ARACOIABA - CEARÁ
Conforme o prometido, aqui estão 74 fotos da Festa Cívica ocorrida no dia 06 de setembro de 2009, em nossa acolhedora cidade de Aracoiaba.
Nosso agradecimento especial ao apoio e ao incentivo recebidos na elaboração desse trabalho, da nossa Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba , Dra. Rosemary Santana Matos; aos fotógrafos e amigos Roberto e Joseni e ao técnico em computação, Sitonir de Oliveira. A esta turma maravilhosa, a gratidão e o reconhecimento de nossa parte.
Palanque Oficial – Expectativa das Autoridades...
Concentração do nosso querido povo aguardando com espectativa a chegada das Escolas...
Nosso povo é convidado ao exercício constante e renovado no campo do “aprendizado”...
Homenagem ao Aniversário de Emancipação Política de Aracoiaba.
Nossa terra Aracoiaba: 119 Anos de história, fazendo história , dentro da história.
Homenagem ao Hino Oficial do Município de Aracoiaba, nossa terra natal, pela Escola Municipal Osvino de Freitas.
Letra e Música do nosso saudoso amigo Prof. Dr. Salomão Alves de Moura Brasil
Vamos acompanhar a riqueza do conteúdo - de maneira sintética - da letra do Hino Oficial de Aracoiaba.
HINO
Hino é uma composição poética e musical patriótica, que é aceita pelo governo de um país, de um estado ou de um município, como a música oficial deste.
O hino também pode ser de espírito patriórico ou religioso, quando escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a um deus ou outra personalidade. Além dos hinos religiosos e patrióticos, existem também os desportivos e outros.Igualmente importante na avaliação dos hinos é a música para a qual se fez a letra. Ao nos referirmos à qualidade da melodia, observamos que algumas são musicalmente superiores a outras. Há nos hinários melodias que são verdadeiras obras de arte, como é o caso do Hino do Município de Aracoiaba.
"Aracoiaba, deu-te o nome, um rio ameno e tão sereno ,a te banhar;"
Essa estrofe enfatiza que o nome do Município de Aracoiaba se originou do nome do Rio Aracoiaba, que banha a região.
"E docemente, canta à sombra, o passaredo, no arvoredo, a te saudar;"
Aqui o autor faz alusão ao significado indígena da toponímia de origem TUPÍ:
ARA=LUGAR
COY=CANTO
ABA=AVES (Aracoiaba=lugar onde as Aves cantam ou lugar do canto das aves, por ser a cidade uma referência singular pelo canto de seus pássaros. Também historicamente fortalece a PRESENÇA indígena na região, enfatizando NOSSAS ORIGENS.
Ó boa terra, de meus pais,
Quem te visita não te esquece mais,
Nos dois primeiros versos do estribilho, Dr. Salomão reforça a hospitalidade do aracoiabense que segundo a tradição é tamanha, que lembra o dito popular regional: “Quem bebe da água do Rio Aracoiaba, jamais esquece e volta”. Isso também é uma alusão e um chamamento aos valores do meio ambiente, lembrando que na origem, as águas não eram poluídas....
E eis o porque do teu valor,
É que ofereces muito mais amor.
Nesses dois últimos versos do estribilho, o autor engrandece a força do AMOR, justificando as razões porque as pessoas ao visitar nossa cidade, sentem vontade de voltar. Dr. Salomão em toda e qualquer ocasião, faz questão de demonstrar que o AMOR é imprescindível na vida.
"A Pedra Aguda,Monolito, Terciário,Legendário,lá no sertão,"
Aqui ele deixa fluir seus altos conhecimentos históricos e geográficos e chama a atenção das Eras Geológicas que marcam e definem a existência histórica de uma região, através do estudo de seu solo. Quando ele fala Legendária, está se referindo às lendas do passado, a cerca da Pedra Aguda e quando diz lá no Sertão, refere-se à localização geográfica da Pedra Aguda.
Como atalaia, é referência, ao viandante, ao navegante, na imensidão;
Nesses três versos, ele se refere ao marco da Pedra Aguda como Ponto de Referência regional não somente para quem circula por terra, mas também como ponto de referência para a Aviação, quando se observa Aracoiaba na imensidão dos ares. Como amante da aviação, ele registrou aqui, sua veia de Piloto.
É o braço forte do teu filho exuberante, que constante,ergue o porvir;
Com esse chamamento, ele convoca a todos para terem coragem de lutar por dias melhores para o nosso povo. É uma forma sutil, discreta e delicada de dizer: “Vamos gente, coragem! Vá em frente, não desista. Eu estou fazendo a minha parte, faça a sua também.
E, corajoso, diz um “Sim!”,Mais uma vez,Com altivez, “Sim!”
Ao progredir.
Aqui é o arremate final de seu exemplo de coragem em que ele deixa fluir seu incentivo a sempre procurar dizer “SIM ao Progredir " e quando tiver que dizer “NÃO”, que seja com sabor de “SIM”.
UMA ESPECIALIDADE DELE.
EXPLICAÇÃO DO HINO DE ARACOIABA:
FONTE DE PESQUISA: ARQUIVOS DE DR. SALOMÃO ALVES DE MOURA BRASIL, AUTOR DO HINO;
RESPONSÁVEL PELA PESQUISA e comentário do Hino: Dra. Rose Mary Santana Matos.
Os fogos anunciam a chegada triunfal do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora, a última Escola a desfilar e a fechar com chave de Ouro, a Festa da Independência na cidade de Aracoiaba.
Ou vc está falando da F1000? Essa é da Ford ano 1994 e só foi fabricada nesse anos, é a chamada “Cabine e meia”, pois tem carroceria das de uma boléia e tem boleia das de carroceria pequena. Mas essa não tem a história igual ao Impala.
F1000 - Carro que pertenceu ao saudoso Dr. Salomão . Comprado em 1994. Desde ano em diante, todas as festas cívicas de 7 de setembro, ele fazia questão de levar as criançinhas nesse seu velho amigo F1000.
Esse carro tem história, pois há 15 fez uso dele para trazer o progresso para a educação no Município de Aracoiaba.
A família GVTista presta uma homenagem a cidade de Aracoiaba , pela passagem dos seus 119 anos de Emancipação Política.
Este pelotão de ex-alunos do GVT levaram às ruas de Aracoiaba, alguns objetos preciosos que estão guardados em nosso museu aracoiabense.
Ex-alunos conduzem objetos do museu...
Este jovem vestido de terno é o filho mais novo de Dr. Salomão, o advogado Dr. João A. de Moura.
Esta criança ao lado do Dr. João é a neta de Dr. Salomão.
Dr. João está conduzindo a espada que pertenceu ao seu pai.
Ao final do Curso de Formação de Oficiais, em formatura solene, os Cadetes da Academia de Polícia Militar, após entregarem seus espadins, recebiam a espada prestando o compromisso do Aspirante-a-Oficial.
(Depoimento na íntegra de Dra. Rosemary)
Imagem de Nossa Senhora, transportada pela ex-aluna Ismênia Firmino.
Essa imagem de Nossa Senhora da Conceição, pertence ao Sr. Luiz Galvão (localidade de Encosta de Dr. Salomão) e foi trazida de Portugal em 1820, por seu avô português. Apesar da família Galvão ser de uma única origem, segundo pesquisa realizada, consta que esta mesma família Galvão espalhada também no no nordeste ,como os do Paraná e RS, se fixaram nessas regiões por ocasião de batalhas, guerras e ciclos do tropeirismo. (Depoimento na íntegra de Dra. Rosemary)
Banda de Música de Aracoiaba - Esta Banda foi fundada pelo Dr. Salomão. Ele tinha um grande carinho por ela. Quando se referia aos seus músicos, ele os chamava de "meninos e meninas de ouro."
O Hino Nacional Original, completou esse ano seu centenário.
Nesta foto, Dra. Rosemary cantou o Hino Pátrio em sua originalidade, em sua primeira letra, defronte ao Palanque oficial.
O gramofone é uma invenção do alemão Emil Berliner de 1887, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano, em contraste com o cilindro do fonógrafo de Thomas Edison. O GRAMOFONE DE NOSSO MUSEU, é datado de 1892 e pertenceu à família Moura Brasil, a que pertencia o Sr. João Moura, pai de Dr. Salomão e que ele trouxe para Aracoiaba (Encosta), quando se casou com Dona Otilia. Na época, era uma grande novidade, um aparelho reproduzir som e foi através desse gramofone, que Dr. Salomão aprendeu a gostar e valorizar a música e a poesia
Queremos agradecer o apoio e o incentivo da nossa prefeita municipal Dra. Marilene Campêlo Nogueira e da Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, Dra. Rose Mary Santana Matos. Agradecemos também a escola Osvino Pereira, pela linda homenagem ao Hino Oficial do Município de Aracoiaba.
Ao povo hospitaleiro de Aracoiaba, a nossa gratidão.
3 comentários:
Lusmar, não era em vão o valor que Dr. Salomão reconhecia em vc. Parabéns é pouco, para se homenagear e reconhecer um trabalho tão árduo e completo como esse do seu blog. Não encontramos palavras a altura, para lhe agradecer as horas que vc se dedicou ao registro dos fatos de nossa história e em especial nesse momento, ao DESFILE CÍVICO DE ARACOIABA EM 2009. QUE DEUS LHE DÊ SAÚDE E PROSPERIDADE, PARA QUE VC POSSA ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM TODOS OS ATOS CÍVICOS DE ARACOIABA.
Muito Obrigado, Rosemary!
É meu dever como filho legítimo de Aracoiaba, colaborar no progresso e no bem-estar do nossos conterrâneos.
Quanto ao trabalho da Festa da Independência, gostaria de tê-lo feito bem melhor, porém o problema de energia nos impediu de publicarmos as melhores fotos.
Mas, tudo bem, o importante é que homenageamos nossos estudantes aracoiabenses com esse humilde trabalho.
Viva Aracoiaba! Viva o povo bom e hospitaleiro de nossa terra!
Deus é um Pai maravilhoso!
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." Fernando Pessoa.
PARABÉNS!!
AS FOTOS POR SI JÁ FALAM O QUE FOI O DESFILE CÍVICO EM ARACOIABA (estou lisonjeado com suas palavras).
Postar um comentário