Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 2 de janeiro de 2010

Pensando em você leitor amigo,nosso BLOG ganhou "Nova Roupagem". O nosso "Muito Obrigado" pela atenção e o carinho de sua parte!!!

Domingo, 03/01/2010.
Novidades...


PENSAMENTO DA SEMANA
O passado pode nos guiar, 
o futuro pode nos fazer progredir,
mas é o presente que tem o papel essencial de nos transformar.

Nosso blog ganhou nova roupagem!
Temos agora: 
 - Novo designer...
- Foto:  Lusmar Paz recebendo a Sagrada Comunhão das mãos do saudoso Papa João Paulo II, O Grande!
A qualquer momento o Papa Bento XVI, poderá fazer uma surpresa ao mundo: Anunciar a data da Cerimônia de Beatificação do Venerável Papa João Paulo II, o João de Deus, carinhosamente conhecido em nossa Pátria Brasileira. Esta foto já é uma homenagem antecipada do criador deste blog a este santo homem de Deus.
- Tradutor das mensagens em vários idiomas.

- Previsão do tempo.
-Últimas notícias G1 - Globo
- Mais quatro novos seguidores, somando-se num total de 18 seguidores.
- Continuaremos mantendo a filosofia de vida deste blog como: Formação Humana, Educação, Cultura e, acima de tudo,Espiritualidade.
Obrigado a todos pela atenção e pelo carinho!
Deus nos abençoe pelas mãos dadivosas e graciosas de nossa Mãe Maria Santíssima!!!
Lusmar Paz
Aracoiaba-CE.
Janeiro/2010
 ******
Atenção,"Turma Amiga"!!!,



Hoje,domingo, dia 03 de Janeiro de 2010, celebramos a Solenidade da Epifania.


O que significa a palavra Epifania?
Para nós Católicos, o que é a Solenidade da Epifania ou dos Reis Magos?

Epifania, Gaspar, Melquior e Baltazar: o que significa isso?

Vamos encontrar as Intenções de Oração dedicada ao mês de janeiro pelo Papa Bento XVI, dirigidas ao Apostolado da Oração e a toda a humanidade.

Temos também as leituras, o Salmo,  o Evangelho deste domingo, acompanhado do seu comentário.

Encontraremos uma mensagem  com o tema: " Igraja faz apelo para que cristãos preservem a natureza.

Obs.: Segunda-feira, dia 04 de Janeiro, postaremos mais novidades. Até lá!

Valeu, turma amiga!!!

Vamos em frente!!!

Domingo, 03 de Janeiro de 2010

Solenidade da Epifania

ou dos Reis Magos?

Leituras,Salmo e Evangelho do dia...


A Solenidade da Epifania é popularmente conhecida como Festa dos Reis Magos ou, simplesmente, Festas dos Reis…, Folia de Reis…

A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal. Porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969, após o Concílio Vaticano II) passou a ser comemorada dois domingos após o Natal. (origem: pt.wikipedia.org/wiki/Epifania - com pequena modificação). Foi quando Jesus se revelou aos outros povos (os gentios), representados nos três Reis Magos, vindos do Oriente.
Naquela época só se conhecia a existência de três Continentes: África, Europa e Àsia. Os três Reis representam estes continentes (repare que um dos Reis é negro, representando a África etc), o que significa que Jesus não veio somente para a salvação do povo judeu, mas para a salvação de todos nós. Você sabia que na Catedral de Colônia (Alemanha) existe uma arca de ouro onde estão supostamente os restos mortais dos três Reis Magos?
*********** 

Primeira leitura (Isaías 60,1-6)

Domingo, 3 de Janeiro de 2010
Epifania do Senhor

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.
2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 71)

Domingo, 3 de Janeiro de 2010
Epifania do Senhor


— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,/ vossa justiça ao descendente da realeza!/ Com justiça ele governe o vosso povo,/ com equidade ele julgue os vossos pobres!
— Nos seus dias a justiça florirá/ e grande paz, até que a lua perca o brilho!/ De mar a mar estenderá o seu domínio,/ e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Os reis de Társis e das ilhas hão de vir/ e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;/ e também os reis de Seba e de Sabá/ hão de trazer-lhe oferendas e tributos./ Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,/ e todas as nações hão de servi-lo!
— Libertará o indigente que suplica,/ e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ Terá pena do indigente e do infeliz,/ e a vida dos humildes salvará!

 Segunda leitura (Efésios 3,2-3a.5-6)

Domingo, 3 de Janeiro de 2010
Epifania do Senhor

Leitura da Carta de São Paulo apóstolo aos Efésios:

Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
5Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mateus 2,1-12)

Domingo, 3 de Janeiro de 2010
Epifania do Senhor

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Epifania, Gaspar, Melquior

e Baltazar: 

o que significa isso?


epifania gaspar melquior baltazar natal reis belem presentes ouro incenso mirra

EVANGELHO EXPLICADO

COMENTÁRIO

Estamos ainda em clima de festa, respirando confraternização, esperando as mudanças e que os tradicionais votos de paz se tornem realidade. Todos almejamos mudanças, porém, as propostas não podem ficar somente no desejo, é preciso fazer acontecer.
Para o mundo mudar, precisamos mudar com ele. Paz é sinônimo de amor e se traduz em partilha e solidariedade. Ainda bem que essas coisas não dependem de dinheiro, dependem somente do desejo de amar que trazemos no coração.
Foi para isso que Jesus veio. Com o coração ardente de amor, veio para promover a união, e quis nascer pobre para mostrar que felicidade não é privilégio dos abastados. Uma Grande Estrela mostrou ao mundo a felicidade daquela família. Era transparente a alegria ao lado da manjedoura naquele humilde curral.
Epifania quer dizer manifestação do Senhor. Com o nascimento de Jesus, Deus manifesta o seu desejo a todos os homens. Vontade de ter novamente os seus filhos ao seu lado, vontade de por em prática o seu Plano de Amor e de Salvação.
Vemos que os Magos vêm de longe, guiados por um sinal luminoso. Antigamente eram chamados magos os sábios, os conhecedores de medicina, astrologia e outras ciências. Os magos representam os povos de todas as nações, raças e línguas, que se deixam guiar pela mensagem de paz e amor de Jesus.

Não eram reis, mas provavelmente eram chefes de tribos. Devido seus conhecimentos científicos, os magos, tornavam-se conselheiros de reis e exerciam muita influência em seus paises. O evangelho não menciona quantos eram nem seus nomes, mas a tradição popular supõe que os magos eram três e lhes atribuiu os nomes de Gaspar, Melquior e Baltazar.

Os nomes atribuídos aos magos são bastante significativos: Gaspar quer dizer aquele que vai inspecionar ou seja, aquele que vai verificar e confirmar a vinda do Messias. Melquior quer dizer Meu Rei é Luz, é a grande confirmação da Realeza de Jesus, a Luz do Mundo. E, Baltazar quer dizer; Deus manifesta o Rei.
Os magos ofereceram a Jesus presentes típicos de suas regiões; ouro, incenso e mirra. Também os presentes têm um importante significado. Com o ouro reconheciam a realeza do Menino, o ouro quer dizer que Jesus é Rei.
O incenso é algo que se oferece a Deus nos altares. Com o incenso a humanidade reconhece a divindade de Jesus, significa que Jesus não é somente Rei, mas também Divino.
Conforme costume oriental, misturada com outros perfumes, a mirra era usada para perfumar corpos, vestes e casas. A mirra representa o lado humano e o sofrimento do Messias. Significa que o Menino Deus e Homem será levado ao martírio e à morte.
O evangelho diz que os magos mudaram o rumo e voltaram para suas terras por outro caminho. Mudar o caminho significa converter-se. Conversão é o apelo forte da celebração da Epifania. Esta é a Boa Nova de hoje: a Paz é possível e está ao nosso alcance. No entanto, é preciso procurá-la. Vai encontrá-la quem mudar seus caminhos e seguir a Verdadeira Luz.
(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  -  autor: Jorge Lorente)
 

Palavras do Papa Bento XVI na Festa da Epifania 


Homilia do nosso Papa Bento VI: "Queridos irmãos e irmãs, Hoje celebramos a Epifania do Senhor, ou seja, a sua manifestação aos povos, representados pelos Magos, misteriosas personagens vindas do Oriente, de quem fala o Evangelho de São Mateus (cf. Mt 2, 1-12). A adoração de Jesus por parte dos Magos foi imediatamente reconhecida como cumprimento das Escrituras proféticas. "À tua luz caminharão os povos lê-se no livro de Isaías e os reis andarão ao brilho do teu esplendor… trazendo ouro e incenso, e anunciando os louvores de Javé" (Is 60, 3.6). A luz de Cristo, como que encerrada na gruta de Belém, hoje difunde-se em todo o seu alcance universal.
Dirijo o meu pensamento de modo particular aos amados irmãos e irmãs das Igrejas Orientais que, seguindo o Calendário Juliano, amanhã celebrarão o santo Natal: formulo-lhes os mais cordiais bons votos de paz e de bem no Senhor. No dia de hoje voltamos a pensar espontaneamente na Jornada Mundial da Juventude. No passado mês de Agosto de 2005 muitos de vós estavam ali presentes ela reuniu em Colónia mais de um milhão de jovens, que tinham como lema as palavras dos Magos, referidas a Jesus: "Viemos adorá-lo" (Mt 2, 2).
Quantas vezes pudemos ouvi-las e repeti-las! Agora não podemos escutá-las, sem voltar espiritualmente àquele memorável acontecimento, que representou uma autêntica "epifania". Com efeito, a peregrinação dos jovens, na sua dimensão mais profunda, pode ser vista como um itinerário orientado pela luz de uma "estrela", a estrela da fé. E hoje apraz-me tornar extensiva a toda a Igreja a mensagem que então propus aos jovens reunidos nas margens do Reno: "Abri de par em par o vosso coração a Deus disse-lhes e hoje repito a todos deixai-vos surpreender por Cristo! Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso! Exponde as vossas alegrias e as vossas tristezas a Cristo, deixando que Ele ilumine com a sua luz a vossa mente e alcance com a sua graça o vosso coração" (Discurso de 18 de Agosto de 2005).
Gostaria que em toda a Igreja se respirasse, como em Colónia, a atmosfera da "epifania" e do autêntico compromisso missionário, suscitado pela manifestação de Cristo, luz do mundo, enviado por Deus Pai para reconciliar e unificar a humanidade com a força do amor. Neste espírito, rezemos com fervor pela plena unidade de todos os cristãos, a fim de que o seu testemunho se torne fermento de comunhão para o mundo inteiro. Invoquemos para isto a intercessão de Maria Santíssima, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja.
(fonte:www.vatican.va)

Apostolado da Oração

Intenções de oração do Papa para o mês de janeiro


Nas intenções de oração para o mês de janeiro, o Papa Bento XVI destaca a importância de os jovens bem utilizarem as novas tecnologias e a unidade dos cristãos.

Em sua intenção geral, o Santo Padre pede para que "os jovens saibam utilizar os meios de comunicação social modernos para o seu crescimento pessoal e para melhor se preparar a servir a sociedade".

Já em sua intenção missionária, Bento XVI reza para que "todo fiei em Cristo tome consciência que a unidade entre todos os cristãos é uma condição para tornar mais eficaz o anúncio do Evangelho".
************

No ano novo: Igreja faz apelo para que cristãos preservem a natureza

“A Igreja tem sua parte de responsabilidade pela criação e sente que a deve exercer também em âmbito público para defender a terra, a água, o ar, dádivas feitas pelo Criador a todos”. Este é um trecho da mensagem do Papa Bento XVI para a 43ª Jornada Mundial da Paz que será celebrada em 1 de janeiro de 2010. A Igreja começa o ano chamando a atenção do mundo para a questão do meio ambiente, que neste mês de dezembro foi tema de debate em Copenhagen, na Dinamarca, durante a conferência sobre o Clima.
Para muitos, a conferência não trouxe resultados satisfatórios e gerou um certo desconforto para aqueles que esperavam grandes soluções e um maior compromisso por parte de alguns países. Diante de tal realidade, a Igreja se posiciona não apontando os insucessos e decepções geradas por esta ou demais iniciativas, mas incentivando cada cristão a fazer a diferença em meio a uma realidade que às vezes assusta, mas que não porta em si um fim iminente, por vezes enfatizado pelas mega produções “hollywoodianas”. Corremos o risco de nos deixarmos levar pelas notícias catastróficas e imagens impactantes e nos esquecermos de proferir qualquer frase de vida e esperança em meio a tantos “escombros”.
A mensagem do Papa traz uma abordagem ampliada de como a humanidade é responsável tanto pela destruição, quanto pela reconstrução deste patrimônio de todos nos, que é a natureza. Com isso, o Papa não quis oferecer soluções técnicas e projetos políticos promissores, mas chamou a atenção da comunidade internacional, dos países em desenvolvimento, dos governantes e até dos meios de comunicação, para o papel que cada qual deve assumir.
Na coletiva de imprensa realizada no Vaticano, na qual foi apresentada a nós jornalistas esta mensagem do Papa na íntegra, no último dia 15 de dezembro, o Cardeal emérito do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Renato Rafaelle Martino, explicou: “O Papa destaca os efeitos negativos da conduta humana na mensagem, mas nunca perde a esperança na inteligência e na dignidade do homem”. Vejo nesta afirmação, o quanto a Igreja conta conosco e mais do que isto, acredita que somos capazes de juntos revertermos tal situação.
O tema da mensagem traz em si um convite endereçado a todos, pessoalmente: “Se queres cultivar a paz, cuides da criação”, frase inspirada nos trinta anos da proclamação de São Francisco de Assis, como padroeiro da ecologia. O pobrezinho de Assis, como é carinhosamente chamado aqui na Itália, autor do cântico das criaturas, que viveu em uma pequena cidade da região de Úmbria a mais ou menos 200 quilômetros de Roma, quis demonstrar que a verdadeira paz surge quando toda a criação se relaciona harmoniosamente. Ele também nos ensina que precisamos nos despojar do nosso egoísmo e da nossa ganância para enxergarmos o Deus que se manifesta naquilo que Ele mesmo criou. Não foi a toa que este simples e ao mesmo tempo, ‘grande santo’ inspirou o Papa a escrever sobre este tema tão rico e ao mesmo tempo tão desafiador.
Que neste novo ano que se inicia respondamos a este apelo da Igreja que é mãe e por isto nos faz abrir os olhos para uma perspectiva de mudança que começa a partir de uma experiência com o Deus que nos criou por amor e para o amor.
Mirticeli Medeiros
Comunidade Canção Nova
Roma, Itália


 




2 comentários:

ivan disse...

...ano novo, nova roupagem, isto é muito bom...parabéns Lusmar, adorei tua idéia...abs

Lusmar Paz Leite disse...

Obrigado, meu bom amigo Ivan!
Você tem sido um grande incentivador e colaborador nesse blog.
Obrigado por tudo!!!
Um Ano-Novo recheado de paz e saúde pra vc, Rosinha e filhos!!!