Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Novas postagens: Nossa homenagem às Mães Cristãs da Paróquia de Aracoiaba_CE.; Liturgia Diária: Leituras,Salmo e Evangelho; Aprenda Português Pesquisando Formas Variantes; Minutos de Sabedoria; Pensamento do Dia; Um pequeno dicionário: Português do Brasil e Português de Portugal; Bento XVI Visitará Santuário de Fátima no próximo ano; A Arte de ensinar: Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário; Santuário de Fátima se prepara para visita do Papa; A Exploração da Mulher: Jesus dispensou um tratamento especial às mulheres; Entrevista com D. Alberto Taveira a respeito do comportamento dos carismáticos em suas comunidades paroquiais; Rir é o melhor Remédio;Evangelho Explicado; Fotos variadas; Batizado da criança João Gabriel, sobrinho do Lusmar; Aniversário de Maria Leite (78 Anos), Tia-mãe do Lusmar; Cuidado: Golpe do Sorteio da Brasil Telecom; Aposentado deve ficar atento aos descontos indevidos na aposentadoria.


NOSSA HOMENAGEM ÀS MÃES CRISTÃS DA 
PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO EM ARACOIABA - CE.
13 DE MAIO DE 2009


Renovação da Consagração das Mães Cristãs à
Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe!




Recepção de Fitas pelas mãos sacerdotais do
Pároco Pe. Elizeu dos Santos.
 ________ 


LITURGIA DIÁRIA 


Dia 15/11/2009 - DOMINGO


1ª Leitura: Daniel 12,1-3  Salmo: 15(16)
2ª Leitura: Hebreus 10,11-14.18  - Evangelho:Marcos 13,24-32

DOMINGO, DIA DO SENHOR 

 15/11/2009

Leituras, Salmo e o Evangelho
 



Primeira leitura (Daniel 12,1-3)

Domingo, 15 de Novembro de 2009
33º Domingo do Tempo Comum

Leitura da Profecia de Daniel:

1“Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro.
2Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno.
3Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 15)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!/ Tenho sem¬pre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!


Segunda leitura (Hebreus 10,11-14.18)

Leitura da Carta aos Hebreus:

11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.
14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Marcos 13,24-32)

Domingo, 15 de Novembro de 2009
33º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.
26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.
28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas.
30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

Palavra da Salvação!
Glória a Vós, Senhor!

 
Explicação do Evangelho de hoje 

(Domingo,15/11/2009)


A VINDA DO FILHO DO HOMEM
 Mc 13,24-32

Este capítulo 13, escrito em linguagem apocalíptica, aborda no fundo dois assuntos: a destruição do Templo de Jerusalém, que serve de sobreaviso para as tribulações que virão e o futuro da comunidade cristã dentro da história e diante da vinda do Filho do Homem. A vinda do Filho do Homem é salvação e julgamento. Salvação para os que estão lutando pelo projeto de Deus e julgamento para os que estão contra.

A intenção básica do capítulo não é descrever o futuro, fazer previsões, mas preparar a comunidade para o presente, numa vigilância ativa.

Aqui a linguagem é rigorosamente apocalíptica. Com esses prodígios cósmicos, o autor quer mostrar, como é costume na apocalíptica, as poderosas intervenções de Deus na história, que no nosso caso se trata da vinda do Filho do Homem, como Salvador e Juiz, que será precedida por estes sinais cósmicos. Não é para assustar. Pelo contrário, o anúncio da intervenção salvífica de Deus só pode animar, encorajar e fortalecer a esperança dos eleitos. O v. 26 falando da vinda do Filho do Homem entre nuvens, com poder e glória se inspira em Dn 7, 13-14, que traz forte conotação de julgamento. O v. 27 alude claramente à salvação dos eleitos. Assim, a vinda do Filho do Homem é julgamento para os que se opõem ao projeto de Deus e salvação para todos os que aderem a ele.

Aqui temos a parábola da figueira. A pergunta dos discípulos no v. 4 sobre quando estas coisas vão acontecer é abordada aqui. A parábola da figueira traz dois ensinamentos: afirma a presença do Reino na vida da comunidade, através dos acontecimentos e conflitos da história e, ao mesmo tempo, a proximidade do fim enquanto salvação para os eleitos. O v. 3: “Em verdade vos digo que esta geração não passará até que tudo isto aconteça” é uma referência direta à destruição de Jerusalém e à queda do Templo, pergunta feita pelos discípulos no v. 4. Isto aconteceu no ano 70 d.C., ainda dentro da primeira geração cristã.

O v. 32 (“daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, somente o Pai”), ultrapassa os sinais anunciados do fim e se refere à vinda do Filho do Homem. Jesus exclui claramente qualquer especulação quanto à DATA, com termos extremamente fortes dizendo que NINGUÉM SABE, NEM OS ANJOS NO CÉU, NEM O FILHO, SOMENTE O PAI. Muitas religiões já tentaram prever a data da vinda de Jesus.

Dizem que hoje está acontecendo exatamente o que Jesus falou: (guerras, pestes, AIDS, terremotos, fome, etc.), por isso Jesus está chegando. A estes iletrados pedimos que leiam mais atentamente o capítulo 13 de Marcos, v. 7 “é preciso que estas coisas aconteçam, MAS AINDA NÃO É O FIM”. V. 8 “… Isto é o princípio das dores do parto”. De modo especial os claríssimos vv.32-33. A tônica do capítulo 13 é uma admoestação à vigilância quanto ao presente, quanto ao hoje da história. A palavra chave é “vigiar” (v. 5 = “atenção”; v. 9 = “ficai de sobreaviso”; v. 23 “ficai atentos”; v. 33 “atenção e vigiai, pois não sabeis quando será o momento”; v. 35 = “vigiai”; v. 37 “e o que vos digo, digo a todos: vigiai”. E o que significa “vigiar?” Não se trata de acomodação, espera passiva ou especulação, mas engajamento, atividade, exercício apostólico e missionário, trabalho concreto para a realização do projeto de Deus.

Senhor Jesus, que eu me deixe guiar por tuas palavras, e me mantenha vigilante, na caridade, à tua espera.

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla
_______________ 


LITURGIA DIÁRIA




Dia 16/11/2009 - SEGUNDA-FEIRA


Leitura: 1 Macabeus 1,10-15.41-43.54-57.62-64 Salmo: 118(119)
Evangelho:Lucas 18,35-43

Batismo - João Gabriel (Meu sobrinho)
Paróquia da Imaculada Conceição
  Aracoiaba - Ceará.
Pároco: Pe. Elizeu dos Santos 

 



João Gabriel, "filho de Deus"
e "Membro Oficial "
da Igreja Católica ,Apostólica,Romana!


Hoje, domingo, dia 15/11/2009, às 8h30min, após a Santa Missa na Igreja-Matriz de Aracoiaba-CE.,
aconteceu o batismo do meu sobrinho João Gabriel, filho de Michelli Paz e Lacerda Castelo Branco.
A nossa família está em festa ! Grande Festa Espiritual!
João Gabriel, filho de Deus!!!!
Parabéns!!!



João Gabriel, "filho de Deus"
e "Membro Oficial "
da Igreja Católica ,Apostólica,Romana!
Parabéns!!!!
____________

 O BATISMO DE CRIANÇAS
 
                                               .
 
     Batismo de Criança.
Por quê?

          
                                                A pergunta, pois, que surge, é esta: A criança não tem ainda consciência e, conseqüentemente, não é capaz de "conversão", de entrega de fé; como pode, no entanto, receber o sinal de conversão e de fé? 
     
                                               Recebe-o de maneira com que vive, atualmente, toda a  sua vida: Em dependência dos  adultos. Cristo deu-nos sua salvação de modo social, comunitário. Não a pessoas  isoladas, mas a um povo. Assim como cada rebanho tem seus carneirinhos, assim também cada povo que cresce possui filhos, pequenos seres cuja vida  é ainda carregada pelos outros. Pelo que, os bebês não são batizados porque já crêem, mas porque queremos, naturalmente, transmitir-lhes a nossa fé. Trazemos os  filhos dentro de nossa fé, dentro da fé na Igreja. 
 
                                               Também aqui vale, novamente, o princípio: O batismo não pode ser apartado do conjunto. De modo infantil, porém, autêntico e  salvífico, são as crianças assim, pelo batismo, repletas do Espírito Santo, incorporadas em Cristo, consagradas à serviçalidade redentora, à morte salvífica e à vida eterna. Tudo isto, conseqüentemente, deve desabrochar numa educação ulterior. O batismo não pode ser visto independente dessa  educação. A observação tem o seu peso. Pois é lícito perguntar-se  se  as crianças que, de acordo com os costumes reinantes e  só por causa destes, recebem o sacramento do batismo e, depois, não são educadas de maneira conscientemente cristã, podem ser chamadas, propriamente, pessoas cristãs, verdadeiros  membros da Igreja. Esta, com efeito, pede a garantia de uma educação cristã. 
 
                                               O batismo, tampouco, não deve ser considerado isoladamente da  crescente independência da criança. Mais cedo ou mais tarde, deve seguir-se a "conversão", a entrega da fé consciente. Em sinal disso, a criança,  em caminho para a idade adulta, renova, solenemente, os votos batismais. Essa renovação pode fazer-se, em conjunto com adultos, na noite de Páscoa, quando cada cristão solenemente proclama, novamente, estes  votos ou promessas. Mais a renovação mais  real há de fazer-se ainda mais tarde e numa forma bem mais comum: Numa resposta pública a  um companheiro ou colega, numa oculta resistência a uma tentação, numa vida de  bondade, serviçalidade, aceitação da morte. 
 
                                               É no batismo que a criança recebe, oficialmente, o seu nome. O nome de um Santo, sob cuja proteção suplicante, colocamos o filho. Não por bastar a graça de Cristo, mas porque Cristo gosta de vir até nós por via da comunidade da Igreja, também da Igreja que já está na glória. 
 
                                              O batismo não diz respeito apenas aos pais, mas à Igreja, em sua totalidade. O batizando é "introduzido" por um padrinho e/ou madrinha. São eles  que seguram a criança, ou põem a  mão sobre ela, durante o batismo, quando é a própria  mãe que  a  segura nos braços. O padrinho e a madrinha representam, depois dos pais, a comunidade da Igreja e  são os responsáveis pela  educação cristã. Neste sentido, exercem papel preponderante para o resto da vida, zelando pela  educação religiosa do afilhado, não só na presença, mas principalmente, numa eventual ausência dos pais.


 ___________



APRENDA PORTUGUÊS PESQUISANDO
FORMAS VARIANTES

Prof. Luiz Gonzaga Pereira de Souza

O que leva uma pessoa a conhecer bem a gramática de sua língua e ter a seu alcance os esclarecimentos necessários, quando, porventura, surgirem dúvidas no cotidiano? Muitos se dirigem diretamente ao pára-raios. Quem? Um professor conhecido. Faz-se necessário lembrar que o mestre não tem pleno domínio de todas as situações apresentadas na língua. Ele é também um constante estudioso. Há de se lembrar, inclusive, que as línguas são dinâmicas e sofrem alterações no decorrer do tempo. Isso acontece, outrossim, em outras áreas. Não são raras as vezes que um médico, ao atender seu paciente, na hora de elaborar a receita, abre a gaveta de sua mesa de trabalho, pega um determinado livro e consulta nomes de remédios, dosagens, etc.
O que eu pretendo através desta matéria é estimular quaisquer pessoas: estudante, candidato a concurso, ou um cidadão comum, a ter um pouco de disposição e partir para a pesquisa. Buscar informações em um bom livro ou pesquisar em um sítio confiável da INTERNET, como o www.portugues.com.br, por exemplo.
De tanto buscar informações, o cérebro do indivíduo vai armazenando, automaticamente, os dados colhidos e, cada dia que passa, o pesquisador vai enriquecendo o conhecimento das diversas regras de sua língua.
O assunto que exploro, a seguir, é motivo de constantes questionamentos de muitos cidadãos. Por isso, aproveito a oportunidade para trazê-lo, aqui, visando a minimizar as dificuldades dos meus distintos leitores.

FORMAS VARIANTES são formas duplas ou múltiplas, equivalentes. Não ferirá a língua culta aquele que usar uma ou outra. No entanto, o bom senso recomenda a estrutura mais corrente, evitando, dessa forma, que “os menos avisados” achem que uma gafe esteja sendo cometida. As principais, conforme pesquisas feitas em fontes diversas, estão abaixo relacionadas. Conheçam algumas delas:

abdome e abdômen
afeminado e efeminado
aluguel e aluguer
aritmética e arimética
arrebitar e rebitar
arremedar e remedar
assoalho e soalho
________________________________________________

assobiar e assoviar
assoprar e soprar
azaléa e azaléia
bêbado e bêbedo
bilhão e bilião
bílis e bile
biscoito e biscouto
________________________________________________

bravo e brabo
cãibra e câimbra
carnegão e carnição
carroçaria e carroceria
___________________________________________________

catorze e quatorze
catucar e cutucar
chipanzé e chimpanzé
____________________________________________________

clina e crina
cociente e quociente
cota e quota
cotidiano e quotidiano
cotizar e quotizar
covarde e cobarde
cuspe e cuspo
__________________________________________________

degelar e desgelar
demonstrar e demostrar
dependurar e pendurar
desenxavido e desenxabido
elucubração e lucubração
empanturrar e empaturrar
enfarte e infarto
__________________________________________________

engambelar e engabelar
enlambuzar e lambuzar
entoação e entonação
entretenimento e entretimento
enumerar e numerar
espuma e escuma
estalar e estralar
___________________________________________________

este e leste
exorcizar e exorcismar
flauta e frauta
flecha e frecha
fleuma e flegma
flocos e frocos
gengibirra e jinjibirra
___________________________________________________

geringonça e gerigonça
gorila e gorilha
hem? e hein?
hemorróidas e hemorróides
impingem e impigem
imundícia, imundície e imundice
intrincado e intricado
____________________________________________________

lantejoula e lentejoula
limpar e alimpar
lisonjear e lisonjar
louça e loiça
louro e loiro
maltrapilho e maltrapido
maquiagem e maquilagem
_____________________________________________________

marimbondo e maribondo
melancólico e merencório
menosprezo e menospreço
mobiliar, mobilhar e mobilar
neblina e nebrina
nenê, neném e nenen
parêntese e parêntesis
____________________________________________________

percentagem e porcentagem
peroba e perova pitoresco, pinturesco e pintoresco
plancha e prancha
pólen e polem
presépio e presepe
quadriênio e quatriênio
radioatividade e radiatividade
__________________________________________________

rastro e rasto registro e registo
relampear, relampejar, relampadejar, relampaguear, relampadar e relampar
remoinho e redemoinho
ridiculizar e ridicularizar
salobra e salobre
seção e secção
___________________________________________________

selvageria e selvajaria
sobressalente e sobresselente
surripiar e surrupiar
taberna e taverna ,
taramela e tramela
televisar e televisionar
terremoto e terramoto
___________________________________________________

tesoura e tesoira
tesouro e tesoiro
toicinho e toucinho
transvestir e travestir
treinar e trenar
tríade e tríada
trilhão e trilião
__________________________________________________________

várzea, várgea, vargem e varge
volibol e voleibol

Esperando que a matéria aqui apresentada tenha sido útil, continuamos à disposição dos ilustres internautas.

Um abraço.
Luiz Gonzaga

_________ 



(Parte interna da Igreja Matriz - Aracoiaba - CE.)


MINUTOS DE SABEDORIA 

Espalhe por todos a alegria que vive dentro de você.
Seja sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos que o cercam .
A alegria é uma tocha de luz que deve permanecer sempre acesa, iluminando todos os nossos atos e servindo de guia aos que se chegam a nós.
Se em você houver luz e você deixar abertas as janelas de sua alma, por meio dealegria, todos os que passarem pela estrada em trevas serão iluminados por sua luz.






Dra. Marilena Campêlo Nogueira, Prefeita do Município de Aracoiaba, 
como Mãe Cristã, recebe a fita azul das mãos do Pe. Elizeu,
símbolo de sua Consagração a Associação das Mães Cristãs. 



D. Terezinha, a Mãe Cristã mais antiga na Paróquia da Imaculada Conceição, 
aos 87 anos, recebe a fita azul, 
símbolo do seu compromisso com a Paróquia 
através da Associação das Mães Cristãs.
__________ 


PENSAMENTO DO DIA

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais, filhos brilhantes conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas. Bons filhos se preparam para o sucesso, filhos brilhantes se preparam para enfrentar derrotas e frustrações. Bons alunos se preparam para receber um diploma, alunos fascinantes se preparam para a vida. Bons alunos são repetidores de informações; alunos fascinantes são pensadores, íntimos da arte , da dúvida e da crítica.
_________

 

Um pequeno dicionário
Português - Português

Garoto:

No Brasil, menino. Em Portugal, é o nome popular do café com leite que se toma nos cafés ou restaurantes, sendo comum a distinção entre o "garoto claro" (mais leite do que café) e o " garoto escuro" (vice-versa): "Traz-nos dois garotos claros e alguns biscoitos."

Velocípede:

No Brasil,  pequeno veículo com pedais e três rodas, geralmente para crianças. Em Portugal, é a nossa bicicleta, sendo que o veículo infantil é chamado "triciclo".

Cápsula:

No Brasil, recipiente oco que serve de veículo para um conteúdo qualquer. Em Portugal, é tampa de garrafa.
Penso:

No Brasil, conjugação do verbo "pensar". Em Portugal, é curativo que se usa em ferimentos leves; o modelo industrializado do tipo band-aid é chamado de "penso rápido".
Rotação:

Além de todos os sentidos que o termo tem no Brasil, em Portugal indica uma rodada de campeonato esportivo: "O Benfica não perde há cinco rotações."

Apelido:

No Brasil, é alcunha, nome informal que se dá a uma pessoa. Em Portugal, é o sobrenome, nome de família
Putos:

Tido como palavrão no Brasil, em Portugal é um termo dos mais inocentes: vindo do latim puer, indica crianças, garotos.
Fato:

No Brasil, um acontecimento, uma ocorrência real. Em Portugal, com esse mesmo sentido, escreve-se "facto"; a palavra "fato" indica terno, roupa em geral: "Preciso comprar um fato escuro para ir amanhã à Ópera."

Jornaleiro:

No Brasil, vendedor de jornais. Em Portugal, é o que chamamos de diarista, trabalhador que recebe por jornada de trabalho.

Dobrar:

No Brasil, é envergar algo, produzir uma dobra. Em Portugal, significa dublar, substituir os diálogos e vozes de uma trilha sonora (de filme etc.) falada numa língua por trilha equivalente em outro idioma.

Cuecas:

Em Portugal, designa, além de roupas de baixo do homem, a peça feminina equivalente, muitas vezes indicada no diminutivo para distinguí-la da masculina: "A janela estava aberta, e vi-a a caminhar no quarto apenas em cuequinhas!"

Tampão:
No Brasil, tudo que se usa para tampar um orifício. Em Portugal, designa calota de roda de automóvel.
Roupa-velha:

Na maior parte do território Brasileiro, tem apenas o sentido óbvio, mas, em Portugal, refere-se também a uma espécie de ensopado feito com sobras de carne e legumes.
Absolutamente:

No Brasil, usa-se esta expressão no sentido negativo, para significar "não, de forma alguma" (diz-se também: "Em absoluto!"): "-Foi você quem me trouxe este documento? -Absolutamente! Eu nem entrei na sua sala hoje!". Em Portugal, contudo, usa-se como afirmação, confirmação do que foi dito.

Assobio:

No Brasil, é o silvo emitido com os lábios. Em Portugal, é o apito, o pequeno instrumento oco que produz um som semelhante.


_______________



Nossa Igreja-Matriz, sob o paroquiato do Pe. Elizeu dos Santos, 
está sob reforma na sua parte interna.
Em seguida, receberá em sua parte externa, uma nova pintura.
Ao Pe. Elizeu, pelo seu esforço, dinamismo e amor para com a Paróquia que Deus lhe confiou, a nossa gratidão, a gratidão do povo aracoiabense.
______________


Bento XVI
 visitará Santuário de Fátima
no próximo ano


O Papa Bento XVI visitará Portugal no próximo ano, em resposta ao convite feito pelo presidente do país, Aníbal Cavaco Silva.

O anúncio foi feito pela presidência de Portugal, quando informou que, além do programa oficial, o Papa visitará o Santuário Mariano de Fátima, onde irá presidir às cerimônias religiosas de 13 de Maio. O convite a Bento XVI foi feito na visita de Cavaco Silva ao Vaticano, em junho deste ano.

A possibilidade dessa visita foi cogitada no último dia 10 de setembro, em Fátima, pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que destacou o "desejo" de Bento XVI de ir à cidade.

Padre Lombardi afirmou que o Papa "ama os Santuários marianos" e recordou alguns dos que ele já visitou em suas viagens apostólicas, como em Aparecida, no Brasil, e Lourdes, na França. Enquanto Cardeal, o atual Papa presidiu, em Fátima, a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro de 1996.

O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Virgílio Antunes, manifestaram hoje, 24, a alegria que sentem pela vontade do Santo Padre em estar em Fátima, dez anos após a visita de João Paulo II.

Esta será a quinta viagem de um Papa à Fátima, depois das passagens de Paulo VI (1967) e de João Paulo II (1982, 1991 e 2000), que cultivou uma relação especial com o Santuário após o atentado de que foi vítima em 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Aniversário de minha Tia-mãe ,Maria Leite!



Com muita alegria registro neste blog o Aniversário de minha Tia-mãe, Maria Leite!
Na verdade, tenho duas tias-mães: Maria e Geraldina.
Após o faleciemento de minha mãe biológica (Socorro Paz), elas,heroicamente, assumiram a maternidade de três crianças: Lúcia (com 4 anos); Luciano(com 3 anos e 10 meses) e Lusmar (com 4 meses e poucos dias).
Não é fácil ser Mãe, mas elas souberam viver essa vocação sublime como Mães Adotivas.
Deus seja louvado pelas Mães que Ele, em sua infinita bondade deu a mim e aos meus irmãos.

Obrigado, meu Deus!!!
Obrigado Tia Maria e Tia Dadina!
FELIZ ANIVERSÁRIO TIA MARIA!!!




Na sua simplicidade, em sua humildade, soube ser Mãe Adotiva de três crianças: Lúcia, Luciano e Lusmar.






Santa Bernardete Soubirous
Comemoração litúrgica: 16 de abril.  -  Também nesta data:  Santo Acácio, Bispo, Marçal, Calisto e Júlia

 


                                         A santíssima Mãe de Deus, para conferir  aos  homens mais uma de suas  infinitas graças, e para confundir o que no mundo se julga forte,  escolheu um instrumento, à preferência de  outros, débil, segundo a  divina economia que São Paulo exalta: "Deus escolheu o que é fraco no mundo, para confundir os fortes" (1Cor 1,27). Este instrumento era Bernarda Soubirous, nome hoje caríssimo e celebérrimo no mundo inteiro, mas naquele tempo, quando apenas quinze anos contava, de todos desconhecida.

                                         Nascida  em Lourdes, região montanhosa dos Pirineus, a 7 de janeiro de  1844, filha de Francisco e Ludovica Casterot, dois dias  depois foi batizada e  recebeu o nome de Maria Bernarda.

                                         Vivendo pobremente e  por algum tempo empregada  em  tomar conta do gado, crescia sem alguma doutrina humana, mas em suavíssima simplicidade de  costumes e  admirável candura de espírito, querida por Deus e  pela  Santíssima Virgem Mãe.  Maria observou a  humildade de  sua filha e  dignou a inocente menina , entre 11 de fevereiro a  16 de julho de  1858, de 18 aparições e  de  celeste colóquio. Na época, o bispo local,  que inicialmente duvidara  da versão da inculta menina, que afirmava as aparições, pôs ela à prova e pediu para que, na próxima aparição,  perguntasse à ela qual o seu nome. Bernardete, cumprindo o pedido do bispo, esclareceu à Virgem a indagação do bispo, no que Nossa Senhora respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição". Ao retornar, o bispo ouviu estupefato a resposta da menina, já que tratava-se de um dogma recém proclamado, o dogma da "Imaculada Conceição"  firmado há menos de quatro anos por Pio IX (1854) que, pelas dificuldades de comunicação da época, estava restrito ao conhecimento ainda dos setores mais elevados da Igreja.  

                                         Nesta, tão célebre aparição e ilustrada por Deus  por tantos sinais, pode-se notar um tríplice carisma, conferido à piedosa jovem. Chamamo-la antes de tudo: Vidente, porque diante de  numeroso povo,  arrebatada  em êxtase, foi maravilhosamente  deliciada com o bondoso aspecto da Virgem. Chamamo-la de  Mensageira da Virgem ao  mundo, porque por ordem de Maria pregou  penitência e oração ao povo;  mandou aos sacerdotes, que naquele lugar construísse um Santuário; predisse a  todos  a  glória, a santidade e  os futuros benefícios do  mesmo lugar. Por fim vemos nela a  Testemunha  da Verdade, porque a muitos  contradizentes, com o máximo candor de simplicidade, junto com  suprema prudência do  mandamento confiado da  Virgem, com admiração de todos os eclesiásticos e de  juízes seculares.
                                         Todas estas coisas levadas  ao termo por divino impulso por uma  ignorante e inculta menina, Deus a  leva  longe  para a solidão de um convento, e quase desprezada pelo mundo, preparou-se  para  coisas  mais admiráveis, para que,  pregada na cruz  com Cristo e  com ele  quase sepultada, atingisse profundamente na humildade a  vida interior sobrenatural e, um dia  na luz da santidade ressurgindo ao mundo, com este estábil testemunho da  santidade  unisse nova glória ao  Santuário de  Lourdes. Por  isto, obedecendo ao chamamento de  Deus, em julho de  1867 se  transferiu para Nevers, para iniciar a  vida religiosa na Casa-Mãe das Irmãs da Caridade e  instrução cristã.  Terminado o noviciado no mesmo ano, fez os votos temporais e onze anos depois os perpétuos. Admiravelmente fulguraram nela as virtudes, mas sua alma virgem foi principalmente adornada daquelas  que mais convinha à discípula predileta da Virgem Maria:  Humildade  profunda, terníssima pureza e ardente caridade.  Provou-as  e aumentou-as com as dores de  uma longa enfermidade e  angústias de espírito que a atormentaram suportando-as  com suma  paciência.  Na mesma casa religiosa a  humildíssima  virgem  ficou até a morte, que depois de  recebidos  os  sacramentos  da  Igreja, invocando sua dulcíssima Mãe Maria, descansou santamente a  16 de abril de  1879, no trigésimo sexto ano de  idade,  e  duodécimo de  vida religiosa.

                                         Tendo ficado até este  ponto como debaixo do alqueire da humildade, com a morte  tornou-se resplandecente  a  todo o mundo.  Debaixo do pontificado de  Pio X, em 1923, foi iniciado o  processo de sua beatificação. A 14 de julho de  1925 o Papa  Pio XI lançou o nome da serva de Deus nos fatos dos bem-aventurados. Em contemplação aos grandes e inegáveis milagres, que Deus se dignou operar por sua serva, a causa foi reassumida em junho de 1926 e levada ao fim em 2 de julho de 1933.

                                         "Os acontecimentos que então se desenrolaram em Lourdes e cujas proporções espirituais melhor medimos hoje, são-vos bem conhecidos. Sabeis, caros filhos e veneráveis irmãos, em que condições estupendas, apesar de zombarias, de dúvidas e de oposições, a voz daquela menina, mensageira da Imaculada, se impôs ao mundo. Sabeis a firmeza e a pureza do testemunho, experimentado com sabedoria pela autoridade episcopal e por ela sancionado desde 1862. Já as multidões haviam acorrido e não têm cessado de precipitar-se para a gruta das aparições, para a fonte milagrosa, para o santuário elevado a pedido de Maria. É o comovente cortejo dos humildes, dos doentes e dos aflitos; é a imponente peregrinação de milhares de fiéis de uma diocese ou de uma nação; é a discreta diligência de uma alma inquieta que busca a verdade... Dizíamos nós: "Jamais num lugar da terra se viu semelhante cortejo de sofrimento, jamais semelhante irradiação de paz, de serenidade e de alegria!. E, poderíamos acrescentar, jamais se saberá a soma de benefícios de que o mundo é devedor à Virgem auxiliadora! "Ó gruta feliz, honrada pela presença da Mãe de Deus! Rocha digna de veneração, da qual brotaram abundantes as águas vivificadoras!" (...)  Estes cem anos de culto mariano teceram, ademais, entre a Sé de Pedro e o santuário pirenaico laços estreitos, que nos apraz reconhecer. A própria virgem Maria não desejou essas aproximações? "O que em Roma, pelo seu magistério infalível, o sumo pontífice definia, a Virgem Imaculada Mãe de Deus, a bendita entre as mulheres, quis, ao que parece, confïrmá-lo por sua boca, quando pouco depois se manifestou por uma célebre aparição na gruta de Massabielle". Certamente, a palavra infalível do pontífice romano, intérprete autêntico da verdade revelada, não necessitava de nenhuma confirmação celeste para se impor à fé dos fiéis. Mas com que emoção e com que gratidão o povo cristão e seus pastores não recolheram dos lábios de Bernardete essa resposta vinda do céu: "Eu sou a Imaculada Conceição"! " (Trecho da Carta Encíclica do Papa Pio XI - durante o centenário das aparições da SS. Virgem em Lourdes - 02 de julho de 1957)

Reflexões
 
Bernardete, cavando o  solo com os seus  dedos  afiados, fazia surgir, pela graça de Nossa Senhora, uma fonte de água do milagre, o mais fecundo capítulo da apologética moderna. Recebeu um ministério novo, confiado a todos  os Santos. Cada  um deles, porém, tem  as suas características. As de Bernadete são a sua pequenez engrandecida pela força e pelo amor de Cristo. A sua condição humilde de  ontem, elevada hoje, à distribuidora de  grandes lições ao gênero humano.
Mostrou-nos ela a Rainha  dos Santos; hoje começa a  ensinar-nos o espírito de santidade. Já não é o sobrenatural acima de nós, mas dentro de  nós. Já não nos convida a  irmos às bordas do Gave beber da água milagrosa;  o seu apelo  é para que vamos ao grande rio sacramental, onde  as  almas bebem a  santidade; e para que  consideremos como a humanidade se refaz, se  nobilita, se sublima, modelada em Cristo.
A sua  voz dir-nos-á de futuro: Vêde, homens pequeninos,  materializados em  gozos efêmeros, o que pode a  ignorância, a humildade de  uma camponesa iletrada, transformada pelo Espírito Santo.
É talvez mais bela  esta segunda missão do que a primeira. Depois de nos revelar a Virgem, mostra-nos o Espírito Divino. Com uma diferença: é que  a  Virgem vimo-la   através dos  olhos dela;  o Espírito vemo-la nela própria.

OBSERVAÇÃO:
Quem quiser conhecer melhor a vida desta Santa, veja o DVD "A Canção de Bernardete".
Você encontrará nas Edições Paulnas, Paulus e várias outras lojas católicas...

________________

A arte de ensinar.
Saber valorizar o aluno
 e orientá-lo no que for necessário

A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano. Nada é mais importante do que o ser humano. Se é nobre e necessário dominar o aço e os microorganismos, construir casas e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. Os sábios gregos já diziam: “dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”
O jovem e frágil aluno de hoje, será o condutor da nação amanhã; o que for semeado hoje no seu coração, na sua mente e no seu espírito, será colhido amanhã pela sociedade. E o que o aluno espera de um Professor?
Em primeiro lugar que o professor seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos, quer ver exemplos. O mestre romano Sêneca dizia que “de nada vale ensinar o que é a linha reta, se não ensinar o que é a retidão”.
Alguém já disse que o aluno só aprende com satisfação, quando o professor ensina com entusiasmo e sabe motivar o aluno. Sem isto o jovem não descobrirá a beleza da disciplina. É verdade que os alunos respeitam o professor que domina a matéria, mas isto ainda não é o suficiente. A primeira missão do professor é motivar para o aprendizado. “Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”.
O aluno espera que o professor tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria; tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua auto-estima. Ele quer ver o seu Professor fazer da Avaliação um momento, a mais, do aprendizado; elaboradas com equilíbrio, e corrigidas com esmero e justiça, sem fazer da prova uma guerra onde se cobra dele uma maturação na disciplina que ele ainda não teve tempo de alcançar.
O aluno espera que o professor prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria. Sabemos que para ensinar bem, um pouco de uma disciplina, é preciso saber muito sobre ela. Quanto mais sabemos, mais os alunos gostam de nos ouvir. Nada pior para um aluno do que ter que assistir uma aula maçante, mau preparada, ministrada por alguém que não conhece o que ensina. É um grande desrespeito... para não dizer um crime.
O aluno espera que o professor ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança.
Ele quer ver o professor como um amigo que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novos...
Por dever de consciência, cada professor tem que dar o melhor de si para a boa formação dos jovens. Aí estará, inclusive, a sua maior realização; para a pessoa honesta, é no bojo da virtude que ela encontra a verdadeira recompensa.
Cito algumas recomendações pedagógicas para o bom desempenho de um Professor(a):
1.Saber motivar os alunos para o que vai ensinar.
2.Dominar a matéria e atualizar-se.
3.Preparar bem as aulas.
4.Expor a matéria com clareza, ordem e seqüência lógica.
5.Preparar, aplicar e corrigir as avaliações e provas com esmero, equilíbrio e justiça.
6.Ser assíduo, pontual e bem apresentado.
7.Tratar todos os alunos com respeito, atenção e cordialidade, sem com isto confundir as funções de cada um.
8.Manter a disciplina na classe.
9.Atender bem os alunos e tirar suas dúvidas, seja em classe ou fora dela.
10.Saber valorizar o aluno e orientá-lo no que for necessário.
É no banco da Escola que se formam os homens e as mulheres que um dia exercerão o poder, e conduzirão a História, nas mais variadas atividades e organizações. Muitos já disseram que “as palavras têm mais força do que os canhões”. Esta é a nobre missão: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético. Sem a primazia da pessoa sobre a coisa, da moral sobre a ciência e da ética sobre a técnica, a humanidade corre sérios riscos, como pudemos ver pelas desastradas guerras e morticínios do recém encerrado século XX. O mundo, sem dúvida, encontra-se diante de uma encruzilhada, e o bom caminho a seguir só poderá ser discernido pelo bom entendimento da ciência com a moral. E isto depende de dos professores.
 _____________________________
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Conheça mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br
16/10/2009 - 09h00
Tags: professor ensino educação formação cancaonova

----------------------------
(Famosa Pedra Aguda - Aracoiaba - CE.)

Santuário de Fátima
 se prepara para visita do Papa

Da Redação, com Rádio Vaticano


O Cardeal patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, declarou nesta segunda-feira, 12, em Fátima, que a viagem de Bento XVI a Portugal, prevista para maio de 2010, começará a ser preparada em novembro deste ano.

Segundo Dom José Policarpo, no próximo mês, um responsável da equipe de preparação das viagens papais começará a definir, em conjunto com a Conferência Episcopal Portuguesa, o programa da visita do pontífice.

O cardeal patriarca adiantou que o Papa deve chegar a Lisboa no dia 11 de maio, contudo, até o momento, a única confirmação é que irá a Fátima.

O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, disse que o ano pastoral no Santuário de Fátima “será polarizado pela visita de Bento XVI”.

De acordo com Dom Antônio, a visita do pontífice a Fátima vai destacar dois acontecimentos significativos: os dez anos da beatificação dos videntes (Jacinta e Francisco Marto) e o centenário do nascimento de Jacinta.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Tags: Bento XVI Portugal Fátima Santuários Santuário de Fátima Devoção Igreja n
____________




A exploração da mulher

Jesus dispensou um
tratamento especial às mulheres

A última criatura que Deus fez foi a mulher; “tirada” do homem e com a mesma dignidade dele para ser-lhe “companheira adequada” (Gen 2, 18) e para ser com ele “uma só carne” (Gen 2, 24). Um foi feito para o outro, completamente diferentes, no corpo e na alma, na voz e na força, nas lágrimas e na sensibilidade.
A mulher foi moldada por Deus para ser sobretudo mãe e esposa: delicada, meiga, compassiva, generosa, paciente. Um perigoso feminismo, “avançado”, tende a igualar entre si homem e mulher, esquecendo as diferenças específicas que são exatamente o que fazem a maior riqueza da humanidade. Isso não deixa de ser uma violência à mulher, desfigurando a sua beleza. A mulher humaniza o mundo com sua feminilidade.
Ao longo da História da humanidade a mulher foi explorada, especialmente por ser mais fraca fisicamente que o homem. E ainda hoje essa exploração continua; no entanto, muitas vezes ela acontece com a conivência da própria mulher que aceita se vender de muitas formas: na prostituição, nas revistas pornográficas, nos filmes e novelas, etc. Infelizmente muitas se deixam explorar pelo dinheiro e pela fama. É preciso urgente, uma catequese que lhes mostre o seu valor, o brilho da castidade e a beleza de se manter virgem até o casamento.
Outras mulheres são exploradas em casa, no trabalho e em outras atividades. Há maridos estúpidos que as tratam com grosseria, e muitas vezes a agridem até fisicamente. Felizmente hoje a mulher pode recorrer `a Justiça, de maneira mais fácil e rápida, para se defender; mas muitas têm receio de procurar a lei com medo de represálias.
Em algumas empresas, sobretudo onde os responsáveis não tem fé em Deus, a mulher é perseguida quando engravida; às vezes sendo até aliciadas para fazer o aborto. Muitas empresas nem contratam mulheres que possam desejar a gravidez. É uma terrível e grave injustiça à sua dignidade.
Até o advento do cristianismo a mulher foi humilhada e escravizada, como se fosse inferior ao homem. O paganismo a desprezava e só com a Idade Média, quando o Evangelho governou os povos, as garantias jurídicas passaram a existir para a mulher. Jesus dispensou um tratamento especial às mulheres; perdoou a mulher adúltera prestes a ser apedrejada, livrou Madalena de sete demônios, tinha amizade profunda por Maria e Marta de Betânia.
Umas das piores explorações da mulher hoje é o tráfico delas. De acordo com o relatório da “Organização Internacional de Migrações” (OIM), o tráfico de mulheres gera receitas anuais de US$ 32 bilhões no mundo todo, e 85% desse dinheiro vem da exploração sexual, que só na América Latina e no Caribe fez 100 mil vítimas em 2006.
Segundo os dados dos organismos internacionais, pelo menos 12,5 milhões de pessoas são vítimas do tráfico no mundo, das quais ao menos meio milhão está na Europa, com um lucro para o crime organizado estimado em cerca de 10 bilhões de euros por ano. O estudo da OIM, revela que as vítimas costumam ser mulheres de classe social baixa, que vivem em um ambiente de marginalidade, em uma família instável, além do precário nível educacional.
Infelizmente ás vezes são pessoas da própria família ou uma vizinha, ou uma amiga, que apresentam uma “oferta de emprego” bem remunerada no exterior, ou em seu país, mas longe da família. É a prática nefasta da prostituição, que lança a mulher na sua pior decadência.
O tráfico sexual de pessoas na Argentina, segundo a OIM, registrou 47 casos penais durante 2006, das quais 30% corresponderam a menores de idade e, entre 50% e 60%, a mulheres de 18 a 24 anos. Cerca de 52% dos 118 casos de paraguaias vítimas do tráfico sexual analisadas pela OIM em 2005 tiveram a Argentina como destino final. Em 2006, o Chile foi o país de destino para 40% de mulheres argentinas, 25% de peruanas, 24% de colombianas, 5% de chinesas e 2% de dominicanas, brasileiras e equatorianas.
Também os meios de comunicação exploram a mulher, especialmente em relação ao sexo. A Universidade Européia de Roma, realizou um Congresso com o título “Mulher e meios de comunicação”, em 2006, que foi concluído com um “Manifesto pelo respeito à mulher nos meios de comunicação”. Este Congresso do Ateneu Pontifício “Regina Apostolorum”, congregou comunicadores e especialistas de vários continentes, que sintetizaram neste manifesto suas conclusões. (zenit. org – 31/03/2006 - P06033103)
1. Defendemos e promovemos uma imagem respeitosa da liberdade da mulher e da dignidade da condição feminina nos meios de comunicação.
2. Combatemos o abuso da imagem feminina como instrumento publicitário ou consumista.
3. Promovemos uma informação correta e verdadeira sobre os problemas que afetam o mundo feminino.
4. Comprometemo-nos a evitar tons sensacionalistas e rejeitamos fazer um espetáculo da informação.
5. Defendemos o papel da mulher como responsável junto ao homem na edificação e no desenvolvimento da sociedade.
6. Promovemos uma cultura da liberdade e da paz que respeite a contribuição do gênio feminino na humanização da sociedade.
7. Defendemos e promovemos o papel insubstituível da mulher como educadora da sociedade na defesa dos valores mais autenticamente humanos, como o amor, o respeito, a dignidade no sofrimento e na fraqueza, a tolerância.
8. Defendemos e promovemos a presença ativa da mulher na vida pública e no mundo do trabalho.
9. Promovemos a dignidade da mulher e sua igualdade de direitos com respeito ao homem.
10. Comprometemo-nos a desempenhar responsavelmente uma função de informação e sensibilização detectando, documentando e denunciando as situações e as práticas que limitam a liberdade e violam os direitos das mulheres e das meninas.
A mulher revela a beleza de Deus, e não pode ser tratada como um objeto de consumo, prazer, ou como uma escrava. Quanto mais ela for amada e respeitada, tanto mais o mundo será feliz.

Felipe Aquino

 _____________________



Escola de Ensino Fundamental e Médio Almir Pinto - Aracoiaba -CE.
Nesse prédio funcionou o Antigo Grupo Escolar Almir Pinto.
A Profa. Iraci Costa - uma autêntica heroína - governou o Grupo Escolar... por um
período longo de 30 anos.


Entrevista com Dom Alberto Taveira

Dom Alberto Taveira

"Sacerdote nas Novas Comunidades:
evangelização rigorosa, doação total de vida e espírito missionário."


“A Renovação Carismática Católica (RCC) precisa, continuamente, voltar às suas fontes, porque, senão, ela se torna apenas um grupo muito piedoso de pessoas que se reúnem toda semana para rezar”. Essas foram as palavras do Arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira Corrêa, a respeito da 'renovação' que ele acredita ser necessária nesse movimento eclesial.

Durante a entrevista coletiva, concedida ao Sistema Canção Nova de Comunicação, o prelado também salientou a formação dos padres das Novas Comunidades e a constante novidade da ação do Espírito Santo no sacerdócio dessas comunidades. Dom Alberto comentou sobre a nova Encíclica do Papa Bento XVI “Caridade na Verdade” e disse ter achado apropriada a escolha da data para o lançamento do documento papal – tendo em vista o encontro do G8 – por apontar a contribuição da Igreja para as questões sociais e atuais do mundo.
________________________________________

cancaonova.com:
 Qual é a essência da Renovação Carismática Católica (RCC)?

Dom Alberto: Quando se fala da essência da RCC precisamos pensar nos frutos da mentalidade nova que entrou na Igreja com o Concílio Vaticano II. A Renovação veio à tona na Igreja Católica logo depois desse Concílio. Então, não dá para não reconhecer que aquela foi uma das expressões da Teologia da Igreja, da ação do Espírito Santo. É claro que o Espírito suscita no correr da vida da Igreja essa força de carismas, de dons do Espírito para o bem dela e crescimento da evangelização.

A Renovação Carismática, para mim, hoje, significa a atualização da graça do Pentecostes e também da graça de vida em conjunto, porque temos muitos dons dados por Deus. Mas o que é importante nesse movimento eclesial é a graça coletiva, portanto, este tem essa realização no grupo de oração, no congresso, no trabalho missionário.


cancaonova.com:
Qual a importância desse movimento para a Igreja?

Dom Alberto: Se tomarmos a carta que o Papa Bento XVI fez recentemente sobre o Ano Sacerdotal, vamos perceber que, inesperadamente, ela tem um convite aos padres para acolherem os movimentos e as novas comunidades. A importância é que a Renovação Carismática é uma das expressões dessa nova primavera do Espírito e essa é a missão que ela tem.

cancaonova.com: Sendo as novas comunidades uma das expressões da primavera da Igreja, qual a novidade do Espírito Santo no sacerdócio exercido nessas comunidades?

Dom Alberto: As novas comunidades e os novos movimentos, em sua maioria, tiveram a sua matriz leiga, mas pessoas também chamadas ao sacerdócio foram tocadas por essa realidade e pelos novos carismas. Hoje, o lugar desses sacerdotes nas novas comunidades é de uma evangelização rigorosa, de uma doação total de vida, de um espírito missionário muito grande. Eles são uma possibilidade para que essas comunidades ofereçam um serviço de evangelização, mas com uma ligação profunda com a Igreja local. Cada padre da nova comunidade está encardinado em alguma diocese, e como foi bem explicado no Congresso Preparatório do Encontro das Novas Comunidades e Movimentos de 1998 pelo padre Gianfranco Ghirlanda – que é hoje o reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana –, o lugar dos padres nas novas comunidades tem de ser de um bispo benevolente que acolhe os candidatos, prepara a sua formação e, depois, os envia ao serviço daquele carisma.

"A Renovação Carismática é uma das expressões da nova primavera do Espírito"


cancaonova.com: Há uma formação especial para os sacerdotes dessas comunidades?

Dom Alberto: A formação é que eles primeiro fazem a experiência da espiritualidade das novas comunidades, depois, dentro da formação comum dos outros irmãos que vivem neste carisma, desenvolvem e descobrem a vocação sacerdotal. Daí, então, vão fazer a formação específica de Filosofia e Teologia tendo em vista o ministério sacerdotal.

cancaonova.com: Qual a importância da nova Encíclica de Bento XVI para a América Latina, em especial o Brasil, tendo em vista o encontro do G8 deste ano?

Dom Alberto: O início da Encíclica [Caridade na Verdade] é uma recordação dos temas que foram tratados por Paulo VI na carta "Populorum Progressum" [Progresso dos Povos] . Depois, no desenvolver dela, o Papa lança luzes, porque, no texto, ele faz uma comparação de como era o mundo na época da "Populorum Progressum" e quais são as situações que existem hoje com a globalização, os novos desafios, as técnicas e esse encontro grande do G8 que aconteceu na Itália. Eu penso que foi bem escolhida a data para o lançamento da Encíclica, pois ela coloca como objetivo a contribuição da Igreja para as questões sociais e atuais do mundo. Nos próximos dias, deveremos aprofundar a leitura desse documento e descobrir todos os seus desdobramentos para a vida do mundo.

É bom recordar que o próprio Papa Bento XVI já tinha dito, em outras ocasiões, que um dos desafios do nosso tempo é o chamado "relativismo", ou seja, quando as pessoas não querem descobrir a verdade, pois até nos diálogos se ouve: “Mas qual verdade? A minha ou a sua?”. Para nós existe uma verdade objetiva e ela tem um nome: Jesus Cristo. Se a Igreja quer viver na caridade, mas sem a verdade, então ela se torna sentimentalista ou até revolucionária. Mas quando a verdade e a caridade caminham juntas, descobrimos que ali existe o adequado modo de estar no nosso mundo. Se eu busco a verdade, eu tenho limites. Não se trata apenas de viver todos os recursos que a técnica oferece sem limites; estes são dados pela dignidade da pessoa humana, pelo respeito à vida das pessoas.

cancaonova.com: O senhor acredita que a Renovação Carismática Católica precisa de uma renovação?

Dom Alberto: A Renovação Carismática precisa, continuamente, voltar às suas fontes, porque, senão, ela se torna apenas um grupo muito piedoso de pessoas que se reúnem toda semana para rezar. Assim, se ela não tiver vigor e uma dimensão missionária de fronteira, de tocar com a sua graça as pessoas que estão mais distantes, ela deixa de ser aquilo que é a sua característica. Em muitos lugares, a Renovação começa a se acomodar, porque as pessoas pensam que ela é, simplesmente, um evento de massa: ou são as músicas, os shows... ou a reduzem a uma busca primária de cura e de libertação. No entanto, a Renovação Carismática é muito mais do que isso. Embora ela se expresse em todas essas realidades, ela é a graça de um novo Pentecostes, o qual precisa balançar as estruturas e a vida das pessoas. Portanto, os grupos de oração têm de se renovar na busca e no exercício dos carismas, na busca da efusão do Espírito Santo, caso contrário, eles vão se tornar um grupinho de pessoas muito piedosas, mas nunca exercerão aquilo que a Renovação, de fato, é.

____________


 Praça da Matriz.
Foto tirada do Patamar da Igreja (Aracoiaba-CE.)
_____________

 RIR É O MELHOR REMÉDIO


Gol de Placa

Tarde de domingo. Futebol de várzea em Lisboa. A certa
altura um dos jogadores vai cobrar um escanteio e o gândula,
muito sacana, coloca uma pedra no lugar da bola. O cobrador
do escanteio, toma distância, corre e pimba. Mete uma bicuda
na bola, ou melhor, na pedra.
Cai no chão, começa a gemer, mas logo está dando gargalhadas!
O gândula , indignado, pergunta:
— Você acabou de quebrar o pé chutando a pedra, posso saber do que você está rindo?
— Hahaha! Tô rindo daquele imbecil que fez o gol de cabeça!


PIADA DE ADVOGADOS

Certa tarde, um bem sucedido advogado estava sendo conduzido em sua limusine para seu sitio, quando observou dois homens maltrapilhos comendograma ao lado da estrada. Ele ordenou imediatamente ao motorista que parasse, saiu do veículo e perguntou: - Por que vocês estão comendo grama? - Porque nós não temos dinheiro para comprar comida, respondeu um dos homens. - Bem, você pode vir comigo para o sítio disse o advogado. - Senhor, eu tenho uma esposa e três filhos aqui. - Traga-os também replicou o advogado. - E quanto ao meu amigo?! O advogado virou-se para o outro homem e disse: - Você pode vir conosco também. - Mas, senhor eu também tenho esposa e seis filhos, disse o segundo homem. - Eles podem nos acompanhar também, disse o advogado enquanto se dirigia de volta à limusine. Todos se acomodaram como puderam na limusine, e quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse: - O senhor é muito gentil. Obrigado por levar-nos a todos com o senhor. O advogado respondeu: - De nada !!! Vocês irão adorar meu sitio.
A grama esta com quase um palmo de altura !!!!!

Uma Novidade e Tanto

Dois caipiras se encontram:
— Ô, Bastião! Quanto tempo, hômi! Quais as novidade?
— Novidade só que morreu meu vô, meu pai, minha mãe, minha tia e meu primo.
— Todos eles morreru? - pergunta o amigo, assustado.
— Todinhos!
— Eita, mas morreru di quê, Bastião?
— De derrame.
— Todos de derrame?
— Pois é. Eles tavam na caçamba num caminhão, indo pra Sum Paulo aí a danada virô e derramô eles tudo lá pra baixo!

Político na Cadeia

Um político renomado, ladrão notório, finalmente vai preso.
Ainda não era condenação, mas havia a acusação de que ele vinha coagindo testemunhas e o Ministério Público mandou-o para o xadrez.
Junto com o filho bandido, aliás.
Nessa história, que é fictícia, o velho político passa mal do coração. É levado às pressas pra um hospital e depois de todos os exames, o médico explica pra ele, com ar grave:
— Não chegou a ser um enfarto, mas o quadro é preocupante. Terei que fazer no senhor uma ponte de safena.
O político olha pra um lado, olha pro outro, puxa o médico pelo colarinho e diz baixinho no ouvido dele:
— Uma ponte não, doutor... Faça logo três, superfaturadas: uma pra mim, uma pro meu filho e a terceira o senhor divide com sua equipe.
_______________


Fotos da Cerimônia de Renovação dos Compromissos Evangélicos
das Mãe Cristãs em Aracoiaba.



 Nossa Igreja-Matriz, está sob reforma em sua parte interna. Com certeza, em breve, voltará a ser linda!!!

 
 Parabéns, queridas Mães Cristãs da Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba - CE.

 





 Esta senhora  me acompanha às terças-feiras quando levo Jesus Eucarístico aos idosos e enfermos.
Muito Obrigado por tudo, Fátima!
Deus lhe abençoe!!!

 
Esta senhora recebe a Santa Comunhão de minhas mãos às terças-feiras.
D. Carmosita, linda é a sua fé em Jesus Eucarístico!
Linda é a sua humildade!
Obrigado pela maneira acolhedora e carinhosa com que sou recebido em seu lar.
Deus lhe pague!!!
_________________

LEITORES DESTE BLOG
Visitem o Site da 
Superintência do Patrimônio Histórico e
Cultural de Aracoiaba-CE.

Vejam as novidades que ele apresenta sobre a cidade de Aracoiaba e os  filhos desta hospitaleira cidade.
É um site novo, porém interessante, criado pela Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, Dra. Rosemary Santana Matos.
Neste site vocês encontrarão fotos da cidade de Aracoiaba e a opinião de vários filhos dessa acolhedora e pacata cidade.

Eis o site:

http://rosemarysantanamatos.ning.com/group/aarletacademiaaracoiabensedeletras 


______________________ 


ATENÇÃO GENTE!!!!
CUIDADO!!!
GOLPE DO SORTEIO
da Brasil Telecom

Turma amiga desse blog,
Recebi esse e-mail de uma pessoa amiga de minha confiança... Então resolvi repassá-lo pra vocês , porque  já aconteceu algo semelhante comigo, porém não caí na mentira desses nossos irmãos enganadores e, infelizmente, perigosos.
Então, aqui está na íntegra o e-mail que recebi.(Não tirei e nem acrescentei nada) Agora, leiam com atenção!
Lusmar Paz

_________

Pessoal, recebi por email, não sei se é fake ou não, em todo caso, fica o alerta.

Pessoal preste atenção!
Sábado estava trabalhando quando me ligaram da Brasil Telecom me informando que meu número de telefone havia sido sorteado numa promoção deles... De cara achei que ele ia me pedir o número do cartão de crédito, como a maioria dos golpes por telefone.


Mas não! O rapaz ao telefone era muito convincente, deu nomes, endereços, nenhum dado confidencial para ele, como cartões ou contas em banco. Ele só queira me entregar os prêmios que eu havia ganhado:1 moto, 1 tv de 29 e 6 celulares.
Aí eu comecei a desconfiar: porque eles entregariam 6 celulares para uma mesma pessoa? Mas tudo bem, fui dando corda. Ele me pediu que eu anotasse vários nomes pois seria o código para que eles me entregassem os prêmios.


Logo em seguida, perguntou se eu ficaria em casa pois, dentro de alguns minutos, eles estariam chegando lá com os prêmios. Inclusive pediu minha liberação para filmar a entrega para passar na TV no domingo, no Fantástico.
Aí eu peguei eles! Como publicitária sei que é tecnicamente impossível eles fazerem uma gravação num sábado à tarde e veicular este comercial já no domingo! Eu já estava querendo torcer o pescoço dele, mas sem deixar transparecer deixei ele falar mais um pouco.


Ele me perguntou:"Dona Alessandra, então para que eu possa lhe entregar estes prêmios agora, preciso que a senhora me confirme seu nome completo e seu endereço". Questionei se ele já não tinha os meus dados, me respondeu que sim mas eu precisava comprovar que realmente era Eu mesma.
Foi quando respondi a ele dizendo que isso seria impossível acontecer pois a linha supostamente sorteada estava no nome da minha irmã...ele desligou imediatamente o telefone...
Informei o fato aos meus contatos da RBS TV e Pioneiro que me disseram que várias pessoas já foram abordadas assim.


Essa quadrilha vai até seu endereço, entra na sua casa, estorque dinheiro principalmente daqueles que não estão em casa (cônjuges), fazem seqüestro relâmpago, roubam seus bens e sabe-se lá o que mais! A RBS me disse que eles Fazem Horrores!
Por isso gente, avisem a todos seus amigos.
Me considero uma pessoa esclarecida e quase caí no golpe!


Eles são realmente MUITO convincentes. Se eu ouvisse essa história de alguém talvez pensaria: "meu Deus como ela é ingênua". Só quem passa por isso, conhece o poder de persuasão desse tipo de gente.
Eles podem ligar para suas residências, convencer seus filhos, suas mães, suas empregadas e entrar na sua vida. Avisem a todos por favor.

PS: Separei em parágrafos menores para facilitar a leitura.
__________________


Aposentado deve ficar atento
 a descontos indevidos
 na aposentadoria 

IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo
CLS Quadra 414, Bloco “C”, Loja 27 Asa Sul – Brasília/DF
Fone: 61 3345.2492 e 9994.0518
Site www.ibedec.org.br – E-mail tardin@ibedec.org.br

APOSENTADO DEVE FICAR ATENTO

 AOS DESCONTOS INDEVIDOS NA APOSENTADORIA

O aposentado Axel Behends recebe sua aposentadoria do INSS através da Caixa Econômica Federal, onde foi surpreendido com um desconto de R$ 226,40 no seu provento. Procurou a sua agência e descobriu que se tratava de um empréstimo no valor de R$ 5.000,00 a serem pagos em 36 parcelas de R$ 226,40 feito junto ao Banco Panamericano.

O problema é que o aposentado nunca foi cliente do Panamericano, mas mesmo assim procurou o banco para tentar reaver o desconto feito e anular qualquer documento, porém o banco se negou a reconhecer a fraude.

Só restou ao consumidor fazer um boletim de ocorrência e recorrer ao Judiciário para obter de volta seu dinheiro. Através de uma liminar conseguiu suspender os débitos em conta e reaver o que já tinha sido descontado ilegalmente.

O caso ainda está na Justiça e ilustra um entre milhares de casos idênticos. Segundo o próprio INSS há 4 mil reclamações idênticas a esta em análise pelo órgão.

José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, comentou que “os aposentados e pensionistas são muitas vezes lesados em contratos de empréstimo com desconto em folha, pois em geral são pessoas humildes ou que já não tem a disposição para lutar por seus direitos, o que é um erro. A Justiça tem reconhecido o direito do consumidor de se ver livre de empréstimos indevidamente feitos em seu nome, além de obter indenização por danos morais”.


SERVIÇO


O IBEDEC orienta todos os aposentados com os seguintes cuidados:
- Jamais forneça seus dados pessoais, endereço ou número do benefício do INSS a estranhos, principalmente em sites na internet ou em ligações telefônicas. O INSS não faz recadastramentos por telefone para a casa dos beneficiários e qualquer ligação neste sentido é golpe.

- Ao observar um desconto indevido na aposentadoria, o aposentado deve registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima e levar uma cópia a agência onde recebe o benefício, para que seja revisto o débito e devolvidas as quantias indevidas.

- Se o banco não devolver os descontos indevidos, o aposentado deve recorrer ao Judiciário para questionar o débito.

- A ação judicial no caso do INSS ou da Caixa Econômica Federal, pode ser feita no Juizado Especial Federal, sem qualquer custo. Se o valor for de até 20 salários mínimos, o aposentado sequer necessita de advogado para movimentar o processo, mas o acompanhamento deste profissional é recomendável, pois sempre há recursos, o que exige conhecimento especializado.
Para mais informações falar José Geraldo Tardin, pelos fones (61) 3345-2492 e 9994-0518.












Aos leitores e seguidores desse blog ,
o meu fraternal abraço.
Deus lhes abençoe!!!
Nossa Senhora lhes proteja!!!

Lusmar Paz

Aracoiaba-CE.








Nenhum comentário: