Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quinta-feira, 24.09.2009 - Liturgia Diária, Pensamento do Dia, Minutos de Sabedoria , Língua Portuguesa e o Santo do Dia.

Liturgia Diária - 24.09.2009

Leitura: Ag 1,1-8

Salmo: 149

Evangelho: Lc 9,7-9.

________________________________________ 


Pensamento do Dia

Não deixe que os seus medos tomem olugar dos seus sonhos. 

(Walt Disney)

_________________ 


Minutos da Sabedoria

 

Seja atencioso e compreensivo./Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos no âmago da alma! / Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno./ Conserve seu equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado./ Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, e você tem saúde moral.

______________________


Língua Portuguesa

Não erre mais! (Luiz Antonio Sacconi)

serpente "não venenosa"

Eis aí algo que é difícil de aceitar. Por quê? Porque há uma diferença entre cobra (qualquer ofídio, venenoso ou não) e serpente (cobra venenosa, peçonhenta). Quando deparamos uma coral, dizemos que se trata de uma cobra, porque ela pode ser peçonhenta ou não (existem as falsas). Mas quando nos referimos à passagem bíblica, somos obrigados a dizer que foi uma serpente que tentou Eva no Paraíso, e não uma cobra. Tinha, naturalmente, de ser uma serpente... Cleópatra também morreu em consequência da picada de uma serpente. Tinha de ser...

Eis que, todavia, ao ler uma de nossas principais revistas semanais de informação, encontro as trevas: Um veterinário australiano, especialista em cobras, foi chamado às pressas para retirar do telhado de uma casa uma serpente de 7kg e 3m de comprimento. Missão cumprida, o vaidoso veterinário posou para fotógrafos e cinegrafistas. Foi quando a cobra se vingou e o atacou no rosto. Ele teve sorte: a serpente não era venenosa.

Tinha de ser uma serpente... 

_____________________ 


Pio X / século I / ano II / capítulo III

 

Na sucessão de papas, séculos, anos, capítulos, etc., de I a X lemos em ordinal; de XI em diante, em cardinal. Portanto: século I (= século primeiro), ano II (= ano segundo); capítulo III (=capítulo III); Pio X (Pio Décimo); século XI(= século onze); ano XII(=ano doze). 

Não existe século "um", século "dois", ... século "nove" nem século "dez". Ma é justamente desse modo que dizem todos os repórteres e jornalistas. Alguns até fazem pior. Escrevem: Papa elogia combate de Pio "10" ao modernismo. Dois barcos que datam do século "1" foram descobertos...

Na ed.1738 da revista ISTOÉ se leu à página 74: Cientistas israelenses anunciaram a descoberta de uma pedra com inscrições do século "9" a.C. que pode ter sido parte do lendário Templo de Salomão, citado no Antigo Testamento. Ora, escrevendo em cardinais, obrigam o leigo a ler erradamente.

Num grande telejornal se ouviu certa vez: Arquimedes viveu no século "três" antes de Cristo.

Tudo mentira.

______________ 


Santo do Dia: São Geraldo

24 de Setembro



São Geraldo Hoje, nos enriquecemos com a vida de santidade de São Geraldo, o primeiro mártir da Hungria.

O santo de hoje nasceu em Veneza, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, que inclui o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa na Ordem Beneditina e em pouco tempo São Geraldo chegou ao serviço de abade do mosteiro.

Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei assumiu a missão de evangelizar com seu grupo aquela nação. Combateu as idolatrias e o sagrado Bispo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.

Com a morte do rei, entrou a luta pelo poder e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o Bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo.

Numa viagem em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isto em 24 de setembro de 1046.

Deixou escrito lindos testemunhos do religioso Bispo e fiel cristão, o qual tornou-se com a graça de Deus.

São Geraldo...rogai por nós! 

_______________ 



Obrigado a todos!
Lusmar Paz.

Nenhum comentário: