Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Hoje, 11 de fevereiro de 2014 
Dia de Nossa Senhora de Lourdes.


Todos conhecem a maravilhosa história da jovem Bernadete Soubirous, que, aos quatorze anos, indo catar lenha junto às margens do Gave, teve a suprema ventura de contemplar a Santíssima Virgem.



Era Bernadete filha de um pobre moleiro da aldeia de Lourdes, nos altos Pirineus, sul da França, e saíra acompanhada de sua irmã e outra menina. Passava defronte às rochas de Massabielle, quando ouviu de repente um barulho como se fosse a rajada de um vento forte. Olhando para cima, viu na reentrância do rochedo uma senhora de grande beleza, circundada por deslumbrante resplendor.




A visão estava de pé, trajando um vestido e um véu brancos como a neve. Tinha na cintura uma faixa azul, os pés estavam ornados de rosas e segurava um rosário, cujas contas ia passando entre os dedos.


A pequena camponesa, extasiada, caiu de joelhos, tirou o terço do bolso e começou a rezá-lo. Quando acabou a última Ave-Maria, a bela Senhora desapareceu. Esta primeira aparição deu-se a 11 de fevereiro de 1858 e foi seguida por mais dezessete. Da terceira em diante era cada vez maior o número de pessoas que iam contemplar o êxtase da humilde Bernadete, que se transformava, parecendo mais um anjo do céu.

Durante as várias aparições, a mãe de Deus confiou muitos segredos à modesta jovem e numa delas ordenou-lhe que dissesse aos sacerdotes para construírem uma capela naquele local e ali realizassem procissões. Em outra ocasião mandou a menina beber água e se lavar na fonte, mas indicava num lugar da gruta completamente seco. Bernadete curvando-se começou a arranhar o chão duro com os dedos e, de súbito, jorrou água do rochedo.

Finalmente, no dia da Anunciação a piedosa vidente pediu à Senhora que tivesse a bondade de dizer-lhe quem era. A virgem, então, unindo as mãos, respondeu-lhe lançando ao céu um olhar de inefável doçura: - "Eu sou a Imaculada Conceição". E desapareceu.

Bernadete muito sofreu por causa das aparições da Mãe Santíssima, pois foi considerada impostora, injuriada e interrogada pela polícia, que pretendeu impedir os romeiros de se aproximarem da gruta, tornando-se malvista pelas autoridades civis e até mesmo religiosas.

Afinal, as curas milagrosas obtidas com a água da fonte nascida sobre os dedos da santa menina obrigaram as autoridades a ceder, e, a 11 de janeiro de 1862 o bispo de Tarbes autorizou o culto de Nossa Senhora de Lourdes.

----------------------------------------- 


A Mensagem da Virgem.


A Mensagem que a Santíssima Virgem deu em Lourdes, pode ser resumida nos seguintes pontos:


É um agradecimento do céu pela definição do dogma da Imaculada Conceição, que tinha sido declarado quatro anos antes por Pio IX (1854), ao mesmo tempo que assim apresenta Ela mesma como Mãe e modelo de pureza para o mundo que está necessitado desta virtude.
Derramou inumeráveis graças físicas e espirituais, para que nos convertamos a Cristo em sua Igreja.
É uma exaltação às virtudes da pobreza e humildade aceitas cristãmente, ao escolher a Bernadete como instrumento de sua mensagem.
Uma mensagem importantíssima em Lourdes é o da Cruz. A Santíssima Virgem repete que o importante é ser feliz na outra vida, embora para isso seja preciso aceitar a cruz. "Eu também te prometo fazer-te ditosa, não neste mundo, mas no outro"
Em todas as aparições veio com seu Rosário: A importância de rezá-lo.
Importância da oração, da penitência e humildade (beijando o solo como sinal disso); também, uma mensagem de misericórdia infinita para os pecadores e do cuidado com os doentes.
Importância da conversão e a confiança em Deus.



------------------- 

2013


O corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous segundo os médicos que fizeram as exumações


Urna com o corpo de Santa Bernadette em Nevers
Rosto de Santa Bernadette em Nevers

A incorruptibilidade do corpo de Santa Bernadette Soubirous é um dos casos mais assombrosos e estudados pela medicina. Veja nossa página sobre CORPOS INCORRUPTOS clicando aqui 

Nesta semana que se comemora a grande festa de Lourdes (11 de fevereiro) e a festa de Santa Bernadette (18 de fevereiro na França, porém no 16 de abril alhures) é proporcionado voltarmos sobre o caso.

Desde 3 de agosto de 1925, o corpo intacto da Santa se encontra exposto numa urna de cristal na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade deNevers, França. A cidade fica na Borgonha, a 260 km ao sul-sudeste de Paris.

Assim informa uma inscrição ao lado do corpo da Santa na mesma capela:

“O corpo de Santa Bernadette repousa nesta capela desde 3 de agosto de 1925.

Ele está intacto e “como se estivesse petrificado” segundo foi reconhecido pelos médicos juramentados e pelas autoridades civis e religiosas por ocasião das exumações de 1909, 1919 e 1925.

O rosto e as mãos, que escureceram no contato com o ar, foram recobertos com ligeiras camadas de cera, moldadas segundo os modelos recolhidos diretamente.

A posição inclinada para o lado esquerdo foi assumida pelo corpo no túmulo.”

Vejamos, entretanto, o que disseram os médicos responsáveis pelas perícias praticadas sobre o corpo da Santa nas diversas ocasiões mencionadas na inscrição.


Primeira exumação

Em 22 de setembro de 1909, trinta anos após o velório, seu cadáver foi exumado pela primeira vez e o corpo encontrado intacto.

Os Drs. Ch. David e A. Jordan, que conduziram esta primeira exumação, escreveram no relatório da perícia:

“O caixão foi aberto na presença do Bispo e do Prefeito de Nevers, seus principais representantes e diversos religiosos.

“Não notamos nenhum odor.

“O corpo estava vestido com o Hábito da Ordem a que pertencia Bernadette. O Hábito estava úmido.

Veja vídeo
Corpo incorrupto
Santa Bernadette Soubirous
“Apenas a face, mãos e antebraços estavam descobertos.

“A cabeça estava inclinada para a esquerda. A face estava lânguida e branca. A pele estava apegada aos músculos e estes apegados aos ossos.

“As cavidades oculares estavam cobertas pelas pálpebras [...]

“Nariz dilatado e enrugado. Boca levemente aberta e se podia ver os dentes no lugar.

“As mãos, cruzadas sobre o peito, estavam perfeitamente preservadas, bem como suas unhas. As mãos seguravam um terço. Podia se observar as veias no antebraço.

“Os pés estavam enrugados e as unhas intactas.

“Quando o Hábito foi removido e o véu levantado de sua cabeça, pode se observar um corpo rígido, pele esticada [...]

“Seu cabelo estava com um corte curto e bem preso à cabeça. As orelhas estavam em perfeito estado de conservação [...]

“O abdome estava esticado, assim como o resto do corpo. Ao ser tocado, tinha um som como de papelão.

“O joelho direito estava mais largo que o esquerdo.

“As costelas e músculos se observavam sob a pele [...]

“O corpo estava tão rígido que podia ser virado para um lado e para o outro [...]

“Em testemunho de que temos corretamente escrito esta presente declaração, a qual representa a verdade em sua totalidade.

Nevers, 22 de setembro de 1909, Drs. Ch. David, A. Jourdan.” Fonte em inglês -- Fonte em português



Segunda exumação

Em 1919, dez anos depois da primeira exumação, realizou-se uma segunda exumação do corpo de Santa Bernadette, conduzida desta vez pelos Doutores Talon e Comte, com a presença do Bispo da cidade de Nevers, bem como do Delegado de Polícia e representantes da Prefeitura e da Igreja.
Santa Bernadette em seu velório, abril 1879, Nevers
Santa Bernadette em seu velório, abril 1879, Nevers

A situação encontrada foi exatamente a mesma da primeira exumação.

Eis alguns excertos do relatório final do Dr. Comte, sobre esta segunda perícia:

“Deste exame, concluo que permanece intacto o corpo da Venerável Bernadette, esqueleto completo, músculos atrofiados, mas bem preservados; apenas a pele, que estava enrugada, pelos efeitos da umidade do caixão.[...]

“O corpo não estava em putrefação nem decomposição, o que seria esperado como normal, após quarenta anos de seu sepultamento.

“Nevers, 3 de abril de 1919, Dr. Comte” Fonte em inglês -- Fonte em português

Terceira exumação

Por fim, a 18 de novembro de 1923, Sua Santidade o Papa Pio XI assinou decreto reconhecendo a heroicidade das virtudes de Bernadette.

Após a beatificação da Santa, foi efetivada uma terceira exumação em 12 de Junho de 1925. O objetivo era a retirada de “relíquias” de seu corpo. A canonização viria oito anos mais tarde, em 1933.

Sobre esta última exumação, escreveu o Dr. Comte em seu relatório, em termos forenses que por vezes espantam aos leigos, mas que nos permitem medir com exatidão o grau da incorruptibilidade do corpo da vidente de Lourdes:

Santa Bernadette morreu sentada nesta poltrona, museu de St-Gildard, Nevers
Santa Bernadette morreu sentada nesta poltrona, museu de St-Gildard, Nevers
“Eu queria abrir o lado esquerdo do tórax para retirar algumas costelas e então remover o coração, o qual eu tinha certeza que estaria intacto.

“Porém, como o tronco estava levemente apoiado no braço esquerdo, haveria dificuldade em ter acesso ao coração.

“Como a Madre Superiora expressou o desejo de que o coração de Santa Bernadette não fosse retirado, bem como também este era o desejo do Bispo, mudei de ideia de abrir o lado esquerdo do tórax e apenas retirei duas costelas do lado direito, que estavam mais acessíveis.

“O que mais me impressionou durante esta exumação foi o perfeito estado de conservação do esqueleto, tecidos fibrosos, musculatura flexível e firme, ligamentos e pele após quarenta e seis anos de sua morte.

“Após tanto tempo, qualquer organismo morto tenderia a desintegra-se, a se decompor e adquirir uma consistência calcária.

“Contudo, ao cortar, eu percebi uma consistência quase normal e macia.

“Naquele momento, eu fiz esta observação a todos os presentes de que eu não via aquilo como um fenômeno natural.” Fonte em inglês -- Fonte em português

Naquela época foi confeccionada a urna de cristal que guarda o corpo de Santa Bernadette.

As freiras cobriram seu rosto e as mãos com uma camada fina de cera.

Urna com o corpo de Santa Bernadette em Nevers
Urna com o corpo de Santa Bernadette em Nevers
A urna se encontra hoje numa bela capela fora da clausura para que possa ser visitada.

O corpo milagrosamente preservado de Santa Bernadette encoraja os visitantes a imitarem a vida de Santa Bernadette e levarem a sério as mensagens transmitidas pela vidente da Imaculada Conceição.

Fontes: em inglês: http://www.catholicpilgrims.com/lourdes/bb_bernadette_body.htm 
em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernadette_Soubirous

As Aparições de Nossa Senhora em Lourdes

1ª Aparição (11 de Fevereiro de 1858) - A Virgem Santíssima aparece a Bernadete, na cidade de Lourdes, na França. Ela faz o sinal da Cruz e Bernadete a imita.


2ª Aparição (14 de Fevereiro de 1858) - Bernadete provida de água benta, diz: "Se vindes da parte de Deus, aproximai-vos"! A Senhora sorriu inclinando-se e caminhou até a borda da cavidade. "Vinde para nós, boa Mãe!".

3ª Aparição (18 de Fevereiro de 1858) - A Senhora sorriu e disse a Bernadete: "Quer fazer o favor de vir aqui durante 15 dias?" Com a resposta afirmativa, a Santíssima Virgem replicou: "Eu não lhe prometo a felicidade neste mundo, mas no outro"."Ó Mãe, viremos a vós muitas vezes".

4ª Aparição (19 de Fevereiro de 1858) - Uma centena de pessoas assiste ao êxtase da vidente. "Fiquemos também perto de Maria".

5ª Aparição (20 de Fevereiro de 1858) - A Santíssima Virgem ensina a Bernadete uma oração, só para ela. A multidão retira-se impressionada. "Como é bom rezar com a Santíssima Virgem!".

6ª Aparição (21 de Fevereiro de 1858) - A Santíssima Virgem aparece triste. Ela diz a Bernadete: "Reze pelos pecadores". "De todo o coração, rezemos com ela". 

7ª Aparição (23 de Fevereiro de 1858) - A aparição do tríplice segredo, que Bernadete levou para o túmulo. "Nas aparições, vamos a Maria procurar força e consolação". 

8ª Aparição (24 de Fevereiro de 1858) - A Santíssima Virgem diz três vezes: "Penitência! Penitência! Penitência!" E Bernadete repetiu a multidão. "Não o esqueçamos". 

9ª Aparição (25 de Fevereiro de 1858) - A Santíssima Virgem diz à vidente: "Vá beber a fonte e lavar-se". A fonte miraculosa aparece. "Saibamo-nos servir dela". 

10ª Aparição (27 de Fevereiro de 1858) - A Santíssima Virgem diz à Bernadete: "Beije a terra pelos pecadores". A vidente pede a multidão para imitá-la. "Façamos também este ato de reparação".

11ª Aparição (28 de Fevereiro de 1858) - Duas mil pessoas se encontram reunidas em torno da Gruta. Bernadete está mergulhada em êxtase.

12ª Aparição (01 de Março de 1858) - A celeste Senhora notou que Bernadete usava o terço de outrem. A vidente tirou o seu e começou a rezar. "Sejamos fiéis em recitar o terço".

13ª Aparição (02 de Março de 1858) - A Santíssima Virgem diz: Vá dizer aos padres que venham em procissão e construam aqui uma Igreja". "Vamos muitas vezes a Maria".

14ª Aparição (03 de Março de 1858) - A Senhora chama Bernadete pelo nome e insiste: "Diga aos padres que construam aqui uma Igreja". 

15ª Aparição (04 de Março de 1858) - Uma multidão considerável de peregrinos espera um milagre: a roseira irá florir de repente? "Felizes os que crêem sem ter visto".

16ª Aparição (25 de Março de 1858) - Três vezes Bernadete pede: Dizei-me vosso nome, Senhora". Duas vezes, um sorriso foi a resposta. À terceira, a Santíssima Virgem, com as mãos juntas, olha o Céu e diz à menina: "Eu sou a Imaculada Conceição". "É a Mãe de Jesus Confiança".

17ª Aparição (07 de Abril de 1858) - Bernadete, durante a aparição, segura uma vela cuja chama toca os seus dedos sem queimá-los. "Nada pode prejudicar a quem confia na Santíssima Virgem".

18ª Aparição (16 de Julho de 1858) - A Santa Virgem sorri uma última vez à sua filha. Foi o supremo adeus. "Ó Maria, dignai-vos também nos sorri".

---------------------------------------- 

Corpo incorrupto de Santa Bernadete , a vidente que viu e conversou com Nossa Senhora em várias aparições.



Nenhum comentário: