Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Aracoiaba, meu berço natal!

Meus irmãos, sejam bem-vindos ao meu blog e desfrutem das novidades da cidade e da Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba.


Francisco Lusmar Paz

lusmarpazleite2@hotmail.com

Professor, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão; Zelador do Apostolado da Oração.

CIDADE DE ARACOIABA

Aracoiaba, "Terra onde as aves cantam”, completou no dia 16 de agosto de 2008, 118 anos de Emancipação Política. Prefeita : Dra. Marilena Campêlo Nogueira, reeleita para o mandato de 2009 a 2013.

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – ARACOIABA

Aracoiaba, minha terra natal faz parte da Região do Maciço de Baturité , distante há 75 quilômetros da cidade de Fortaleza - Capital do Estado do Ceará.

A Paróquia da Imaculada Conceição - em Aracoiaba - por ato e provisão de D. Manoel da Silva Gomes, na época, bispo da Diocese de Fortaleza, passou a ser Paróquia no dia 22 de Maio de 1914. Hoje, com 94 anos, continua evangelizando o povo de Deus, tendo a frente o Pároco Pe. Josileudo Queiroz Façanha.

________________

AGRADECIMENTO:

Ao Amigo Jhon Hindaelles, que trabalha na Garagem Digital de Aracoiaba, conhecido por seu vasto conhecimento em informática, sou-lhe grato pela oportunidade em que me apresentou este maravilhoso blog que me leva a divulgar os costumes, a cultura e a religiosidade do povo de Aracoiaba, povo este do qual faço parte com muito orgulho.

A minha gratidão ao Jhon e a todos aos meus professores, que me repassaram conhecimentos no mundo da cultura e da fé.

A todos sou muito grato.

DEDICATÓRIAMães Adotivas.

As minhas tias-mães Geraldina e Maria, que após o meu batismo, germinaram a semente da fé em minha vida com seus exemplos de fidelidade a Deus e a Sua Igreja; pelo amor que elas dedicam a mim e aos meus irmãos, como mães adotivas muito queridas, o meu beijo filial. A elas, mães verdadeiras e mestras da vida em minha vida, a minha profunda gratidão!

DEDICATÓRIA – Aracoiaba, minha terra natal.

Aracoiaba, minha terra querida!

No mapa geográfico, tu és pequena, mas no mapa do meu coração, és grande demais!

A ti, meu berço natal, dedico toda minha afeição, gratidão e carinho!

(Lusmar)


APRESENTAÇÃO

Meus irmãos e irmãs,

Vocês vão encontrar nestas páginas assuntos variados e de maneira especial assunto de cunho religioso vividos na Paróquia da Imaculada Conceição de Aracoiaba.

Respeito com muito carinho os meus irmãos e irmãs de outros credos. Todos nós somos filhos e filhas muito amados por Deus. Se por acaso a minha pessoa ferir alguém com minhas palavras, apresento minhas desculpas de maneira antecipada, pois não as escrevo para atacar ou menosprezar ninguém, e sim, escrevo aquilo que está em consonância com a doutrina da Igreja a qual faço parte: Igreja Católica Apostólica, Romana.

Devemos procurar e alimentar aquilo que nos une e não o que nos divide. Cada um de nós deve viver bem professando a sua religião, respeitando a religião do outro. É o que eu faço e continuarei fazendo. Afinal de contas, somos uma família, a única família de Deus.

Meus irmãos católicos faço minhas as palavras do saudoso Papa João Paulo II: “Se eu errar, corrijam-me!”

____________________

Então, vamos lá!

Inicio meu trabalho tecendo alguns comentários biográficos sobre o Pároco de Aracoiaba.

Pe. Josileudo Queiroz Façanha – Pároco de Aracoiaba

Pe. Josileudo Queiroz Façanha, filho de Jurandir Façanha (in memoriam) e de Maria Joselma Queiroz Façanha , nasceu no dia 05 de maio de 1975. Parte de sua vida foi partilhada com seus pais na localidade de Tapera, Distrito de Aquiraz – Ceará.

Ingressou no Seminário no dia 13 de fevereiro de 1988. Admitido no Curso Maior de Filosofia no ano de 1999 e concluiu o mesmo em 2001. Em seguida foi admitido no Curso Maior de Teologia no antigo Seminário da Prainha – Fortaleza – Ceará, em 2002 e concluiu o mesmo em 2005.

Concluindo o Curso Universitário-Seminarístico, foi ordenado Diácono no dia 22 de dezembro de 2006, pelo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Marques Tossi, cerimônia esta realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Como Diácono foi designado pelo Sr. Bispo para realizar seu estágio diaconal – por seis meses – na cidade de Guaiúba-CE.

Terminado esse estágio retornou a Fortaleza onde recebeu a Ordenação Presbiteral em 24 de novembro de 2007, também pelo Arcebispo Dom José Antônio, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

No dia 14 de fevereiro de 2007, foi nomeado Pároco para a Paróquia da Imaculada Conceição na cidade de Aracoiaba – CE. E aos 16 de Fevereiro do mesmo ano foi empossado nesta mesma Paróquia pelo Bispo Auxiliar de Fortaleza Dom José Luiz.

Pe. Josileudo, um sacerdote jovem, dinâmico, carismático e trabalhador, muito rapidamente conquistou seus paroquianos. Com (02) dois anos de edificante trabalho reestruturou a paróquia dando-a vida no desenvolvimento espiritual e social da mesma, mostrando determinação e competência em suas atitudes frente a sua primeira e nova administração paroquial.

Pe. Josileudo a convite do senhor arcebispo, irá renunciar seus trabalhos paroquiais em Aracoiaba, para estudar “Direito Canônico” – Mestrado na Cidade de São Paulo. Depois viajará, possivelmente, à Itália, onde fará doutorado também em Direito Canônico.

O povo de Aracoiaba só tem a agradecer as sementes plantadas por este homem de Deus que, em tão pouco tempo, evangelizou com muita maestria os irmãos aracoiabenses. Que Jesus, pela intercessão de Sua e nossa Mãe, o abençoe nesta nova etapa de sua vida.

Somos muito gratos ao edificante trabalho pastoral deste jovem sacerdote em nossa terra natal.

Somos muito gratos a Deus por este maravilhoso presente que Ele nos deu por dois anos.

Título de Cidadão Aracoiabense ao Pe. Josileudo

No dia 04 de Dezembro/2008, numa sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores na cidade de Aracoiaba, Pe. Josileudo Q. Façanha, foi agraciado com o título de "Cidadão Aracoiabense", Projeto de Lei de autoria do Vereador Prof. Dr. Salomão Alves de Moura Brasil.

Nossos parabéns ao Dr. Salomão por esta feliz iniciativa e atitude de gratidão e reconhecimento ao nosso pastor Pe. Josileudo, pelos relevantes trabalhos prestados ao povo cristão de Aracoiaba.

_____________________________

NOTÍCIAS – MÊS DE DEZEMBRO – 2008

Estamos em plena Festa da Padroeira Principal de Aracoiaba, Nossa Senhora da Conceição, Mãe de Deus e nossa Mãe! As festividades tiveram início no dia 29 de novembro e seu término dia 8 de dezembro, dia este consagrado e celebrado mundialmente em homenagem a este grande privilégio que Deus deu a Sua Santíssima Mãe, pelos méritos de Seu Filho Jesus.

Imaculada Conceição quer dizer, Maria foi concebida sem mácula, sem mancha, sem o pecado original, toda pura. Afinal de contas ela, como Mãe de Jesus, como Mãe do Filho de Deus, teria que ser honrada com tamanha distinção e inigualável privilégio.

Maria foi uma mulher humanamente falando, igual a todas as mulheres. Mas, como Mãe de Deus, o Criador realizou Nela maravilhas e a elevou acima de todas as mulheres, de todas as criaturas humanas. Ela é especial!

Como prova disto, recorramos ao Evangelho de Lucas que nos relata as palavras de Maria ao chegar à casa de sua prima Isabel: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão de bem-aventurada, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. E Isabel ao receber Maria em sua humilde casa exclamou: Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! E Isabel, ainda acrescentou: Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?Lc 1,43.

Esta expressão “a Mãe do meu Senhor” dita por Isabel, é de uma profundidade explêndida. Tentaremos comentar esta expressão quando estivermos próximos ao Natal, ok?

A Festa-Novenário da Padroeira consta da seguinte programação, todos os dias:

* 4h - Caminhada da Penitência (Rua ou Localidade X ) – Em seguida: Santa Missa – Após a Missa: Café Comunitário.

* 18h30 - Novena na Igreja Matriz... Confissões...

* 19h - Celebração da Santa Missa

* Após a Santa Missa temos a parte social: comidas típicas, apresentações teatrais,bingos, brincadeiras no parque e animações variadas, dependendo da programação do dia.

* No dia 04/12 teremos a presença do nosso Bispo Auxiliar de Fortaleza Dom José Luís que vai presidir a Santa Missa.

* No dia 08/12, receberemos o nosso Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio, que conosco, vai celebrar o Santo sacrifício da Santa Missa.

Tudo isso é motivo de agradecermos a Deus pelas mãos de Nossa Senhora, as festividades religiosas acontecidas em nossa pequena e pacata cidade de Aracoiaba.

________________

_____________________________

Chegada das Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque em Aracoiaba.

Dia 10 / Dezembro às 9h

A TV Século XXI e a Associação do Senhor Jesus, iluminadas pelo Espírito Santo, tiveram a feliz iniciativa de levarem as Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, vidente, confidente, apóstola e propagadora do amor e da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, aos estados e algumas cidades brasileiras, provocando nesses estados e cidades muito sucesso espiritual.

Aracoiaba foi escolhida para receber as relíquias de Santa Margarida Maria.

Agora vamos matar as curiosidades:

O que é "Relíquia"?

Resposta: Consultando de leve o dicionário, o mesmo nos orienta: "Parte do corpo de um santo; qualquer objeto que lhe pertenceu".

Tudo bem. Agora perguntamos:

Adora-se uma relíquia?

JAMAIS!!! Venera-la, SIM!!! Como se venera a foto de uma mãe, de um filho(a), uma namorada(a, uma pessoa amiga muito querida).

Venerar quer dizer: tratar com respeito, tributar grande respeito a uma pessoa ou objeto; reverenciar; prestar culto de veneração.

Adoramos somente a Deus que é nosso Pai e Criador! Adoramos a Jesus presente na Eucaristia, filho de Deus! Adoramos a Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo . Os santos nós veneramos.

A Mãe de Jesus nós a veneramos com profundo carinho filial, acreditamos na sua intercessão junto ao Seu Filho Jesus. Amamos a Mãe de Jesus, confiamos nEla e a temos como Mãe!

OBS.: Algumas pessoas que nos são muito queridas e que são nossos irmãos e irmãs, afirmam que nós católicos adoramos imagens... Não é verdade! Numa outra oportunidade trataremos deste assunto.

A Igreja Católica e as Relíquias:

A Igreja respeita e conserva com amor os lugares aonde viveram os Santos, e, também, os seus restos mortais e objetos que lhes pertenceram na sua peregrinação sobre a terra. Tudo isto, lugares, objetos e restos mortais dos Santos, ajudam-nos a nos lembrar deles, das suas vidas, dos seus exemplos de virtude, da necessidade de também nós trilharmos o caminho da Santidade, de que eles, mesmos no Céu, não nos abandonam, mas ainda estão conosco, nos ajudam e intercedem por nós.

As Relíquias dos Santos tem algo a nos transmitir?

Vamos tentar responder:

Elas conservam em nós a sua piedosa memória, ajudam-nos a mantermo-nos em comunhão com eles, e, também, são instrumentos dos favores divinos através de celeste intercessão destes amigos de Deus. Através do contato com tais relíquias, Deus pode conceder (e concede) graças para o seu Povo ainda peregrino sobre a Terra.

Venerando os Santos, ofendemos a Deus?

Humildemente, respondo:

A Igreja Católica, consciente de que a Santidade do próprio Deus refulge e manifesta-se em seus Santos, venera, admira, e, invoca a intercessão dos mesmos, certo de que este procedimento, - longe de ofender a Deus, - ou de afastar os homens e mulheres dEle, é algo que muito lhe agrada e muito favorece a Vida Cristã.

Enfim, veneremos sempre os Santos e suas relíquias, na certeza de que Deus é admirável nos seus Santos, de que estes são as suas obras primas, e de que, somos chamados a condividir o seu glorioso destino no Paraíso.

Pesquisa: Folheto que foi distribuído na chegada das Relíquias de Santa Margarida em

Fortaleza – CE.


Quem foi Santa Margarida Maria Alacoque?

Pesquisando via internet, e lendo no livro “A Espiritualidade do Coração de Jesus Ontem e Hoje”, do Pe. Roque Scheneider, SJ , encontrei estes relatos nos quais peço sua atenção e paciência em lê-los. Vale a pena conhecer em síntese os grandes momentos da vida desta Santa, para que possamos valorizar com mais intensidade a veneração de suas relíquias.

Santa Margarida Maria Alacoque, nasceu em 22 de agosto de 1647, na Diocese de Autun (França). Desde a mais tenra idade, até a sua adolescência, sofreu as mais duras provações...

Entre 1673 e 1675, esta jovem religiosa da Ordem da Visitação, em Paray-le-Monial, na França, afirmou que o senhor Jesus lhe aparecera em várias ocasiões, mostrando-lhe o seu Coração e queixando-se da frieza e das ingratidões que tantas vezes recebe em troca de seu amor generoso, infinito, de ontem e de hoje.

Na primeira grande revelação, em 27 de dezembro de 1673, festa de São João Evangelista, diante do Santíssimo Sacramento, Jesus revelou a Santa Margarida Maria as maravilhas de seu amor e os segredos conservados em seu Coração até aquela hora.E convidou-a para difundir os tesouros preciosos de seu Coração: “Eu te escolhi para essa tarefa”.

A mais célebre das aparições aconteceu em junho de 1675, durante a oitava de Corpus Christi. Margarida Maria rezava novamente diante do Santíssimo Sacramento, quando Jesus lhe revelou a profundidade dos seus sentimentos: “Eis o Coração que tanto amou os homens, a ponto de exaurir-se para demonstrar-lhes seu amor. Em troca, recebo desprezos e ingratidões da maioria deles...” Jesus pediu-lhe também, naquele momento, que fosse estabelecida uma festa para honrar seu Coração: a sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento, comungando nesse dia e buscando desagravá-LO com atos fervorosos.

Santa Margarida , porém, enfrentaria diversos obstáculos na propagação das revelações feitas a ela por Nosso Senhor. Não tardou que fossem levantadas críticas e colocadas em dúvida as suas experiências místicas. Submetida às mais duras provações e intensas humilhações, Deus enviou ao mosteiro um santo sacerdote que, a princípio passou a estudar minuciosamente os fenômenos relatados. Posteriormente, tornar-se-ia o propagador e apóstolo do Sagrado Coração de Jesus: Padre Cláudio de La Colombiere.

Pe. Cláudio La Colombière nasceu em 1641 e faleceu em 1682. Foi sacerdote Jesuíta e ficou conhecido como o apóstolo do Sagrado Coração de Jesus.

Contemporâneo de Santa Margarida Maria, compreendeu-a de imediato, buscando ajudá-la em todos os momentos, especialmente diante das incompreensões e dificuldades interiores e exteriores, para levar em frente a missão que o Senhor lhe confiara. Alguns meses antes de conhecê-lo, o Senhor dissera a Margarida Maria: “Enviar-te-ei um servidor e perfeito amigo que te ensinará a conhecer-me e a abandonar-te a mim.”

Em fins de 1675, quando o Pe. La Colombière visitou o convento pela primeira vez, Margarida sentiu que o Senhor lhe dizia: “Este é aquele que te envio”, e pouco mais tarde lhe indicava de maneira clara: “Dirigi-te a meu servo Pe. La Colombière, e diz-lhe de minha parte que faça todo o possível para estabelecer no mundo esta Devoção, agradando assim a meu Coração”.

Margarida Maria comunicou tudo isso ao preclaro diretor. Na sexta-feira seguinte, 21 de junho de 1675, juntamente com Margarida Maria, o padre se consagrou ao Coração de Jesus. Daí para frente, enfrentando obstáculos, sofrendo humilhações, os dois apóstolos se empenharam numa causa comum: a difusão da nova espiritualidade; a devoção ao Coração de Jesus.

A dimensão reparadora é assumida, de imediato, sob diversas modalidades. Organizam-se adorações ao Santíssimo Sacramento, novenas, comunhões, jejuns, sacrifícios e penitências, buscando consolar e reparar ao Cristo que sofre no Jardim das Oliveiras, na paixão, na morte do Calvário.

No conturbado panorama da França convulsionada, as ofensas a Deus e as hostilidades à Igreja clamavam por expiação. A pessoa de Jesus, alvo de tantos pecados, passou a ocupar o centro do culto ao Sagrado Coração, mais do que nunca.

A dimensão de “desagravo” é de tendência dolorista, segundo os estudiosos do assunto. Um longo período na história da Igreja em que o Cristo sofrido, ultrajado pelas ingratidões e pecados do mundo, deve ser desagravado.

Em nossos dias como está a “dimensão reparadora”?

Atravessando os séculos, a dimensão reparadora receberá novo enfoque após o Concílio Vaticano II, concentrando-se no Cristo que sofre na pessoa dos pobres, dos famintos e injustiçados, feridos em seus direitos fundamentais.

Vejamos as Doze Promessas do Coração de Jesus à Humanidade, por meio de Santa Margarida Maria de Alacoque.

Quanto a estas Doze célebres e tão difundidas promessas, convém esclarecer: o texto delas é resultado do esforço de resumir em poucos parágrafos o conteúdo das diversas promessas que santa Margarida Maria entendeu que o Senhor lhe havia comunicado, durante vários anos:

  1. Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado de vida.
  2. Estabelecerei e farei reinar a paz em suas famílias.
  3. Serão por mim consolados em todas as suas aflições.
  4. Serei para eles refúgio seguro durante a vida e, de modo especial, na hora da morte.
  5. Lançarei bênçãos abundantes todos os seus trabalhos e empreendimentos.
  6. Os pecadores encontrarão em meu Coração uma fonte inesgotável de misericórdias.
  7. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.
  8. As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.
  9. Minha bênção descerá sobre as casas em que estiver exposta e for honrada a imagem de meu Coração.
  10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  11. As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes inscritos para sempre em meu Coração, e jamais serão apagados.
  12. A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos darei a graça da penitência final e da salvação eterna.

Convite ao Desagravo e Reparação ao Sagrado Coração de Jesus

Conforme o livro “A Grande Promessa”, Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, mostrando o seu Coração magoado pelas ofensas da humanidade.

Para reparação desse Coração, tudo de que formos participar deveremos oferecer em expiação e reparação ao Sagrado Coração (ex. missa, terço, reunião, comunhão etc) Veja a Oração de Reparação:

ORAÇÃO DE REPARAÇÃO

Divino Coração de Jesus, eu Vos ofereço, pelo Imaculado Coração de Maria, este(a) .................................. em expiação e em reparação de todas as ofensas com que a humanidade não cessa de Vos ultrajar. Amém!


OBS.:

Quem quiser conhecer mais e melhor a “Grande Promessa” de Jesus a Humanidade por meio de Santa Margarida Maria de Alacoque, procurar adquirir o livreto: “ A Grande Promessa” de Frei Salvador do Coração de Jesus. Esse livreto poderá ser encontrado nas lojas católicas: Ave Maria; Vozes; Paulus; Paulinas; Rainha dos Corações; Canção Nova; Comunidade Shalon, etc.

Quem quiser conhecer “A Espiritualidade do Coração de Jesus ontem e hoje”, do Pe. Roque Schneider, SJ – Edições Loyola, procurar nas lojas mencionadas acima e noutras lojas católicas. Este livro é muito bom para o pessoal que faz parte do Apostolado da Oração.

______________________

NOVIDADE NA PARÓQUIA:

Hoje às 9h estará sendo realizado o Sacramento do Matrimônio para mais de 50 casais. Esta cerimônia é conhecida como “Casamento Comunitário”. É uma cerimônia muito bonita.

Aracoiaba, 07 de Novembro de 2008.

Nenhum comentário: