Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre Chico Anysio aos 80 anos!

 Chico Anysio: de Maranguape-CE. para o mundo


O Professor Raimundo foi um dos personagens mais incônicos do humorista
Divulgação
Em 80 anos de história, Chico Anysio representou o humor da televisão brasileira. Comediante, ator, dublador, escritor, compositor e até mesmo pintor, ele se tornou um ícone e dedicou quase toda a vida a alegrar o público.

> Chico Anysio morre aos 80 anos
> Governo do Estado declara luto de três dias

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, popularmente conhecido como Chico Anysio, nasceu em Maranguape, no Ceará, no dia 12 de abril de 1931. "Maranguape foi um paraíso, o Éden da minha infância durante sete gloriosos anos", orgulhava-se. Aos oito anos de idade, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira. Com 17 anos, começou a trabalhar na rádio Guanabara. Lá, ele foi locutor, rádio-ator, redator e comentarista esportivo.

Estreia na TV 
Em 1957, o cearense estreou na TV Rio, iniciando assim sua carreira como ator. Sua estreia na Rede Globo aconteceu em 1968, com o programa Chico Especial. Em toda sua carreira ele fez mais de 10.000 shows e criou mais de 200 personagens. “O mundo é a minha inspiração”, afirmava. Além de atuar no teatro, filmes e novelas, Chico trabalhou na TV em programas humorísticos, como Chico Total, Chico Anysio Show e A Escolinha do Professor Raimundo, onde se consagrou como um dos mais famosos e respeitados humoristas do Brasil.

Família
Durante a vida, Chico Anysio casou seis vezes e teve oito filhos. Seu primeiro casamento foi com a atriz Nanci Wanderley, com quem teve o ator Lug de Paula. No casamento com a atriz Rose Rondelli, Chico foi agraciado com mais dois filhos: o comediante Nizo Neto e o diretor Rico Rondelli. Da união com Regina Chaves, nasceu Cícero Chaves. O ator e comediante Bruno Mazzeo é fruto da união com a ex-modelo e atriz Alcione Mazzeo. Ele também é pai adotivo do comediante André Lucas e teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória.

O comediante era irmão da atriz Lupe Gigliotti, com quem já contracenou em trabalhos na TV, do cinesta Zelito Viana e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Ele também era tio do ator Marcos Palmeira e da atriz e diretora Cininha de Paula, além de tio-avô da atriz Maria Maya.

Malga Di Paula
Atualmente, o humorista era casado com a empresária Malga di Paula. O relacionamento dos dois durou 13 anos. Malga esteve ao seu lado durante todo o período em que Chico passou internado no hospital. Ela ficou conhecida por sempre informar, através do Twitter, o estado de saúde do marido enquanto ele estava internado.

Artistas lamentam morte de Chico Anysio



Tom Cavalcante e Chico Anysio se cumprimentam no camarim momentos antes do espetáculo que comandaram juntos, o "Chico.Tom", em 2007
Crédito: Folhapress
 
Após a notícia da morte de Chico Anysio, o humorista cearense Lailtinho afirmou que Chico foi e é a inspiração de todo artista de humor cearense. "Através do seu humor inteligente ele criou personagens que retratavam o cotidiano", declarou Lailtinho se referindo a personagens de Chico como o Professor Raimundo, a velha Salomé e o ex-jogador Azambuja.

> Chico: de maranguape para o mundo

Lailtinho comentou que foi através da aparição de Chico nos programas de televisão que os humoristas da sua época começaram a reverenciar, se inspirar e criar coragem para viver do humor. "Quando a gente chega no Sudeste as pessoas acreditam que o nosso humor é bom porque pessoas como o Chico vieram primeiro e nivelaram o humor do Ceará por cima", comenta Lailtinho.
No Twitter, Tom Cavalcante, amigo pessoal de Chico, declarou "Meu Deus. Anjos e espíritos do bem manifestai-vos, nosso Chico se foi". Após alguns minutos, Tiririca divulgou: "Chico fez o mundo sorrir por muitos anos e hoje fez o mesmo mundo chorar. Vai com Deus meu mestre, você merece um bom lugar no céu".

Por meio de nota oficial, o grupo de humor Risadaria, declarou "Os idealizadores, realizadores, curadores e artistas do Risadaria lamentam a morte do humorista Chico Anysio. Neste momento, solidarizamo-nos com os familiares e com os milhões de fãs espalhados pelo Brasil. Por um lado, estamos muito tristes com a morte de Chico Anysio, um dos maiores humoristas do Brasil. Por outro, estamos felizes, porque em 2010, na primeira edição do Risadaria, conseguimos prestar a última grande homenagem em vida a esse mestre. Descansem em paz, Chico, Alberto Roberto, Bento Carneiro, Bozó, Coalhada, Azambuja, Justo Veríssimo, Nazareno, Salomé, Painho, Pantaleão, Professor Raimundo e todos os personagens que marcaram a vida de milhões de brasileiros".

Além do humor

Lailtinho afirmou que, por muitas vezes quando veio ao Ceará, Chico pagou o aluguel e comprou cestas básicas para alguns humoristas que estavam sem trabalho. "Ele era cearense até nisso, dividia o que tinha com quem precisava", declarou.
O comediante Ciro Santos declarou que foi uma grande perda para o mundo do humor, e que o modo de fazer humor que o maranguapense deixou vai se eternizar nos comediantes cearenses. "Ele foi o maior humorista de todos os tempos, com mais de 200 personagens. Ele foi o molde para os humoristas do Brasil inteiro", declarou Ciro Santos.

Nenhum comentário: