Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ESPECIAL DE NATAL - 2014.


ANIVERSÁRIO DO PAPA FRANCISCO

Dia especial: 17 de dezembro, aniversário natalício do nosso amado Papa Francisco! Comemoramos os 78 anos deste escolhido de Deus e amado pastor. Vamos rezar para que Deus o conserve em nosso meio por muitos e muitos anos: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.   
     
                  

------------

ESPECIAL DE NATAL

Blog: http://lusmarpazleite.blogspot.com
          
* * * * * * *  
  


Vamos comemorar o nascimento daquele que mudou o rumo da história: Jesus Cristo!

Festa de Natal sem aniversariante não é Natal!

Natal sem Jesus, não é Natal!!!

Papai Noel, passa!

Presentes, passam!

Ceia Natalina, passa!

A Santa Missa no Natal, não passa!

Nela encontramos Jesus!!!

Na Santa Missa, recebemos Jesus Hóstia Santa em nossos corações!!!

Aí sim, celebraremos o verdadeiro Natal!!!
-----------------------------------------------

PENSAMENTO
Não fazemos nada mais do que nossa obrigação
quando servimos os outros.
E quem entende isso nunca fica vaidoso com o seu trabalho.
Elogiado, responde: 
agradeça a Deus comigo. Foi ele quem me
deu a graça de servir a ponto de fazer
algum bem a você.
Reflita sobre isso e viverá melhor!

* * * * * * 

No Natal: Jesus ou Papai Noel?


jesus cristo papai noel natal presentes belem igreja catolica canto da paz
PAPAI NOEL OU JESUS CRISTO

Estamos em plena época da festa do Natal. Toda a atmosfera da cidade fala disso.Shoppings enfeitados abundantemente, de maneira a mais bonita possível. Decorações luminosas, vitrines ornamentadas anunciando a felicidade de receber presentes caros e sofisticados e que gritam: "Vamos ser felizes! É Natal!"

Observando bem, parece que estamos celebrando duas festas na contramão. De um lado, a festa cristã do Natal, com um sério tempo de preparação chamado "Advento", com uma liturgia profunda, de espera, de uma sobriedade festiva, de reuniões da comunidade para fazer a Novena do Natal, tudo culminando na grande festa que nos lembra que Deus veio até nós na pessoa do seu Filho Jesus, mostrando-nos novos caminhos, novo sentido para uma vida fraterna e de paz.

Por outro lado, a festa da chegada do Papai Noel, festa comercial que tomou, injustamente, o nome "Natal", mas que não tem nada a ver com o sentido cristão da festa. O comérciofaz seus cálculos dos lucros e, com muitas luzes e músicas, inaugura sua festa meses antes. Faz crer que a felicidade está no esbanjamento de presenteschampanhes e panetones dão à festa uma certa poesia de bondade sentimental, com verniz de generosidade e emoção.

Papai Noel tomou o lugar do Menino pobre de Belém, cuja lembrança ficou sufocada. É melhor ele nem "crescer" e ficar sempre a criancinha bonitinha que comove e enternece, para que não precisemos ouvir suas palavras e exigências que incomodam.

FESTA PAGÃ X FESTA CRISTÃ

Com o mundo se secularizando mais, com o espirito de consumismo e materialismo, pode-se perguntar se, aos poucos, o Natal cristão está perdendo seu sentido e sendo substituído pela festa de Papai Noel. Muita gente nem sabe mais da mensagem do Natal cristão. Está acontecendo o contrário do que ocorreu com a instituição da festa de Natal. Lá no século III existia, no Império Romano, uma festa pagã chamada Festa do Sol. Era celebrada no dia 25 de dezembro quando, no meio do inverno, o sol voltava a aparecer A luz vencia as trevas. O sol era invencível. A Igreja quis dar um sentido novo a essa festa pagã.

O verdadeiro Sol invencível é Jesus. Assim nasceu a festa do Natal cristão. (Não sabemos a data exata do nascimento de Jesus, mas agora a celebramos no dia 25 de dezembro, data daquela festa pagã). Observando o que acontece hoje, parece que a festa pagã do Papai Noel está substituindo a festa do Natal cristão.

Pode-se ainda perguntar: de onde vem aquele legendário Papai Noel? Nos países nórdicos da Europa, se celebra a festa de São Nicolau, no dia 6 de dezembro. Embora fosse um santo bispo, São Nicolau foi revestido de muitas lendas pagãs, originando-se da crença dos antigos povos germânicos de lá. Como um deus, São Nicolau anda nas nuvens, num cavalo branco. São Nicolau traz presentes para as crianças, que ele despeja nas chaminés das casas, porque São Nicolau anda também sobre os telhados das casas. Ele anda sempre vestido como bispo, com mitra, báculo etc. A festa de São Nicolau, até hoje, é celebrada com presentes, comes e bebes especiais, brincadeiras etc. Mas para os não católicos, aquele santo não foi sempre bem aceito e, aos poucos, foi substituído pelo Papai Noel, mais aceitável por todos. E, assim, o velhinho chegou aqui também.

Sempre me pergunto como, na cabecinha das crianças, se combinam Papai Noel e o Menino Jesus. Há aqui algo a esclarecer na catequese, na família? No mês de dezembro, geralmente param os encontros catequéticos que poderiam abordar o assunto. Muito, porém, dependerá da vivência em família. Como é preparada e celebrada a festa de Natal no lar? O acento cai em Papai Noel ou no Menino Jesus? Importantes são os presentes ou o espírito de união, de reflexão e oração?

Não queremos dizer que os presentes não têm sentido no Natal. Podem ter se forem realmente sinais de "presença", de amor. Não são os presentes caros, luxuosos, mas os sinais simples que querem expressar a alegria de estar unidos, do mútuo bem-querer.

O Natal seja realmente a festa de amor, de solidariedade, de perdão e de conversão. Que o grande dom do Pai, o grande "presente" para a humanidade, tenha seu efeito na mudança de conduta, na consolidação da paz na família e na sociedade, no engajamento para a construção de um mundo mais cristão.
(fonte: http://www.loreto.org.br/dez2005_papai_noel.asp  -  autora: Inês Broshuis - membro do Grupo de Reflexão da Catequese da CNBB e da comissão de Catequese do Leste 2)

********* 
NATAL É FESTA EM FAMÍLIA!!! 
  
Famílias Consagradas:
Brasil mais Cristão!

Oração de Consagração das Famílias

Queremos consagrar-Vos, hoje e para sempre, a nossa família e implorar Vossas bênçãos sobre ela.

CORAÇÃO DE JESUSconsagramos nossa família à Vós!

O nosso lar Vos pertence. Fazei nele Vosso trono e reinai em nossos corações. Participai de nossa mesa e abençoai o nosso pão de cada dia. Que ele seja suficiente para nós e ainda nos permita fazer o milagre da partilha com os irmãos.

CORAÇÃO DE JESUSconsagramos nossa família à Vós!

Sede no meio de nós o amigo íntimo, o irmão e o companheiro de todas as horas. Cada um de nós, tudo o que somos ou temos, Vos pertence. Daí-nos a graça da fidelidade no discipulado, e que nossa alegria seja fazer a Vontade do Pai.

CORAÇÃO DE JESUSconsagramos nossa família à Vós!

Pedimos também, ó Jesus que Vossa Mãe nos assista como filhos e filhas e abençoe o nosso lar, como fez feliz o lar de Nazaré. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso e dai-nos a paz e a vida eterna.

CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!

Fonte de PesquisaRevista Brasil Cristão – Junho 2008
Revista Mensal da Associação do Senhor Jesus.
www.asj.org.br 
-------------------------- 
Significado do presépio de Natal

O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

Origem do presépio de Natal

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tradição da montagem do presépio

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio (personagens representados)

- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Papai Noel - Natal - festas natalinas Papai Noel no trenó e suas renas
Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

História e significado da árvore de Natal

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

Dia de montar a árvore de Natal

- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.
-----------------------------------------------

Símbolos do Natal e seus significados

ÁRVORE DE NATAL: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria

árvore de Natal
 
PRESÉPIO DE NATAL: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu

Presépio de Natal
 
PAPAI NOELrepresenta o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal

Papai Noel
 
ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus

 
SINOS DE NATALrepresenta o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
sinos de Natal
 
GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.
guirlanda natalina
------------------------------------------------------------------------------------
POR QUE COMEMORAR 
O NATAL 

SE JESUS NUNCA 
PEDIU ISSO 

NEM ORDENOU?

Há pessoas e grupos religiosos que fazem da Bíblia um arquivo de soluções para todos os problemas e um depósito de respostas para todas as questões. De acordo com essas pessoas, tudo o que não se encontra nesse arquivo deve ser rejeitado como erro, contrário aos ensinamentos da Bíblia. Pode ser que essa pergunta tenha sido feita a partir dessa preocupação.

Para aprofundar essa questão,vamos fazer um exemplo. Todos nós costumamos celebrar nosso aniversário e o dos outros, não é mesmo? O que a Bíblia tem para dizer a esse respeito? Está certo ou está errado celebrar o aniversário? Com essa preocupação, algumas pessoas abrem o "arquivo das respostas", procurando uma solução definitiva. E acabam não encontrando, na Bíblia,nenhuma indicação se se deve ou não celebrar a data do nascimento. JESUS NÃO DISSE NADA. OS DISCÍPULOS DELE TAMBÉM NÃO.

Aí alguém se lembra de que o rei Herodes celebrou seu aniversário, e foi justamente nessa ocasião que a filha de Herodíades pediu num prato a cabeça de João Batista (Marcos 6,17-29; Mateus 14,3-12). Herodes celebra a própria vida matando aqueles que defendem o povo. Que pensar disso?
Se fizéssemos da Bíblia um "arquivo de respostas", provavelmente não deveríamos celebrar a data de nascimento. Por quê? Porque, de acordo com que vimos, a celebração do aniversário é coisa de gente poderosa que trama a morte dos que defendem os interesses do povo. E então, como ficamos?

Esse exemplo levanta a questão da inculturação da Palavra de Deus na vida de cada povo. Tudo leva a crer que o povo da Bíblia não costumava celebrar o aniversário, e isso por razões bem simples: na precariedade dos meios, como recordar o dia que alguém nasceu?

Hoje nós temos registro de nascimento e tantos outros documentos que comprovam o dia em que nascemos. Mas naquele tempo isso se tornava extremamente difícil.

O caminho, portanto, deve ser outro, e parece ser este: celebrar o aniversário significa celebrar a vida, louvar a Deus pelo dom da existência, festejar com amigos e vizinhois, amar a vida e querer viver. E disso a Bíblia fala abundantemente. Ela estimula a celebrar, festejar, louvar. Basta, por exemplo, ler alguns Salmos para perceber como neles está presente o louvor, a ação de graças, o desejo de viver, o pedido de libertação, o amor à vida etc.

Então podemos afirmar que, embora não mande nem proíba festejar o anoversário, a Bíblia, pelo fato de valorizar a vida, nos estimula a celebrar nossa data de nascimento e a dos outros, também a de Jesus. A Sagrada Escritura deixa de ser, dessa forma, um ' "arquivo de respostas" para se tornar uma iluminação, uma proposta, um caminho... Em outras palavras, é preciso orientar-se mais pelo espírito do que pela letra da Bíblia. Ela não tem respostas para tudo, mas, como luz, pode tudo iluminar, indicando um caminho...

Será que Jesus sabia o dia em que nasceu? Será que José e Maria guardaram na memória o dia exato do nascimento de Jesus? Provavelmente não, pelos motivos que já apresentamos. O povo daquele tempo tinha pouco conhecimento de anos, meses, semanas etc. Naquele tempo, o máximo que se podia fazer era associar o nascimento de alguém a um acontecimento externo, como uma colheita de cereal, ou plantio, ou guerra... Nem sequer nós sabemos o dia em que Jesus nasceu. Mas isso não é motivo para que não comemoremos seu nascimento. Aliás, se quisermos orientar nossa vida exclusivamente pelas ordens explícitas de Jesus, pouco conseguiremos fazer. A que horas devemos levantar? A que horas devemos comer? A que horas devemos ir dormir? Devemos ir à escola ou não? Devemos ir ao médico ou não? De que modo devemos nos vestir? Essas e tantas outras perguntas, aparentemente tolas, mostram que não podemos fazer da Bíblia um "arquivo de respostas" prontas para todas as questões que a vida nos apresenta.

Alguns grupos religiosos fundamentalistas, agarrados à letra e não ao espírito da Bíblia, condenam os que celebram o Natal de Jesus justamente por ele nunca ter pedido isso nem ordenado. Que dizer disso? Às vezes o simples bom senso é suficiente para clarear essas questões. Outras vezes é preciso ligar o desconfiômetro: desconfie sempre de quem faz da Bíblia um "arquivo de respostas" para todos os problemas; desconfie sempre das religiões que se impõem pelo medo; desconfie sempre das religiões que crescem à custa da crítica destrutiva das outras religiões.

Fonte / Pesquisa: Livro: "Tire suas dúvidas sobre Bíblia"José Bortolini , Editora Paulus págs. 107 e 108.
  * * * * * *
------------------------------------------------------------------------

 JESUS NASCEU 

DE FATO

NO DIA 

25 DE DEZEMBRO? 

O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DO DIA DO NASCIMENTO DE JESUS?



Ninguém sabe o dia em que jesus nasceu, nem a estação do ano (inverno etc). 
A primeira vez que o dia 25 de dezembro aparece como o dia do nascimento de Jesus está registrada num calendário romano do ano 354.Esse calendário foi preparado por um tal de Filocalo.
A escolha desse dia tem um motivo histórico. Mas, que motivo? Vamos conhecer, agora.
Na Roma antiga celebrava-se nesse dia a festa do Sol Invencível. De acordo com os 
cálculos daquele tempo, o dia 25 de dezembro marcava o solstício de inverno. Ou seja, 
no Hemisfério Norte, é o dia em que o sol parece mais fraco (isso não acontece em nosso hemisfério Sul.) O sol é fonte de calor. Nessa época, essa força parecia estar vencida e 
a ponto de morrer. Mas, nos dias seguintes, pouco a pouco ia se tornando mais forte e brilhante. Isso demonstrava para o povo daquele tempo que o sol era forte e invencível. 
No ano 274 da nossa era, o imperador romano Aureliano criou a festa do Sol Invencível.
Os cristãos daquele tempo aproveitaram essa idéia e a transformaram completamente.
O Natal do Sol Invencível passou a ser o NATAL DE CRISTO. Isso porque o simbolismo da 
luz é muito importante na Bíblia. De fato, os primeiros cristãos gostavam de chamar Jesus de "SOL DA JUSTIÇA", "ESPLENDOR DO PAI", "LUZ DO MUNDO" e outros títulos ligados à luz. 
Aliás, já os profetas do passado falavam desse "sol da justiça" (veja, por exemplo, Malaquias 3,20). Eles se perguntavam: "Quem é invencível como nosso Senhor, que venceu e conquistou a morte?" De fato, a morte de Jesus parecia ter sido o fim. Mas ele 
ressuscitou e venceu a morte para sempre.
Detalhe importante: os primeiros cristãos associavam o nascimento de Jesus à sua ressurreição. O Evangelista Lucas ensinou esse caminho. Ele diz que, quando Jesus nasceu, Maria "o enfaixou, e o colocou na manjedoura" (2,7b). E, depois que Jesus morreu, José de Arimatéia enfaixou o corpo de Jesus num lençol e o colocou num túmulo escavado na rocha (23,53) 
Com base na data de 25 de dezembro os cristãos criaram outras festas, como, por exemplo,a da Anunciação, celebrada no dia 25 de março (nove meses antes do nascimento de Jesus).
Espero que você tenha enriquecido mais ainda os seus conhecimentos> 
Gostou?
------------------------------------------------------ 


GRANDE É O NOSSO JÚBILO
É Natal! Jesus nasce! Grande é o nosso júbilo!

Mas como ser alegres se estamos vivendo momentos difíceis?
São muitas as formas de sofrimento que atingem nossas famílias e toda a sociedade.
Dois mil e nove anos depois da solene proclamação feita pelos anjos -
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens  por ele amados!"Lc 2,14, - não há paz em
muitos países, lares ou corações. Há uma multidão de pessoas sofridas a nos mostrar que é necessário
um esforço comum, um grande mutirão de amor e solidariedade. Afinal, o sonho de Deus para nós, 
seus filhos e filhas, é que vivamos num mundo fraterno e pacífico. Esse é o objetivo do Natal. O Natal é o anúncio de uma certeza: com as graças que o Menino Jesus nos traz, conseguiremos construir um mundo justo e uma sociedade sem exclusões.
NESTE NATAL,
alegres pelo privilégio de sermos, por Cristo, filhos e filhas de Deus, glorifiquemos o Pai dizendo-lhe:
"Bendito sejais, ó Pai, porque, no vosso amor infinito, nos destes o vosso Filho Unigênito. Ele se tornou
nosso companheiro de viagem e deu novo significado à História. Pela vossa graça, este Natal seja ocasião
de conversão profunda e feliz regresso a vós; seja tempo de reconciliação entre os homens e progressiva concórdia entre as nações.
Sustentai, ó Pai, com a força do Espírito Santo, o empenho da Igreja em prol da nova evangelização e guiai seus passos pelas estradas do mundo, para anunciar Cristo com novo entusiasmo. Resplandeçam os discípulos de Jesus por seu amor para com os pobres e os oprimidos;
sejam solidários com os necessitados e misericordiosos com todos.
Cresca o diálogo entre todas as religiões e todas as pessoas descubram a alegria de serem vossos filhos e filhas.
A Vós, ó Pai, por Jesus Cristo, o Vivente, Senhor do tempo e da História, no Espírito que santifica o universo, louvor, honra e glória, hoje e pelos séculos sem fim! Amém.
-----------------------------------------

Presépio no Vaticano

Este presépio foi feito em 2007. Estamos aguardando a novidade do presépio no Vaticano, nesse ano de 2009.

 Presépio que se encontra na Praça de São

  Pedro, no Vaticano, 

é uma novidade instituída

  por João Paulo II no início

de seu pontificado. 

Tendo em conta os poucos elementos que recordavam o Natal no recinto que abraça a colunata de Bernini, o Papa sugeriu em 1982 que se colocasse a representação do nascimento de Jesus, seguindo o espírito do Presépio realizado por São Francisco de Assis em 1223. 
Durante três meses, vinte pessoas dedicam-se desde então, cada ano, a desenhar e construir o Presépio do Vaticano. Diferentes projectos são propostos aos serviços técnicos do Vaticano e, em seguida, uma comissão “ad hoc” é escolhida para realizar um deles. 
A construção propriamente dita, na praça de São Pedro, começa a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, para concluir-se a 17 de Dezembro. 
A novidade deste ano, segundo a agência Zenit, é que o Presépio tem uma forma circular, o que permite ser apreciado de todos os lados da Praça. No centro, encontra-se a representação simples do Natal, com Jesus, Maria e São José. A seus lado estão representadas cenas da vida quotidiana, além de homens e mulheres em adoração.

* * * * * * *



Basílica da Natividade (em árabe: كنيسة المهد), também conhecida como Igreja da Natividade, localizada em Belém, na Palestina, é uma das mais antigas igrejas ainda em uso no mundo. Sua estrutura foi construída sobre uma caverna que a tradição cristã marca como o local de nascimento de Jesus. O local é considerado sagrado tanto para ocristianismo como para o islamismo.



Sua construção data do ano de 326, quando teria sido ordenada por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino.


 Interior da Basílica da Natividade

A estrela de prata marca o local tido como o ponto exato do nascimento
de Jesus
* * * * * * * 

Pensamento

As portas da oportunidade são amplas.
Não digas que não pudeste entrar por elas
se nada fizeste para isso.

* * * * * * * 


+ + + + + +

Rio Jordão onde Jesus foi batizado 

 


                                   



----------------------------------------- 

Eis aqui uma linda e poderosa ORAÇÃO, turma amiga:



MARIA PASSA NA FRENTE!

Vamos rezá-la e compartilhá-la com nossos amigos!

Rezar faz bem a alma e ao corpo.
Maria é a nossa intercessora diante do Seu filho Jesus! A Mãe pede e o Filho atende!




--------------------------------------------------------------


SÃO FRANCISCO DE ASSIS E O "PRESÉPIO"






Foi na cidade italiana de Gréccio, na noite de Natal de Jesus no ano 1223 que São Francisco criou o primeiro presépio, com uma representação cênica do nascimento de Jesus numa manjedoura de palhas, acompanhado pelos animais. Era um lugar simples mais enriquecido com muita ternura e amor. Depois São Francisco chamou os moradores próximos para que estivessem no local, para que assim relembrassem a noite do nascimento em Belém do Menino-Deus.



O nascimento de Jesus num estábulo junto com os animais, Deus nos quis dar um recado claro e sem duvidas sobre a humildade e a beleza da pobreza quando é uma alternativa de vida. Abandonando o materialismo que nos subverte da condição humana em seres predadores da natureza e da vida.  



O presépio nos mostra a luz e a beleza na representação do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo. Com isso São Francisco iluminou e reacendeu a fé que estava adormecida entre o povo naquela época, um costume que perpetuou na Igreja até os nossos dias.



O Natal do Nosso Senhor aconteceu numa conjunção entre a vida, representada pelos animais: boi, burro e o universo representado pela estrela guia. Foi um momento extraordinário da revelação do Verbo que se fez carne, Cristo tornou-se condição de homem para estar entre os homens. E como filho de Deus nos ensinou a verdade sobre a essência humana nos diferenciando dos animais em muitos aspectos: centralizado na consciência o nosso comportamento como seres racionais. 



Na ternura do presépio notamos a força divina daquele momento do nascimento do Senhor, São Francisco levou isso ao povo para estimular o renascimento no coração de muitos que o já havia esquecido. Uma encenação que se perpetuou até os dias de hoje e corre pelo mundo ainda com o mesmo objetivo: relembrar o singelo momento do nascimento do Salvador...



Confira o texto histórico que narra como São Francisco preparou o Natal




"Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo, imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os "passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina". 

Estava sempre meditando em suas palavras e recordava seus atos com muita inteligência. Gostava tanto de lembrar a humildade de sua encarnação e o amor de sua paixão, que nem queria pensar em outras coisas.

 Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte. Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor, a quem São Francisco tinha especial amizade porque, sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito. Uns quinze dias antes do Natal, São Francisco mandou chamá-lo, como costumava, e disse: "Se você quiser que nós celebremos o Natal de Greccio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que vou dizer. Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro".Ouvindo isso, o homem bom e fiel correu imediatamente e preparou o que o santo tinha dito, no lugar indicado.



 Aproximou-se o dia da alegria e chegou o tempo da exultação. De muitos lugares foram chamados os irmãos: homens e mulheres do lugar, de acordo com suas posses, prepararam cheios de alegria tochas e archotes para iluminar a noite que tinha iluminado todos os dias e anos com sua brilhante estrela. Por fim, chegou o santo e, vendo tudo preparado, ficou satisfeito. Fizeram um presépio, trouxeram palha, um boi e um burro. Greccio tornou-se uma nova Belém, honrando a simplicidade, louvando a pobreza e recomendando a humildade.



A noite ficou iluminada como o dia e estava deliciosa para os homens e para os animais. O povo foi chegando e se alegrou com o mistério renovado em sua alegria toda nova. 



O bosque ressoava com as vozes que ecoavam nos morros.



Os frades cantavam, dando os devidos louvores ao Senhor e a noite inteira se rejubilava. O santo parou diante do presépio e suspirou, cheio de piedade e de alegria. A missa foi celebrada ali mesmo no presépio, e o sacerdote que a celebrou sentiu uma piedade que jamais experimentara até então. O santo vestiu dalmática, porque era diácono, e cantou com voz sonora o santo Evangelho. De fato, era "uma voz forte, doce, clara e sonora", convidando a todos às alegrias eternas. Depois pregou ao povo presente, dizendo coisas maravilhosas sobre o nascimento do Rei pobre e sobre a pequena cidade de Belém. Muitas vezes,-quando queria chamar o Cristo* de Jesus, chamava-o também com muito amor de "menino de Belém", e pronunciava a palavra "Belém" como o balido de uma ovelha, enchendo a boca com a voz e mais ainda com a doce afeição. Também estalava a língua quando falava "menino de Belém" ou "Jesus", saboreando a doçura dessas palavras.



 Multiplicaram-se nesse lugar os favores do Todo-Poderoso, e um homem de virtude teve uma visão admirável. Pareceu-lhe ver deitado no presépio um bebê dormindo, que acordou quando o santo chegou perto. E essa visão veio muito a propósito, porque o menino Jesus estava de fato dormindo no esquecimento de muitos corações, nos quais, por sua graça e por intermédio de São Francisco, ele ressuscitou e deixou a marca de sua lembrança. Quando terminou a vigília solene, todos voltaram contentes para casa.



 Guardaram a palha usada no presépio para que o Senhor curasse os animais, da mesma maneira que tinha multiplicado sua santa misericórdia. De fato, muitos animais que padeciam das mais diversas doenças naquela região comeram daquela palha e tiveram um resultado feliz. Da mesma sorte, homens e mulheres conseguiram a cura das mais variadas doenças.



 O lugar do presépio foi consagrado a um templo do Senhor e no próprio lugar da manjedoura construíram um altar em honra de nosso pai Francisco e dedicaram uma igreja, para que, onde os animais já tinham comido o feno, passassem os homens a se alimentar, para salvação do corpo e da alma, com a carne do cordeiro imaculado e não contaminado, Jesus Cristo Nosso Senhor, que se ofereceu por nós com todo o seu inefável amor e vive com o Pai e o Espírito Santo eternamente glorioso por todos os séculos dos séculos. Amém. Aleluia, Aleluia.

 Tomás de Celano - Primeiro Livro (Fontes Franciscanas).

Nenhum comentário: