Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 24 de agosto de 2013

Um mês de Jornada Mundial da Juventude

Dias inesquecíveis


“Nós vimos Deus agir. Ele atuou no meio de nós. O Senhor nos surpreendeu”
Por Daniel Machado
A Igreja celebra, hoje, um mês da Jornada Mundial da Juventude, do encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro, que aconteceu entre os dias 23 a 27 de julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores, pelo poder público e, principalmente, pelos participantes.
Alguns números indicam o êxito da JMJ, entre eles está o número de pessoas, divulgado um dia depois do evento, com 3,7 milhões presente na Missa final em Copacabana. Com esse público, a JMJ Rio 2013 entra para a história com o 2º maior público da história das Jornadas, ficando atrás apenas da JMJ de Manila (Filipinas), em 1995, cujo público foi de 4 milhões de pessoas.

Veja, no infográfico abaixo, alguns números da JMJ Rio 2013
Os gastos públicos com a organização da Jornada foi um dos pontos polêmicos levantados antes do evento. Mas o “motim”, levantado pela imprensa brasileira, foi logo silenciado com o estudo da Secretaria Estadual de Turismo junto com a Universidade Federal Fluminense, os quais indicaram uma injeção de R$ 1, 8 bilhões na economia da cidade.
Segundo o Ministério do Turismo, o fluxo de turistas que visitaram o Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, também foi o maior já registrado, sendo que 72,7% destes visitavam o país pela pela primeira vez e 93% disseram ter intenção de retornar. Com relação ao evento, 89% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a JMJ Rio 2013.

Sucesso para além dos números
O maior sucesso da Jornada Mundial Rio 2013, no entanto, não pode ser medido pelos números. A experiência com Deus, a fraternidade e a eclesialidade vivida, nesses dias, superam qualquer estatística, pois jamais poderá ser medida.
“Nós vimos Deus agir. Ele atuou no meio de nós. O Senhor nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto, na história, como Deus tem atuado. Não tem outra explicação!”, disse o arcebispo do Rio, em coletiva, no dia 28 de julho.
Milhões de jovens revolucionários, impulsionados pelas palavras do Sucessor de Pedro, renovados na fé e na esperança para serem construtores de uma sociedade mais justa e fraterna; este sim é o grande sucesso da JMJ Rio 2013.
Vídeo: Melhores imagens da JMJ

Nenhum comentário: