Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 24 de janeiro de 2010

3º Domingo do Tempo Comum - Liturgia da Santa MIssa / Descobrir o Rosto de Cristo no mundo digital, pede Bento XVI / Mensagem para o 44º Dia das Mundial das Comunicações - 2010 / Carta do Papa ao Presidente do Haiti, René Préval / Papa saúda novo Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia / Carta do Papa ao Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Louis Kébreau / Cruzeiros levam fé ao alto-mar. / Um abençoado "domingo" e uma "Semana" com Paz e Saúde para todos!!! Fraternalmente, Lusmar Paz - Aracoiaba - Ceará.

LITURGIA DA SANTA MISSA 

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM







Primeira leitura (Neemias 8,2-4a.5-6.8-10)
Domingo, 24 de Janeiro de 2010
3º Domingo do Tempo Comum


Leitura do Livro de Neemias:

Naqueles dias, 2o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.
3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.
4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim.
5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé.
6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!”
Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei.
10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 
Salmo (Salmos 18B)
— Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
— Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.
— Os preceitos do Senhor são precisos,/ alegria ao coração./ O mandamento do Senhor é brilhante,/ para os olhos é uma luz.
— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.
— Que vos agrade o cantar dos meus lábios/ e a voz da minha alma;/ que ela chegue até vós, ó Senhor,/ meu Rochedo e Redentor!

 
Segunda leitura (1º Coríntios 12,12-14.27)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
14Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros.
27Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 1,1-4; 4,14-21)
Domingo, 24 de Janeiro de 2010
3º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!







 Com a força do Espírito, Jesus voltou para a Galiléia, e sua fama correu por toda a região. Ensinava nas sinagogas deles e era elogiado por todos. Chegou a Nazaré onde se tinha criado. Segundo seu costume, entrou num sábado na sinagoga e se levantou para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, deu com a passagem onde se lia: …
jesus passagem sinagoga igreja catolica canto da paz boa nova
… O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar aos aprisionados a libertação, aos cegos a recuperação da vista, para pôr em liberdade os oprimidos, e para anunciar um ano da graça do Senhor. Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Os olhos de todos os presentes na sinagoga se fixaram nele. Então começou a falar-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.”

COMENTÁRIO
Mais uma vez nos encontramos para falar de paz e das lutas por liberdade, por justiça e contra todo tipo de opressão. O evangelho de hoje fala exatamente sobre essas coisas. Podemos dizer que Jesus iniciou sua vida pública neste evangelho.
Jesus entra na sinagoga, lê um trecho da Sagrada Escritura, escrito pelo profeta Isaias (61,1-2) e ao terminar a leitura diz: "Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura". Com essas palavras, Ele afirma que veio para libertar. A salvação se torna presente, através de Jesus.
Durante a celebração religiosa, na sinagoga, faziam-se duas leituras: uma da lei e outra dos profetas. Qualquer um dos participantes poderia oferecer-se para fazer uma leitura. Jesus ofereceu-se, levantou-se, escolheu esta passagem do profeta Isaias e fez a leitura.
Jesus iniciou a leitura, com estas palavras: "O Espírito do Senhor me consagrou para anunciar a Boa Nova aos pobres". Já pensou? Boa nova para os pobres? O que pode ser uma boa notícia para os pobres? Anunciar o que para esses marginalizados, sem alimentos, sem saúde, sem dignidade, sem nada?
Realmente, será que Jesus teria algo de bom para anunciar aos indigentes das praças e viadutos, aos idosos e menores abandonados? Que boa notícia poderia ter para os favelados, aposentados e desempregados?
A Boa Notícia para todos os excluídos chama-se inclusão, aceitação, amor, libertação. Jesus é a própria Liberdade, Ele veio para libertar-nos de tudo que nos separa de Deus e dos irmãos. Libertar-nos do egoísmo e da ganância que geram pobreza, divisão, opressão e violência.
Muitos ficaram entusiasmados com Jesus, porém poucos acreditaram em suas palavras e se escandalizaram com tudo que viam e ouviam. Era muito difícil acreditar no carpinteiro que se transformara no Messias. Se fosse hoje, acreditaríamos?
Imagine aquele amigo de infância, que freqüentou a mesma escola e que dividiu conosco os mesmos brinquedos. De repente cresceu e agora se apresenta como o libertador dos oprimidos, aquele que tem o poder de devolver aos cegos a visão. Dá para acreditar?
Para aquelas pessoas, certamente foi uma prova muito difícil. Nós somos privilegiados, nossa geração é privilegiada, pois não fomos submetidos a esse teste. Já encontramos tudo pronto.
Nascemos dois mil anos depois. Nesse intervalo, Jesus já nos deu milhares de provas do seu amor e do seu poder, por isso, só não vive suas Palavras e não acredita, quem não quer.
Nós temos provas evidentes, por isso seremos também mais cobrados. Mesmo assim, apesar de tantas provas, milhares e milhares não acolhem Jesus, não vão ao seu encontro, não vivem suas Palavras, não lutam por dignidade e justiça, nem promovem a paz.
Jesus identificou sua missão através da Palavra de Deus. Nós também precisamos fazer o mesmo. Evangelizar os pobres de espírito, libertar os oprimidos pela sociedade, remir os prisioneiros das superstições e tradições, recuperar as vistas daqueles que não querem enxergar e proclamar a Boa Nova a todos os povos.
Essa tarefa é nossa, esta é a missão de cada um dos seguidores de Jesus.
(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  - autor: Jorge Lorente)

