Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Comunicado: Adiada Reunião dos Coordenadores do AO e MEJ em Aracoiaba: 1º de fevereiro, quarta-feira 19h na Igreja Matriz. / / Plano de Pastoral da Paróquia N.Sra. da Conceição em Aracoiaba-CE. // 1ª Sexta-feira do Mês de Fevereiro, Missa às 19h na Igreja-Matriz de Aracoiaba.

Adiada reunião dos coordenadores do
AO E MEJ em Aracoiaba.
Nova data:
 1º Fevereiro,4ª feira, 19h,Igreja-Matriz.
--------------------------- 


ALGUNS LEMBRETES: 

03 de fevereiro: 1ª Sexta-feira do Mês - Missa, 19h, Igreja-Matriz,
Aracoiaba.
14 de Fevereiro,Terça-feira, primeira   reunião do ano-novo com as turmas do AO e o MEJ, em Aracoiaba.
------------------------

31 de Janeiro dia de São João Bosco

São João Bosco Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

São João Bosco, rogai por nós!

 -----------------------
Novidades - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Aracoiaba-CE.
Pe. Evando Alves de Andrade 

Pároco 
------ 

 Fonte de Pesquisa: 
http://paroquiadearacoiaba.blogspot.com
-------------------------------

Plano de Pastoral

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - ARACOIABA

 
APRESENTAÇÃO
A paróquia de Aracoiaba, reunida em assembleia com os coordenadores de suas pastorais, movimentos, grupos e serviços, lançou um olhar para si mesma a fim de, comunitariamente elaborar um retrato da situação paroquial no momento atual. A ideia era perceber a nossa realidade, a igreja que somos, com nossas forças, fraquezas, desafios e possibilidades. A partir da percepção daquilo que somos, lançamos o olhar para o futuro a fim de visualizar a igreja que queremos ser. O terceiro passo foi pensar nas atividades permanentes da comunidade paroquial para perceber o que deve ser feito para que essa igreja do futuro aconteça. Toda essa reflexão deu origem ao Plano de Pastoral da Paróquia de Aracoiaba. Queremos que todos os católicos de Aracoiaba se unam em um mutirão de fé e serviço para conhecer e vivenciar esse Plano de Pastoral. Nenhuma pastoral, grupo, movimento ou comunidade deve ficar de fora desse processo de renovação da Igreja. Todos são convidados a colocar a mão no arado para não deixar passar essa hora da graça. Que o Espírito Santo renove nossas energias e, como num Novo Pentecostes nos leve a ser uma Igreja verdadeiramente convertida, discipulada e missionária. 
Aracoiaba, 01 de Janeiro de 2012 
Pe. Evando Alves de Andrade 
Pároco 
 A IGREJA QUE SOMOS. 
Percebemos que nossa situação atual quanto à dimensão material é de uma igreja organizada mas que ainda há muito o que fazer. 
Quanto à dimensão pastoral e espiritual percebe-se uma carência de acolhimento e entrosamento entre os membros dos diversos segmentos e para com os fiéis em geral que frequentam a igreja. Em resumo, somos carentes de comunhão. 
Quanto à dimensão missionária percebemos que para evangelizar é necessário ser evangelizado. Necessitamos de evangelização interna, formação e envio.
A IGREJA QUE QUEREMOS SER.
NOSSA VISÃO 
QUEREMOS SER UMA IGREJA EVANGELIZADA, ONDE TODOS SEJAM UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA, FORMADA E ENVIADA PARA, POR AMOR, ACOLHER E SERVIR A TODOS, ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO.
 Nosso ideal de igreja está fundamentado nas seguintes passagens bíblicas:
Uma igreja onde todos sejam um – Jo 17,21 – 
 Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.
Uma igreja que seja um só coração e uma só alma – At 4,32 –
A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.
Uma igreja que, por amor acolhe e serve a todos – Lc 10, 30-37
Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo. 
Uma igreja que anuncia o evangelho de Jesus Cristo – Mc 16,15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
 O QUE VAMOS FAZER - PRIORIDADES
Criar na paróquia o Ministério da Visitação -
Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de “sentido”, de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é urgente ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não têm a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca em Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção do seu Reino. (Documento de Aparecida 548)
Formar Círculos Bíblicos em todas as comunidades -
Dentre as diferentes formas de animação bíblica da pastoral, sobressaem, em particular, aquelas que reúnem grupos de famílias, círculos bíblicos e pequenas comunidades em torno à meditação e vivência da Palavra, em estreita relação com seu contexto social. (DGAE 2011-2015, nº 95)
Instituir Ministros da Palavra -
Investir, com afinco, na animação bíblica da pastoral e em agentes e equipes leva à instituição e à formação continuada dos ministros e ministras da Palavra. (DGAE 2011-2015, nº 97)
Criar um encontro de formação, oração e comunhão eclesial -
É imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de unidade “para que o mundo creia” (Jo 17,21). (Doc. de Aparecida 362)
Apoiar e fortalecer MEJA (Movimento Eucarístico Jovem de Aracoiaba) -
Estimular os Movimentos eclesiais que têm pedagogia orientada à evangelização dos jovens e convidá-los a colocar mais generosamente suas riquezas carismáticas, educativas e missionárias a serviço das Igrejas locais. (Doc. de Aparecida 446).
OUTRAS AÇÕES IMPORTANTES 
Garantir formação específica para as pastorais 
Apoiar e incentivar a implantação da Mini-jufra 
Apoiar e participar de iniciativas em defesa da vida como a Semana das Águas 
Apoiar e garantir a realização do Grupo de Oração 
Criar o catecumenato para adultos não batizados 
Apoiar e divulgar a devoção no Alto Santo
PESSOAS QUE PARTICIPARAM DOS TRABALHOS DE ELABORAÇÃO DESTE PLANO 
Webyston Alves (RCC), Géssica Maria (RCC), Nairla (Past. do Batismo), Euda ( Past. Matrimônio), Marcos Garantizado (MESC), Maria Garcia (Past. do Batismo), Luciana (Apostolado da Oração), Terezinha Nobre (OFS), Gecilda (OFS), Ginaele (RCC), Lilian Karla (RCC), Elane (RCC), Zuleide (RCC), Osmarildo (RCC), Anilton Candido (Coral Imaculada Conceição), Robervan Lopes (Grupo Filhos de Maria), Leilane Alves (Coroinhas), Delmaique (Coroinhas), Jeová Pinheiro (Pastoral da Partilha), Antonio José (Arraial Sta Isabel), Daylana Régia (Catequese), Rita de Cássia (Pastoral da Criança), Aloísio Felipe (Pastoral Litúrgica), Madalena (Catequese), Laura Guedes (Apostolado da Oração), Lúcia Melo (Apostolado da Oração), Selma (OFS), Fátima Andrade (Mães Cristãs), Ritinha (Mães Cristãs), Francinete (Branca) (Catequese), Robervany Lopes (Grupo Filhos de Maria), Zélia (Pastoral Carcerária), Carlos Bruno (Arraial Sta Isabel), Pedro Bruno (Catequese), Célia Maria (Catequese), Isabel Diana (Apostolado da Oração).
Atenção "COORDENADORES"  do Apostolado da Oração e do MEJ da Paróquia de Aracoiaba!


 
Terça-feira, dia 31 de Janeiro, às 19h, na Igreja-Matriz, haverá uma reunião extraordinária.
Solicitamos o comparecimento de todos.
Deus seja louvado!!!!
------------------------------ 

Salesianos propõem colocar imagem de Dom Bosco na capa do Google



Da Redação, com Gaudium Press


Entre as várias iniciativas para homenagear o dia de São João Bosco, comemorado pela Igreja Católica no dia 31 de janeiro, uma tem causado grande repercussão entre os devotos do santo.

É a proposta de homenagear o fundador da Família Salesiana por meio de um "doodle" - a versão modificada do logotipo da conhecida ferramenta de busca pela internet "Google", que em ocasiões é modificado para festas especiais ou para recordar um determinado acontecimento.

A ideia, que nasceu do portal web da Inspetoria salesiana do Peru, e conta agora também com o apoio do Departamento de Comunicação Social dos Salesianos, tem a finalidade de apresentar e difundir entre as redes os valores civis e espirituais de Dom Bosco.

A proposta é que a Família Salesiana e devotos ao carisma de São João Bosco - especialmente da América Latina - solicitem, com o envio de uma carta, aos gestores do Google, que no dia da festa do santo, seja exibido um "doodle" com a imagem de Dom Bosco.

Esta não é a primeira vez que os salesianos celebram a festa de seu fundador através do meios digitais.

No ano passado, com o objetivo de fazer uma homenagem a sua obra, eles promoveram a iniciativa de "Salesianizar Facebook", que consistiu em animar todos aqueles que de alguma maneira "foram tocados" em sua vida pelo carisma salesiano, a modificar a foto do perfil na rede social com uma imagem do santo.



GRANDE VERDADE:

Deus investiu em você porque só Ele sabe realmente o valor que você tem.
Ele plenejou você para um propósito especial que só você poderá realizar.
Acredite.
Você é o melhor de Deus. 
( Pe. Fábio de Melo)
 ----------------------------------------------



Amar não é fácil

Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!
Se amar fosse fácil, não haveria tanta gente amando mal, nem tanta gente mal-amada.
Se amar fosse fácil, não haveria tanta fome, nem tantas guerras, nem gente sem sobrenome.
Se amar fosse fácil, não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos, porque as famílias serenas adotariam mais filhos, nem filhos mal concebidos, nem esposas mal-amadas, nem mixês, nem prostitutas. E nunca ninguém negaria o que jurou num altar, nem haveria divórcio, nem desquite, jamais...
Se amar fosse tão fácil, não haveria assaltantes e as mulheres gestantes não tirariam seu feto, nem haveria assassinos, nem preços exorbitantes, nem os que ganham demais, nem os que ganham de menos.

Se amar fosse tão fácil nem soldados haveria, pois ninguém agrediria, no máximo ajudariam no combate ao cão feroz. Mas o amor é sentimento que depende de um 'eu quero', seguido de um 'eu espero'; e a vontade é rebelde, o homem, um egoísta que maximiza seu 'eu' por isso, o amor é difícil.

Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar. E quando morreu, amando, deu a suprema lição. Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!
Pe. José Fernandes de Oliveira - Pe. Zezinho, scj

Nenhum comentário: