Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 13 de junho de 2009

12 Junho 2009 - por cantodapaz

semente de mostarda evangelho comentado igreja catolica jesus cristo nossa senhora

SEMENTES DE MOSTARDA

"Jesus dizia: “O reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele durma ou vigie, de dia ou de noite, a semente germina e cresce sem que ele saiba como. É por si mesma que a terra dá fruto, primeiro vêm as folhas, depois a espiga, em seguida o grão que enche a espiga. Quando o trigo está maduro, mete-lhe logo a foicinha, pois é tempo da colheita”. Dizia ainda: “Com que vamos comparar o reino de Deus, ou em que parábola vamos representá-lo? É como o grão de mostarda que, na semeadura, é a menor de todas as sementes da terra. Mas, depois de semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças. Estende ramos tão grandes que os passarinhos podem abrigar-se à sua sombra”.

COMENTÁRIO

Mais uma vez nos encontramos com Jesus ensinando através de parábolas. No Evangelho de hoje, Jesus compara o Reino de Deus com a semente que cresce sem que se perceba. Fala da pequenina semente de mostarda, que ao germinar se transforma numa árvore enorme, capaz de acolher muitos pássaros em seus galhos.

Um antigo ditado diz que a parábola é como o fino pavio de uma vela: aparentemente não tem nenhum valor, mas, por mais fraca que seja a sua luz, ela nos ajuda a descobrir um tesouro. Jesus sabia muito bem como adaptar seus ensinamentos através das parábolas. Sua linguagem era inculturada, popular.

Suas palavras eram facilmente assimiladas, até mesmo pelo mais humilde dos ouvintes. A grande preocupação de Jesus era a de fazer-se entender. Conseguiu atingir seu objetivo, pois sua linguagem era o próprio dia a dia daquelas pessoas. Eram agricultores, moradores da área rural, habituados ao plantio. As palavras de Jesus moldavam-se ao quotidiano daquele povo.

Precisamos imitar este exemplo de Jesus. O evangelizador tem que ter extrema preocupação com seu ouvinte. Precisa conhecê-lo profundamente. Saber dos seus gostos, seus costumes, seu modo de se expressar, para então, falar e ser entendido. Caso contrário, jamais vai despertar entusiasmo, jamais se fará entender.

Ao comparar as sementes que o homem joga na terra, que germinam, crescem e se transformam em enormes árvores, sem que o agricultor saiba como tudo isso acontece, Jesus quer mostrar que o Reino de Deus tem seu ritmo próprio de desenvolvimento, independente da preocupação humana.

Por tudo isso, não importa como irão se desenvolver as sementes que plantarmos. Nossa preocupação deve estar dirigida para o plantio. Semear é a parte que compete a nós. Nosso trabalho se resume em arar, remexer, afofar os corações ressecados e empedrados. Uma vez plantada, lá no íntimo, a palavra do Reino desenvolve-se e frutifica de maneira misteriosa e silenciosa.

Resumindo: preparar terrenos é a parte mais difícil dessa nossa tarefa diária. O processo exige conhecimento e um cuidado todo especial com o local do plantio. Já sabemos que o solo não pode estar duro e empedrado. O segredo é eliminar toda acidez e adubar com muita oração. Seguindo rigorosamente essas instruções, um dia veremos os frutos.

Os resultados virão no tempo certo. Lentamente a semente germina e transforma o terreno e a paisagem. Primeiro vêm as verdes folhas da esperança. Em seguida aparecem as primeiras espigas que irão abrigar os milhares de grãos da certeza. Quando estiverem maduras, é hora da colheita, é hora de levar à mesa os frutos.

E aí, incansável evangelizador, o brilho de seus olhos diante da alegria ao observar as maravilhas de Deus, presentes na vida dos irmãos, será a sua recompensa!

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br - autor)

Um comentário:

lan house disse...

Todos os dias nos encontramos com, coisas adversas a nossa condições como homem, e neste caminho temos que nos apegar a uma ser maior que nos coloque em condições de igual para igual a seu ponto de origem e condições, seja qual for estas dificuldades, ele nos guará em uma passada solida e voz firme onde outro homem não permito por Deus será capaz de ver e seguir seus passos a pondo que o caminho se faça de um homem só, sobre todas as rochas ele estará presente e sua palavra será seguida por todos que nele vivem, conseguindo atingir seu objetivo e vencer suas adversidades, precisamos caminha neste caminho de Deus para que seu filho seja Reconhecido e glorificado a cima de todas as injustiça do povo que muito vivem esquecido de seu nome. Plante esta semente e deixa-a brota e crescer no meio de todos, para que assim possa expressar sua vontade junto a o pai. Obrigado amigo por tudo, jovem.