Descobrir o rosto de Cristo

 no mundo digital, 

pede Bento XVI


Bento XVI diz que sacerdotes devem colocar os novos meios de comunicação a serviço da Palavra

"Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo".


É isso que aponta Bento XVI em sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações, com o tema O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra. O Dia Mundial das Comunicações será celebrado em 16 de maio.


O texto foi apresentado durante uma coletiva realizada na manhã deste sábado, 23, na Sala de Imprensa da Santa Sé. O encontro foi conduzido pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Cardeal Claudio Maria Celli, e o secretário do mesmo Conselho, monsenhor Paul Tighe.


O Papa destaca que as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias nos meios de comunicação "tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal".


Ao lembrar que a tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Bento XVI indica: "De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: 'Ai de mim se não anunciar o Evangelho!' (1 Cor 9,16)".


Uma nova fase



Com a difusão crescente das novas tecnologias, o Santo Padre explica que o sacerdote se encontra perante o limiar de uma "história nova".


Por isso, seria preciso multiplicar os esforços para colocar os novos meios ao serviço da Palavra, não apenas como um espaço a ser ocupado, mas em que "o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da 'rede'".


Ao se valer do mundo digital para expressar que o amor de Deus não é uma teoria do passado, mas uma realidade concreta, o sacerdote deveria oferecer às pessoas os sinais necessários para reconhecer o Senhor.


Além disso, as novas tecnologias representariam uma oportunidade valiosa para levar a Palavra aos não crentes.


"Uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contato com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas".


Por fim, Bento XVI pergunta: "não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço - como o 'pátio dos gentios' do Templo de Jerusalém - também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?". E pede aos sacerdotes:  "Aproveiteis com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna".


Sábado, 23 de janeiro de 2010, 10h28

Mensagem 

para o 44º Dia Mundial

das Comunicações - 2010


Vatican Information Service



O sacerdote e a pastoral no mundo digital:
os novos media ao serviço da Palavra


Queridos Irmãos e Irmãs,





O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais - "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra" - insere-se perfeitamente no trajeto do Ano Sacerdotal e traz à ribalta a reflexão sobre um âmbito vasto e delicado da pastoral como é o da comunicação e do mundo digital, que oferece ao sacerdote novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra. Os meios modernos de comunicação fazem parte, desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se expressam, entrando em contato com o seu próprio território e estabelecendo, muito frequentemente, formas de diálogo mais abrangentes, mas a sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal.


A tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus encarnada, e comunicar a multiforme graça divina portadora de salvação mediante os sacramentos. Convocada pela Palavra, a Igreja coloca-se como sinal e instrumento da comunhão que Deus realiza com o homem e que todo o sacerdote é chamado a edificar n’Ele e com Ele. Aqui reside a altíssima dignidade e beleza da missão sacerdotal, na qual se concretiza de modo privilegiado aquilo que afirma o apóstolo Paulo: "Na verdade, a Escritura diz: "Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido". [...] Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como hão-de invocar Aquele em quem não acreditam? E como hão-de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão-de pregar, se não forem enviados?" (Rm 10,11.13-15).


Hoje, para dar respostas adequadas a estas questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: "Ai de mim se não anunciar o Evangelho!" (1 Cor 9,16). Por conseguinte, com a sua difusão, não só aumenta a responsabilidade do anúncio, mas esta torna-se também mais premente reclamando um compromisso mais motivado e eficaz. A este respeito, o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma "história nova", porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra.
Contudo, a divulgação dos "multimídia" e o diversificado "espectro de funções" da própria comunicação podem comportar o risco de uma utilização determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado. Ora, aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas "vozes" que surgem do mundo digital, e anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese.


Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios - adquirido já no período de formação - com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor. No impacto com o mundo digital, mais do que a mão do operador dos media, o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da "rede".


Também no mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual. De fato, a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que "Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros" [Bento XVI, Discurso à Cúria Romana na apresentação dos votos de Natal: "L’Osservatore Romano" (21-22 de Dezembro de 2009) pág. 6].


Quem melhor do que um homem de Deus poderá desenvolver e pôr em prática, mediante as próprias competências no âmbito dos novos meios digitais, uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequadamente o futuro? A tarefa de quem opera, como consagrado, nos media é aplanar a estrada para novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contato humano e a atenção às pessoas e às suas verdadeiras necessidades espirituais; oferecendo, às pessoas que vivem nesta nossa era "digital", os sinais necessários para reconhecerem o Senhor; dando-lhes a oportunidade de se educarem para a expectativa e a esperança, abeirando-se da Palavra de Deus que salva e favorece o desenvolvimento humano integral. A Palavra poderá assim fazer-se ao largo no meio das numerosas encruzilhadas criadas pelo denso emaranhado das auto-estradas que sulcam o ciberespaço e afirmar o direito de cidadania de Deus em todas as épocas, a fim de que, através das novas formas de comunicação, Ele possa passar pelas ruas das cidades e deter-se no limiar das casas e dos corações, fazendo ouvir de novo a sua voz: "Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).
Na Mensagem do ano passado para idêntica ocasião, encorajei os responsáveis pelos processos de comunicação a promoverem uma cultura que respeite a dignidade e o valor da pessoa humana. Este é um dos caminhos onde a Igreja é chamada a exercer uma "diaconia da cultura" no atual "continente digital". Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descurando uma atenção particular por quem se encontra em condição de busca, mas antes procurando mantê-la desperta como primeiro passo para a evangelização. Efetivamente, uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contato com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas. Do mesmo modo que o profeta Isaías chegou a imaginar uma casa de oração para todos os povos (cf. Is 56,7), não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço - como o "pátio dos gentios" do Templo de Jerusalém - também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?
O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão global, todo o mundo digital representam um grande recurso, tanto para a humanidade no seu todo como para o homem na singularidade do seu ser, e um estímulo para o confronto e o diálogo. Mas aquelas apresentam-se igualmente como uma grande oportunidade para os crentes. De fato nenhum caminho pode, nem deve, ser vedado a quem, em nome de Cristo ressuscitado, se empenha em tornar-se cada vez mais solidário com o homem. Por conseguinte e antes de mais nada, os novos media oferecem aos presbíteros perspectivas sempre novas e, pastoralmente, ilimitadas, que os solicitam a valorizar a dimensão universal da Igreja para uma comunhão ampla e concreta; a ser no mundo de hoje testemunhas da vida sempre nova, gerada pela escuta do Evangelho de Jesus, o Filho eterno que veio ao nosso meio para nos salvar. Mas, é preciso não esquecer que a fecundidade do ministério sacerdotal deriva primariamente de Cristo encontrado e escutado na oração, anunciado com a pregação e o testemunho da vida, conhecido, amado e celebrado nos sacramentos sobretudo da Santíssima Eucaristia e da Reconciliação.
A vós, queridos Sacerdotes, renovo o convite a que aproveiteis com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna. Que o Senhor vos torne apaixonados anunciadores da Boa Nova na "ágora" moderna criada pelos meios atuais de comunicação.
Com estes votos, invoco sobre vós a proteção da Mãe de Deus e do Santo Cura d’Ars e, com afeto, concedo a cada um a Bênção Apostólica.
Vaticano, 24 de Janeiro - dia de São Francisco de Sales - de 2010





Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias


Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Carta do Papa ao presidente 

 do Haiti,

René Préval


Vatican Information Service, com tradução de CN Notícias




A Sua Excelência, o Senhor René Préval,
Presidente da República do Haiti




Tenho acompanhado, com profundo pesar, o terremoto que atingiu tragicamente o vosso amado país. Quero assegurar a Vossa Excelência a minha profunda simpatia e a minha fervorosa oração por todos os afetados por esta terrível catástrofe. Peço que Deus acolha na paz do seu Reino todos os que morreram no terremoto e dê conforto às suas famílias que, muitas vezes, não puderam oferecer uma supultura digna aos seus entes queridos. Peço também para que o espírito de solidariedade habite cada coração e que mantenha a calma nas ruas, a fim de que a generosa ajuda que chega de todos os países forneça alívio para todos e que as pessoas, hoje, experimentem o conforto de saber que toda a comunidade internacional está tomando iniciativas práticas.


Aprecio vivamente o empenho de todos aqueles que, haitianos e estrangeiros, às vezes arriscando suas vidas, fazem todos os esforços para localizar e resgatar os sobreviventes. Agradeço a todos de coração. Eu quero assegurar a Vossa Excelência que a Igreja Católica, através das suas instituições, continuará, além da emoção despertada, juntamente com as pessoas afetadas por esta catástrofe e com toda a extensão de suas forças, a ajudar na busca de oportunidades em um futuro em aberto.


Como prova de carinho por todos, ofereco de coração a toda a população do Haiti uma particular Bênção Apostólica.


Dado no Vaticano, aos 16 de janeiro de 2010.



Sábado, 23 de janeiro de 2010, 15h54

Papa saúda 

novo Patriarca 

 da Igreja Ortodoxa Sérvia




O novo Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Sua Santidade Irinej

O recém-eleito Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia, Sua Santidade Irinej, recebeu uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI.


"Fiquei contente ao saber de sua eleição como Patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia e rezo para que o Senhor possa conceder-lhe abundantes dons da graça e sabedoria para o cumprimento de suas altas responsabilidades no serviço da Igreja e do povo que lhe foi confiado", deseja o Papa em seu texto.


O Santo Padre lembrou o trabalho do Patriarca Pavle I, antecessor de Irinej, falecido em 15 de novembro do ano passado.


"Sinto-me levado a expressar o meu apreço pelo seu exemplo de fidelidade ao Senhor e de seus muitos gestos de abertura em relação à Igreja Católica".


O Papa também deixou claro que a Igreja Católica continua comprometida nas relações fraternas e no diálogo teológico, "a fim de que os obstáculos que ainda impedem a plena comunhão entre nós possam ser superados".




Quem é Irinej?


O anúncio da eleição de Irinej aconteceu nesta sexta-feira, 22, após a reunião do Conselho Eclesiástico Eleitoral, em Belgrado, na Sérvia. O novo Patriarca será o 45º sucessor de Santo Sava.


Irinej será empossado amanhã, na Catedral de Belgrado. Seu título oficial a partir de então será Arcebispo de Pec, Metropolita de Belgrado-Karlovac e Patriarca sérvio.


Irinej nasceu em 1930 na aldeia de Vodova, próximo a Cacak, na Sérvia Ocidental. Foi seminarista em Prizren, no Kosovo, e fez faculdade e pós-graduação em teologia, primeiramente em Belgrado e depois em Atenas.


Como religioso, exerceu os cargos de professor no Seminário de Belgrado, diretor da escola monástica do mosteiro de Ostrog em Montenegro, reitor do seminário em Prizren e, em 1975, foi eleito bispo diocesano de Nis, na Sérvia, berço do Imperador Constantino, o Grande.


Carta do Papa 

 ao Arcebispo 

 de Porto Príncipe,

Dom Louis Kébreau


Vatican Information Service, com tradução de CN Notícias

A Dom Louis Kébreau,



Arcebispo de Cap-Haïtien e



Presidente da Conferência Episcopal do Haiti







Tenho acompanhado, com profundo pesar, o terremoto que atingiu duramente a capital do país. Quero assegurar a minha proximidade espiritual e minha fervorosa oração por todas as pessoas afetadas por esta catástrofe. Peço que Deus acolha na paz do seu Reino todos os que morreram no terremoto, especialmente o Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot, que compartilhou o destino de muitos de seus fiéis, incluindo sacerdotes, consagrados e seminaristas. Nestas horas de escuridão, invoco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a fim de que ela se faça Mãe da ternura, e que ela saiba direcionar os corações para que a solidariedade esteja acima do isolamento e do "cada um por si".


Felicito-me com a rápida mobilização da comunidade internacional, unanimemente comovida pela situação dos haitianos, assim como a de toda a Igreja, através das suas instituições, que não deixará de auxiliar no socorro de emergência e reconstrução paciente das áreas devastadas.


Como um símbolo de carinho e conforto espiritual, ofereço de coração a todos os pastores e fiéis da Igreja no Haiti que estão sofrendo uma especial Bênção Apostólica.


Dado no Vaticano, aos 16 de janeiro de 2010.










Cruzeiros levam fé ao alto-mar

Leonardo Meira
Da Redação



Montagem sobre imagem de Cruzeiro Católico

Novas ideias e meios são importantes no trabalho de evangelização

"Avance para águas mais profundas" (cf. Lc 5, 4). Esse trecho bíblico é a inspiração para os cruzeiros católicos, uma das mais novas frentes de evangelização no Brasil.


Em janeiro e fevereiro deste ano, há pelo menos duas agências de turismo que trabalham para fazer do oceano território propício para um encontro com Deus.


O organizador de um dos cruzeiros (Navegando com Nossa Senhora), Claudemir de Carvalho, explica qual a proposta da iniciativa.


"Tudo foi pensado para oferecer aos católicos uma experiência de fé e de vida fraterna. Navegaremos com Nossa Senhora, lembrando-a e consagrando-a, unidos todos em torno da Palavra, com muita alegria".


Já o diretor de outro cruzeiro (Cruzeiro Católico), Edson Durães, destaca: "Já existiam outros cruzeiros temáticos, mas nada ainda católico. Inspirados no Evangelho, buscamos, literalmente, ir a águas mais profundas".


A programação intensa é um prato cheio, tanto para quem deseja reavivar os propósitos de vida espiritual quanto para quem terá uma primeira experiência. Shows com músicos católicos, orações coletivas, pregações, testemunhos e Santas Missas integram esse amplo leque de eventos.




Iniciativa positiva


O bispo da Diocese de Governador Valadares (MG), Dom Werner Siebenbrock, concedeu uma bênção especial para o Cruzeiro Católico, que chega à segunda edição neste ano. Havia um receio de que essa atividade ficasse restrita a pessoas com maior poder aquisitivo, mas não foi assim.


"Graças à solidariedade de cada um, pessoas simples também participaram, e isso é muito importante. É preciso colocar novas ideias e meios em ação, além do trabalho já feito nas paróquias", afirma o bispo.


Um dos cruzeiros contará com a presença da apresentadora da TV Canção Nova, Myrian Rios. A integrante da Comunidade dará um testemunho sobre sua história de conversão, conduzirá as orações do terço (da Misericórdia e Mariano) e apresentará os shows de evangelização.


"É um grande retiro em alto-mar. Da mesma forma que em outros lugares, ali também será um ambiente em que tudo evangeliza. Afinal de contas, Jesus pregava onde fosse necessário", lembra.

População

poderá tirar CPF 

pela internet

Agência Brasil

A população poderá pedir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela página da Receita Federal na internet ainda no primeiro trimestre deste ano, informou nesta quinta-feira, 21, o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo. Segundo ele, o serviço deve estar disponível até o final de fevereiro.

De acordo com o secretário, a mudança conclui as reformas que a Receita está realizando há mais de um ano para modernizar o atendimento ao contribuinte. "No portal do contribuinte, o cidadão já pode tirar certidão negativa, imprimir o Darf, fazer o pagamento e consultar a malha fina. O fechamento dessa reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro".

O CPF é necessário para que o contribuinte feche qualquer contrato bancário, contraia empréstimos e abra operações de crediário. O documento também é obrigatório na renovação de passaportes, na participação em concursos públicos e na retirada de prêmios de loterias.

Atualmente, o CPF só pode ser obtido pelos Correios ou nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A emissão custa R$ 5,50.

Cartaxo também comentou o desempenho da Receita Federal no ano passado. Segundo ele, a queda na arrecadação e a crise no órgão, que culminou com a saída da secretária Lina Maria Vieira, em julho do ano passado, não chegaram a afetar o trabalho de fiscalização da Receita.

"O ano de 2009 foi difícil para nós, mas a Secretaria da Receita continuou a trabalhar e operar normalmente. A crise foi no topo da pirâmide. Na base da pirâmide, o trabalho continuou. Tanto que foram cumpridas todas as metas de fiscalização", destacou.

Sobre o resultado da arrecadação de 2009, Cartaxo afirmou que a retomada do crescimento econômico foi responsável pela recuperação das receitas federais no último trimestre do ano. Apesar da maior arrecadação mensal de toda a história em dezembro, a arrecadação federal encerrou 2009 ano com queda de 2,96% descontada a inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo ele, as perspectivas para 2010 são favoráveis. "O resultado de dezembro foi auspicioso e espelha a recuperação da economia nacional", afirmou.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com


Um abençoado domingo para todos nós, com  bênçãos de Jesus e Maria!!!

Fraternalmente,
Lusmar Paz
Aracoiaba-Ceará. 















Nenhum comentário: