Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 27 de janeiro de 2013

Manisfestações de Solidariedade às famílias enlutadas...


MANIFESTAÇÕES DE SOLIDARIEDADE

- Papa Bento XVI
- CNBB
- Comissão para a Juventude
- Arcebispo de Santa Maria 


  Ainda comovidos pela tragédia de Santa Maria-RS, rezemos por aqueles que perderam suas vidas bem como pelos seus familiares. Rezemos também pelos feridos em recuperação!

---------------------------------
 Com relação a "tragédia acontecida em Santa Maria e as leis do Brasil" - o jovem Felipe Traballi fez o seguinte desabafo:
-------------------
Infelizmente agora vai ser aquela coisa, a polícia vai constatar que a boate estava funcionando ilegalmente sem estar com a fiscalização em dia, logo, podemos concluir que ocorreu suborno para que isso fosse possível, vai todo mundo cair em cima e isso vai ficar na mídia por no mínimo uns 15 dias, os culpados vão aparecer, as provas vão surgir, as denúncias também... e no fim, todo mundo vai ficar livre como se nada tivesse acontecido, ou então pega uns dias de cadeia, no máximo alguns meses.... e depois os "direitos humano$$$" libera o coitado... BRASIL, um país sem leis! As leis aqui só funcionam pra cobrar impostos absurdos, só!
------------------------------
Eu, Lusmar Paz, acrescento: Acorda, JUSTIÇA brasileira!!!


------------------------------
A cidade de Aracoiaba, o estado do Ceará, o Brasil e o Mundo, todos nós estamos unidos ao povo de Santa Maria, Rio Grande do Sul, na solidariedade, no sofrimento e nas orações!!!



Nós, que formamos a  família do BLOG  lusmarpazleite, apresentamos as famílias que choram a partida dos seus filhos,  o nosso abraço de solidariedade e o calor humano de nossas orações.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bento XVI consola famílias das vítimas de tragédia em Santa Maria


Da Redação, com Rádio Vaticano


A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou na manhã desta segunda, 28, o telegrama enviado pelo Papa Bento XVI ao Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, expressando seu pesar pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo em uma boate, que ocasionou a morte de 233 jovens e a internação de dezenas em estado grave.

Leia o telegrama na íntegra:

Exmo Revmo Dom Hélio Adelar Rubert
Arcebispo de Santa Maria

Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontíficie pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo em que confia a Deus Pai de misericórdia os falecidos, o Santo padre pede ao céu o conforto e restabelecimento para os feridos, coragem e a consolação da esperança cristã para todos atingidos pela tragédia e envia, a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediá-lo, uma propiciadora bênção apostólica.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade.
Leia mais
.: Santa Maria faz ato ecumênico em homenagem às vítimas
.: CNBB expressa pesar pelas vítimas de incêndio em Santa Maria
.: Governo decreta luto oficial de três dias por tragédia no RS 


------------------------------------ 

Comissão para a Juventude manifesta solidariedade à Santa Maria


Jovens Conectados


Jovens Conectados
Em novembro de 2012, os Símbolos da JMJ foram acolhidos na cidade de Santa Maria (RS).
Ao nosso irmão Bispo Dom Hélio Adelar Rupert e à Igreja de Santa Maria (RS), às famílias que choram os filhos mortos na tragédia, aos jovens e às jovens que acreditam na vida e sonham com a felicidade.
Estamos todos atônitos! Sentimentos de dor e impotência se misturam e nos deixam confusos! Justamente no ano em que a Igreja do Brasil celebra a Juventude, como foco de suas atenções com diversos acontecimentos a seu favor, presenciamos esta tragédia.

Nós, que formamos a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, queremos dizer que estamos com vocês nesta hora em que tudo parece perder sentido e a realidade só nos mostra morte e sofrimento.
Não temos palavras humanas de consolação; mas nossas convicções de fé devem encontrar espaço especial neste momento para continuar sustentando a caminhada. É o próprio Jesus quem nos diz: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas [...] Vou preparar um lugar para vós [...] a fim de que onde eu estiver estejais também vós.” (Jo 14, 1-3).

Há poucas semanas a juventude de Santa Maria acolheu com entusiasmo e fé a Cruz da Jornada Mundial da Juventude: ninguém podia imaginar que pouco tempo depois vocês – e nós todos do Brasil! – estariam vivendo esta incompreensível experiência de dor. Sim, a morte é e permanece um mistério, sobretudo quando atinge os projetos e sonhos de tantos jovens, a quem a Igreja tem se dedicado com esmero.

Esforcemo-nos por colocar esta cruz na Cruz de Cristo, e vida nova surgirá, garantida por Aquele que não nos abandonou, principalmente no momento do mistério do sofrimento e da morte! E contemplemos aos pés daquela Sagrada Cruz a presença consoladora de sua Mãe, a Santa Maria! Não é para menos que o papa João Paulo II quis que o Ícone de Nossa Senhora acompanhasse a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude! Maria, que sabe a dor da perda de um filho, console todas as famílias que acabaram de perder seus filhos e filhas.

Rezamos por vocês e com vocês para poderem enfrentar e superar este momento. Que este acontecimento provoque, também, em toda sociedade e na Igreja um sério questionamento, se, realmente, estamos acreditando na juventude, apostando nela e defendendo sua vida. Projetos pastorais, políticas públicas, iniciativas populares necessitam estar mais voltadas às novas gerações. Proteger e defender a vida sempre, em qualquer lugar é testemunhar a fé: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.” (Jo 11,25).

Leia mais:
.: Bento XVI consola famílias das vítimas de tragédia em Santa Maria
.: Jovens do Rio testemunham solidariedade por vítimas de tragédia
.: CNBB expressa pesar pelas vítimas do incêndio em Santa Maria
 ------------------------------------------------------ 

CNBB expressa pesar pelas vítimas do incêndio em Santa Maria


Da Redação, com agências


Arquivo
Bispos da CNBB expressam pesar pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo, 27, em Santa Maria (RS)
Em nota divulgada na manhã desse domingo, 27, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, se une ao arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rupert, para manifestar solidariedade às famílias das vítimas de um incêndio em uma casa noturna da cidade.

“Como Igreja de Santa Maria lastimamos este acidente e manifestamos a nossa solidariedade às famílias e a toda a sociedade. Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia”, afirmou Dom Hélio.

Leia mais
.: Governo decreta luto oficial de três dias por tragédia no RS
.: Santa Maria faz ato ecumênico em homenagem às vítimas


O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, também publicou uma nota de pesar e solidariedade, na qual, em nome da arquidiocese, apresenta suas sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas, bem como às Autoridades locais, fazendo votos de que as causas desse acidente sejam cuidadosamente apuradas e suas lições aprendidas para que no futuro não aconteçam tragédias semelhantes.

O cardeal destaca que a "tristeza aumenta com a constatação de que a tragédia foi consequência de uma série de erros e omissões, certamente evitáveis, se tivessem sido observadas as normas de segurança prescritas".

Ao arcebispo de Santa Maria, Dom Odilo expressa sua solidariedade "na dor, na prece e na missão de confortar os enlutados e feridos".

Na nota, que será enviada aos padres da arquidiocese nesta segunda-feira, 28, o Cardeal recomenda que sejam celebradas Missas na intenção das vítimas do incêndio, bem como pelos feridos e familiares.

"Elevo orações a Deus pelos jovens que perderam tão prematuramente suas vidas, por aqueles que ficaram feridos e por seus familiares, que vivem este momento com profunda dor e consternação. Rogo a Deus que os conforte! Peço também a todos os padres da Arquidiocese de São Paulo que celebrem Santas Missas nessas mesmas intenções".

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, também enviou mensagem a Dom Hélio, recordando que os jovens cariocas realizaram uma vigília na Catedral em que rezaram pelos falecidos, familiares e amigos das vítimas. “Nossos corações estão abalados com essa grande tragédia (...) que ceifou a vida de inúmeros jovens dessa cidade, em especial, dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria”.

Já o Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que já atuou como referencial para a Juventude no Regional Sul 3 da CNBB, destinou mensagem aos familiares dos jovens falecidos. “Somos atingidos por sentimentos de dor e tristeza. Dor pela vida de tantos jovens; tristeza pelas famílias e amigos destes jovens. Por quê? Resta-nos neste instante o silêncio respeitoso; e, sobretudo, a prece solidária”.

O incêndio ocorreu durante a madrugada desse domingo, 27. Até a manhã desta segunda-feira, 28, foi confirmada a morte de pelo menos 233 pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O número total ainda é incerto. Há centenas de feridos sendo atendidos em hospitais da cidade, e uma campanha pede doações de sangue. Entre as vítimas estão muitos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

Leia nota da CNBB na íntegra

Acompanhamos com dor e solidariedade, desde a madrugada do domingo, o momento de profundo sofrimento vivido pelos feridos e pelas famílias dos que perderam centenas de filhos na tragédia do incêndio em Santa Maria (RS). O Brasil está de luto e as comunidades de fé estão unidas em oração. Deus conduza a todos, nesta hora, para oferecer, aos mortos, dignidade e ambiente de reverência, aos pais e familiares, amparo e assistência, e aos feridos, todo o apoio e tratamento ágil e eficiente.

Unimo-nos ao arcebispo, Dom Hélio Adelar Rupert, ao clero e ao povo da arquidiocese de Santa Maria. A Palavra de Deus nos oferece luz para esse momento: “somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angustia; postos em apuros, mas não desesperançados; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; por toda parte e sempre levamos em nosso corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa existência mortal ( 2 Cor 4, 8-9).

A consciência cristã nos leva a manifestar também nosso apoio aos homens e mulheres de boa vontade que estão oferecendo ajuda junto às famílias e aos feridos e aos responsáveis pelo poder público que estão tomando as providências para o encaminhamento e solução dos problemas desse momento de aflição. É momento de união e de solidariedade! A concreta participação de colaboração, o respeitoso silêncio e a oração movida pela fé nos faz reconhecer, mais uma vez, que somos todos membros de uma única família que sofre pela perda de tantos jovens, filhas e filhos queridos.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis (MA) e vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB 
-----------------------------------------------------------

Arcebispo de Santa Maria fala sobre tragédia no sul do país

André Alves
Da Redação


Arquivo
Agora é o momento de oração, de reflexão, de olhar para frente com esperança, afirma Dom Hélio
"Agora não é o momento de nós condenarmos, julgarmos, mas é o momento de oração, de reflexão, de olhar para frente com esperança e também aprendermos muitas lições desse fato que aconteceu". Foi o que afirmou o Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Dom Hélio Adelar Rubert, à equipe de jornalismo da Canção Nova.
Acesse:
.: Bento XVI consola famílias das vítimas de tragédia em Santa Maria
.: Jovens do Rio testemunham solidariedade por vítimas de tragédia
.: CNBB expressa pesar pelas vítimas do incêndio em Santa Maria
Na entrevista, o arcebispo manifestou suas condolências pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo, 27, numa casa noturna, em Santa Maria, causando a morte de mais de 230 jovens:
"Ontem, em Santa Maria, havia verdadeiramente um clima de guerra, porque foi muito grande a consternação, a movimentação e a agitação em todos os lugares da cidade. Mas hoje está um pouco mais calmo e nós queremos dizer ao nosso povo que tenha calma e também muita esperança. Nós sabemos que a nossa pátria definitiva não é esta terra, nós aqui estamos caminhando unidos procurando viver a paz, o amor e o bem querer entre nós, sempre com um olhar voltado para o Céu que nos aguarda, a nossa pátria definitiva".
O arcebispo destaca que essa fatalidade comoveu profundamente a todos, especialmente as famílias, os amigos e as pessoas relacionadas com tantos jovens que, na flor da mocidade, foram colhidos para a outra vida.
Desde a manhã de hoje, Dom Hélio presta assistência aos familiares das vítimas e, durante todo o dia, está presidindo Missas pelas almas dos jovens falecidos.

A tragédia já é conhecida em boa parte do mundo e, segundo Dom Hélio, provoca uma reflexão, neste ano em que a Igreja vive o Ano da Juventude, sobre a maneira em que a Comunidade Eclesial tem trabalhado com os jovens nas famílias, nas escolas e na sociedade.
"Quanto nós precisamos ajudar nossos jovens a buscar realmente os valores consistentes e que constroem a pessoa humana em sua integralidade", afirmou o Arcebispo.
Diante do imenso sofrimento que toma conta da cidade, Dom Hélio dá uma mensagem de esperança: "O Senhor Jesus é a resposta para todos os nossos anseios. Ele nos abre essa perspectiva para a eternidade, para uma vida feliz em Deus, para quem O coloca como tudo em sua vida e procura os valores do Evangelho".

O Arcebispo disse ainda que todas as igrejas da arquidiocese estão à disposição para os velórios e os momentos de oração e de fé.
Nesta segunda-feira, 28, haverá uma Missa, celebrada às 21 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A Celebração será na Basílica de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças. 
----------------------------------------------------

A tragédia que abateu a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e culminou com a morte de pelo menos 232 pessoas chocou o mundo neste domingo. Durante toda a tarde, o clima foi de tristeza e solidariedade aos familiares das vítimas do incêndio na boate Kiss.
--------------------------

----------------------

27/01/2013 15h03 - Atualizado em 27/01/2013 16h17

Dilma visita feridos e famílias de 

 

 

 

 

 

vítimas de incêndio em Santa Maria



Presidente esteve no ginásio onde os corpos estão sendo reconhecidos.
Emocionada, conversou com familiares das vítimas e saiu sem falar.

Do G1 RS
A presidente Dilma Rousseff conforta familiar de vítima da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)A presidente Dilma Rousseff conforta familiar de vítima da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
Por volta das 14h deste domingo (27), a presidente Dilma Rousseff esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss, que causou, pelo menos, 232 mortes. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia.
Dilma conversou com alguns familiares que aguardam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.
“Ela esteve no local onde estão as famílias, conversou com alguns, mas está muito emocionada, é um clima que ninguém queria vivenciar. Queremos dar todo o apoio ao trabalho que está sendo feito. Queremos respostas”, disse o  presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que acompanhava a presidente.
Ao ser informada por auxiliares, na manhã deste domingo (27), sobre a extensão da tragédia no Rio Grande do Sul, a presidente Dilma Rousseff mandou cancelar todos os compromissos do dia previstos em sua agenda oficial em Santiago do Chile. A chefe de estado brasileira participava desde sábado (26), na capital chilena, de um encontro de cúpula de países latino-americanos e europeus. 
Segundo a assessoria da Presidência, entre os compromissos cancelados por Dilma estavam encontros bilaterais com os presidente de Argentina, Letônia e Bolívia.
Antes de embarcar de volta ao Brasil, a presidente entrou em contato com integrantes do primeiro escalão para determinar que todos os ministros ficassem de prontidão para auxiliar no atendimentos às vítimas do incêndio e seus familiares.
De acordo com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, Dilma também ordenou, direto do Chile, que uma equipe de técnicos e peritos federais viajasse nesta tarde de Brasília para o Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de identificação dos mortos.
Em declaração à imprensa em Santiago, Dilma chegou a chorar ao lamentar as mortes de mais de 200 pessoas no incêndio da boate Kiss.
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse a presidente com a voz embargada.
Repercussão política
Assim que começaram a circular as primeiras informações sobre a tragédia deste domingo no Rio Grande do Sul, uma onda de manifestações de autoridades, políticos e personalidades públicas tomou conta das redes sociais e da internet.
O vice-presidente da República, Michel Temer, foi um dos integrantes do governo federal que prestou solidariedade às vítimas do incêndio pela rede mundial. Em nota oficial, Temer relatou ter conversado com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, seu correligionário do PMDB, para transmitir seu "pesar" pelo incidente.
“Todo o povo brasileiro se solidariza nesta hora trágica com o Rio Grande do Sul. Por telefone, transmiti ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, meu pesar por este lamentável acidente que retirou a vida de tantos jovens gaúchos. Expresso minha solidariedade também aos familiares das vítimas", escreveu.
Em nota aberta ao governador gaúcho Tarso Genro, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), afirmou estar profundamente chocado com a tragédia de Santa Maria.
"Minha primeira reação é de dirigir-me ao ilustre governador e, através de sua pessoa, manifestar ao povo do Rio Grande do Sul, às famílias das vitimas e a seu governo minha profunda solidariedade neste momento de sofrimento que ultrapassa as fronteiras do seu estado e atinge e comove todo o povo brasileiro", disse Sarney na carta oficial.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.


27/01/2013 15h42 - Atualizado em 27/01/2013 16h39

'Nunca vi algo parecido', diz prima de 

 

 

 

 

 

desaparecida em incêndio no RS




Emanuelle Papalia procura informações sobre Bruna, que estava na boate.
Enfermeira anuncia nomes de pacientes e religiosos confortam familiares.

Tatiana LopesDo G1 RS, em Santa Maria
1 comentário
Familiares reconhecem corpos de vítimas do incêndio em Santa Maria (Foto: Tatiana Lopes/G1)Familiares reconhecem corpos de vítimas do incêndio em
Santa Maria (Foto: Tatiana Lopes/G1)
O clima é de consternação em frente ao ginásio do Centro Municipal de Desportos, em Santa Maria, onde são identificados os corpos de grande parte das pelo menos 232 vítimas de um incêndio na boate Kiss, na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul. Na manhã deste domingo (27), a Rua Appel, onde fica a entrada do ginásio, teve o tráfego interrompido e dezenas de pessoas buscam informações sobre parentes que podem estar mortos.
"Nunca vi algo parecido a uma barbaridade como esta. Sempre fui na Kiss e nunca pensei que algo assim fosse acontecer", disse Emanuelle Papalia. Ela e a irmã Angélica procuram pela prima Bruna Papalia.
Emanuelle e Angélica conhecem outras pessoas que estavam na festa e já tiveram a confirmação de que um dos amigos morreu. Elas moram em Santa Maria, mas a família é de Santiago. "Ficamos sabendo do acidente pelo Facebook. Começamos a compartilhar fotos perguntando se alguém tinha informações e nada. Ligamos para os pais dela e nada", lamenta Emanuelle.
Enfermeira lê nomes de quem está no hospital para evitar que fiquem na fila de identificação das vítimas (Foto: Tatiana Lopes/G1)Enfermeira lê nomes de quem está no hospital para
evitar que fiquem na fila de identificação das vítimas
(Foto: Tatiana Lopes/G1)
Do alto de um carro de som, uma enfermeira anuncia constantemente os nomes de quem está sendo atendido. O objetivo é evitar que parentes de pessoas que estão no hospital fiquem na fila de identificação das vítimas.
Dentro do ginásio, muitos reconhecia um parente chegava desolado ao pátio. Uma delas era Suzane Bueno, de 35 anos. Ela confirmou a morte da cunhada Kelen Pereira, de 27 anos, que era funcionária da Kiss. "Fazia três meses que ela trabalhava na bilheteria", conta, chorando, a cunhada.
A família da vítima é de São Gabriel. Suzane é irmã do marido de Kelen, que mora em São Gabriel e também foi a Santa Maria para saber se a mulher havia morrido. "Eu vim porque os pais dela não tinham condições de viajar para cá", contou.
No entorno da rua, passam ambulâncias e carros de funerárias. Pessoas ficam sentadas nos cordões da calçada. Grupos de religiosos voluntários levam água e tentam confortar algumas pessoas. São 140 evangélicos e quatro católicos, entre eles uma freira.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado. Ele disse que o documento serve para atestar as condições de prevenção e combate a incêndios. Está vencido desde agosto. O alvará é necessário para o funcionamento da casa na sua normalidade", disse ao G1.
O retirada dos corpos foi concluída no final da manhã. Outras 131 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que a banda que se apresentava teria utilizado sinalizadores durante uma espécie de show pirotécnico.
As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
O incêndio provocou pânico entre os presentes, e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia.
Uma força-tarefa está sendo feita para identificar os corpos. Às 13 horas deste domingo, 229 corpos haviam sido colocados um ao lado do outro para a identificação, segundo a delegada Elisabeth Shimomura.
Os corpos das vítimas foram levados ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. Aos poucos, os familiares estão sendo liberados em grupos para reconhecer as vítimas. Muitas pessoas que estão recebendo a notícia têm se desesperado, precisando de atendimento psicológico e médico no local.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Elisabeth Shimomura disse, em entrevista à GloboNews, que a prioridade é identificar corpos e contar o número total de vítimas. A investigação vai ficar a cargo da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria. Testemunhas já estão sendo ouvidas.
O Ministério da Justiça ofereceu a Força Nacional para auxiliar no trabalho. Peritos da Polícia Federal poderão ajudar a avaliar o local e atribuir responsabilidades pelo incêndio.
'Trancaram a porta de saída'
Coronel Guido, comandante do Corpo de Bombeiros, disse que algumas pessoas presentes na festa relataram que seguranças da boate trancaram a porta de saída durante o incêndio. "Vi as pessoas amontoadas e mortas perto da saída", disse o coronel.
"A maioria das pessoas acaba morrendo por asfixia, inalação da fumaça tóxica. Queimados mesmo ali foram poucos. O que matou foi o pânico, a inalação da fumaça tóxica e a dificuldade em sair".
Segundo Rodrigo Moura, um dos seguranças da boate, vigilantes tentaram pegar extintor de incêndio, mas o fogo logo tomou conta do local rapidamente. Ele disse que Começou então um pisoteamento e que só algumas pessoas puderam ser resgatadas. "Alguns colegas de trabalho faleceram também. Só quem estava ali viu, (foi um) filme de terror", afirmou.
Mapa sobre a tragédia em boate no RS (Foto: Edioria de arte/G1)
Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair"
Luana Santos Silva, estudante que
deixou a boate no início do incêndio
Seis hospitais recebem feridos
Ao menos seis casas de saúde da região receberam vítimas do incêndio, e voluntários estão auxiliando o trabalho na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar", disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha. "Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande".
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem unidade especializada em queimaduras, também deve receber feridos.
Festa reunia universitários
A festa universitária "Agromerados", que tinha classificação etária de 18 anos e ingressos ao preço de R$ 15, começou às 23h de sábado (26), de acordo com as informações divulgadas no site da casa noturna.
O evento era direcionado para jovens da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atrações confirmadas no site da boate foram Gurizada Fandangueira, Pimenta e seus Comparsas, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
'Banda utilizava efeitos pirotécnicos'
Taynne Vendrúsculo, estudante que estava na boate durante o incêndio, afirmou ter visto o vocalista da banda que se apresentava no local utilizando efeitos pirotécnicos durante o show.
"Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto", contou àGloboNews.
'Fumaça se espalhou muito rápido'

A estudante Luana Santos Silva, de 23 anos, que estava no local no momento do incidente, disse em relato à GloboNews que o fogo se alastrou rapidamente pelo interior da boate.
Ela afirmou que estava próxima à saída quando o fogo começou. "Nós olhamos para o teto lá na frente do palco e estava começando um fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou, aí nós começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão", contou Luana.
Segundo a jovem, a fumaça se espalhou rapidamente. "Foi bem no início, foi só atravessar a rua e começou a sair fumaça. Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair".
Trabalho salva fotógrafa

O trabalho da fotógrafa Fernanda Freire Gomes Bona, de 23 anos, a salvou de ser mais uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fotógrafa oficial da casa noturna, ela estava em uma área VIP próxima à saída quando o incêndio começou. O local tinha uma vista privilegiada da boate, permitindo não apenas que ela tirasse fotos, mas também que percebesse rapidamente o incêndio e escapasse do local em poucos minutos.
"Como estava perto da porta graças a Deus eu saí correndo, em cinco minutos estava do lado de fora. Uma pessoa me chamou para fotografar na área VIP, por isso que eu fui para lá, tem uma visão melhor", contou Fernanda ao G1. "Normalmente eu fico no meio das pessoas. Foi sorte. Seu eu não estivesse trabalhando, não estaria na área VIP".






Dilma cancela agenda e vai ao RS
A presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais que teria neste domingo (27) no Chile e embarca ainda pela manhã para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia ocorrida em boate na cidade, onde pelo menos 232 pessoas morreram após o incêndio.
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada.
Mais cedo, ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação.
"A presidenta telefonou para o governador Tarso Genro e ofereceu toda a ajuda necessária. Ela determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas", informou a assessoria de imprensa do Planalto.
'Brasil está de luto', diz Lula



ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, na manhã deste domingo, na qual manifesta solidariedade a amigos e familiares das vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria.

"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", diz a nota assinada por Lula e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.
Tarso Genro lamenta tragédia e viaja para Santa Maria

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, manifestou no Twitter o seu pesar pelas mortes provocadas pelo incêndio ocorrido na madrugada. O chefe do Executivo no estado afirmou ainda que se deslocará até a cidade para acompanhar o trabalho dos Bombeiros e da Polícia Civil, que realizam a retirada e a identificação dos corpos.

“Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, escreveu o governador na rede social. Em entrevista à Rádio Gaúcha mais cedo neste domingo, o secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels, afirmou que todas as forças de segurança pública do estado já foram acionadas para se deslocarem até Santa Maria.
Prefeitura decreta luto oficial de 30 dias

O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes ocorridas durante incêndio em uma boate e que vitimou pelo menos 232 pessoas. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade.

Natural de Santa Maria, Beltrame lamenta tragédia

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, natural de Santa Maria (RS), divulgou neste domingo (27) uma nota de pesar pelos 232 mortos do incêndio na boate Kiss. Segundo nota da secretaria, Beltrame está profundamente consternado com a tragédia ocorrida em sua cidade natal e acompanha o desenrolar da situação pela imprensa e pelo telefone com parentes.

"É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado. Santa Maria é uma cidade composta eminentemente por jovens, é um centro universitário regional, rapazes e moças de todos os lugares vão para lá estudar. Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias, e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia", declarou o secretário em nota.
Tragédia é destaque na imprensa mundial

O incêndio ocorrido em Santa Maria (RS) repercutiu na imprensa internacional, com jornais e agências de notícias de outros países publicando reportagens sobre o assunto. O jornal espanhol El País noticiava a tragédia como manchete de sua edição na internet. "Dezenas de mortos em incêndio de uma discoteca no sul do Brasil", dizia a publicação.

A rede britânica BBC informou que "dezenas" de pessoas morreram no incêndio, e pedia relatos de testemunhas. O jornal norte-americano New York Post deu destaque para o ocorrido em sua página na internet, relatando as dezenas de mortes. A publicação inglesaDaily Mirror divulgou imagens da fachada da boate no Rio Grande do Sul junto com relatos sobre as mortes.

 
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário: