Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

No domingo, dia 23 de outubro, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões.

Domingo, 22 Outubro 2011 - por cantodapaz

Dia 23 de outubro de 2011 - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES - 

EVANGELHO - 30º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: (Mt 22, 34-40) - Quando os fariseus souberam que Jesus fizera calar os saduceus, juntaram-se em bloco. E um deles, doutor da Lei, perguntou, para testá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”…
… Jesus lhe respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. Mas o segundo é semelhante a este: Amarás o próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO

O evangelho de hoje é bem “curtinho”. Tem poucas palavras, mas tem também uma das mais claras e diretas mensagens. Manda viver o amor. É o resumo de tudo que precisamos saber e viver. Fala do amor a Deus e do amor ao próximo.
Jesus diz que amar a Deus de todo coração, de toda alma e de todo entendimento é o primeiro e maior mandamento. Diz também que amar ao próximo como a nós mesmos é semelhante ao primeiro. Com essas palavras Jesus disse que, amar ao próximo é tão importante quanto amar a Deus.
Essas palavras deixam claro que, não existe separação entre o amor a Deus e ao nosso semelhante. Reafirmam a verdade destas outras palavras: “Ninguém pode dizer que ama a Deus, que não vê, se não ama ao irmão que está ao seu lado”.
Foi bom tocar nesse assunto, deve servir para esclarecer algumas dúvidas: afinal de contas, quem é esse irmão? Acho que não é para mim esse recado, pois sou filho único e nem irmão eu tenho! Como posso reconhecer e amar alguém que nem sequer conheço? Onde estará esse desconhecido, onde estarão esses irmãos?
Boa pergunta. Estão aqui, bem pertinho, bem ao nosso lado! Quantas irmãs, quantos irmãos de todas as idades. São velhos, jovens e crianças. Estão por ai aos milhares, abandonados e maltrapilhos. Doentes, sem emprego, sem terra e sem nada. Dependem de mim, dependem de você… precisam de amor.
Realmente esse recado é direto para todos nós. Jesus pede a aproximação porque sabe que quando nos aproximarmos desses marginalizados e olharmos em seus olhos, veremos neles a nossa imagem refletida. Isso prova que não são desconhecidos; nós estamos neles e eles, também deveriam estar aqui dentro de nós, refletidos em nossos olhos.
Este evangelho me lembra de um lindo poema, mais ou menos, assim: “Procurei a Deus, em todos os cantos e não o encontrei. Busquei a mim mesmo, em todas as partes e não me achei. Procurei então o meu próximo e, nele encontrei os três”. Sem dúvida, no amor fraterno encontramos a Deus e nos reencontramos.
Amar o próximo não é uma coisa tão simples e fácil. Às vezes relutamos em dar amor e, outras vezes temos a impressão que o próximo não quer ser amado; é respondão, malcriado e nada amável. O verdadeiro amor tudo supera e não se deixa abater. Amar não é coisa superficial, amar exige compreensão e gestos concretos. 
É preciso deixar o discurso de lado e sair a campo. Sempre há algo que se pode fazer. Prova de amor é lutar contra as injustiças sociais, contra o desemprego e o abandono. Amar de verdade é assumir o compromisso batismal, é levar aos povos a Boa Nova. Amar é acreditar e tornar vivas estas palavras: “Só podemos amar a Deus através do amor ao próximo”.
(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br - autor: Jorge Lorente  / Vídeo: Dom Orani João Tempesta - Arcebispo do Rio de Janeiro)
     ACOMPANHE TAMBÉM O EVANGELHO DIÁRIO NA TVFRANCISCANOS
http://www.youtube.com/tvfranciscanos

----------------------------------------------

Rezar pelas Missões com a Virgem do Rosário
                                                                         Canísio Klaus *

No domingo, dia 23 de outubro, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões.

 É o dia em que as comunidades católicas se reúnem para rezar pelos missionários e aprofundar seu compromisso com as missões. No dizer de Bento XVI, "é uma ocasião preciosa para nos determos e meditarmos se e como respondemos à vocação missionária: uma resposta para a vida da Igreja". O gesto concreto que acompanha a nossa oração neste dia é a Coleta Missionária. Com ela se constitui o Fundo Universal de Solidariedade, que é usado para subsidiar o trabalho da Igreja nas áreas mais carentes do Mundo.
O Dia Mundial das Missões acontece durante o mês do Rosário, quando inúmeras comunidades costumam se unir na oração do terço, honrando a Virgem do Rosário, que é também a Rainha das Missões.
Sabemos que a fé católica subsiste, em muitos lugares, graças à oração do Rosário. No tempo em que a maioria das pessoas era analfabeta, São Domingos de Gusmão propôs o rosário (três terços) como método de oração para as pessoas mais simples. Ao longo dos anos, foi o rosário que animou a fé cristã na ausência de padres e nos momentos de crise da Igreja. Era comum as comunidades se reunirem nos domingos para rezarem um terço do rosário seguido pela Ladainha de Nossa Senhora. Foi pela oração do rosário que pessoas se animaram a deixarem suas terras para irem a lugares distantes anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
João Paulo II diz que "rezar o rosário pelos filhos e, mais ainda, com os filhos, educando-os desde tenra idade para este momento diário de paragem orante da família, não traz por certo a solução de todos os problemas, mas é uma ajuda espiritual que não se deve subestimar". Famílias que cultivam o hábito da oração do terço tem mais chances de superar os problemas do que as outras famílias.
No Dia Mundial das Missões renovemos o nosso compromisso com a causa do anúncio do Evangelho. Não nos esqueçamos da "missão na ecologia" que é o tema proposto para reflexão no mês de outubro do corrente ano. Renovemos nosso propósito de rezar pelas missões, podendo, para isso, nos valer do rosário, que é uma oração muito querida para inúmeros cristãos católicos presentes nos cinco continentes. E que Maria, a Virgem do Rosário e a Rainha das Missões nos proteja e acompanhe!
* Dom Canísio Klaus é bispo de Santa Cruz do Sul - RS.
                                 
                                Fonte: Revista Missões
                                                                Pastoral da Comunicação
                               

----------------------------------------

O valor da mulher – Humor Católico

Um homem chegou em casa após o trabalho e encontrou seus filhos brincando do lado de fora ainda vestindo pijamas. Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa. A porta do carro da sua esposa estava aberta. A porta da frente da casa também. O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo.

Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça. Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer, e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas espalhadas. Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão.


Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja. – “Será que a minha mulher passou mal?” ele pensou.

Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro. Lá ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte e muito papel higiênico na pia.

Finalmente, ao entrar no quarto de casal, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama, deitada e lendo uma revista. Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou: “Que aconteceu aqui em casa? Por que toda essa bagunça?”

Ela sorriu e disse: - Todo dia, quando você chega do trabalho, me pergunta: “Afinal de contas, o que você fez o dia inteiro dentro de casa?”
Site: 33 Católico.
______________________________________________________________________

lenda tres arvores mensagens de otimismo canto da paz www.cantodapaz.com.br ordem franciscana irmas clarissas

Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo cheio de tesouros".
A Segunda olhando o riacho, suspirou: "Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas".
A terceira, olhou para o vale e disse: "Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem pra mim, levantem os olhos e pensem em Deus".
Muitos anos se passaram e certo dia três lenhadores cortaram as árvores, que estavam ansiosas em se transformar naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos… Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortadas em grossas vigas e colocada de lado em um depósito. Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram: Por quê isto?
Entretanto numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse: "Paz" e, num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra!
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando as suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Mas, no Domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu Filho ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos e desejos. Mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.
ENSINAMENTO : Portanto não se esqueça: Não importa o tamanho do seu sonho! Acreditando nele a sua vida ficará mais bonita e muito melhor de ser vivida!
(fonte: http://www.renovacaocarismatica.com.br/mensagem/mensagens_16.php)

------------------------------------------

Palestra – Humor Católico

Um bêbado é abordado pela polícia às 3 da manhã.
O policial pergunta: - Aonde vai a esta hora?

O bêbado responde: - Vou a uma palestra sobre o abuso do álcool e seus efeitos letais para o organismo, o mau exemplo, as conseqüências nefastas para a família, bem como o problema que causa na economia familiar e a irresponsabilidade absoluta.

O policial olha sem acreditar e diz: - Sério?
E quem vai dar essa palestra a esta hora da madrugada?

Responde o bêbado: - E quem pode ser?
A minha mulher, logo que eu chegar em casa.

Enviado por Ana Cristina
Site: 33 Católico
----------------------------------------- 

Saudades deste santo guerreiro de Deus!... 
João Paulo II

ORAÇÃO: Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco.




RESUMO:

·         Karol Józef Wojtyla nasceu, em Wadowice, Polônia em 18 de maio de 1920.
·         Em 1938 se matriculou na Faculdade de Filosofia da Universidade Jagelônica com especialização em filologia polonesa.
·         Em 1940 começou a trabalhar em minas de pedra e depois foi transferido para uma fábrica química.
·         Seu pai morreu em 1941, ficando sozinho, em termos de família. Sua mãe faleceu quando Lolek – como era chamado – tinha apenas 9 anos.
·         Em 1942 entrou para o seminário clandestino dirigido pelo Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Sapieha, onde iniciou os estudos de teologia, também clandestinamente.
·         Em 1946 foi ordenado sacerdote e quinze dias depois viajou para Roma, para prosseguir os estudos no Angelicum. No ano seguinte concluiu o mestrado em Teologia.
·         Em 1948 defendeu a tese de doutorado sobre São João da Cruz.
·         Em 1949 voltou para a Polônia, sendo nomeado vice-pároco e, mais tarde, tornou-se titular da cátedra de ética social.
·         Em 1954 continuou lecionando em Cracóvia, passando depois a dar aulas também em Lublin.
·         Quatro anos mais tarde, com 38 anos, foi eleito bispo auxiliar de Cracóvia. Era o bispo mais jovem da Polônia.
·         Em 1960 foram publicadas suas obras: Max Scheler, Amor e Responsabilidade e o drama teatral “A Oficina do Ourives”.
·         Participou do Concílio Vaticano II.
·         Em dezembro de 1963, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de Cracóvia.
·         Em outubro de 1964 recebeu o pálio das mãos de Paulo VI e três anos mais tarde foi criado cardeal.
·         Em 1976 pregou os exercícios espirituais para Paulo VI e a Cúria Romana.
·         Dois anos mais tarde participou do funeral de Paulo VI e no conclave que elegeu João Paulo I.
·         No início de outubro retornou ao Vaticano para o funeral de João Paulo I, e entrou no conclave que em 16 de outubro de 1978, o elegeu Sumo Pontífice, tornando-se o Sucessor de Pedro de número 263.
·         Dia 22 de outubro iniciou seu ministério de Pastor Universal da Igreja e logo depois deu início as 259 vistas às localidades italianas.
·         Em 1979 foi a vez de iniciar suas 617 visitas a cidades internacionais e, conseqüentemente aos 129 países dos cinco continentes. Nessas viagens ele pronunciou 2.382 discursos, realizando, ao todo, 104 viagens apostólicas internacionais.
·         Em 1979 outorgou à Igreja a primeira de suas 13 encíclicas, a Redemptor Hominis. Ainda em 1979 deu início à série de 1.338 beatificações, entre elas, a do Apóstolo do Brasil, José de Anchieta em 147 cerimônias.
·         Em 1980 iniciou o hábito de ir, nas sextas-feiras santas, à Basílica de São Pedro para ouvir confissões.
·         Realizou 6 sessões ordinárias do Sínodo dos bispos.

Poderíamos citar outros tantos feitos grandiosos, que marcaram seu Pontificado. Isso não falta em sua biografia, mas isso junto não faz o santo. João Paulo II foi beatificado por suas heróicas virtudes, de esperança e de caridade.

Sua atitude de perdão ao seu quase assassino, sua atenção em relação aos menos favorecidos, suas lutas pelos Direitos Humanos e convicção de que Maria o ajudaria a combater o ateísmo; a aceitação serena do sofrimento e da diminuição de suas forças físicas, a dignidade cristã ao se apresentar ao mundo de um modo absolutamente frágil. Mesmo assim não abriu mão de viver profundamente sua última semana santa. Na Sexta-feira Santa acompanhou pela televisão, colocada em sua capela privada, a via-sacra abraçado a um crucifixo.

Era o Vigário do Senhor das dores, um homem do sofrimento como nos fala Isaías, contemplando a celebração da Paixão e Morte daquele a quem havia dado o “sim” para assumir a condução do rebanho. E agora ele o conduzia do mesmo modo que seu Senhor, através do caminho da dor, do sofrimento, da cruz.

Viveu sua última celebração pascal na expectativa de viver a sua Páscoa definitiva, que ocorreu alguns dias depois, na véspera do Domingo da Divina Misericórdia. Aquele que acompanhou o Senhor em sua Paixão, agora o acompanha na glória da vida nova. O mundo compareceu em massa ao seu funeral, não apenas com a presença de seus líderes, mas com a multidão de 5 milhões de pessoas que passaram diante de seu corpo durante oito dias.

Na belíssima e comovente celebração eucarística de corpo presente o povo se manifestou fazendo ecoar na Praça São Pedro o grito “santo já”. Bento XVI realizou esse grande desejo dos homens no dia 1º de maio de 2011.

HAGIOGRAFIA:

Primeiro papa não Italiano desde 1523. A sua enorme energia, número de viagens sem precedentes e forte conservadorismo religioso ajudaram a espalhar a influência do posto Papal tanto no mundo Católico como no mundo não Católico.

Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de Maio de 1920 em Wadowice, Polônia. Filho de Karol Wojtyla, um militar do exército austro-húngaro, e Emília Kaczorowsky, uma jovem de origem lituana.
Aos 9 anos de idade recebeu um duro golpe, o falecimento de sua mãe ao dar à luz a uma menina que morreu antes de nascer. Três anos mais tarde faleceu o seu irmão Edmund, com 26 anos, e em 1941 morre o seu pai. Estudou poesia e drama na Universidade Jagieloniana. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), completou o curso universitário no Instituto Angelicum de Roma e doutorou- se em teologia na Universidade Católica de Lublin. Até ser nomeado bispo auxiliar de Cracóvia em 1958, foi capelão universitário e professor de ética em cracóvia e Lublin.

A forma filosófica, que integrava os métodos e perspectivas de fenomenologia na filosofia Tomistica, de gerir as questões que se lhe apresentavam no dia a dia, estão relacionadas com a sua "devoção" ao pensador Alemão Mas Scheler.

Em 1964, Wojtyla assume as funções de arcebispo de Cracóvia, e em 1967, chega a cardeal. Um ativo participante no Conselho Vaticano Segundo, representou igualmente a Polônia em cinco sínodos internacionais de bispos entre 1967 e 1977.

Foi eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, sucedendo a João Paulo I. Wojtyla adotou então o nome João Paulo II. A 13 de Maio de 1981, foi atingido a tiro e gravemente ferido durante uma tentativa de assassinato quando entrava na Praça de São Pedro, no Vaticano.

João Paulo II publicou livros de poesia e, sob o pseudônimo Andrzej Jawien, escreveu uma peça de teatro, "A Loja do Ourives" (1960). Os seus escritos éticos e teológicos incluem "Amor Frutuoso e Responsável" e "Sinal de Contradição", ambos publicados em 1979. A sua primeira Encíclica, "Redemptor Hominis" (Redentor dos Homens, 1979), explica a ligação entre a redenção por Cristo e a dignidade humana. Encíclicas posteriores defendem o poder da misericórdia na vida dos homens (1980), a importância do trabalho como "forma de santificação" (1981), a posição da igreja na Europa de Leste (1985),os males do Marxismo, materialismo e ateísmo (1986) o papel da Virgem Maria como fonte da unidade Cristã (1987), os efeitos destrutivos da rivalidade das superpotências (1988), a necessidade de reconciliar o capitalismo com a justiça social (1991) e uma argumentação contra o relativismo moral (1993).

A 11ª encíclica de João Paulo II, "Evalegium Vitae" (1995), reitera a sua posição contra o aborto, controlo de natalidade, fertilização in vitro, engenharia genética e eutanásia. Defende também que a pena capital nunca é justificável. A sua 12ª encíclica, "Ut Unum Sint" (1995) refere temas que continuam a dividir as igrejas Cristãs, como os sacramentos da Eucaristia, o papel da Virgem Maria e a relação entre as Escrituras e a tradição.

Nos anos 80 e 90, João Paulo II efetuou várias viagens, incluindo visitas a África, Ásia e América; em Setembro de 1993 deslocou- se às repúblicas do Báltico na primeira visita papal a países da ex-União Soviética. João Paulo II influenciou a restauração da democracia e liberdades religiosas na Europa de Leste, especialmente na sua Polônia natal. Reagindo ferozmente à dissidência no interior da Igreja, reafirmou os ensinamentos Católicos Romanos contra a homossexualidade, aborto e métodos "artificiais" de reprodução humana e controlo de natalidade, assim como a defesa do celibato dos padres.

No ano 2000, o Ano Sagrado em que a Igreja refletiu os seus 2000 anos de História, João Paulo II pediu perdão pelos pecados cometidos pelos Católico Romanos. Apesar de não ter mencionado erros específicos, diversos cardeais reconheceram que o papa se referia ás injustiças e intolerância do passado relativamente aos não-Católicos. Nestes males reconhece-se o período das Cruzadas, da Inquisição e a apatia da igreja. O pedido de desculpas precedeu uma deslocação de João Paulo II à Terra Santa.

João Paulo II resistiu à secularização da igreja. Ao redefinir as responsabilidades da laicização, dos padres e das ordens religiosas, rejeitou a ordenação das mulheres e opôs-se à participação política e à manutenção de cargos políticos pelos padres. Os seus movimentos ecumênicos iniciais foram dirigidos para a Igreja Ortodoxa e para o Anglicanismo, e não para o Protestantismo Europeu.

Atacado pelo Mal de Parkinson, morreu aos 84 anos, no Vaticano, após dois dias de agonia, às 21h37 de Roma, 16h37 de Brasília, do dia 2 de abril, em seus aposentos no Palácio Apostólico. Foi sem dúvida um dos maiores nomes da Igreja Católica de todos os tempos e uma dos mais influentes autoridades mundiais do século XX e princípios do XXI.

Fonte: Rádio Vaticano / e-Biografias / CF Lamego / Harmonia Celestial
Adaptação: 33catolico / Com. São Paulo Apóstolo
 -------------------------------------------

1ª paróquia dedicada a João Paulo II é inaugurada neste sábado

Nicole Melhado
Da Redação


Arquidiocese de Juiz de Fora
Primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II, em Juiz de Fora, Minas Gerais
Neste sábado, 22, começa um novo tempo de devoção ao Beato João Paulo II no Brasil. No bairro Nova Era, em Juiz de Fora (MG) será inaugurada a primeira paróquia no Brasil dedicada ao Papa polonês. A inauguração acontece no dia de sua memória litúrgica.

Cerca de duas mil pessoas são esperadas para a festa começa às 17h com uma procissão pelas ruas do bairro Nova Era (saindo da Igreja de São Vicente - Rua Jair da Silva Spinelli, 111,  passando pela rua Dr. Dias da Cruz, e chegando à Igreja N. Sra Aparecida). Na chegada, prevista para às 18h, haverá uma Missa presidida pelo Arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que oficializará a criação da Paróquia Beato João Paulo II.

“É uma graça poder chamar de padroeiro o beato João Paulo II, alguém que pudemos conhecer e ver com os próprios olhos a santidade de vida deste homem, consciente do ministério que ele realizou na Igreja, da missão que Deus deu a ele”, salienta o novo pároco João Francisco Batista.

O pedido para criação de uma paróquia dedicada a João Paulo II, foi feito ao Vaticano, em junho deste ano, pelo Arcebispo de Juiz de Fora. No dia 1º de julho, veio a resposta positiva da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, instância do Vaticano que cuida desses processos.

Como recorda padre João Francisco, a veneração a um beato é restrita, apenas a paróquia que o tem como padroeiro pode celebrar a festa.

“A criação de uma paróquia dedicada a um beato de fato é algo restrita. Roma autorizou o pedido juntando o desejo da comunidade de criar aqui uma nova paróquia, por tanto temos a graça de poder prestar este culto ao beato João Paulo II, ele que teve como grande missão introduzir a Igreja no novo milênio”, ressalta.

Para o padre, é um grande graça ser o pároco desta primeira paróquia dedicada a João Paulo II no Brasil, algo que também enche de alegria a comunidade do bairro de Nova Era.

“Tenho me sentido mesmo convocado por Deus para fazer parte desta missão. Temos um novo santo, em Nova Era, num novo milênio. O fato da paróquia estar aqui em Nova Era é reconhecer que a nova era é o tempo de Cristo”, diz.

---------------------------------------------

Método Billings possibilita que mulher se conheça melhor.

Nicole Melhado
Da Redação


Maria Andreia / CN
A ginecologista chilena, Dra. Pillar Vigil, é membro da Pontifícia Academia para a Vida, orgão do Vaticano
Conhecido por poucas pessoas o método natural de planejamento familiar Billings possibilita que a mulher conheça melhor a si mesma, seu corpo e sua fertilidade. “Este método tem uma eficácia excelente. Todas as investigações científicas já foram feitas”, assegura a ginecologista chilena, Dra. Pillar Vigil, que é membro da Pontifícia Academia para a Vida, órgão do Vaticano.

Dra. Pillar participa neste fim de semana do aprofundamento sobre afetividade e sexualidade, iniciativa promovida pelo Centro de Formação Famílias Novas, que pertencente à Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

Segundo a médica especialista em fertilidade, o método de planejamento familiar natural é conhecido apenas por cerca de 3% da população, por isso evento como o que a Canção Nova promove neste fim de semana são de grande importância para esta divulgação.

O método, explica a ginecologista, permite que a mulher faça uma leitura do seu corpo, do seu sistema reprodutivo, conheça sua fertilidade. E o homem que também conhece este método consegue compreender melhor também a mulher.

“Para a mulher é um beneficio conhecer sua fertilidade, pois a fertilidade para a mulher é um sinal de saúde. Esse método permite às pessoas uma reflexão e um conhecimento a certa de si mesmas. Pois, só podemos oferecer aquilo que conhecemos”, salienta a médica.

Dra. Pillar explica que os hormônios que estão no corpo da mulher durante o ciclo mestrual dão sinais que são percebidos. Assim, o método Billings mostra como ler esses sinais. Mulheres e homens não nascem sabendo ler sua fertilidade, por isso é necessário aprender e é nisso que se baseiam os métodos naturais.


Educação afetiva e sexual na perspectiva da fertilidade


Nas escolas, a educação sexual está sendo mais abordada, mas para Dra. Pillar, falta ainda uma abordagem afetiva, levando em consideração aspectos emocionais, os valores, a responsabilidade e a perspectiva da fertilidade.

“O homem novo é aquele que íntegra sua emoção com sua razão, esta é a base da educação sexual. Trata-se de formar e acompanhar nossos jovens e todas as pessoas em seu processo de desenvolvimento. A educação afetiva-sexual é um acompanhamento das pessoas em cada momento de sua vida”.

Para a especialista, em todas as épocas da vida, homens e mulheres precisam de um acompanhamento, e os jovens, em particular,  passam por um momento importante e belo na vida e precisam de um acompanhamento adequada.

Os jovens vêm iniciando a vida sexual cada vez mais cedo e de forma irresponsável. Para a médica, não é apenas uma influência da mídia, mas algo que acontece nos diversos âmbitos da sociedade.

“O que vemos nos meios de comunicação é o mesmo que acontece em todos os lugares, nas escolas, nas empresas, nos hospitais. Os meios de comunicação são importantes para mostrar às pessoas que para que nós possamos amar, precisamos conhecer melhor a nós mesmo e isso é algo que requer tempo”, salienta.

E num sociedade em que o tempo parece cada vez mais escasso, as pessoas buscam soluções rápidas, mas a vida – ressalta Dra. Pillar -  não se trata de solucionar problemas, mas criar alternativas humanas.

“Assim, o início precoce dos jovens na vida sexual não é um fato isolado, mas é um realidade global que evolve todos os aspectos da vida de uma pessoa”, conclui.

Assista entrevista com especialistas que explicam melhor como funciona o método Billings


-------------------------------------------------

Militares devem ter fé profunda para testemunhar Cristo, diz Papa

Nicole Melhado
Da Redação


freeforumzone
O Papa Bento XVI se encontrou neste sábado com os cardeais, bispos e sacerdotes empenhados na evangelização militar
Neste sábado, 22, o Papa Bento XVI recebeu em audiência na Sala Clementina, no Palácio Pontifício, os participantes do 6º Congresso Internacional dos Ordinariatos Militares e do 3º Curso internacional de formação dos capelães militares católicos em direito humanitário, promovidos pela Congregação para os Bispos e pelo  Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Em seu discurso o Papa salientou que os Ordinariatos Militares demonstraram em geral que têm adquirido um estilo sempre mais evangélico, adequando as estruturas pastorais às urgentes exigências da nova evangelização.

“Se trata de formar cristãos que têm uma fé profunda, que vivem uma convicta prática religiosa e que são autenticas testemunhas de Cristo em seu ambiente de trabalho”, enfatizou o Santo Padre.
Acesse
.: ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI aos Ordinariatos Militares



O aspecto religioso na vida militar

De fato, a dimensão religiosa desempenha especial significado também na vida de um militar, pois a vida militar de um cristão, de fato, é colocada em relação com o primeiro e grande mandamento, aquele do amor a Deus e ao próximo.

"O militar cristão é chamado a realizar uma síntese pela qual se possibilita ser também militar por amor, cumprindo o ministerium pacis inter arma [ministério paz entre armas]”, destacdestacou Bento XVI.

O Papa disse pensar em particular no exercício da caridade do soldado que socorre as vítimas de terremotos e inundações, para com os refugiados, colocando à disposição dos mais fracos a própria coragem e a própria competência; no exercício da caridade do soldado empenhado em desarmar minas, colocando a própria vida em risco, bem como nos soldados que, no âmbito das missões de paz, patrulham cidades e territórios a fim que os irmãos não se matem entre eles.

“Há muitos homens e mulheres de uniforme cheio de fé em Jesus que amam a verdade, que querem promover a paz e se empenham como verdadeiros discípulos de Cristo para servir a própria nação, favorecendo a promoção dos direitos humanos fundamentais aos povos”, ressaltou o Pontífice.


Todos podem ver como são devastadoras as feridas causas pelas guerras, onde a dignidade humana é muitas vezes ultrajada e a paz perturbada. Toda via, lembrou o Papa, apenas a dinâmica do Direito não basta para restabelecer o equilíbrio perturbado, é preciso percorrer o caminho da reconciliação e do perdão.

Bento XVI recordou as palavras do
Beato João Paulo II, em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz de 2002, que aconteceu depois dos trágicos atentados de 11 de setembro de 2001: “A verdadeira paz é fruto da justiça, virtude moral e garantia legal que vela sobre o pleno respeito de direitos e deveres e a equitativa distribuição de benefícios e encargos. Mas, como a justiça humana é sempre frágil e imperfeita, porque exposta como tal às limitações e aos egoísmos pessoais e de grupo, ela deve ser exercida e de certa maneira completada com o perdão que cura as feridas e restabelece em profundidade as relações humanas transtornadas”, escreveu João Paulo II.

A obra de evangelização no mundo militar – disse Bento XVI - requer uma responsabilidade crescente, a fim que neste âmbito, haja um anúncio sempre novo, convicto e alegre de Jesus Cristo, única esperança de vida e de paz para a humanidade.

“Vossa particular missão e o zeloso ministro vosso e dos vossos colaboradores, presbíteros e diáconos, favorecem uma renovação geral dos corações, o pressuposto da paz mundial, a qual todos aspiram”, concluiu o Papa concedendo a todos sua benção apostólica.
------------------------------------------
 Restaurada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira  da Paróquia de Aracoiaba. 

+ + + +

 Imagem antes da restauração:

(foto: Lusmar Paz)
--------------
Imagem  depois da restauração:

 Vejam - na íntregra - a matéria que o Pe. Evando, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Aracoiaba, colocou no Blog da Paróquia:

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Aracoiaba, passou por um processo de restauração que trouxe de volta as cores e detalhes originais. De origem francesa, a imagem da Virgem da Conceição que já havia sido pintada e modificada em alguns aspectos. Agora, com a restauração, a imagem recebeu cores originais e uma coroa de rosas sobre a cabeça. A restauração foi um presente de um fiel devoto que gentilmente se empenhou para que este patrimônio histórico, religioso e artístico tivesse a devida atenção. Os fiéis ainda não poderão conferir os detalhes pois a santa só será exposta na festa da padroeira, no final de novembro.



História da Restauração da Imagem de N.Sra. da Conceição da Paróquia de Aracoiaba.

O autor da restauração da imagem chama-se Elísio Holanda Guedes, filho de Francisco Guedes e Simone Pereira Guedes.Nasceu na  cidade de Aracoiaba; atualmente reside na cidade de Fortaleza.
Elísio Guedes é cristão católico, um jovem de oração, apaixonado por Cristo e pela Igreja por Ele fundada,  fiel devoto de Nossa Senhora e Zelador do Apostolado da Oração na cidade de Fortaleza.
Na década de 90, trouxe para a cidade de Aracoiaba 10 Capelinhas de Nossa Senhora Três Vezes Admirável, iniciando na paróquia um movimento mariano de evangelização até hoje em pleno vigor religioso.
Deu forte impulso na restauração do Apostolado da Oração em Aracoiaba em 1992...
Nesse ano, Elísio disse-me que gostaria de restaurar a pintura da imagem do Sagrado Coração de Jesus. Pediu-me também para conversar com o Pe. Evando. Com a aprovação conseguida procurei-o para externá-lo a novidade. Mas, ao repassar a novidade fiz-lhe um pedido: Elísio, está se aproximando a Festa de Nossa Senhora da Conceição, portanto, necessário se faz que seja restaurada a imagem da Padroeira N.Sra. da Conceição.
Ele concordou com a nova sugestão... Acrescentei-lhe ainda:  meu irmão, esta imagem tinha uma coroa de rosas na cabeça, porém, nos anos setenta foi-lhe tirada. Que tal colocá-la novamente. Pedido aceito. 
Aí está a imagem nas cores originais e com a coroa de rosas na cabeça.
Elísio está restaurando a imagem de Nossa Senhora de Fátima, imagem esta que chegou em nossa cidade em 1953, na passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima em Aracoiaba.
Elísio, meu irmão e amigo, Deus lhe pague!
O Pároco e o povo de Aracoiaba agradecem sua valorosa ajuda a sua e nossa paróquia.
Francisco Lusmar Paz
Aracoiaba, 20 de Novembro de 2011.
 



Nenhum comentário: