Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 29 de junho de 2013













BOM DIA, turma amiga do blog lusmar paz!


Que nós ,nossos familiares e amigos, sejam abençoados com paz e saúde 


nesteDOMINGO, que Deus nos oferece com alegria e muito amor!



Um Feliz "Domingo"e uma abençoada "Semana" para todos nós!





Hoje, Domingo, a Igreja celebra a
Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.
Hoje também, comemora-se
o Dia do Papa,
com pregações e orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência ao Vigário de Cristo na terra, Cabeça da Santa Igreja universal.


-------------------------- 

Evangelho do dia - (Mt 16,13-19)

O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

------------------------------------------------------------ 

Explicação do Evangelho

São Pedro e São Paulo, pilares da Igreja

·         Que maravilha podermos proclamar, celebrar, em uma só festa, esses dois apóstolos admiráveis! Essa é a graça que Deus dá à Sua Igreja, de celebrar esses dois pilares, essas duas colunas no início do Ministério Apostólico.
·         É com toda a alegria do nosso coração que celebramos os apóstolos Pedro e Paulo e também o Dia do Papa, porque ele é o Sucessor de Pedro.
·         Hoje, o Papa Francisco é Pedro para nós na Igreja. Mas que maravilha podermos proclamar, celebrar, em uma só festa, esses dois apóstolos admiráveis! Essa é a graça que Deus dá à Sua Igreja, de celebrar esses dois pilares, essas duas colunas no início do Ministério Apostólico.
·         É claro que conhecemos bem Pedro, porque os Evangelhos narram para nós como esse discípulo foi querido pelo Senhor, como ele foi próximo de Jesus. O Evangelho de hoje nos aponta como Jesus confiou ao apóstolo a Sua Igreja: “Porque tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja”.
·         Já nos diziam os Padres da Igreja: “Onde está Pedro aí está a Igreja de Cristo”. Olhamos, hoje, para a Igreja que tem o seu Papa de número 266. Ao longo de 2 mil anos, ela balançou, foi sacudida, perseguida, mas está firme e forte por causa da proclamação de fé do apóstolo Pedro, o qual disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Proclamemos essa mesma fé e olhemos para Pedro na certeza de que estamos no caminho do Senhor.
·         Paulo foi ardoroso na pregação do Evangelho, converteu-se depois, foi de perseguidor a perseguido por causa do amor de Cristo, e o Evangelho chegou às nações graças a Paulo.
·         Nós olhamos, então, para o carisma; olhamos para toda a pregação que Paulo fez, na fé, e dizemos que a Igreja precisa da unidade na figura de Pedro. Ela precisa ser missionária.
·         Que o Senhor nos ensine a olharmos para esses dois apóstolos e termos neles os nossos referenciais de fé.
·         Deus abençoe você!
·         Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
 ------------------------------------------

Buenos Aires: Estátua do papa Francisco criada pelo artista Fernando Pugliese

Escultura fica na área da catedral onde Francisco rezava missas.
Artista pretende instalar outras imagens em locais relacionados ao papa.



Estátua do papa Francisco criada pelo artista Fernando Pugliese (Foto: Alejandro Pagni / AFP)
Estátua do papa Francisco criada pelo artista Fernando Pugliese (Foto: Alejandro Pagni / AFP)

Uma escultura em tamanho real do papa Francisco, feita de fibra de vidro e resina, foi inaugurada neste sábado (29) na área da catedral de Buenos Aires, onde Jorge Bergoglio rezava a missa diariamente antes de iniciar o papado.
Localizada em uma área fechada ao público, mas que pode ser vista através de grade, a escultura do papa parece sorrir e saúda os fiéis com a mão erguida.
A estátua foi colocada ao lado de outra de dois metros da Virgem de Luján, padroeira da Argentina, que será exibida no Vaticano em fevereiro de 2014.
A iniciativa é parte de um projeto do artista Fernando Pugliese de instalar diferentes esculturas de tamanho natural na via pública e em locais fechados relacionados com a vida de Bergoglio na Argentina.
  •  
Fiéis posam ao lado da estátua do papa Francisco criada pelo artista Fernando Pugliese (Foto: Alejandro Pagni / AFP)Fiéis posam ao lado da estátua do papa Francisco criada pelo artista Fernando Pugliese (Foto: Alejandro Pagni / AFP)
tópicos:
veja também

Um Papa para renovar a Igreja

A Igreja e o mundo foram agraciados com a bela novidade de um Papa que escolheu, como nome e lema do seu pontificado, Francisco.

Quando ficamos todos surpresos e atônitos sem saber a direção que a Igreja iria tomar, após a surpreendente renúncia do Papa Bento XVI, eis que nossos cardeais escolhem para sucedê-lo um cardeal do nosso continente latino-americano, bem perto de nós, a nossa vizinha Argentina.

Eu acompanhei bem de perto todos esses fatos e, por meio do Sistema Canção Nova de Comunicação, ancorei todos estes acontecimentos. Confesso que, naquela segunda-feira de Carnaval, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, eu demorei muito para entender o gesto profético e humilde do Papa Bento XVI, anunciando sua disposição de renunciar à liderança da Igreja Católica.

As especulações eram muitas dentro e fora da Igreja. O Sistema Canção Nova de Comunicação tinha a missão de ser porta-voz oficial da Igreja naquele momento tão conturbado. Não fomos os primeiros a anunciar essa novidade, até demoramos um tempo para entrar no ar e noticiar aquele acontecimento. Cercamos-nos dos cardeais, bispos e autoridades da Igreja para fugirmos das especulações e do sensacionalismo, para darmos a justa direção do que estava acontecendo.

Após o anúncio da renúncia, até a concretização dela, mobilizamo-nos para mandarmos uma equipe a fim de reforçar nossos trabalhos, em Roma, e, assim, levarmos ao nosso público a melhor e mais confiável cobertura desses eventos.

Daqui, dos nossos estúdios do Brasil, eu fazia a mediação entre os acontecimentos em Roma e a repercussão na Igreja aqui e no mundo. O período de Sé Vacante, no qual aguardávamos o início do Conclave e a eleição do novo Papa, foi marcado por fortes especulações, na mídia secular, sobre a divisão do colégio cardinalício e a dificuldade que seria o consenso para se eleger o novo Papa.
Arquivo

Eu não acreditava em nenhuma destas especulações e ainda sabia que o Papa eleito não seria nenhum dos nomes tão sugeridos pela imprensa. Dois dias antes do início do Conclave, o Cardeal Raimundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida, concedeu uma entrevista para nossa equipe, em Roma, e disse a seguinte frase: “Preparem-se para surpresas”. Eu entendi claramente o recado e comecei a estudar os nomes e os perfis de todos os cardeais que faziam parte daquele colégio.

Eu sabia que algo de novo seria anunciado e que, com certeza, seria uma boa nova para todos. O que eu não esperava e, talvez ninguém esperasse, foi a rapidez com que os nossos prelados chegaram a um consenso para eleger o novo Pontífice. Foram menos de 24 horas e três escrutínios para a fumaça começar a sair, meio escura no início, ficando branca em seguida, para que não houvesse qualquer dúvida. Tínhamos um novo Papa!

Cabia a mim entender o anúncio do Cardeal Carmelengo e traduzir para todos quem era o eleito e o nome por ele escolhido. E assim foi anunciado o nome do Cardeal de Bueno Aires, Bergoglio, que se chamaria Francisco.

Confesso que nunca vivi algo tão emocionante e vibrante na minha vida como foi a eleição do nosso querido Santo Padre.

Os primeiros meses de pontificado do Papa Francisco têm sido de um acalento espiritual sem igual. A Igreja respira novos ares. Saímos de um período de indefinição e incerteza para um tempo de renovação e confiança.

Francisco respira e transpira simplicidade e coerência evangélica. Ele não veio para atacar nem condenar ninguém; em espírito de paz e zelo pela Igreja de Cristo, ele está nos fazendo compreender que toda renovação começa por dentro e não por fora.

Seus gestos são simples e proféticos. Sua atuação junto ao povo tem sido carismática e de muita aproximação entre a Igreja e os fiéis. Como é bom ouvir suas palavras e meditar, com serenidade, o alimento espiritual que ele nos traz, a cada dia, com as homilias e as catequeses!

Francisco, a Igreja tinha saudades de Francisco de Assis. Hoje, nós olhamos para você e vemos que o ideal de reconstrução da Igreja, vivido pelo pobrezinho de Assis, deve ser encarnado e vivido por todos nós. Por isso, estamos unidos, de todo coração, a todos os propósitos do seu pontificado. Deus salve nosso Papa Francisco!



Membro da Comunidade Canção Nova


29 de junho é o dia do Papa. Nós pedimos a Deus que abençoe e ilumine os passos deste grande homem escolhido para ser o pastor da Igreja. 
Bendito seja o Papa Francisco!

------------------------ 




Nenhum comentário: