Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 6 de julho de 2013

11 de julho: Dia Mundial de Oração pela JMJ Rio2013 / A Luz da Fé: 1ª Encíclica do Papa Francisco / Mineiro presenteará o Papa com imagem de Nossa Senhora Aparecida / Conheça os bispos brasileiros que serão catequistas da JMJ Rio 2013 / Papa Francisco autorizou a CANONIZAÇÃO de dois novos santos: Papa João Paulo II e Papa João XXIII.

11 de julho: Dia Mundial de Oração pela JMJ Rio2013


Dia Mundial de Oração


Fiéis de todo o mundo se unem em oração pela JMJ Rio2013

dia mundial oracao jmj 2013
A qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar, em grupo e até mesmo de um jeito bem pessoal, cada cristão poderá elevar a Deus suas orações pela JMJ Rio2013 (Foto: rio2013.com)
O Dia Mundial de Oração contará ainda, para os que desejarem, com um pequeno roteiro, com passagem bíblica, mensagem do Papa Francisco, algumas preces especiais e música. 
Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, esta ocasião é especialmente propícia para a unidade de oração entre os fiéis e, ao mesmo tempo, traz a certeza de que nesta época de tantas mudanças é preciso a consciência de que há uma grande missão a se cumprir.
“Estamos convidados a viver um dia de oração na intenção da JMJ Rio 2013. O Brasil se unirá em prece pedindo para que esse evento desencadeie em toda a nossa terra uma nova realidade de jovens que sejam protagonistas de um mundo novo. Jovens que trazem em seu coração os valores do Evangelho e não se deixam desanimar pelas dificuldades, porque foram modelados na obediência ao Senhor e dão testemunho de tempos novos”.
Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, esta oportunidade,”coincidentemente, acontece num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor” e isso deve ser uma motivação a mais:
“Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do ‘Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013′. Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós”, orientou.
O Dia Mundial de Oração não foi uma iniciativa isolada do Comitê Organizador da JMJ. Desde o dia 23 de junho, jovens do mundo todo estão unidos em uma corrente de oração através da rede social May Feelings, onde é possível acompanhar as orações simultâneas vindas de diversos países.
Somado a isso, muitos jovens brasileiros manifestaram o desejo de estabelecer um dia para orar na intenção do encontro internacional com o Papa, como por exemplo, os Jovens Conectados da CNBB, que apresentaram uma proposta concreta da ideia. O COL acolheu a proposta.
“É muito importante que cada um se coloque diante de Deus para pedir proteção, força e auxílio da Graça para nos ajudar nesse grande evento que chega”, explicou padre Leandro Lenin, responsável pelo setor Preparação Pastoral.
----------------------------------------------

A luz da fé: A encíclica do Papa Francisco

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo


Arquivo Canção Nova
''A encíclica nos vem, não apenas para a melhor vivência do Ano da Fé, mas para compreender e viver melhor a própria fé''
Era bem esperada uma encíclica sobre a fé, ainda no Pontificado de Bento XVI. De fato, ele já havia escrito uma sobre a caridade (Deus caritas est – Deus é Amor) e uma sobre a esperança (Spe salvi – Salvos na Esperança). Faltava uma sobre a fé, para completar a trilogia de ensinamentos pontifícios sobre as virtudes teologais, dons preciosos recebidos de Deus no Batismo.

E foi o Papa Francisco quem nos deu a encíclica Lumen Fidei(A Luz da Fé), sobre a fé, bem no decorrer do Ano da Fé. Ele mesmo, no entanto, já havia dito, quando a anunciou há poucas semanas, que seria uma encíclica “escrita a quatro mãos”, uma vez que seu predecessor já havia trabalhado, antes de abdicar ao pontificado, em vista de sua publicação.

Acesse
.: Leia a Encíclica Lumen Fidei na íntegra

A encíclica nos vem, não apenas para a melhor vivência do Ano da Fé, mas para compreender e viver melhor a própria fé. Não é um texto para ser analisado com mera curiosidade intelectual, ou com o intuito de fazer uma análise teológica sobre ele; seria muito pouco. Bem mais, ele deve ser lido e degustado com o desejo de compreender e acolher cada palavra dita com amor de pai por quem fala com a sabedoria adquirida ao longo de uma existência e com o desejo de comunicar coisas essenciais à vida dos filhos...

É interessante notar que o Papa não fala da fé a partir das “verdades da fé”: o primeiro capítulo traz o título – "acreditamos no amor". Nosso ato de fé é precedido pelo amor de Deus, que se manifesta ao mundo e nos faz experimentar seu amor salvador; a experiência do amor precede a fé! Não é também isso que acontece entre as pessoas? Quando duas pessoas se amam verdadeiramente, elas passam a acreditar profundamente uma na outra...

É o que já ouvimos do Papa emérito Bento XVI em outras ocasiões: nossa fé e nossa experiência religiosa não decorrem de uma doutrina perfeita, nem de um ideal ético altíssimo, mas do encontro com a pessoa de Deus, amoroso e fiel, que se revelou, veio ao nosso encontro e nos amou. É a isso que o Papa se refere quando fala, na encíclica, sobre Abraão, nosso pai na fé, a experiência histórica e mística do Povo de Israel, a vinda do Filho de Deus ao mundo e a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Ele me amou e por mim se entregou na cruz”, exclama São Paulo, depois de fazer a experiência do encontro com Jesus Cristo no caminho de Damasco; sua fé foi vivíssima e inabalável porque experimentou o “mistério” do amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus. Para os apóstolos e para os grandes cristãos, que foram e são os santos, falar da fé não significou tratar de verdades abstratas, bem elaboradas pela razão humana; eles falavam, antes de tudo, da pessoa de Deus e de Jesus Cristo, de sua ação envolvente, especialmente de seu amor misericordioso e de sua providência. As verdades da fé e da moral, também elaboradas bem como doutrinas, seguem depois disso.

A encíclica fala, no capítulo 2º, que é preciso crer para compreender; de fato, a fé é um dom sobrenatural, que nos é dado como luz forte, que nos faz perceber melhor aquilo que queremos compreender. É o contrário do que, geralmente, as pessoas imaginam: não é “ver para crer”, mas “crer para ver”. Na ordem da fé, podemos dizer: quem crê compreende mais e melhor. Não é que a fé dispensa o esforço da razão e o estudo: fé e razão completam-se e não devem ser opostas, nem tidas como excludentes.

Um belo capítulo trata da transmissão da fé: esta é uma das preocupações sérias da Igreja em nossos dias. O Papa fala que a Igreja é “a mãe da nossa fé”. Esta não é um fato individual e subjetivo: aquilo que cremos foi transmitido a nós, vem de longe, dos apóstolos! “Transmiti-vos aquilo que eu mesmo recebi”, observou São Paulo (1Cor 15,3). Cremos no testemunho de quem creu primeiro; e temos motivos bons para fazer isso! Cremos com quem já creu, os mártires, os santos, os mestres da fé ao longo da história. Cremos e temos o compromisso de continuar a transmitir hoje essa preciosa herança da fé!

Enfim, a encíclica trata das obras da fé. “A fé, sem as obras, é morta em si mesma”, já advertia São Tiago! Mas não se trata de opor as obras à fé: estas são decorrência e fruto da fé verdadeira. Crendo, nós nos colocamos na sintonia com o plano de Deus sobre este mundo e sobre a nossa vida. E então, surgem as obras da fé e cessam as obras contrárias à fé, porque são contrárias a Deus e ao seu amor!

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
@DomOdiloScherer

 ------------------------------------------  

Mineiro presenteará o Papa com imagem de Nossa Senhora Aparecida


Rádio Vaticano


Papa Francisco ganhará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita à Jornada Mundial da Juventude, a partir do dia 23 de julho. O presente lhe será entregue no Santuário de Aparecida (SP), mas a imagem virá do Sul de Minas, esculpida por um santeiro de Campanha (MG).

Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento cria símbolos da fé dos católicos.

Para formar linhas suaves e delicadas que detalham as formas da imagem, e finalizar a peça, Paulo Henrique usa o que é possível, e até o improvável. "Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes", explica.

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para o centro religioso do Brasil, Aparecida, no interior de São Paulo.

Em meio a tantas encomendas feitas pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ele recebeu há dois meses um pedido especial, que Paulo Henrique nem imaginava qual: "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso", lembra.

A imagem que está em Aparecida é semelhante a que será entregue ao Papa. Também de cedro e com 40 centímetros, ela demorou dois dias para ser feita e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.

Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta. E mesmo antes do Papa receber o presente, a gratidão já pode ser vista nos olhos marejados do mineiro, que usa o dom para multiplicar a fé na padroeira do Brasil.

O Papa Francisco visitará o Santuário de Aparecida no dia 24 de julho para a celebração de uma missa na Basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude.







------------------------------------------------------------------------------------------------------ 



Conheça os bispos brasileiros que serão catequistas da JMJ Rio2013


CNBB / JMJ Rio2013
Mais de 250 bispos de diferentes nacionalidades vão fazer pregações que aprofundam o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) nas três manhãs de catequese. Eles foram selecionados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), e serão alocados cada dia em um ponto de catequese diferente. De acordo com o diretor do Setor Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, esta alocação não será divulgada. "Nós queremos que esse contato entre o jovem e o bispo aconteça como uma surpresa nessas manhãs".
As catequeses, que acontecem de quarta a sexta, têm três temas diferentes. No dia 24 de julho, o tema abordado será "sede de esperança, sede de Deus". No dia 25, será "ser discípulo de Cristo". Já no dia 26, os bispos vão meditar sobre "ser missionário, Ide!".
No voucher de inscrição, cada peregrino será destinado a um local de catequese. Além de receber formação, ele vai pegar o kit café da manhã, para os que fizeram opção por alimentação. "Nas catequeses nós teremos um número de acesso restrito. Cada catequese foi pensada para um determinado grupo de peregrinos e então evitaremos, da maneira possível, a superlotação. Também nós queremos ter em conta que o número de kits de café da manhã disponíveis em cada uma das sedes também seja suficiente para os peregrinos que já estão destinados a cada um dos pontos", explica padre Leandro.
As catequeses serão realizadas sempre pela manhã, entre 9h e 13h, e finalizam com a Missa presidida pelo bispo catequista. Durante a manhã, os peregrinos podem confessar-se e fazer perguntas ao bispo.
A seguir, a lista dos bispos brasileiros que vão ministrar as catequeses:
Dom Julio Endi Akamine - Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Gilson Andrade da Silva - Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia (BA)
Dom Wilson Luiz Angotti Filho - Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Fernando Arêas Rifan - Bispo da Adm. Apostólica São João Maria Vianney
Dom José Luis Azcona Hermoso - Bispo prelado do Marajó (PA)
Dom Esmeraldo Barreto de Farias - Arcebispo de Porto Velho (RO)
Dom Anuar Battisti - Arcebispo de Maringá (PR)
Dom Luciano Bergamin - Bispo de Nova Iguaçu (RJ)
Dom Jacinto Bergmann - Arcebispo de Pelotas (RS)
Dom Francesco Biasin - Bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ)
Dom Egidio Bisol - Bispo de Afogados da Ingazeira (PE)
Dom Valério Breda - Bispo de Penedo (PE)
Dom Pedro Brito Guimarães - Arcebispo de Palmas (TO)
Dom José Eudes Campos do Nascimento - Bispo de Leopoldina (MG)
Dom Sergio Eduardo Castriani - Arcebispo de Manaus (AM)
Dom José Carlos Chacorowski - Bispo Auxiliar de São Luis do Maranhão (MA)
Dom Pedro José Conti - Bispo de Macapá (AP)
Dom Giovanni Crippa - Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia (BA)
Dom Sérgio da Rocha - Arcebispo de Brasília (DF)
Dom Mário Antônio da Silva - Bispo Auxiliar de Manaus (AM)
Dom Luiz Henrique da Silva Brito - Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Dom João Justino de Medeiros Silva - Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Francisco Del Valle Paredes - Bispo de Campo Mourão (PR)
Dom Milton Antônio dos Santos - Arcebispo de Cuiabá (MT)
Dom Luiz Gonzaga Fechio - Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Dom Nelson Francilino Ferreira - Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz - Bispo de Campos dos Goytacazes (RJ)
Dom José Luis Gomes de Vasconcelos - Bispo Auxiliar de Fortaleza (CE)
Dom Edney Gouvêa Mattoso - Bispo de Nova Friburgo (RJ)
Card. Cláudio Hummes - Arcebispo Emérito de São Paulo (SP)
Dom Wilson Tadeu Jonck - Arcebispo de Florianópolis (SC)
Dom Dimas Lara Barbosa - Arcebispo de Campo Grande (MS)
Dom Rafael Cifuentes - Bispo Emérito de Nova Friburgo (RJ)
Dom Joaquim Wladimir Dias - Bispo Auxiliar de Vitória (ES)
Dom Odelir José Magri - Bispo de Sobral (CE)
Dom José Luiz Majella Delgado - Bispo de Jataí (GO)
Card Geraldo Agnelo - Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia (BA)
Dom João Filho - Bispo de Umuarama (PR)
Dom Luiz Vilela - Arcebispo Metropolitano de Vitória (ES)
Dom Bernardino Marchió - Bispo de Caruaru (PE)
Dom Armando Gutierrez - Bispo de Bacabal (MA)
Dom Teodoro Tavares - Bispo Auxiliar de Belém do Pará (PA)
Dom Gil Antônio Moreira - Arcebispo de Juiz de Fora (MG)
Dom Tarcisio dos Santos - Bispo de Duque de Caxias (RJ)
Dom José Negri - Bispo de Blumenau (SC)
Dom Walmor Azevedo - Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG)
Dom José Lessa - Arcebispo Metropolitano de Aracajú (SE)
Dom Vitório Pavanello - Arcebispo Emérito de Campo Grande (MS)
Dom João Carlos Petrini - Bispo de Camaçari (BA)
Dom Angelo Pignoli - Bispo de Quixadá (CE)
Dom Murilo Sebastião Krieger - Arcebispo de São Salvador da Bahia (BA)
Dom José Francisco Dias - Arcebispo de Niterói (RJ)
Dom Eugène Lambert Adrian Rixen - Bispo de Goiás (GO)
Dom Hélio Adelar Rubert - Arcebispo de Santa Maria (RS)
Dom Alessandro Ruffinoni - Bispo de Caxias do Sul (RS)
Dom João Cardoso - Bispo de São Raimundo Nonato (PI)
Dom Genival de França - Bispo de Palmares (PE)
Dom Tarcisio Scaramussa - Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Irineu Roque Scherer - Bispo de Joinville (SC)
Card. Odilo Pedro Scherer - Arcebispo de São Paulo (SP)
Dom João Carlos Seneme - Bispo Auxiliar de Curitiba (PR)
Dom Rubens Sevilha - Bispo Auxiliar de Vitória (ES)
Dom Geremias Steinmetz - Bispo de Paranavai (PR)
Dom Pedro Luiz Stringhini - Bispo de Mogi das Cruzes (SP)
Dom Alberto Taveira - Arcebispo de Belém do Pará (PA)
Dom Carlo Verzeletti - Bispo de Castanhal (PA)
Dom Moacyr José Vitti - Arcebispo de Curitiba (PR)
Dom Guido Zendron - Bispo de Paulo Afonso (BA)
Dom Antônio Carlos Altieri - Arcebispo de Passo Fundo (RS)
Dom Benedito Araújo - Bispo de Guajará-Mirim (RO)
Dom Bernardo Johannes Bahlmann - Bispo de Óbidos (PE)
Dom João Bosco de Souza - Bispo de União da Vitória (PR)
Dom Vilson Basso - Bispo de Caxias do Maranhão (MA)
Dom Sérgio de Deus Borges - Bispo Auxiliar de São Paulo (SP)
Dom Jeremias Antônio de Jesus - Bispo de Guanhães (MG)
Dom Zanoni Castro - Bispo de São Mateus (ES)
Dom Airton José dos Santos - Arcebispo de Campinas (SP)
Dom Manoel João Francisco - Bispo de Chapecó (SC)
Dom Miguel Ângelo Ribeiro - Bispo de Oliveira (MG)
Dom Flávio Giovenale - Bispo de Santarém (PA)
Dom Adair José Guimaraes - Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO)
Dom Mariano Manzana - Bispo de Mossoró (RN)
Dom Celso Antônio Marchiori - Bispo de Apucarana (PR)
Dom Franz Josef Meinrad Merkel - Bispo de Humaitá (AM)
Dom Salvatore Paruzzo - Bispo de Ourinhos (SP)
Dom Waldemar Dalbello - Bispo Auxiliar de Goiânia (GO)
Dom Eduardo da Silva - Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS)
Dom João Francisco Salm - Bispo de Tubarão (SC)
Dom Mário Rino Sivieri - Bispo de Propriá (SE)
Dom Jaime Spengler - Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS)
Dom Jaime Rocha - Arcebispo de Natal (RN)
Dom Dominique Marie Jean You - Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia (PA)
Dom Eduardo Zielski - Bispo de Campo Maior (PI)
Dom Edmilson Amador Caetano - Bispo de Barretos (SP)
Dom Delson da Cruz - Bispo de Campina Grande (PB)
Dom José Antônio Peruzzo - Bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR)
Dom Juarez da Silva - Bispo de Oeiras (PI)
Dom Edgar Moreira da Cunha - Bispo Auxiliar de Newark - USA

Fonte: www.cnbb.org.br

---------------------------------------------------------------------------------------



Igreja Católica em festa com a grata e feliz notícia neste Ano da Fé:

Papa Francisco autorizou a CANONIZAÇÃO de dois novos santos:

Papa João Paulo II e Papa João XXIII.


Que alegria para toda a Igreja Católica presente no mundo inteiro!
Obrigado, Deus querido!

------------------------ 

 Papa autoriza canonização


 de João Paulo II e João XXIII.

Promulgação da canonização dos Beatos  João Paulo II e João XXIII aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, no Vaticano




João Paulo II e João XXIII serão dois novos santos da Igreja Católica (Foto: Arquivo)

O Papa Francisco autorizou nesta sexta-feira, 5, a promulgação dos Decretos sobre o Beato João Paulo II e sobre o Beato João XXIII. O ato que autoriza a canonização dos dois novos santos foi realizado na audiência privada desta manhã com o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato.
Além de aprovar o segundo milagre atribuído à intercessão de João Paulo II (Karol Giuseppe Wojtyla), o Papa Francisco decidiu convocar um Consistório para falar a respeito da canonização. Wojtyla nasceu em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920 e morreu, como Sumo Pontífice, em Roma, no dia 2 de abril de 2005.
O Papa também aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Padres Cardeais e Bispos sobre a canonização do Beato João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli).
As datas das cerimônias de canonização não foram divulgadas.
-------------------------------------- 
Corpo do Papa João Paulo II





Túmulo do Papa João Paulo II (Acima)
-------------------------

Corpo do Papa João XXIII



Túmulo do Papa João XXIII (Foto abaixo)



Coração puro e ardente de amor: Arcebispo Capovilla recorda o Papa João XXIII

Imediatamente após o anúncio da canonização, dentro em breve, do Papa João XXXIII, os sinos das igrejas de "Sotto il Monte", terra natal de Angelo Giuseppe Roncalli, repicaram em tom de festa. A Rádio Vaticano ouviu o Arcebispo Loris Capovilla, que foi o secretário pessoal do "Bom Papa João":

Arcebispo Loris Capovilla:- "Meu primeiro sentimento é de surpresa. Não esperava por isso, assim tão imediatamente, e durante o Ano da Fé. O primeiro sentimento é: beijo a mão do Papa Francisco. Ademais, neste momento, com o espírito, o ânimo e a generosidade do Papa João XXIII, a quem me pergunta o que ficou da passagem terrena do Papa João que daqui mais um pouco chamaremos de São João XXIII, respondo com toda tranquilidade: "Ficou tudo!" Gostaria de dizer que a sua fonte continua jorrando água, aquela água refrescante do Evangelho. No mundo inteiro existem homens e mulheres, eclesiásticos e leigos, cristãos e não pertencentes à fé cristã, que reconhecem no Papa João XXIII um benfeitor da humanidade."

RV: A seu ver, o que significa em particular para a Igreja de hoje a canonização do Papa João XXIII?

Arcebispo Loris Capovilla:- "È como um comentário ao Capítulo V da Constituição Lumen gentium, o chamado universal à santidade. Somos o Povo de Deus em caminho, não rumo a uma pura realização temporal: somos todos chamados ao eterno! A entrar no esplendor da divindade: somos todos chamados, amados, sustentados. O Papa Francisco diz: "Somos todos objeto da misericórdia e do amor de um Deus, que vem procurar-nos."
RV: Passaram-se pouco mais de 50 anos do início do Concílio Vaticano II e recordamos o Papa João XXIII, que teve esta coragem tão forte e tão extraordinária, de impacto tão grande sobre o mundo inteiro, de pensar e convocar o Concílio...

Arcebispo Loris Capovilla:- "Neste momento, se me é permitido, gostaria de dirigir-me diretamente ao beatíssimo Papa João XXIII, apropriando-me do pensamento e das palavras, do calor de fé e de esperança deste sábio e severo irmão sacerdote. O Papa João buscou e encontrou, serviu e amou somente a Jesus, e com ele me sinto introduzido na constelação do Verdadeiro, do Belo e do Bem. Digo ao Papa João: continue impelindo eclesiásticos e leigos a serem como Jesus divino fundador da Igreja os quer, a fim de que uma Igreja livre, casta e católica gere filhos e filhas que vivam – como você testemunhou – com coração puro e fogo ardente de amor. É a minha primeira, devota, calorosa reação a esta grande notícia."

CatolicaNet

Nenhum comentário: