mosteiros On-Line; Boletim Totus Tuus; As Iniciativas; O Milagre e um convite para participar da Cerimônia de Beatificação, no Vaticano.

Informações sobre a vida, escritos, devoção mariana e reflexões de João Paulo II e espaço para fazer pedidos de oração estão acessíveis, bem como mais detalhes sobre as etapas do processo que culminou na beatificação próxima, como testemunhos, sessões e postuladores.

Até agora, a única cerimônia confirmada por conta da beatificação é a vigília de oração no Círculo Máximo, em 30 de abril, na noite que antecede a cerimônia na Praça de São Pedro.

O Vicariato de Roma e o Departamento das Celebrações Litúrgica do Sumo Pontífice recordam aos peregrinos que desejem participar da celebração que a entrada é gratuita e que a Igreja nunca cobrará ingresso para qualquer cerimônia similar. O aviso é feito por conta da circulação de alguns sites que vendem ingressos falsos para a beatificação.
Tags: João Paulo II beatificação JPII Canonização santidade Igreja Bento XVI Vaticano noticias cancaonova Canção Nova
 ______________________________________ 
NOMEADO - BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 2, bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE), o padre Rosalvo Cordeiro de Lima, do clero da diocese de Mogi das Cruzes (SP), atualmente pároco da paróquia de São José, em Salesópolis (SP).
Padre Rosalvo Lima nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Estudou Filosofia no Seminário "Sagrado Coração de Jesus", em Mogi das Cruzes, e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1° de novembro de 1991, em Arujá, na diocese de Mogi das Cruzes.

Foi Vigário Paroquial da Paróquia Jesus Cristo Redentor do Homem, em Itaquaquecetuba, diocese de Mogi das Cruzes (1992-1993); Coordenador de Pastoral e Coordenador Vocacional da diocese de Mogi das Cruzes (1994-2000); Administrador Paroquial da paróquia Jesus Cristo Redentor do Homem, em Itaquaquecetuba (1994-1997) e é diretor Espiritual dos Seminaristas da diocese de Mogi das Cruzes.

Fonte: Cnbb
Amigo e Amiga,
Favor divulgar.
Atenciosamente,
Marta Andrade
(85) 99216742
P@s((om
Anunciando Jesus Cristo
Partilhando a Vida
Fortalecendo a Unidade
------------------------------------------ 
11 de Fevereiro
Dia de Nossa Senhora de Lourdes 
Leituras do Dia: Gn. 3,1-8 / Sl 31(32) /Ev. 7,31-37

  Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou
por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.
 Nossa Senhora de Lourdes 
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado. Mas em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes! E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!!

 Corpo incorrupto de Santa Bernadete Soubirous.
------------------------------------
11 de Fevereiro -Dia Mundial do Enfermo


Neste dia mundial do enfermo, queremos aprender de Jesus, que dedicou boa parte de sua atividade ao cuidado dos doentes. A Igreja é convidada a seguir o mesmo exemplo. Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, é a "Saúde dos Enfermos".

Coluna: D. Eusébio Scheid




Dia Mundial do Enfermo
No dia 11 de fevereiro comemoramos o Dia Mundial do Enfermo. Por isso, considero oportuna uma reflexão sobre um dos pontos que mais suscita questionamentos entre as pessoas: o sofrimento. A dor nos acomete de diversas maneiras e, nos momentos difíceis, muitos se interrogam: Por que? Por que eu? Por que nesta hora em que eu era tão necessário?
O pensador católico Gabriel Marcel, escrevendo sobre o sofrimento a uma sua prima, definiu-o como “uma revolta metafísica”. Aparentemente, nunca vamos conseguir sondar as razões do sofrimento até as suas profundidades: dores físicas, psíquicas, mentais, a sensação de ser inútil, sentir-se alquebrado, já sem forças. A enfermidade é, de fato, uma tragédia, se a olharmos apenas em si. É uma tragédia que faz parte do nosso dia-a-dia.

Por isso, aqueles que não creem, pautando-se pela superficialidade das coisas, chegam a pensar na eutanásia como “solução” extrema para a enfermidade, o sofrimento e a dor. Na verdade, isto atenta contra a dignidade do ser humano, constituindo-se em pecado contra a vida, o maior dom de Deus. Apenas a fé pode nos conduzir a encarar o sofrimento de forma positiva, como uma situação que pode ser fecunda e libertadora.

Pensar na doença como meio para a santificação pessoal e para a redenção do mundo é algo que parece totalmente anacrônico em relação ao nosso tempo, a era da produtividade e da eficácia. Entretanto, toda enfermidade é um período de humildade, de humilhação mesmo, que expõe nossas próprias fraquezas, submetendo-nos à dependência de outros, encarregados de cuidar de nós. É momento de nos colocarmos face-a-face com nossa finitude humana, diante do Deus vivo e verdadeiro.

Experimentar nossas próprias limitações torna-nos mais humanos e, por isso mesmo, mais próximos de Deus, como Jesus revelou a São Paulo: “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força” (2Cor 12,9). Por outro lado, a aceitação do sofrimento não pode jamais significar um conformismo masoquista diante dos problemas. Deus nos concedeu aptidões para ser empregadas na construção do mundo e na promoção do próprio ser humano.

No caso específico das doenças, a humanidade evoluiu de tal forma, que uma das primeiras instituições que a era cristã viu surgir foram os hospitais. Alguns eram muito bem providos, para os padrões da época, de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e centros de farmacologia, funcionando em pavilhões conexos aos próprios hospitais. Recolhiam-se os enfermos para assisti-los, curá-los, quando possível, buscando debelar as epidemias, tão comuns ainda pela Idade Média em fora. Os doentes em estágio terminal podiam encontrar no hospital um lugar para morrer em paz e bem assistidos.

Atualmente, chegamos a um desenvolvimento científico e tecnológico jamais visto no campo da saúde: pesquisas, análises, farmacologia, novas ténicas que vão avançando, com maior ou menor rapidez, dependendo da área. Decepcionam, porém, os resultados ainda limitados das pesquisas sobre o câncer e o vírus HIV, que já se conseguiu isolar, mas ainda não eliminar. Ambos representam grandes desafios, do ponto de vista científico. A medicina parece estar humilhada diante desses fenômenos.

Evidentemente, não acompanho de perto o progresso científico, mas gostaria de lançar um apelo aos governos e entidades da sociedade civil, no sentido de que as pesquisas sobre doenças ainda incuráveis, verdadeiras tragédias para a humanidade, recebam prioridade de recursos para experimentos. E que estes experimentos não ofendam a dignidade humana, porém respeitem a ética e a moral cristãs. É desumano que se possa dar maior ênfase aos projetos ligados à supremacia política e econômica, como tecnologia espacial e bélica, do que à melhoria da qualidade de vida da população.

Aqui entra a questão da saúde, um dos mais graves problemas do nosso país, em âmbito federal, estadual e municipal. Não se pode usar a enfermidade como trampolim de poder ou como recurso de manobra política. Isso, infelizmente, ainda é feito e eu diria que é, de certo modo, criminoso, porque há leis estabelecidas quanto ao que se deve fazer em atendimento aos enfermos. E os doentes, hospitais e médicos não podem ser joguetes de grupos interessados apenas nos lucros, a qualquer preço.

Sobre os profissionais da saúde cabe, também, uma palavra. Tenho grande veneração por todos, e lhes evoco um trecho do livro do Eclesiástico, no qual o médico é colocado como aquele que parece estar mais próximo da ciência de Deus: “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. O Altíssimo deu-lhe a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; e dela se serve para acalmar as dores e curá-las” (Eclo 38,1-3.6-7).

O próprio Jesus se declarou médico, ao dizer que tinha vindo ao mundo para aqueles que precisavam d’Ele, os doentes (cf. Mt 9,12). A seu exemplo, os que trabalham com os enfermos não são apenas profissionais. Exercem uma missão, a serviço da vida e da saúde, do bem-estar corporal, psicológico e, consequentemente, espiritual daqueles que estão sob seus cuidados. É claro que merecem um salário condizente com seu preparo e esforço, mas sua maior recompensa deve ser a reação positiva do enfermo à sua atuação, à sua presença e à sua competência. Que o Cristo, Médico dos corpos e das almas, por intercessão de São Lucas, padroeiro dos médicos, os abençoe a todos!

Finalizo, relembrando o conteúdo de um texto profundamente consolador: a mensagem do Papa Paulo VI, do dia 8 de dezembro de 1963, na conclusão do Concílio Vaticano II, dedicada “aos pobres, aos doentes e a todos os que sofrem”:

“Para vós todos, irmãos que suportais provações, visitados pelo sofrimento sob infinitas formas, o Concílio tem uma mensagem muito especial. O Concílio sente, fixados sobre ele, os vossos olhos implorantes, brilhantes de febre ou abatidos pela fadiga, olhares interrogadores, que procuram em vão o porquê do sofrimento humano, e que perguntam ansiosamente quando e de onde virá a consolação.

Irmãos muito amados, sentimos repercutir profundamente em nossos corações de pais e pastores os vossos gemidos e a vossa dor. E a nossa própria dor aumenta ao pensar que não está no nosso poder trazer-vos a saúde corporal nem a diminuição das vossas dores físicas, que médicos, enfermeiros, e todos os que se consagram aos doentes, se esforçam por minorar com a melhor das boas vontades.

Mas nós temos algo de mais profundo e de mais precioso para vos dar: a única verdade, capaz de responder ao mistério do sofrimento e de vos trazer uma consolação sem ilusões: a fé e a união das dores humanas a Cristo, Filho de Deus, pregado na cruz pelas nossas faltas e para a nossa salvação. Cristo não suprimiu o sofrimento; não quis sequer desvendar inteiramente o seu mistério: tomou-o sobre si, e isto basta para nós compreendermos todo o seu preço.

Ó vós todos, que sentis mais duramente o peso da cruz, vós que sois pobres e abandonados, vós que chorais, vós que sois perseguidos por amor da justiça, vós de quem não se fala, vós os desconhecidos da dor, tende coragem: vós sois os preferidos do reino de Deus, que é o reino da esperança, da felicidade e da vida; Vós sois os irmãos de Cristo sofredor; e com Ele, se quereis, vós salvais o mundo.

Eis a ciência cristã do sofrimento, a única que dá a paz. Sabei que não estais sós, nem separados, nem abandonados, nem sois inúteis: vós sois os chamados por Cristo, a sua imagem viva e transparente. Em seu nome o Concílio vos saúda com amor, vos agradece, vos assegura a amizade e a assistência da Igreja, e vos abençoa.”

________________________________________________
 

Sejam bem-vindos os novos seguidores deste blog!!!
São eles:
Willy Caolho, Alberto Vz, Maciel Costa, Lince e Lucas.
----------------------------------------- 

Arcebispo brasileiro é nomeado prefeito de Congregação do Vaticano

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Katolsk
O Arcebispo de Brasília e novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Dom João Braz de Aviz
O até então Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom Aviz sucede o cardeal francês Franc Rodé, 76 anos, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o Código de Direito Canônico.

O Arcebispo permanece como Administrador Apostólico até fevereiro, quando o Santo Padre o chamará a Roma, informa o twitter oficial da Arquidiocese. A despedida oficial será em uma missa, com data ainda a ser definida. Ainda não foi nomeado o sucessor de Dom João na função.

"Nestes quase 7 anos na Arquidiocese, experimentei a graça de servir a uma Igreja Unida, Fiel e Generosa! Confio esta nova etapa de minha vida ao Senhor, que pode me sustentar", disse o Arcebispo durante uma coletiva de imprensa  na manhã desta terça-feira, 4, na Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral, para falar sobre a nomeação.

O Canção Nova Notícias transmite uma entrevista exclusiva com o Arcebispo. O telejornal vai ao ar na TV Canção Nova a partir das 19h30.


Saiba mais

O Arcebispo João Braz de Aviz nasceu em Mafra, Diocese de Joinville (SC), em 24 de abril de 1947, após ter frequentado os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR). Completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.

Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e encardinado na Diocese de Apucarana, desenvolveu seu ministério como pároco em diversas paróquias, como Reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina, e como professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI em Londrina. Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador-geral, da pastoral diocesana de Apucarana.

Em 6 de abril de 1994, foi eleito para a Sede titular de Flenucleta, como Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, e recebeu a consagração episcopal em 31 de maio do mesmo ano. Transferido como Bispo de Ponta Grossa (PR) em 12 de agosto de 1998, foi promovido a Arcebispo de Maringá em 17 de julho de 2002 e nomeado Arcebispo de Brasília em 28 de janeiro de 2004.

Em maio de 2010, organizou o XVI Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu junto ao 50º aniversário da cidade.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Tags: nomeação Bento XVI dom joao braz de aviz Cúria Romana Congregação vida consagrada Brasília cen2010 Vaticano noticias cancaonova Canção Nova
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado
» Papa nomeia novos membros da Congregação para a Educação Católica
» Papa nomeia novos Relatores da Congregação para Causas dos Santos
» Papa nomeia novos membros de Congregações da Cúria Romana
» Papa nomeia membro para Tribunal da Penitenciária Apostólica
» Papa nomeia novo secretário do Pontifício Conselho Cor Unum 

-------------------------------------------------- 
SAÚDE 
Dr. Drauzio Varela

Hemorróidas


Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.
As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Causas

* Obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre;
*Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdome;
* Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais;
* Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus;
* Componente genético: casos de hemorróidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorróidas sem que haja precedentes familiares;
* Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos;
* Sexo anal: pode produzir fissuras numa região muito vascularizada.

Sintomas

* Coceira provocada por inchaço das veias o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas;
* Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico);
* Dor ou ardor durante ou após a evacuação;
* Saliência palpável no ânus.

Tratamento
O tratamento para as hemorróidas pode ser:
a) Tópico ou local, com pomadas e supositórios;
b) Cirúrgico (hemorroidectomia), isto é, retirada das veias doentes. Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia;
c) Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Recomendações
* Evite o papel higiênico que irrita e aumenta a inflamação. Lave a região anal e seque com toalha de algodão;
* Procure adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras e frutas frescas;
* Beba muito líquido, porém evite as bebidas alcoólicas;
* Respeite a necessidade de evacuar;
* Lembre-se: banheiro não é biblioteca. Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde. Procure relaxar. Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas;
* Evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho;
* Tome banhos de assento mornos: podem aliviar os sintomas;
* Faça compressas de gelo: ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Advertência
Hemorroidas não costumam constituir um problema muito sério de saúde. Entretanto, procure imediatamente assistência médica nos seguintes casos:
* Sangramento anal intenso acompanhado ou não de fezes;
* Sangramento que persiste por uma semana ou mais;
3)Endurecimento da saliência externa que se formou no ânus.
-------------------------------------

Sinusite


Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.
O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

Sintomas
As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.
a) Sinusite aguda:
Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
b) Sinusite crônica:
Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Recomendações
* O mais importante é diluir a secreção para que seja eliminada mais facilmente;
* Na vigência de gripes, resfriados e processos alérgicos que facilitem o aparecimento de sinusite, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de duas a três gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz;Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções;
* Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face;
* Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.
--------------------------------

Gripes e resfriados

Dr. João Silva de Mendonça é médico, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Trabalha no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo onde dirige o Serviço de Moléstias Infecciosas.
 

Na cultura brasileira qualquer espirro é sinônimo de gripe. A pessoa abre a geladeira, espirra porque entrou em contato com o ar frio e imediatamente se considera gripada.
Essa banalização do que é a gripe tem inconveniente sério, pois não se trata de uma doença com a benignidade que a maioria imagina. Em crianças, pessoas idosas ou em pessoas imunodeprimidas, pode ser grave e até causar a morte.
Gripe e resfriados são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. Existe uma regra prática para distinguir uma enfermidade da outra. Se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo, do peso na cabeça e da irritação na garganta, não está com gripe, está resfriada. A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de trabalhar.
  • Sintomas diferenciais
  • Vírus do resfriado
  • Vírus da gripe
  • Frio como causa de gripe
  • Transmissão do vírus
  • Tratamento de gripes e resfriados
  • Ação da vitamina C
  • Vacina contra a gripe
  • ------------------------------------------------------- 



Como e onde foi feito o primeiro calendário?

Com reportagem de Elisa Meirelles, Pablo Assolini e Rita Trevisan
Ilustrações: Sandro Castelli
Ilustrações: Sandro Castelli
Mais sobre calendários 
As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos. O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios (acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano (leia mais sobre o Império Romano).
______________________________

Outros calendários: chinês, islâmico e maia

Conheça as características de outros três calendários

 
Calendário Chinês 
O calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar. A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Sandro Castelli
Calendário Islâmico
O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário baseado no ciclo lunar e composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A origem deste calendário remonta à Hégira que foi a migração de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.


Sandro Castelli

Calendário Maia
Pesquisadores estimam que o calendário Maia foi usado pela primeira por volta de 550 a.C. É baseado no ciclo solar com 365 dias agrupados em 18 meses de 20 dias e mais cinco dias que não pertencem a nenhum mês e são acrescentados ao calendário para completar o ano. Foi o calendário mais elaborado das antigas civilizações pré-colombianas. Os maias acreditavam que o Planeta Terra possui uma existência de 5 grandes ciclos ou eras, com duração de 5.125 anos cada ciclo. Estaríamos vivendo atualmente o final do quinto ciclo que se encerra, segundo a crença maia, em 2012. Mas essa previsão catastrófica não é confirmada cientificamente.

Ilustrações: Sandro Castelli
 


           


           

                    

                 

     
      

                   

 

                
    

    

                 

               











Nenhum comentário: