Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012



Hoje é o dia da
Exaltação da Santa Cruz

                Este dia recorda-nos a descoberta da Santa Cruz, no ano de 320, por Santa Helena, mãe de Constantino. Mais tarde, Cosroas, rei da Pérsia, levou a cruz para o seu país. Heráclio devolveu-a a Jerusalém.
                O cristianismo é uma mensagem de amor. Porquê, então, exaltar a Cruz? Além disso, a Ressurreição, mais do que a Cruz, dá sentido à nossa vida.
                Mas aí está a Cruz, o escândalo da Cruz, de São Paulo. Nós nunca teríamos introduzido a Cruz. Os caminhos de Deus, porém, são diferentes. Os apóstolos rejeitavam-na. E nós também. Quando Clódovis lia a Paixão exclamava: Ah, se eu tivesse estado ali, com os meus francos!
                A Cruz é fruto da liberdade e do amor de Jesus. Não era necessária. Jesus qui-la, para nos mostrar o seu amor e a sua solidariedade com a dor humana. Para partilhar da nossa dor e torná-la redentora.
                Jesus não veio suprimir o sofrimento o sofrimento continuará presente entre nós. Também não veio explicá-lo: continuará a ser um mistério. Veio para o acompanhar com a sua presença.
                Ao contemplar a dor e morte de Jesus, o Santo, o Inocente, o Cordeiro de Deus, não podemos revoltar-nos diante do nosso sofrimento nem diante do sofrimento dos inocentes, embora continue a ser um tremendo mistério.
                Jesus, em plena juventude, é eliminado e aceita a morte para nos abrir o paraíso com a força da sua bondade: «Na plenitude da vida, sendo o nosso guia e exemplo, deu o passo para a morte, porque Ele assim quis. Contemplai, aberto pela força de um Cordeiro, de par em par, o paraíso». (Hino de Laudes).
                Em toda a sua vida, Jesus não fez mais do que descer: na encarnação, em Belém, no desterro. Perseguido, humilhado, condenado. Apenas sobe na Cruz. E nela está elevado, como a serpente no deserto, para que O vejamos melhor, para nos atrair e nos infundir esperança. Pois Jesus não nos salva de fora, como por artes mágicas, mas sim de dentro, partilhando os nossos problemas. Jesus não está na Cruz para nos ensinar como um mestre, com palavras, mas sim para partilhar a nossa dor solidariamente.
                O discípulo, porém, não é de melhor condição que o mestre, diz Jesus. E acrescenta: «Aquele que quiser vir comigo que se renegue a si mesmo, carregue com a sua cruz e siga-me». É fácil seguir a Jesus em Belém, no Tabor. Que bom é estarmos aqui!, dizia Pedro.
                No Getsémani, deixa-se dormir. E logo depois nega-O.
                «Não se vai para o céu, hoje, nem daqui a vinte anios. Vamos quando formos pobres e estivermos crucificados» (Leon Bloy). «Sobe à minha Cruz. Eu ainda não saí dela» (Jesus a São João da Cruz). Não tenhamos medo. A Cruz é um sinal mais, enriquece, não é um sinal menos. O sofrer passa, o ter sofrido a maturidade adquirida na dor não passa mais. A Cruz são dois paus que se cruzam: se ajustarmos a nossa vontade à de Deus, pesa menos. Se beijarmos a Cruz de Jesus, beijamos a nossa, tem fragmento da sua.
                A Cruz aceite não a procurada - tem um grande valor... Disse uma ostra a outra ostra: «Sinto uma grande dor dentro de mim. É pesada e redonda a minha carapaça e faz-me sofrer». A outra ostra replicou-lhe, com astúcia: Bendito seja o céu e a terra e o mar. Eu não sinto nenhuma dor dentro de mim. Sinto-me bem e feliz». Um caranguejo, que ia passando por ali, ouviu-as e disse para a que se sentia feliz: «Pois, sentes-te bem, mas a dor da outra é uma formosa pérola».
                É a ambiguidade da dor. Quem não sofre, fica imaturo, verde. Quem a aceita, santifica-se. Quem a rejeita, amargura-se e revolta-se.

Oração de Santa Cruz"

Esta oração foi encontrada em 1.535 sobre o túmulo de Jesus Cristo e enviada pelo Papa Pio III ao Imperador Carlos V, quando partia para combater os turcos.

"DEUS, todo poderoso, que sofreste a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós, Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim, Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança. Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante. Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo bem. Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo mal. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que eu siga o caminho da salvação. Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes corporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, vós adoro para sempre. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que o espírito maligno e infalível se afaste de mim. Conduzi-me Jesus à vida eterna. Amém. Por todos e em todos os séculos dos séculos. Amém."
-------------------------------------- 

Exaltar a cruz enquanto há tempo

Postado por: michelle


A Palavra de Deus nos convida, irmãos e irmãs, a uma profundidade que vem do Espírito Santo, o qual pode fazer calar a verdade em nossas almas, gerando atitudes concretas que apontam para o mistério dos mistérios, fonte de toda a graça: a Santíssima Trindade!
Em busca de beber da fonte, e talvez ainda marcado pelo medo de se expor, Nicodemos vai ter com Jesus no cair da tarde (cf. Jo 3). Sendo a Luz do mundo, o Senhor não o condena, mas o acolhe em sua procura e miséria para nos revelar o Senhorio no amor que salva! Senhorio que abrange o passado, presente, futuro e toda eternidade!
Jesus é Senhor para aproximar e nos levar ao Céu! Mesmo que, depois de mais dois milênios, Ele tenha de ouvir, até de cristãos: “Mas ninguém veio de lá!” “Ninguém voltou de lá para contar!”. A primeira interrogação pode expressar uma triste distração quanto à Palavra de Deus, enquanto a afirmação segunda pode patentear uma ignorância que precisa ser superada, pois Aquele que só tem palavras de vida eterna veio do Alto, para “lá” (mais a frente será explicada as aspas) retornou e, ao mesmo tempo, continua no meio de nós de diferentes maneiras. Fundou a Sua Igreja como sacramento universal do amor e da verdade que não abandona os amados: “Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem” (Jo 3, 13).
Cristo é ponte de comunhão salvífica, Ele continua na história a se comunicar o Seu plano de amor pelo poder do Espírito Santo! Plano de salvação da Santíssima Trindade para toda realidade criada, tendo o ser humano como o centro e meio de plenificação de todas as coisas no amor: “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu Filho único, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna» (cf. Jo 3,16).
Sabe-se que, no Evangelho de São João, diferente dos Evangelho Sinóticos, utiliza-se pouco a palavra Reino; no lugar desta, encontra-se os conceitos vida ou vida eterna. Par dizer que a comunhão com Jesus pela fé, esperança e amor significa participação real no Reino e certeza de uma vida plena e eterna a partir do tempo: “Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste” (Jo 17, 3). Sim! O Evangelho a ninguém engana! É possível experimentarmos a vida eterna (escatologia presente) já agora, mediante um relacionamento sincero com Ele: a vida eterna que apareceu no nosso meio! Uma graça que não merecemos, mas, por misericórdia, foi conquistada pela entrega total d’Ele por cada um de nós. Um amor oblativo e radical: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna” (Jo 3, 14-15).
O Filho de Deus, não se importou em humilhar-se cada vez mais (cf. Fl 2, 6-11), até o ponto de poder ser comparável àquela antiga serpente de bronze feita por Moisés (cf. Nm 21, 6-11). Tudo isto por força do humilde amor! Ou conceito chave, que encontramos também nas Escrituras, quando se refere ao mistério de Cristo.
Só Jesus poderia revelar a necessidade do Amor Eterno, em se expressar de tantas formas, que chegou a ligar, intimamente, o momento de Sua crucifixão e morte à glorificação-exaltação. Por isso, ensina o Catecismo da Igreja Católica, sem erro: “A Morte de Jesus não foi fruto do acaso, nem coincidência infeliz de circunstâncias várias. Faz parte do mistério do desígnio de Deus…” (CIC nº 599). Projeto de amor que não exclui ninguém e tampouco anula a liberdade humana para que ele se concretize totalmente na vida de cada um.
É verdade que Jesus já fez o “necessário” para a salvação de todos, mas o Seu incansável amor continua a agir mediante a Sua Igreja, ou ainda, por meio de membros do Seu Corpo Místico que, por influxo do Espírito Santo, caminha neste mundo como povo de Deus, rumo à pátria definitiva.

Explicando as aspas, e não só, uma morada Eterna revelada por Quem de “lá” veio, ainda que este “lá”, não seja um lugar geográfico-material no tempo e no espaço, enquanto realidade pós-morte, pois Céu é o jeito glorioso de Deus (cf. CIC nº 2794)! No entanto, o aqui e o agora da decisão de exaltar a cruz e todos demais mistérios de Cristo, com a nossas palavras e vida, não pode, de forma alguma, esperar o juízo particular ou final. O tempo da conversão é agora: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). Exaltado seja a cruz do Senhor! A Ele toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos! Amém!
Padre Fernando Santamaria
Comunidade Canção Nova

------------------------------- 

Contemple a cruz do Senhor

Mensagem do missionário padre Arlon, no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 14 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa "Sorrindo pra Vida" na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.
Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida', você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada, hoje, está em Números 21, 4-9; São João 3, 13-17.

"Meu irmão, levante a cabeça, porque ninguém o ama mais do que Jesus", afirma padre Arlon
Foto: Reprodução/TV Canção Nova


Senhor, que hoje possamos ser tocados pela cruz e experimentar o amor de Jesus que deu a vida por nós. Que essa Palavra entre em nossos corações.

Hoje, comemoramos o dia da Exaltação da Cruz. Esse dia é celebrado, porque a cruz de Cristo foi encontrada no calvário e, nessa mesma data, ela foi exposta para ser contemplada por todo o povo.


No século XIV, não existiam igrejas e todos os cristãos se reuniam em casas para rezar. Mas Deus tocou no coração de uma mulher chamada Helena, mãe do imperador Constantino. Jesus o converte por meio dela, fazendo com que ele decretasse o Cristianismo como religião oficial do Império Romano.


Depois disso, ela sai rumo à Terra Santa junto com o povo para procurar os lugares santos, até que chega ao calvário, onde Jesus e tantos outros foram crucificados. Esse calvário ficava em um monte; aos pés dele, Santa Helena acha muitas cruzes. Ela, então, pede que os doentes comecem a tocar nas cruzes. Logo, uma delas começa a curá-Los. Era a cruz na qual Cristo havia sido crucificado e estava operando milagres.


Diante de várias cruzes, Santa Helena retira aquela cruz e manda construir, naquele lugar, três Igrejas. Essas foram as primeiras Igrejas do Cristianismo, as quais ficaram prontas em 13 de setembro de 335.


Em 14 de setembro, as relíquias da cruz foram expostas para todos, por isso comemoramos, no dia de hoje, a Exaltação à Cruz de Cristo.


O dia de hoje é muito importante, pois nós lembramos que só houve ressurreição, porque houve o calvário, a morte de Jesus. A liturgia nos mostra, a partir dessas duas passagens, a lembrança deste dia.


A primeira leitura diz que o povo morria por causa da mordida da serpente, e é essa mesma serpente que é erguida pela haste que salva o povo. É como um remédio, o veneno é o antídoto.


A haste com a serpente curava o povo da mordida, assim como a cruz da humanidade de Jesus salva a humanidade ferida por Adão. A humanidade do Filho de Deus nos salvou.


Como é bonito entender o mistério da cruz! Jesus precisou estar aqui para nos salvar. O Evangelho de João explica: “Do mesmo modo que Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna.”


A serpente foi erguida no deserto. Para que todos fossem curados, era necessário levantar os olhos para contemplá-la. Assim é conosco, é preciso levantar os olhos para contemplar Jesus. Hoje é o momento de levantarmos nossos olhos para a cruz e lembrar que Ele morreu para nos salvar. Não há prova de amor maior do que essa. Jesus diz: “Ninguém te ama como Eu”.


Você, que se sente sozinho e incapaz, o Senhor cura você nesse momento. Meu irmão, levante a cabeça, porque ninguém o ama mais do que Deus.


Quer ser curado de tudo o que lhe assombra? A primeira coisa a fazer é levantar a cabeça e olhar a cruz de Cristo. Mas não é somente olhá-la e dizer que O ama, é afirmar que você suporta a cruz que hoje tem em sua vida. O Senhor lhe diz: “Você consegue suportá-la.”


“Olhe para a serpente e será curado. Olhe para a cruz e será curado.” Hoje é dia de todos fazerem uma experiência com ela. Olhe para ela, deixe seu olhar ir além. O Senhor morreu por nós, agora é hora de olharmos para a cruz e sentirmos o Seu profundo amor por nós.


Deus nos viu sofrendo, abandonados e mandou Seu Filho para nos salvar. Vejam o tamanho do Seu amor! Entendam o amor que Deus tem por cada um de nós.


“Peço ao Senhor que visite todos os lares, hospitais, presídios. Visite todos que sofrem, fisicamente e espiritualmente, para que se lembrem, nesse momento, do Seu amor. Visite todo o Seu povo, Senhor, e invada, com Seu amor, muitos corações.”


Hoje, a cruz está sendo exaltada na sua vida e o amor de Deus exaltado em sua história, pois é o próprio Senhor quem invade você. Levante a cabeça, você é um filho amado de Deus, recomece a sua vida.


Nós o louvamos, Senhor! Hoje é dia de alegria, porque fomos salvos por Sua cruz. Bendito Seja Deus!

Padre Arlon
Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira



Veja mais:


-------------------------------------------------- 

Mistério da Cruz

"Na Cruz, Cristo conheceu os maiores sofrimentos do mundo.Quando você sofre, Cristo esta muito perto de ti. Confias a Ele os seus sofrimentos! Ele os levará contigo e te aliviará.
Na Cruz, Cristo se identificou com aqueles que sofrem. Descubra os que sofrem em torno de ti. Jesus está presente neles. Vá servi-los! Receberás alegria!
Na Cruz, Cristo perdoa os seus inimigos. Se estás ferido, também tu estas convidado a perdoar e reconciliar com os teus inimigos. Jesus te dará força. Peça e será dado!
Na Cruz, Jesus amou cada um de nós. Se há duvida, peças que Ele mostre seu amor pessoal por ti.
Na Cruz, Jesus entregou sua vida para o perdão de nossos pecados. Entrega teus pecados! Promete que não voltarás a pecar. E tu receberás seu perdão pelo batismo e pelo sacramento da reconciliação. Então experimentaras a alegria da salvação.
Na Cruz, Jesus morreu para abrir o Céu. Reze pelos defuntos que você conhece. Receberás a Esperança na Vida Eterna!
Na Cruz, Jesus entregou sua vida por amor. Se quiseres ser feliz, entrega generosamente tua vida para amar cada dia com Ele!
Jesus ressuscitou. Ele venceu sobre o mal, os pecados e a morte. Se tiveres fracassos, se tem dificuldades para enfrentar o futuro, receba a energia da esperança! Com toda a Igreja, converte em missionário da esperança!.

Nenhum comentário: