Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sua Santidade Bento XVI presidirá seu último "Angelus" como Papa neste domingo...

 
Neste domingo, dia 24/02, a rede globo transmitirá a última oração do angelus rezada pelo Papa Bento XVI. Será às 8h horário de Brasília. Todos os católicos devem assistir, e receber as últimas bençãos, dadas por este amado Papa!
 
----------------------------------------------------------------------------------




Eleição papal: Vaticano critica especulação da mídia

Em comunicado


Secretaria de Estado do Vaticano emitiu comunicado criticando as especulações da mídia durante renúncia do Papa e Conclave
Da redação, com Rádio Vaticano
Foto: Rádio Vaticano


Eleição papal Vaticano critica cobertura de mídia secular 
A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou neste sábado, 23, um comunicado sobre a qualidade da informação, diante de inúmeras notícias que têm circulado nos últimos dias na imprensa quanto à idoneidade ou não de membros do Colégio cardinalício, e não só, de desempenharem o trabalho que lhes cabe neste momento da história da Igreja.


O comunicado chama de “deplorável” a multiplicação de notícias sem averiguação, não averiguáveis ou até mesmo falsas, veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Informações que, segundo a secretaria, tem grave consequência a pessoas e instituições, especialmente nos dias em que se aproxima o Conclave.

De acordo a Secretaria de Estado, no momento vivido pela Igreja, os católicos devem concentrar-se na oração pelo Papa Bento XVI; pedir para que o Espírito Santo ilumine o Colégio dos Cardeais; rezar pelo futuro Pontífice, na certeza “de que o rumo da barca de Pedro está nas mãos de Deus.”


Leia o comunicado na íntegra:


“A liberdade do Colégio Cardinalício, ao qual compete prover, a norma de direito, à eleição do Romano Pontífice, sempre foi corajosamente defendida pela Santa Sé, como garantia de uma escolha que seja baseada em avaliações visando unicamente o bem da Igreja.

No decorrer dos séculos, os Cardeais tiveram que enfrentar múltiplas formas de pressão, exercitadas sobre os eleitores singularmente e sobre o próprio Colégio, que tinham como finalidade condicionar as decisões, submetendo-as a lógicas de tipo político ou mundano.

Se no passado foram as chamadas potências, ou seja, os Estados, que tentavam fazer valer o próprio condicionamento na eleição do Papa, hoje se tenta colocar em jogo o peso da opinião pública, muitas vezes com base em avaliações que não colhem o aspecto tipicamente espiritual do momento que a Igreja está vivendo.

É deplorável que, com o aproximar-se do tempo em que terá início o Conclave e os Cardeais eleitos deverão, em consciência e diante de Deus, expressar em plena liberdade a própria escolha, se multiplique a difusão de notícias muitas vezes não averiguadas, ou não averiguáveis, ou até mesmo falsas, inclusive com grave consequência a pessoas e instituições.

Nunca como nesses momentos, os católicos se concentram sobre aquilo que é essencial: rezam pelo Papa Bento XVI, rezam para que o Espírito Santo ilumine o Colégio dos Cardeais, rezam pelo futuro Pontífice, confiantes de que o rumo da barca de Pedro está nas mãos de Deus.”

---------------------------------------------------- 

Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 11h52

Vaticano reage às acusações contra núncio colombiano, Dom Ettore


Da redação, com Agência Ecclesia


Agência Ecclesia
Dom Ettore Balestrero
O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afasta qualquer relação entre a nomeação do subsecretário de Estado do Vaticano Dom Ettore Balestrero como núncio apostólico para a Colômbia com um suposto envolvimento do sacerdote no caso “Vatileaks”.
Leia mais:
.: Bispos da Colômbia agradecem a Bento XVI pelo serviço prestado à Igreja
Em declarações publicadas na edição deste sábado, 23, do jornal Corriere Della Sera, o padre Federico Lombadi reage “às notícias que têm saído nos últimos dias” na imprensa, e que encaram a ida do agora arcebispo Dom Ettore Balestrero para a América do Sul não como uma “promoção” concedida por Bento XVI, mas como um afastamento do “centro de poder” da Igreja Católica.
Para o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, esta teoria “é absurda e totalmente sem fundamento”.
De acordo com o padre Federico Lombardi, a mudança de Dom Ettore Balestrero, anunciada nesta sexta-feira, 22, estava preparada há várias semanas e o Vaticano só estava a aguardar a concordância do governo colombiano para oficializar a questão.
O sacerdote considerou também infundadas as notícias que circulam na mídia italiana, sobre a existência de um dossiê secreto sobre o caso “Vatileaks”, da fuga de informações contidas em documentos confidenciais de Bento XVI, dossiê esse que teria (segundo a imprensa) motivado a renúncia do Papa.
“A Santa Sé não irá tecer mais qualquer comentário sobre esta matéria. Quem fez estas alegações é que têm de assumir as suas responsabilidades”, salientou.
Dom Ettore Balestrero, de 46 anos, passa a liderar uma das nunciaturas mais importantes para o Vaticano, já que a Colômbia abriga atualmente a sede do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Bogotá, um organismo responsável por todas as conferências de bispos da região.
O arcebispo italiano, natural de Gênova, foi ordenado sacerdote em 1993 e entrou para o serviço diplomático da Santa Sé três anos depois.
Antes de exercer o cargo de subsecretário de Estado no gabinete liderado pelo cardeal Tarcísio Bertone, Dom Ettore Balestrero serviu como representante do Papa na Coréia, Mongólia e Holanda.
Em 2012 desempenhou a função de chefe da delegação da Santa Sé no comitê Moneyval, órgão do Conselho Europeu que avalia medidas dos Estados contra práticas de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Nenhum comentário: