Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Retiro em Preparação para a Consagração dos novos Zeladores: Dias 27(Segunda),28(terça) e 29(Quarta) de junho, às 19h no Salão Paroquial, Aracoiaba-CE.

Atenção "Aspirantes e Zeladores" do Apostolado da Oração em Aracoiaba-CE.
-----------
Dia 1º de Julho, 1ª Sexta-feira doMês, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, acontecerá na Igreja Matriz de Aracoiaba, às 19h,a Santa Missa e a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, dos "Novos Zeladores"  e a Renovação da Consagração dos Zeladores já consagrados.
------------------------------ 

Eis a frase imortal do Beato João Paulo II: "O Apostolado da Oração é o mais precioso tesouro do Coração do Papa e do Coração de Cristo. 


FOTO: Reunião da Turma do Apostolado da Oração em Aracoiaba, dia 07 de junho de 2011.
Momento da votação para a escolha da nova Diretpria do AO em Aracoiaba.
Nova diretoria do Apostolado da Oração na cidade de Aracoiaba, eleita no dia 07 de junho de 2011. 
Presidente: Lusmar Paz / Vice Presidente: Luciana Carvalho / Secretária: Isabel Diana / Vice Secretária: Verônica Bernardino /  Tesoureira: Francisca Silveira / Vice Tesoureira: Eliene Miguel 
Foto: Turma do Apostolado da Oração em Aracoiaba
Turma do Apostolado da Oração em Aracoiaba.
Apostolado da Oração.
Nosso Carisma Fundamental:
A força e a vida de uma árvore brotam das raízes. Assim também o Apostolado da Oração, em sua caminhada através da História.
Na Oração, na vida sacramental, no diálogo com o Pai, encontramos sua força, sua vitalidade, sua perseverança ao longos dos anos... A chama arde e não se extingue, porque se alimenta na Luz que é Cristo , o Salvador.

No Oferecimento Diário,
na vivência da Eucaristia
e no Culto ao Coração de Jesus
repousa basicamente a espiritualidade do AO.
A devoção a Maria Santíssima e ao Divino Espírito Santo, a sintonia com o Papa, chefe da Igreja e representante vivo de Cristo na terra,
complementam a espiritualidade do AO.
--------------------------
Os Seis pilares do Apostolado da Oração.

Permitam-me a comparação: o edifício-AO é sustentado basicamente por seis pilares fundamentais, que formam seu carisma de ontem, de hoje:
1. Oferecimento Diário: A mínima tarefa se torna grande, quando realizada com amor, quando ofertada ao Pai. Enxertados em Cristo, unidos a Deus, toda nossa vida se faz Ofertório, sacramento. Oferecendo alegrias e sofrimentos, o que somos e temos, celebramos nossa liturgia de 24 horas diárias, com generosidade, em atitude de louvor, de ação de graças e reparação.
2. A Santa Missa -  No alto do Calvário aconteceu a Redenção da humanidade. E Cristo revelando-nos seu Amor, nos altares do mundo, através da Eucaristia. O Calvário e o Cenáculo: os dois grandes pólos da espiritualidade do AO, com Jesus, em Jesus, redimimos o mundo.
3. O Culto ao Sagrado Coração de jesus -  Não Nasceu com Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, como muitos pensam. Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, como muitos pensam. Santa Margarida deu-lhe, sim, novo impulso e vigor. O Culto ao Coração de Jesus, tão arraigado na alma do povo, nasceu aos pés da Cruz, tem vinte séculos, a idade da Igreja.

4. A devoção a Maria Santíssima - Os Aspirantes e os Zeladores do Apostolado da Oração consagram sua vida a Maria, buscando imitar  seus exemplos de Serva do Senhor e Cooperadora de Cristo na obra da Redenção. Recomendando ao Imaculado Coração de Maria as intenções da Igreja e do Santo Padre, os devotos do Coração de Jesus alimentam profundo espírito mariano, do qual a recitação diária do Terço é parte integrante, fundamental.
5º Espírito Eclesial - Dóceis às orientações do Sumo Pontífice e dos bispos, rezando nas intenções que o Papa propõe para cada Mês do Ano, os Aspirantes, os Zeladores do AO se empenham em "sentir com a Igreja", construindo o Reino, difundindo o Evangelho.


6º Devoção ao Espírito Santo - E o divino Espírito Santo que iluimina, dirige, vivifica e orienta a Igreja em sua caminhada através dos séculos, num pentecostes ininterrupto. Como Igreja, Povo de Deus em marcha, os devotos do Coração de jamias esquecem de invocar o Espíto Santo, fonte de paz e sabedoria eterna, luz e verdade, sempre.
-----------------------------------------------------------

EM BREVE, A VIA MATRIS NO ALTO SANTO, ONDE SE ENCONTRA O SANTUÁRIO DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DAS DORES, ARACOIABA,CEARÁ.

A devoção mariana no Alto Santo vai ganhar um importante reforço. É a Via Matris - o caminho da Mãe - que será construído em breve ao redor do Santuário. Serão erguidas sete estações, representando as sete dores de Maria onde os fiéis poderão rezar contemplando a via dolorosa da Virgem Mãe de Deus. A intenção desse projeto é motivar a oração oferecendo um ambiente propício para a contemplação da riqueza espiritual contida na meditação das sete dores de Maria.

Salve ó Mãe Dolorosa / amparo dos filhos amados
Dai-nos pelas vossas dores / a dor de nossos pecados


13 de Junho

DIA DE SANTO ANTÔNIO


Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.

Tópicos

* A vida de Santo Antônio
* 5 minutos diante de Santo Antônio
* Responsório de Santo Antônio
* Trezena de Santo Antônio


A VIDA DE SANTO ANTÔNIO

Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

CINCO MINUTOS DIANTE DE SANTO ANTÔNIO

Há quanto tempo te esperava, ó alma devota, pois bem conheço as graças de que necessitas e que queres que eu peça ao Senhor.
Estou disposto a fazer tudo por ti; mas, filho, dize-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois desejo ser o intermediário entre tua alma e Deus com o fim de suavizar teus males. Sinto a aflição de teu coração e quero unir-me às tuas amarguras.
Desejas o meu auxílio no teu negócio..., queres a minha proteção para restituir a paz na tua família..., tens desejo de conseguir algum emprego..., queres ajudar alguns pobres..., alguma pessoa necessitada..., desejas que cesse alguma tribulação..., queres a tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? Coragem, que tudo obterás.
Agradam-me, também, as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas, eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes.
Tem fé que não tardará a hora em que hás de obtê-la.
Uma coisa, porem, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo ao Santíssimo Sacramento; mais devoto para com a nossa Mãe, Maria Santíssima; quero que propagues a minha devoção e ajudes meus pobres. Oh! Quanto isso me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio.
Quantos, com viva fé, têm recorrido a mim com o pão dos pobres na mão e são atendidos! Invocam-me para ter êxito feliz em um negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor dos meus pobres cuja miséria está a meu cargo, obtenho de Deus tudo o que pedem e ainda muito mais.
Temes que eu não faca outro tanto por ti? Não penses nisso porque prezo muito as prerrogativas concedidas por Deus de ser – o santo dos milagres.
Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem pedir-me, pensando que me importunam.
Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei remédio; hei de obter as graças; não temas.
Agora, volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei; vem sempre procurar-me, porque eu te espero; tuas visitas me hão de ser sempre agradáveis, porque amigo afeiçoado como eu não acharás.
Deixo-te no coração sagrado de Jesus e, também, no de Maria e no de São José.
Reze em seguida: 1 Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.


RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.
Repete-se: - Recupera-se o perdido...
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Repete-se: - Recupera-se o perdido...
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo
Repete-se: - Recupera-se o perdido...
V: Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Com aprovação eclesiástica

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO


AS 13 TERÇAS-FEIRAS EM HONRA DE SANTO ANTÔNIO

Em 1617, uma senhora de Bolonha (Itália), cujo casamento não tinha sido até ali abençoado com filhos, ouvindo falar nas numerosas graças obtidas por intercessão do Taumaturgo (termo usado para “aquele que faz milagres”) de Pádua, implorou-lhe que tivesse dó dela e lhe concedesse o intenso desejo do seu coração, que era ter descendência. Uma noite, o Santo apareceu-lhe num misterioso sonho e disse-lhe: “Vai durante nove terças-feiras consecutivas visitar a capela dos Frades Menores e receber a Sagrada Comunhão, e a tua súplica será atendida. Seguiu a senhora fielmente esta direção e o santo cumpriu a sua promessa. Mas o desejado recém-nascido era aleijado e disforme. Cheia de confiança, a mãe mandou levá-lo ao altar de Santo Antônio, e mal o nenê tocou na ara sagrada, logo se transformou numa linda criança.
Foi este milagre que deu princípio ã devoção das Nove Terças-feiras em honra de Santo Antônio; mais tarde elevou-se o número de terças-feiras para comemorar a data de sua morte.

Súplica
Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos. (Segue-se a meditação do dia competente)

1ª Terça-feira
Oração - Invencível Santo Antônio, mártir pelo desejo, pelo fervor do amor que vos inflamou com o ardente anseio de derramar o vosso sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos o vosso auxílio para que nos assistais a nós e a todos os agonizantes na hora da nossa morte, e para que obtenhais o eterno descanso para as almas do purgatório. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)

2ª Terça-feira
Oração - Ó Santo Antônio, grande Doutor da Igreja, que ilustrastes a eterna e imutável verdade tanto pela palavra como pelo exemplo, nós vos imploramos que nos conserveis na fé católica, que convertais os que estão fora da nossa Igreja e que extirpeis todos os erros e falsidades. Obtende também que os Governantes e os Magistrados exerçam a justiça com eqüidade e para o bem do povo.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)

3ª Terça-feira
Oração - Ó bondoso consolador Santo Antônio! Nunca quem procurou o vosso auxílio deixou de ser atendido. Humildemente vos suplicamos que nos auxilieis, a nós e a todo o mundo, nas calamidades e aflições; preservai-nos da falta de arrependimento, da covardia e do desespero; afastai de nós toda a intolerância e toda a discórdia. ( Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)

4ª Terça-feira
Oração - Santo Antônio, fervoroso adorador de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ateastes em toda a parte o fogo da caridade perante o qual os demônios fugiam, guardai as nossas almas e os nossos corpos, e defendei-os contra as tentações de Satanás, para que ele não tenha o poder de nos molestar em pensamentos, palavras e obras, e afastai de nós todos os vãos receios e imaginações.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

5ª Terça-feira

Oração - Ó maravilhoso pregador Santo Antônio, a cujas poderosas palavras nenhum pecador podia resistir, humildemente vos suplicamos que preserveis os nossos corpos de febres, feridas e doenças infecciosas, e as nossas almas da lepra do pecado. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

6ª Terça-feira

Oração - Ó milagroso Taumaturgo Santo Antônio, em quem Deus manifestou o seu poder , livrai-nos de todas as fraquezas e enfermidades para que possamos sempre glorificar Deus Todo Poderoso, sãos de espírito e de corpo, e fortes de alma. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

7ª Terça-feira
Oração - Santo Antônio, fiel guia dos viajantes, a quem Deus deu o poder de dominar as tempestades e de acalmar as ondas do mar, preservai-nos a nós e a todos os viajantes dos perigos do mar e da terra, e do naufrágio das nossas almas. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

8ª Terça-feira
Oração - Ó valente confessor Santo Antônio, que libertastes das cadeias temporais os corpos dos homens, e das cadeias espirituais as suas almas, libertai os pobres cativos das prisões que não mereceram, e as almas que o pecado escraviza, das trevas dos seus cárceres espirituais, e auxiliai todos os que estão condenados à morte. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

9ª Terça-feira
Oração - Ó branca Flor da Pureza, Santo Antônio, que tivestes nos vossos braços virginais Jesus, o Filho de Deus, nós vos suplicamos que nos preserveis a nós, e a todos os que nos pertencem, dos males corporais; auxiliai também os surdos, os mudos, os cegos, os coxos, os disformes, e alcançai para eles a paciência necessária para suportarem as suas aflições. Ajudai também a preservar o corpo místico da Igreja, e fazei com que todas as nações, com os seus governantes e príncipes, se conservem fiéis ao seu chefe.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

10ª Terça-feira
Oração - Fidelíssimo Santo Antônio, que desprezastes os bens deste mundo para poderes obter as riquezas de Cristo, ajudai-nos a nunca desejar nada que nos seja prejudicial, preservai-nos de todas as ambições mundanas e obtende-nos que procuremos sempre a graça, e, se a perdermos, não descansemos até recuperá-la. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

11ª Terça-feira
Oração - Santo Antônio, poderoso auxiliar, em quem o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo obra tão grandes maravilhas, invocamos o vosso auxílio em todos os perigos, visíveis e invisíveis. Preservai-nos, pela vossa intercessão, dos nossos inimigos, dos raios, das tempestades, do incêndio e da guerra, e livrai-nos fielmente de todos os perigos da alma e do corpo.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

12ª Terça-feira
Oração - Santo Antônio, refúgio universal, nós vos suplicamos que nos socorrais em todas as aflições, na pobreza e na enfermidade; que consoleis as viúvas e os órfãos, e todos aqueles que vos invocam nas suas necessidades.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)

13ª Terça-feira
Oração - Ó Glorioso Santo Antônio, honra de Portugal, Apóstolo de todas as nações, manifestai-nos o poder milagroso que tem ganho vitórias tão maravilhosas sobre o erro e a descrença, e acendei nos nossos corações a chama da divina caridade e do amor fraterno, a fim de que, unidos no aprisco verdadeiro do Divino Pastor, possamos glorificar Aquele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina eternamente. Amém. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória...)
----------------------------------
SOLENIDADE DE PENTECOSTES
11 Junho 2011 - por cantodapaz

 

EVANGELHO COMENTADO - PENTECOSTES (A vinda do Espírito Santo)
Evangelho: (Jo 20, 19-23) - "Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando trancadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus chegou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Após essas palavras, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados”.

COMENTÁRIO

A celebração de Pentecostes acontece quando se completam cinqüenta dias da ressurreição de Jesus. O Evangelho relata um fato ocorrido quase dois meses depois que Senhor se foi. Os discípulos de Jesus estão trancados no cenáculo, por medo dos judeus.  Apesar do evangelista João não mencionar, conforme Atos dos Apóstolos (At 2,1-11), no cenáculo também estavam algumas mulheres, inclusive Maria a Mãe de Jesus. Outro fato, importantíssimo, que deve ser ressaltado é que eles se encontravam em oração. João faz questão de dizer que o medo estava presente entre eles. O medo é compreensível, pois não sabiam o que poderia lhes acontecer se fossem descobertos pelos judeus. A única certeza que tinham é que não iriam assumir publicamente que eram cristãos. Isso poderia custar-lhes a vida.
Jesus chega como quem não quer nada, entra sem fazer alarde, coloca-se no meio deles e diz: “A paz esteja com vocês”! Pronto… tudo mudou, o clima agora é de coragem. Os discípulos se alegram ao verem o Senhor.
Jesus trouxe consigo o Espírito Santo e o entregou aos apóstolos. O medo e a insegurança foram jogados pela janela. O temor que paralisava suas pernas, simplesmente desapareceu. Isso chama-se paz. Paz é liberdade, é coragem, é busca permanente da vida plena. Paz é doação, é luta por justiça e dignidade. Paz, um nome tão pequeno, mas que guarda dentro de si todas as Palavras de Jesus. 
Paz é o resumo de tudo. Na palavra paz está contido todo evangelho, por isso Jesus nos deseja a paz. Apesar de não serem sinônimos, é impossível separar a paz do amor. A paz é conseqüência do amor e o amor é incompleto sem a paz. Jesus entra, deseja-lhes a paz e faz algumas recomendações. Manda que eles continuem a sua missão. Já pensou? Aquela mesma missão que levou Jesus à morte. Mas, como enfrentar aquela multidão que eliminou Jesus?  O medo era enorme, mas ao receberem o Espírito Santo, transformam-se totalmente. Abrem as portas, escancaram as janelas, nada temem, nada os assusta. Publicamente falam com destemor e sabedoria.
Assim é a obra do Espírito Santo. Ela faz maravilhas nos seguidores de Jesus. Opera transformações radicais naqueles que se entregam aos seus cuidados. Age em nossa vida e em nosso dia-a-dia. O Espírito nos transforma em membros vivos do Corpo de Cristo, se faz presente na Igreja, através dos seus sete dons.  A festa de Pentecostes nos leva a concluir que o Espírito Santo dá vida e dinamismo à comunidade cristã. Sob a ação do Espírito todos falam a mesma língua, os irmãos se entendem e se unem em torno do mesmo Pai. A covardia é substituída pela coragem na pregação do evangelho, a tristeza dá lugar à alegria, e as atividades são alicerçadas no amor e na paz de Jesus.
(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  -  autor: Jorge Lorente  -  vídeo: Frei Gilson Frede, capuchinho, de Cabo Verde (http://poco-da-palavra.blogspot.com)
 ------------------------
 Santo Antônio e o dia dos namorados!

Aproxima-se a festa daquele que é invocado para reencontrar coisas perdidas, para jamais faltar o pão ou para encontrar um amor, um casamento, um namoro. Em muitas igrejas do Brasil e do mundo, o povo se prepara para celebrar aquele que se tornou o ilustre filho de São Francisco, seguidor fiel e amigo dos pobres. O jovem português Fernando de Bulhões, movido pelo desejo de ser missionário, é hoje missionário do mundo todo com o nome de Santo Antônio de Lisboa, de Pádua, do Brasil, meu , seu, nosso Santo Antônio.
Na tradição popular, Antônio é conhecido como santo casamenteiro, invocado por aqueles que querem encontrar alguém especial para viver juntos. Talvez a tradição venha do fato, de Santo Antônio ter sido grande pregador do valor da família e do casamento, em terras do norte da Itália, onde viveu por muitos anos. O que se sabe ao certo, é que este teólogo franciscano, ganhou em vida muito respeito e admiração do povo italiano, português e francês. De fato, foi um incansável pregador do Evangelho e testemunho do Reino de Deus onde viveu.
Qual seria então a relação deste santo, com o dia dos namorados? Sabe-se que nos países do norte (Estados Unidos e Europa), o dia dos namorados é celebrado em 14 de fevereiro, dia do martírio de São Valentim, por isso mesmo este dia é chamado naqueles países de “Dia de São Valentim”, santo europeu que teria sido grande incentivador do namoro e casamento, mesmo sendo perseguido pelo imperador que havia proibido os mesmos em tempos de guerra.
No Brasil, entretanto, a data é comemorada no dia 12 de junho, por quê? Justamente, porque a festa de Santo Antônio é no dia seguinte, 13 de junho, e o santo casamenteiro português é muito mais conhecido aqui do que São Valentim. Logo, a data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os "apaixonados".
Acima de dados históricos, de lendas ou tradições populares, está a figura destas pessoas, que nos precederam na busca e na pregação de valores essenciais. Cabe, sempre lembrar, que o frade Antônio ou o bispo Valentim, foram muito incisivos em suas pregações, muito coerentes em suas vidas e testemunharam no meio dos seus, aquilo em que eles acreditavam.
Em tempos modernos, fica a dica: por mais que os tempos passem, os valores permanecem firmes e iguais. Pode-se até rezar a Santo Antônio para arrumar um namorado ou casamento, mas não se pode esquecer que acima de tudo, está o compromisso que se assume, o valor que se dá a alguém e a fidelidade da vida a dois.
Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM
------------------------------
 História da Paróquia da Imaculada Conceição de Aracoiaba-CE.

Origem Histórica
Foto: Igreja no passado

 Foto: Igreja no presente. (Foto:Lusmar Paz)
Nossa Senhora da Conceição - Imagem da Padroeira da Paróquia de Aracoiaba - Foto:Lusmar Paz)
Interior daIgreja Matriz de Aracoiaba - CE.
Interior daIgreja Matriz de Aracoiaba - CE.
Para um breve histórico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Aracoiaba é preciso retroceder no tempo até quando foram realizados os primeiros casamentos, registrado no livro de casamentos nº 3 da freguesia de Baturité, realizado na “capela de canoa”, a 1º de fevereiro de 1890; depois, um casamento realizado em 23 de setembro de 1893, o local foi dado como capela de “Aracoiaba” (Lugar onde cantam as aves), o que posteriormente seria a Igreja Matriz.
O povoado desenvolvia-se e aumentava a população, e como conseqüência desse crescimento veio o desmembramento da Paróquia de Baturité, com a criação da Paróquia de Aracoiaba em 22 de maio de 1914, por ato e provisão de Dom Manoel da Silva Gomes, 3º Bispo do Ceará e 1º Arcebispo de Fortaleza. Sendo criada a Paróquia, foi nomeado imediatamente como primeiro vigário, Pe. Godofredo Cândido dos Santos, tomou posse e assumiu os serviços religiosos nesta paróquia no dia 11 de junho do mesmo ano, tendo sido nomeado vigário cooperador de Baturité, deixando esta paróquia aos 16 de abril de 1923, sendo então a paróquia anexada a de Baturité.
2º Padre: Pe. Henrique Vilibrordo Luiten; (Holandês), nesta época a paróquia foi anexada a Baturité de 30 de janeiro de 1924 a 28 de agosto de 1924. Pe. Henrique residia em Aracoiaba, assumindo os serviços religiosos como vigário auxiliar.
3º Padre: Pe. Francisco de Lima Freitas, chegou a paróquia em 17 de janeiro de 1925, tomou posse e assumiu os serviços religiosos em 02 de fevereiro do mesmo ano, permanecendo na paróquia até o dia 08 de janeiro de 1932, quando saiu para Messejana. Uma notícia veiculada pelo diário católico “o Nordeste” deu conta que a 02 de fevereiro de 1928, foi bento o novo cruzeiro, após um tríduo em honra da Santa Cruz, pelo então vigário, tendo também estado presente o seminarista, depois querido bispo filho da terra, Raimundo Coelho de Castro e Silva.

4º Padre: Pe. Felipe Pinheiro (Jesuíta), a paróquia de Aracoiaba foi novamente anexada a Baturité de 08 de janeiro de 1932 a 10 de março de 1935, quando esta foi administrada pelo reitor da Escola apostólica de Baturité, auxiliado pelo Pe. Felipe que assumiu os serviços religiosos nesta paróquia entre os anos 1032 1933.

Pe. Demétrio Eliseu de Lima
5º Padre: Pe. Demétrio Eliseu de Lima, veio ao mundo na Vila de Acarape, município de Redenção, no dia 08 de outubro de 1903, Filho de Antonio Eliseu de Lima e D. Joana Guedes Lima. Coadjuntor de Limoeiro do Norte, de 27 de agosto de 1931 a janeiro de 1932. Vigário de Morada Nova, de 1º de janeiro de 1932 a 06 de fevereiro de 1934. Chegou a paróquia de Aracoiaba no dia 31 de dezembro de 1934. Tomou posse e assumiu os serviços religiosos nesta paróquia, no dia 10 de março de 1935. Deu início à construção da torre da igreja, em 09 de outubro de 1935, tendo colocado o cruzeiro em 25 de novembro do mesmo ano. Em 29 de abril de 1939, foi comprado um sacrário dourado em Fortaleza. Tendo sido nomeado vigário de Trairí, deixou esta paróquia em 31 de janeiro de 1942. Foi vigário de Trairi de 31 de janeiro de 1942 a 17 de abril de 1946. Capelão de Vazantes, de 1946 a 1948. De 1949 a 1951 esteve em Mulungú, como vigário. De 1951 a 1969, Vigário Coordenador de Aracoiaba, residente em Vazantes. Em 1961, foi nomeado 1º Vigário de Ideal, lá permanecendo até 1972. Depois, por motivo de força maior, se viu obrigado a sair de Ideal, fixando residência dem Vazantes, sem função paroquial, porém exercendo o seu ministério sacerdotal até 1983, onde celebrou sua última missa no dia 29 de julho do mesmo ano. No dia 29 de julho de 1983 o Cônego Demétrio Lima sentiu-se mal e foi levado ao hospital de Quixadá. De lá foi trasnferido ao Hospital Cura D'Ars em Fortaleza onde faleceu no dia 30 de agosto de 1983.
6º Padre: Pe. Irineu Lima Verde Soares, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba no dia 18 de janeiro de 1942. Sendo nomeado vigário de Aquiráz, deixou a paróquia em 07 de janeiro de 1943.

Pe. Domingos

7º Padre: Pe. Domingos Rodrigues de Vasconcelos, tendo deixado a paróquia de Mombaça, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba como vigário ecônomo no dia 31 de janeiro de 1943. Depois agraciado com o título de Cônego Domingos Rodrigues de Vasconcelos. Por ocasião da passagem na cidade da Virgem Peregrina, surgiu a devoção a Nossa Senhora de Fátima, que resultou na construção de seu altar, sagrado em 03 de dezembro de 1953 (Havia paisagens pintadas relativas às aparições, da mesma forma como ocorria com motivos apropriados no fundo do altar de São Francisco). Havendo danos nessas pinturas, não se conseguiu recuperá-las, preferindo-se destruí-las por completo, tornando os altares menos atraentes. Na mesma ocasião o relógio da matriz foi posto a funcionar pela primeira vez em 1º de novembro de 1959. Pe. Domingos deixou a paróquia 30 anos depois, em 27 de fevereiro de 1972.
 8º Padre: Pe. Aloísio Furtado (Jesuíta); assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba como vigário substituto, no dia 18 de agosto de 1972.
9º Padre: Pe. Lidorval de Melo Dantas, assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba no dia 30 de outubro de 1972 como vigário substituto.


Pe. Hugo Eduardo Furtado SJ
 
10º Padre: Pe. Hugo Eduardo Furtado (Jesuíta), assumiu os serviços religiosos na paróquia no dia 27 de fevereiro de 1972 (vigário ecônomo) e novamente nos anos de 1973 e 1977 (como vigário cooperador e vigário substituto) respectivamente nos dias e meses, 08 de maio de 1973 e 13 de setembro de 1977. Além dos padres jesuítas mencionados, outros deram assistência religiosa a paróquia de Aracoiaba nesta época, dentre eles podemos citar: Pe. Manoel Lima, Pe. Abner Andrade, Pe. Roberto e Pe. Lira.

Frei Jeremias Saraiva

11º Padre: Frei Jeremias Saraiva Teles. Este Frade Capuchinho residia em Teresina; veio a Aracoiaba atendendo um pedido de Dom Raimundo. Tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 03 de janeiro de 1974, onde permaneceu até o ano de 1977.

Pe. Gabriel Vieira Belo

12º Padre: Pe. Gabriel Vieira Belo, assumiu os serviços religiosos na paróquia como vigário ecônomo a 05 de fevereiro de 1978, tendo no decorrer de seu paroquiato, granjeado confiança, amizade e administração dos fiéis, especialmente por seu espírito de fé, pelas encenações diurnas e noturnas; afastou-se da paróquia em 05 de fevereiro de 1984.
13º Padre: Pe. Antônio Honduvilla Saldo (Espanhol) jesuíta, assumiu os serviços religiosos na paróquia no ano de 1984.


Pe. Abel Jackson Peixoto Lima

14º Padre: Pe. Abel Jackson Peixoto Lima, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia no dia 01 de fevereiro de 1985, permanecendo durante todo o referido ano.

Pe. Carlo Alberto
15º Padre: Pe. Carlos Alberto Monteiro de Andrade, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia no dia 21 de junho de 1986, permanecendo até setembro de 1992. Na sua gestão construiu o Centro Catequético.

16º Padre: Pe. José Ferreira de Mesquita, tomou posse e assumiu os serviços paroquiais no dia 11 de outubro de 1992, permanecendo até o ano de 1996.

Pe. Marcos Vinícius

17º Padre: Pe. Marcus Vinícius da Silva, tomou posse e assumiu os serviços paroquiais em 22 de fevereiro de 1997, permanecendo até o ano 2000.

Pe. Clóvis Nogueira

18º Padre: Pe. Clóvis Nogueira de Oliveira, tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 17 de fevereiro de 2001, permanecendo até o ano de 2007.



Pe. Josileudo Queiroz Façanha

 19º Padre: Pe. Josileudo Queiroz Façanha, tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 16 de Fevereiro de 2007, permanecendo até o ano de 2008.
  

20º Padre: Pe. Elizeu dos Santos, nasceu em 04 de Maio na cidade de Fortaleza-CE. Ingressou no seminário religioso no ano de 1999 na congregação de Jesus e Maria (Eudistas). Ingressou no Seminário Diocesano no ano de 2004.
Pe. Elizeu dos Santos

Foi ordenado Diácono em 22 de Dezembro do ano de 2006 na Catedral de Fortaleza. Foi ordenado presbítero em 09 de Novembro do ano de 2007, tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 13 de fevereiro de 2009, permanecendo até o dia 31 de dezembro de 2010 quando retornou para a Congregação de Jesus e Maria ( padres Eudistas).

Pe. Evando Alves de Andrade
21º Padre: Pe Evando Alves de Andrade. O atual pároco de Aracoiaba é natural de São Gonçalo do Amarante - Ce. Entrou para o seminário no ano 2000, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará - ITEP, hoje Faculdade Católica de Fortaleza. Ordenado diácono em 2007 exerceu o ministério na paróquia de Caridade. Ordenado presbítero em novembro de 2008, foi nomeado vigário paroquial de Cascavel onde passou todo o ano de 2009. Em 2010 foi nomeado vigário paroquial de Baturité. Nomeado pároco de Aracoiaba, tomou posse em 29 de Janeiro de 2011.
-------------------------------------
Visitem o blog da Paróquia da Imaculada Conceição de Aracoiaba-CE.:
paroquiadearacoiaba.blogspot.com
--------------------------------

 Vejam as novidades sobre a Caminhada com Maria e a Coroação de Nossa Senhora das Dores no Alto Santo, local das Aparições de Nossa Senhora, em Aracoiaba-CE.



Intenções do Apostolado da Oração

Intenção Geral: Os SacerdotesPara que os sacerdotes sempre sejam unidos ao Coração de Cristo, tornando-se verdadeiros testemunhos do amor solícito e misericordioso de Deus.

Nenhum comentário: