Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Neste domingo, dia 08/Nov./ 2009,você encontrará neste blog: Homenagem ao Ex-Centro Educ. Cel. Pedro Guedes Alcoforado em Aracoiaba-CE; Reflexão do Dia; Língua Portuguesa: Não erre mais; Liturgia Diária desse domindo 08/11; Pensamentos Eucarísticos; Rir é o melhor remédio; Novidades que o Povo precisa saber: Certidão Eleitoral Eletrônica, Sobre Certidões, Auxílio à list,; Documentos Roubados, Consulta de Remédios; Intenções do Mês de Novembro; Comemorações do Mês; Canção Nova Notícias: Diretora de Clínica de Aborto deixa trabalho após conversão; Vaticano apresenta encontro do Papa com os artistas deste mês; Europa trocou crucifixos por abóboras, diz Cardeal Bertone; Sentença sobre crucifixos é míope, diz porta-voz do Vaticano; Notícia do Portal Católico; Estamos na terra de Passagem.




Nosso blog homenageia



 O Centro Educaional Cel. Pedro Guedes Alcoforado - Aracoiaba - CE.


Homem de grande inteligência e vasta cultura.
Por mais de 20 (vinte) anos dirigiu o Colégio da CNEC em Aracoiaba.
Ao guerreiro e nobre herói na Educação em nossa terra, a  gratidão do povo aracoiabense!



Prédio do ex-Educandário Cel. Pedro Guedes Alcoforado - CNEC - em Aracoiaba-CE , fundado em 03 de Agosto de 1979.
Atualmente este prédio de nome Escola Municipal Cel Pedro Guedes Acoforado, acolhe as crianças e adolescentes da Sede da Cidade de Aracoiaba.
____________

ATENÇÃO

Funcionários da Prefeitura Municipal de Aracoiaba-CE., participaram do Curso "CERIMONIAL PÚBLICO E PRIVADO", na cidade de Fortaleza,ministrado pelos facilitadores Antônio Carlos Pontes Barreto e Antônio  Carlos de Castro. 
Segunda-feira, dia 09/11/2009, postaremos uma matéria sobre esse excelente curso de "Cerimonial Privado e Público"

__________________ 


REFLEXÃO DO DIA:

Posso chamar a atenção de uma pessoa – que está presente numa reunião – sem mencionar seu nome?
Não!
Chame-a em particular e use palavras fraternas fazendo-a refletir seu erro; caso contrário, você não estará corrigindo-a, e sim, ferindo-a, gerando também no grupo, curiosidade e desconfiança.
A caridade deve estar acima de tudo!
(Francisco Lusmar Paz)


NÃO ERRE MAIS


  1. A palavra caráter não tem c no meio, mas no plural leva o c .
Ex.: caracteres

  1. O substantivo tapa tanto pode ser masculino como feminino.
Ex.: O tapa ou a tapa.

  1. Não confundam: viagem (com G) e viajem (com J).
      O primeiro é o substantivo. Ex.: Fiz uma viagem
      O segundo é verbo. Ex.: Que eles viajem.

  1. Não escreva se com i; a não ser que venha com a preposição.
Ex.; A si, por si, para si, etc.

  1. Não diga: Eu namoro com fulano (a)
Namorar não exige preposição.
Ex.: Diga: eu namoro fulano (a).

  1. Simpatizar exige a preposição: com.
Ex.: Eu simpatizo com você.

  1. Não diga:
Vim trazer o convite.
      Diga:
Venho trazer o convite.
Vim é passado.

  1. Não lhe vi é uma expressão errada.
Diga: Eu a vi, eu o vi.

  1. Evite dizer:
Entre pra dentro, menino”. Se quer dizer: pra dentro, indique o lugar.
Ex.:  Entre pra dentro de casa. A expressão errada é um vício de linguagem.

  1. Use a vírgula para separar datas.
Ex.: Aracoiaba , 20 de agosto de 2009.

_____________

Liturgia Diária

LITURGIA 

DESSE DOMINGO, 

DIA 08.11.2009.

Primeira leitura 

(1º Reis 17,10-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 10Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viú­va apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber”.
11Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão”.
12Ela respondeu: “Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperar a morte”.
13Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. 14Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”.
15A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. 16A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 145)

— Bendize, minh’alma, bendize ao Senhor!
— Bendize, minh’alma, bendize ao Senhor!

— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído;/ o Senhor ama aquele que é justo./ É o Senhor quem protege o estrangeiro,/ quem ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus.
— O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará/ para sempre e por todos os séculos!


Segunda leitura

(Hebreus 9,24-28)


Leitura da Carta aos Hebreus:

24Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor.
25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuá­rio com sangue alheio. 26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27O destino de todo homem é morrer uma só vez e, depois, vem o julgamento. 28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho

(Marcos 12,38-44)


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada.
43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO

Homilia Diária



JESUS E OS MESTRES 

DA LEI Mc 12,38-44

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

O Evangelho é de S. Marcos, e diz-nos que os escribas e fariseus fazem ostentação da sua suposta bondade. Dão esmolas, tocando a campainha; rezam no templo à frente e em tom de grandiosidade; ocupam os primeiros lugares, etc.


Acautelai-vos dos escribas. Eles gostam de passear com longas vestes e de receber cumprimentos nas praças. Querem os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes.


Logo a seguir, S. Marcos conta-nos a história da viúva que, dando a mais pequena das moedas, dava tudo quanto tinha. Foi uma atitude que Jesus apreciou e dela fez o elogio aos seus discípulos. A esmola da viúva, modesta no seu valor, foi a de maior significado. A Misericórdia é uma virtude moral pela qual uma pessoa se dedica à outra com compaixão, dando ajuda espiritual e material na medida das suas posses.


O mérito não está na grandeza ou pequenez da nossa oferta à Deus. Mas sim em como o fazemos.


Os mestres da Lei, por exemplo, prevalecendo-se da estima que gozavam do povo, tornavam-se vaidosos e inescrupulosos. Sentiam prazer em ser reconhecidos como pessoas altamente consideradas. Sendo assim, abusavam da boa fé e da hospitalidade das pobres viúvas, passando longas horas de oração na casa delas, só para comer do bom e do melhor. Com prazer jogavam consideráveis esmolas no tesouro do templo, para serem vistos e louvados pelos presentes. Tal esmola, porém, embora valiosa em termos monetários, não tinha valor para Deus.


Bem diferente era o destino e a situação da pobre viúva que, tendo oferecido apenas algumas moedinhas, fez um gesto altamente agradável a Deus, porque marcado pela simplicidade e pela discrição. Talvez, só Jesus a tenha observado. A viúva não ofereceu do seu supérfluo. Antes, abriu mão do que lhe era necessário, para fazer um gesto agradável a Deus. Por isso, seu pouco se tornou muito aos olhos de Jesus. Por que Deus vê o coração, sabe a tua dor, as tuas aflições e necessidades.


Jesus sabe daquilo que eu e você podemos doar. Ele acredita no meu e no teu potencial e preparou muitas coisas que somente eu e você pode resolver. Mas eu e você ainda não demos tudo o que podíamos e por isso continuamos amarrados, muitas vezes infelizes. Não sejamos egoístas, mas generosos. Diga o teu sim e dê tudo àquilo que você pode e deve dar. Siga o exemplo da viúva e veja como ela agradou a Deus. Se assim fizeres também a tua oferta será agradável a Deus!


Senhor Jesus, dá-me pureza de coração, para que todas as minhas ações sejam marcadas pela sinceridade e por um amor verdadeiro ao Pai.




PENSAMENTOS EUCARÍSTICOS

Quão profundas são as palavras desses riquíssimos pensamentos:

  1. “Jesus na Eucaristia é o médico e remédio. “


( Santo Afonso de Ligório)




2. “Quando se chega a produzir o venerável sacramento (Eucaristia), o sacerdote já não usa suas próprias palavras, mas serve-se das palavras de Cristo. É, pois, a palavra de Cristo que produz este sacramento.” (Santo Ambrósio)




3. “Nas mãos do sacerdote, renova-se o grande Mistério de amor” (Papa Bento XVI)





4.”Que a Virgem Maria nos ajude a fazer descobrir as jovens gerações a pérola preciosa da Eucaristia.” (Papa Bento XVI)



Fonte de Pesquisa:
Livro: Tão Sublime Sacramento – Pe. Gilson Sobreiro – Editora: Palavra & Prece
www.palavraeprece.com.br

_______________________

RIR É O MELHOR REMÉDIO

Quando ouve falar do poder rejuvenescedor de uma nova linha de cosméticos, a mulher de Joe compra logo a linha completa. Depois de passar os produtos, pede ao marido:


       - Amor, diga honestamente quantos anos eu pareço ter.


         Olhando bem para ela, Joe responde:


       - A julgar pela sua pele, 20; pelo cabelo, 18; e pelo corpo, 25.


       - Ah, que romântico! – exclama ela, encantada.


       - Espere aí, - diz Joe. – Ainda não somei.

                                                       (Mark Somerville)

____________

Um farmacêutico vê um cliente escorado na parede.


- O que há de errado com aquele homem ali? Pergunta ele ao funcionário.


- Bem – responde o funcionário. – Ele veio aqui de manhã procurando um remédio para tosse. Eu não consegui encontrar o xarope para tosse , então dei a ele um vidro de laxante.


- Não se trata tosse com laxante! – explode o farmacêutico.


- Ah, pode se tratar sim. Agora ele tem medo de tossir.


(Jason Hunghes, Grã-Bretanha).



“NOVIDADES”

Vejam quais são os assuntos do momento:

CERTIDAO ELEITORAL ELETRÔNICA


*Você ainda guarda aquelas tirinhas de papel ridículas para comprovar que
votou nas últimas eleições?*

*Afinal de contas sem essa comprovação não dá para tirar Passaporte, CTPS,
etc. não é mesmo?*

*Agora você pode jogar todas as suas tirinhas no lixo!*

*Basta apresentar a Certidão de Quitação Eleitoral que não custa um centavo
sequer e que você mesmo imprime  em casa.


*Basta acessar o site abaixo e preencher com os dados que você encontra no
seu Título de Eleitor:*

http://www.tse.gov.br/


internet/servicos_eleitor/


quitacao_blank.htmhttp://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao_blank.htm


________________
Sobre certidões


AVISO IMPORTANTE!

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! Nele você resolve essas (e outras)
burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos,
imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário.
Depois, o documento chega por Sedex.

_______________________

.
AUXÍLIO À LISTA


Telefone 102... NÃO!
Agora é: 08002800102

Não somos avisados das coisas que realmente são
importantes ....

NA CONSULTA AO NÚMERO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO
VERDADEIRAMENTE GRATUITO.
_________________

Documentos roubados
Lei 3.051/98 -

Grande parte da população não sabe que a Lei nº 3...051/98, nos dá o direito , em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos, como:

Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser
autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao DETRAN p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.

________________

Consulta de Remédios

       Basta digitar o nome do remédio desejado no site abaixo, vocês terão também os genéricos e os similares de todas as marcas, com os respectivos  preços em todo o Território Nacional.
                                                                 
                               http://www.consultaremedios.com.br/ 




 _____________________

    

 Capa da Liturgia Diária - Mês de Novembro - Paulus

INTENÇÕES DO MÊS



Todos os meses o Papa Bento XVI, através do Apostolado da Oração, lança à Igreja Católica duas intenções: “Geral e Missionária”. E para essas duas intenções ele pede reflexão e oração.



Geral: 




Para que as pessoas no mundo inteiro, especialmente os responsáveis pela política e economia, não deixem de se empenhar para cuidar da criação.

Missionária:



Para que os crentes das várias religiões, com o testemunho da própria vida e por meio do diálogo fraterno, ofereçam uma demonstração clara de que o Nome de Deus é portador da paz.



COMEMORAÇÕES DO MÊS

01.  Todos os Santos e Santas
02.  Fiéis Defuntos
03.  São Martinho, de Lima
04.  São Carlos Borromeu
05.  Beato Mariano Aparício
08. XXXII Domingo Comum
09. Basílica de Latrão
10. São Leão Magno
11 .São Martinho de Tours
12. São Josafá
15. XXXIII Domingo Comum
16. Santas Margarida e Gertrudes
17. Santa Isabel da Hungria
18. Basílicas de Pedro e Paulo
19. Santos Roque, Afonso e João
20. Dia da Consciência Negra
21. Apresentação de Nossa Senhora
22. Cristo Rei / Dia do Leigo
23. Santos Clemente e Columbano
24. Santo André Dung-Lac
25. Santa Catarina de Alexandria
26. Beato Tiago Alberione / Dia de Ação de Graças
29. I Domingo do Advento
30. Santo André.
 ________________________ 














Diretora de clínica

de aborto

deixa trabalho, 

após conversão


A diretora do Planned Parenthood, um centro de aborto no Texas, Estados Unidos, pediu demissão de seu trabalho após ver, através de uma ultrassonografia, o aborto de um feto que foi aspirado do ventre de sua mãe, em setembro deste ano. Abby Johnson atuou na clínica durante oito anos e, no dia 6 de outubro, deixou seu trabalho e procurou a Coalition for Life (Coalizão pela Vida), um grupo pró-vida que promove, em diversas cidades dos Estados Unidos, a "Campanha 40 dias pela vida", que tem como base iniciativas de oração e jejum.

Abby Johnson explica que teve uma "mudança de coração" e percebeu os interesses fincanceiros por trás das práticas de aborto. “Eu tive uma mudança de coração a respeito desta questão e vi mudanças nas motivações do impacto financeiro dos abortos e, realmente, alcancei meu ponto de ruptura após presenciar um tipo concreto de aborto através de ultrassonografia”, destacou a ex-diretora da clínica.

Em declarações à imprensa, Abby falou ainda de sua transformação interior: "Eu só pensava que eu não posso mais fazer isso. Foi como um flash que me bateu. E eu pensei: isso é tudo. Eu me sinto tão pura de coração. Não tenho essa culpa, nem o peso sobre mim. Então eu sei que essa conversão é, principalmente, espiritual", afirmou.

O diretor nacional do "40 dias pela vida", David Berei, explicou que, na última campanha, encerrada no domingo, 1°, outros sete trabalhadores de clínicas abortistas abandonaram sua profissão e, além disso, 563 vidas foram salvas.

"Esses são apenas os casos que nós conhecemos”, acrescentou, ao falar sobre os resultados da campanha que uniu 212 cidades de 25 estados dos EUA e cinco províncias do Canadá e Dinamarca.

Esta foi a sexta campanha na clínica do Texas. Desde 2004, os colaboradores pró-vida se concentram em frente ao Planned Parenthood e, neste ano, fizeram um dia inteiro de oração pelos que promovem e defendem o aborto.

Ao comentar o caso de Abby Johnson, David Bereit declarou que foi uma "conversão surpreendente" e que demonstrou a importância das constantes orações em frente às clínicas de aborto. "Desde da primeira campanha em 2004, oramos por Abby e por todos que atuam nos abortos, para que que viessem a compreender o que o aborto realmente é e para que deixasse esse negócio mortal. Neste caso, nossas orações foram respondidas. Estamos orgulhosos pela coragem de Abby deixar a indústria de aborto e, publicamente, anunciar suas razões para sair", acrescentou Bereit.

Fonte de Pesquisa: Canão Nova.

Vaticano apresenta encontro

do Papa 

com os artistas deste mês


Da Redação, com Rádio Vaticano


O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, apresentou nesta quinta-feira, 5, o encontro do Papa Bento XVI com o mundo da cultura. O evento, programado para o próximo dia 21, pretende recordar o 10º aniversário da Carta de João Paulo II aos Artistas e o 45º aniversário do encontro de Paulo VI com os artistas, na Capela Sistina.

Entre os artistas encontram-se o cineasta Nanni Moretti, o compositor Ennio Morricone, o ator Sergio Castellitto e a escritora Margaret Mazzantini.

Na coletiva de imprensa, Dom Gianfranco deixou votos de que o encontro seja uma ocasião para "voltar a propor" o crucifixo, "um dos grandes símbolos da cultura ocidental", de maneira "nova e original, como aconteceu também no passado, por parte de grandes artistas".

É na Capela Sistina que Bento XVI acolherá os convidados para "renovar a amizade e o diálogo entre a Igreja e os artistas", procurando "suscitar novas oportunidades de colaboração". Foram convidadas 500 pessoas.

Os artistas, que virão dos vários continentes, foram escolhidos "por causa do prestígio de que gozam e da alta qualidade profissional", em representação das diversas "categorias" do mundo das artes: pintura, escultura, arquitetura, literatura e poesia, música e canto, cinema, teatro, dança, fotografia.

No dia 20, à tarde, os artistas visitarão a coleção de Arte Moderna e Contemporânea dos Museus do Vaticano. Com Bento XVI, a Santa Sé tem procurado reavivar o seu papel na cultura contemporânea. Um dos exemplos desta aposta é a montagem do seu próprio pavilhão na edição de 2011 da Bienal de Veneza.

Em mensagem dirigida o ano passado às academias pontifícias, o Papa lembrou a necessidade urgente de um diálogo renovado entre a estética e ética, entre beleza, verdade e bem, não apenas no debate artístico e cultural, mas também na realidade do cotidiano.


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone -
iphone.cancaonova.com


Europa trocou crucifixos 

por abóboras, 

diz Cardeal Bertone


Da Redação, com Ecclesia


"Uma verdadeira perda". Assim o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, considera a decisão do Tribunal Europeu de Direitos do Homem, publicada na terça-feira, 3, que exige a retirada dos crucifixos nas escolas da Itália. O cardeal lamentou que a Europa troque seus "símbolos mais queridos" pelas "abóboras" do Halloween.

A decisão do Tribunal Europeu define a presença do crucifixo nas escolas como uma violação da liberdade religiosa dos alunos e como contrária ao direito dos pais de educarem os filhos segundo as suas convicções.

Após ter manifestado o seu descontentamento pela iniciativa do governo italiano, que anunciou recurso contra a decisão, o Secretário de Estado do Vaticano sublinhou que o crucifixo é "símbolo do amor universal, não de exclusão, mas de acolhimento".  "Pergunto-me se esta sentença é sinal de razoabilidade ou não", indagou.

E concluiu exortando que "devemos procurar conservar, com todas as nossas forças, os sinais da nossa fé, para quem crê e para quem não crê".

Na sua edição desta quinta-feira, 5, do "L'Osservatore Romano", além das declarações do Cardeal Bertone, apresenta um artigo sobre a decisão do Tribunal de Estrasburgo, considerando que a mesma não reconhece "a importância do papel das religiões na construção da identidade europeia e na afirmação da centralidade do homem na sociedade".

"A decisão dos juízes de Estrasburgo, por outro lado, parece inspirada numa ideia de laicidade do Estado que leva a marginalizar o contributo das religiões na vida pública", acrescenta o artigo do jornal do Vaticano.



Sentença sobre crucifixos é míope, 

diz 

porta-voz do Vaticano


Rádio Vaticano


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou nesta terça-feira, 3, que o Vaticano considera errada a decisão da Corte Europeia de Direitos Humanos, com sede em Estrasburgo (França), de punir o Estado Italiano pela presença de crucifixos nas escolas.

"É errado e 'míope' querer excluir a religião da realidade educativa", ressaltou padre Lombardi em declaração à Rádio Vaticano e à rede de televisão pública italiana RAI, divulgada por meio de um comunicado de imprensa. Ele afirmou também que a Igreja Católica ficou chocada com a decisão judicial.

A sentença foi emitida em resposta à reivindicação da italiana Soile Lautsi, que pediu ao colégio de seus filhos que retirasse o crucifixo das salas de aula por se opor ao princípio de laicismo no qual queria educá-los.

O caso passou pelo Tribunal Constitucional italiano - que disse não ter jurisdição sobre o assunto -, por um tribunal administrativo do país e inclusive pelo Conselho de Estado da Itália, que rejeitou a reivindicação, o que fez com que a questão chegasse a Estrasburgo.

Em 2006, a Justiça italiana arquivou o caso e Soile recorreu à corte europeia. Ontem, em comunicado, o órgão justificou sua decisão afirmando que "a presença de crucifixos poderia ser interpretada por alunos de todas as idades como um sinal religioso; eles sentiriam como se estivessem sendo educados em um ambiente escolar que carrega a marca de determinada religião". Segundo o Tribunal europeu, a presença do símbolo poderia "causar desconforto para alunos praticantes de outras religiões ou ateus".

Padre Lombardi explicou rebatendo que "o crucifixo sempre foi um sinal de oferta do amor de Deus e de união e acolhida para toda a humanidade. Lamento que seja considerado como um sinal de divisão, de exclusão ou de limitação da liberdade".

"Surpreende que uma corte europeia intervenha de um modo tão profundo em uma matéria fundamentalmente ligada à identidade histórica, cultural e espiritual do povo italiano", continuou o representante da Santa Sé, acrescentando que "não é por este caminho que se atrai a amar e compartilhar mais a ideia europeia, que como católicos italianos, defendemos firmemente desde as suas origens. A religião da uma contribuição preciosa à formação e ao crescimento moral das pessoas, e é um componente essencial da nossa civilização", completou.

Entretanto, o governo italiano informou que vai recorrer da decisão. A ministra da Educação, Mariastella Gelmini, alegou que o crucifixo é um símbolo da tradição do país: "Ninguém quer impor a religião católica, muito menos com o crucifixo".

O ministro de Relações Exteriores, Franco Frattini, disse que a Corte deu um "golpe mortal em uma Europa de valores e direitos", acrescentando que isso é um mau precedente para outros países.

A Itália é uma das nações com população mais católica no mundo. Mais de 96% dos cristãos do país – que chegam a 80% da população – se definem católicos. A exposição de crucifixos em escolas se tornou obrigatória com duas leis datadas de 1920 – mas, desde 1984, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial, têm sido cumpridas com menos rigor.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone -
iphone.cancaonova.com


 __________________ 


Notícia do Portal Católico



Estamos na terra de passagem
Papa Bento XVI
No altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, Bento XVI presidiu esta manhã uma Santa Missa em memória dos cardeais e bispos falecidos no último ano. Falando do conceito do fim de nossas vidas terrenas, o pontífice recordou que a dissolução do cenário deste mundo é inevitável, mas em compensação, recebemos a promessa de uma herança que não se corrompe, não se mancha e não se deteriora.
“A vida é uma espera contínua e atenta, uma peregrinação rumo à vida eterna, o cumprimento final que dá sentido e plenitude ao nosso caminho terreno. Misteriosamente associados à paixão de Cristo, podemos fazer da nossa existência uma oferta apreciada pelo Senhor, um sacrifício voluntário de amor”.
“Afinal – explicou o papa na homilia – nós estamos neste mundo de passagem”.
O papa lembrou os cardeais e os numerosos arcebispos e bispos que nos deixaram durante este ano:
“Nós os recordamos com carinho e agradecemos a Deus pelo bem que eles fizeram. Nestes
venerados nossos irmãos, reconhecemos os servos citados na parábola evangélica: servos fiéis cujo patrão, ao retornar das núpcias, encontrou despertos e prontos; pastores que serviram a Igreja assegurando ao rebanho de Cristo os cuidados necessários; testemunhas do Evangelho, com diferentes dons e tarefas, demonstraram prudência e dedicação à causa do Reino de Deus”. “Bem sabemos, já que o vivemos no nosso caminho cotidiano, que são muitos os problemas e as dificuldades desta vida; há situações de sofrimento de dor, momentos que nos são difíceis de aceitar e compreender. Tudo isso – frisou Bento XVI – adquire valor e significado quando é considerado na perspectiva da eternidade”.
O papa concluiu a homilia afirmando que “toda provação, quando acolhida com paciência e perseverança, e oferecida ao Reino de Deus, retorna a nós como uma vantagem espiritual terrena, e principalmente, na nosso vida futura, no Céu”. (
Fonte: Rádio Vaticano
________________ 


Um abraço ,
Lusmar Paz


Aracoiaba - CE.


 























Nenhum comentário: