Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 18 de março de 2017

Neste Domingo, dia 19 de Março,a Igreja celebra o Dia de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Padroeiro do Estado do Ceará e Padroeiro da Igreja Universal, solenidade.
--------------------------------------------------------------------
O Dia de São José, celebrado a cada 19 de março, presta homenagem ao padroeiro do Ceará e carrega um significado especial para o sertanejo. Trata-se de um importante marco simbólico e de um dia carregado de tradição e expectativa. A crença popular indica que, se chover até o Dia de São José, o ano será de bom “inverno”, com chuva garantindo a safra e a mesa farta. A fé no santo padroeiro se soma à esperança do agricultor, do vaqueiro, do homem do campo...
-------------------------------------------------- 
Hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono e grande intercessor de todos nós

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.
São José, rogai por nós!
-------------------------------------- 

 ESPECIAL: 




 19 de Março
Solenidade - São José 
 Esposo da Virgem Maria

 Padroeiro da Igreja Universal

Padroeiro do Estado do Ceará...



(Catedral de Fortaleza-CE.)
São José é

o patrono da Igreja Universal, 

dos carpinteiros,


dos pais e
 
 da justiça social.
_______________
Para nós católicos, é também o padroeiro da boa morte, uma 
vez que, muito provavelmente, teve a seu lado no momento
derradeiro, Nosso Senhor e a Virgem Maria.
Nada mais justo para o homem santo, que amou a Deus 
como se fosse seu próprio filho.
___________________ 

O Papa Pio XI, em 08 de dezembro de 1870, proclamou São José Patrono Universal da Igreja, disse: “Entre São José e Deus não vemos e não devemos ver senão Maria, por sua divina Maternidade”. “São José, depois de Maria, é o maior de todos os Santos”.
Em 1956, o Papa Pio XII (1939-1958) instituiu a festa de São José Operário, a ser celebrada em rito duplo de primeira classe no dia 1º de maio, Dia Universal do Trabalho
 ______________________
Oração
Santíssima Trindade, eu Vos ofereço os Corações de Jesus e de Maria, com os Seus merecimentos e o Seu Amor, em nome de São José, para Vos agradecer todos os dons que lhe concedestes, sobretudo por tê-lo feito Pai adotivo de Jesus e Esposo verdadeiro de Maria Virgem.
  
    _________________________ 
O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 08 de setembro de 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.




Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
_______________________________ 
JOSÉ,

“Homem justo, obediente, de fé profunda, inteiramente disponível à 
vontade de Deus.”
__________________________ 
José do Evangelho, o pai legal de Cristo, o esposo puríssimo da mais nobre e alta de todas as criaturas, a Santíssima Virgem Maria. O nome José em hebraico significa: Deus acrescenta ou cumula de bens.
José é o elo entre o Antigo e o Novo Testamento e o último dos patriarcas, que recebeu o dom dos sonhos. A missão de José na história da salvação se constitui em dar a Jesus um nome, fazê-Lo descendente da linhagem de Davi, como era necessário para cumprir as promessas.
José foi alguém que amou, creu e esperou no Messias contra toda esperança. Foi o chefe da modesta família na qual seus contemporâneos puderam constatar a realidade da encarnação do Verbo e descobrir a grandeza das humildes realidade temporais de que Deus se serve para realizar Seu plano.
Nos tempos de hoje sejamos sinais de esperança como São José, porque acreditamos que Deus escolhe para sua obra as pessoas mais adequadas no momento mais justo.
São José, rogai por nós!
________________ 

Um comentário:

Unknown disse...

Aos poucos estaremos publicando novas realidades nesse humilde blog.
Fraternalmente,
Lusmar Paz