Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 8 de fevereiro de 2015

Liturgia da Palavra de DOMINGO.

Bom dia!
DOMINGO É DIA DE MISSA, turma amiga!
Eis aqui a Liturgia da Palavra de Deus deste DOMINGO


Primeira Leitura (Jó 7,1-4.6-7)

Leitura do Livro de Jó:
Jó disse: 1“Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como dias de um mercenário?
2Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga, 3assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento. 4Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer.
6Meus dias correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança.
7Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
---------------------------------- 


Responsório (Sl 146)

— Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.
— Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.

— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom,/ cantai ao nosso Deus, porque é suave:/ ele é digno de louvor, ele o merece!/ O Senhor reconstruiu Jerusalém,/ e os dispersos de Israel juntou de novo.
— Ele conforta os corações despedaçados,/ ele enfaixa suas feridas e as cura;/ fixa o número de todas as estrelas/ e chama a cada uma por seu nome.
— É grande e onipotente o nosso Deus,/ seu saber não tem medida nem limites./ O Senhor Deus é o amparo dos humildes,/ mas dobra até o chão os que são ímpios.

-------------------- 

Segunda Leitura (1Cor 9,16-19.22-23)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 16Pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho!
17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.
22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
------------------- 

Anúncio do Evangelho (Mc 1,29-39)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.
30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.
31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa.
34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”.
38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”.
39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
--------------------------------- 


Explicação do Evangelho
O Evangelho anunciado combate as forças do mal

O Evangelho anunciado e vivido é a força que expulsa as ondas, as situações e as negatividades que abraçamos nesta vida!
“E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios” (Marcos 1, 39).
Nós não podemos compreender a missão de Jesus sem entender as duas atividades principais do Seu ministério. A primeira missão do Senhor é pregar, anunciar e evangelizar. A segunda é que essa pregação é acompanhada de curas e do ato de expulsar demônios.
Talvez você pense: “Eram tantos possessos assim? Era possessão para todo quanto é lado onde Jesus andava?”. Em alguns lugares, expulsar demônios virá até espetáculo, show para as pessoas verem; mas não se trata disso no caso do Senhor. Quando anunciamos o Evangelho, quando nós o pregamos, a Palavra de Deus por si mesma atrai bênção, atrai cura e libertação e provoca uma revolução dentro do nosso coração. Quando a Palavra é ensinada e pregada na autoridade de Jesus.
Muitas vezes, nós estamos enfermos, doentes, sofrendo e padecendo por muitos males porque existe muita coisa negativa dentro de nós. O Evangelho é a força que expulsa as ondas, as situações e as negatividades que abraçamos nesta vida! Se nos deixamos ser tomados, abrasados e abraçados pelo Evangelho de Deus, este tem o poder de nos curar!
A segunda coisa é que o Evangelho anunciado a nós combate as forças do mal. O Evangelho por si mesmo é a derrota de satanás e dos demônios, por isso, quando ele é anunciado, ele chega ao nosso coração e mexe com as nossas estruturas interiores e nos ajuda a perceber que existem dentro de nós coisas que nós mesmos precisamos expulsar.
Você sabe que existem os “demoniozinhos” que não querem sair da nossa vida. Quando a inveja entra dentro de nós ela quer se alojar em nós e não quer sair. Quando a preguiça, a maledicência, a fofoca, a sensualidade, a ira, o ressentimento, a mágoa, entre outros, uma lista de “demoniozinhos” que atormentam a nossa vida e que precisamos deixar ser exorcizados, no bom sentido da palavra, pela Palavra de Jesus.
Quando a Boa Nova, que é a força do bem, chega ao nosso coração nós expulsamos e repelimos da nossa vida as forças do maligno. É por isso que precisamos, todos os dias, acolher o Evangelho. Acolher o Evangelho não é chegar e fazer uma leitura rapidinha e dizer: “Que leitura bonita! Que bom! Obrigado, meu Deus!” .
Permitamo-nos nos deixar ser tocados, curados, restaurados e libertos de toda ação do mal que paira sobre nós! O que nos contamina são as conversas que nós temos, é aquilo que ouvimos, são as situações mal resolvidas dentro de nós e do nosso coração. É preciso uma palavra nova, é preciso um encorajamento que venha do coração e da boca de Deus!
É por isso que Jesus se retira para a solidão do coração pela força da oração e, abastecido, Ele nos cura de diversas doenças, expulsa os demônios e não permite que eles falem e ajam no meio de nós!
Que a mão de Deus hoje nos toque e nos ajude a sermos libertos de tudo aquilo que nos oprime!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

---------------------------------------------------------- 

Santo do Dia


Santa Josefina Bakhita - A primeira santa africana

Testemunhou com a própria vida a alegria de servir a Cristo em todos os momentos do seu dia.
Santa irmã morena, como era conhecida, nasceu no Sudão, em 1869. Santa Josefina, como muitos naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa “afortunada”, não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou.
Por intermédio de um cônsul italiano que a comprou, ela foi entregue a uma família amiga deste de Veneza. Ali, ela tornou-se amiga e também babá da filha mais nova deles que estava nascendo.
Em meio aos sofrimentos e a uma memória toda marcada pela dor e pelos medos, ela foi visitada pelo amor de Deus. Porque essa família de Veneza teve de voltar para a África, em vista de negócios, tanto a filha pequena quanto a babá foram entregues aos cuidados de irmãs religiosas de Santa Madalena de Canossa. Ali, Santa Bakhita conheceu o Evangelho; conhecendo a pessoa de Jesus, foi se apaixonando cada vez mais por Ele.
Com 21 anos, recebeu a graça do sacramento do batismo. Livremente, ela O acolheu e foi crescendo na vida de oração, experimentando o amor de Deus e se abrindo à ação do Espírito Santo.
Quando aqueles amigos voltaram para pegar Bakhita e a criança, foi o momento em que ela expressou o seu desejo de permanecer no local, porque queria ser religiosa. Passado o tempo de formação, recebeu a graça de ser acolhida como religiosa. Isso foi sinal de Deus para as irmãs e para o povo que rodeava aquela região.
Santa Josefina Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho. Exerceu várias atividades na congregação. Como porteira e bordadeira, ela serviu a Deus por intermédio dos irmãos. Carinhosamente, ela chamava a Deus como seu patrão, “o meu Patrão”, ela dizia.
Conhecida por muitos pela alegria e pela paz que comunicava, ela, com o passar dos anos, foi acometida por uma grave enfermidade. Sofreu por muito tempo, mas na sua devoção a Santíssima Virgem, na sua vida de oração, sacramental, de entrega total ao Senhor, ela pôde se deixar trabalhar por Deus, seu verdadeiro libertador. Ela partiu para a glória e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

Santa Bakhita, roga
i por nós!

Nenhum comentário: