Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 7 de março de 2013

Faltam apenas dois cardeais eleitores em Roma para o Conclave

Informações do Vaticano

Até esta quinta-feira, 7, todos os cardeais eleitores devem estar em Roma

Jéssica Marçal Da Redação, com Danusa Rego

Com a oração da Hora Média, os cardeais iniciaram, nesta quarta-feira, 6, a 4º Congregação Geral. Já são 153 cardeais presentes, sendo 113 eleitores. Faltam apenas dois cardeais para completar o colégio de eleitores: Jean-Baptiste Pham Minh Mân, do Vietnã, e Kazimierz Nycz, de Varsóvia, na Polônia. Até amanhã, 7, todos os eleitores devem estar em Roma.
Em coletiva realizada, hoje, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, falou aos jornalistas sobre esta quarta reunião realizada pela manhã. A informação mais esperada pelos jornalistas ainda não foi divulgada: a data do Conclave ainda não está decidida. Padre Lombardi  voltou a reafirmar que os cardeais buscam viver um tempo de reflexão e maturidade para a tomada de decisões, como a data do Conclave.
De acordo com o porta-voz, o decano do colégio cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, cumprimentou os aniversariantes. Cardeal Walter Kasper completou 80 anos no início do mês e é o mais velho dentre os cardeais eleitores.
Padre Lombardi também informou que, ao todo, 51 cardeais falaram nestes dias, sendo os principais temas a Igreja no mundo de hoje, a nova evangelização, a relação da Santa Sé com o episcopado, além da expectativa do perfil do futuro Papa.
Na coletiva, também foram exibidas aos jornalistas algumas imagens dos preparativos na Capela Sistina, local onde é realizada a votação e que conta com o trabalho de cerca de 40 pessoas. Eles mostraram, por exemplo, o local em que as cédulas serão queimadas. Trata-se de duas urnas interligadas à chaminé: uma para queimar votos e outra para anunciar ao mundo a fumaça preta, que indica indecisão, ou branca, indicando que o Papa já foi escolhido.
Outra informação dada foi que o Arcebispo de Caracas, na Venezuela, Cardeal Jorge Urosa Savino, que está em Roma para o Conclave, enviou um telegrama de pesar pela morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez. O presidente faleceu, nesta terça-feira, 5, por complicações de um câncer na região pélvica
Nesta quinta-feira, 7, haverá Congregação Geral de manhã e à tarde.
 
________________________________

Cardeais se reúnem em oração pela Igreja

Súplica pela Igreja

Cardeais reunidos em oração na Basílica de São Pedro
 Cardeais reunidos em oração na Basílica de São Pedro

Cardeais rezam para que Deus os oriente na escolha do novo Pontífice
Daniel Machado
Enviado especial a Roma

No final da tarde desta quarta-feira, 6, os cardeais reunidos em Congregação Geral reuniram-se para um momento de oração na Basílica de São Pedro. Religiosos e leigos uniram-se aos prelados para rezar a oração vespertina, que começou com a recitação do Santo Rosário e, logo após, a Adoração Eucarística.
Com cantos em latim e momentos de profundo silêncio diante do Santíssimo Sacramento, os cardeais suplicaram a força do Espírito Santo neste momento de tamanha responsabilidade na escolha do novo Pontífice.
Na tarde de hoje, o Twitter oficial da Secretaria de Estado, @terzaloggia, postou uma mensagem dizendo: “Neste momento de particular importância, a Secretaria de Estado se une a toda a Igreja em oração pelo futuro Pontífice”.
Com esses gestos, os cardeais indicam para toda a Igreja que o momento é de oração e súplicas para que seja o Espírito Santo a conduzir os trabalhos que antecedem o Conclave.
Cardeais
Até a manhã desta quarta-feira, 6, o número de cardeais em Roma era de 153, sendo 113 eleitores. Faltam apenas dois cardeais para completar o colégio de eleitores que, segundo expectativa do próprio Vaticano, já deve estar completa nesta quinta-feira, 7.
A Capela Sistina já está fechada ao público para a preparação do Conclave. Espera-se que com o número dos cardeais eleitores completos, a reunião que irá eleger o Sucessor de Pedro seja definida ainda esta semana.

===================================

Uma quarta-feira sem catequese de Bento XVI

Saudade

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Praça de São Pedro na manhã desta quarta-feira (6), Vaticano
 O casal Ronaldo e Daniela presentes na Praça de São Pedro / foto: CN Roma


“Hoje, é uma quarta-feira diferente em Roma”, disse um peregrino com os olhos voltados para o local onde, por quase oito anos, Bento XVI nos alimentou espiritualmente com as tradicionais catequeses. Além do céu nublado e uma leve chuva, a cidade também experimenta um clima de saudade neste dia, pois trata-se da primeira quarta-feira sem audiência geral.

Durante o seu pontifícado, Bento XVI fez 348 audiências gerais. Ao longo desse tempo, cerca de 5 milhões de pessoas participaram dessas audiências na Praça de São Pedro. Reflexões sobre vida de oração, Ano Paulino, racionalidade da fé, Ano Sacerdotal, entre outras nos ajudaram a viver uma fé mais profunda, um verdadeiro legado de Bento XVI.

O casal Ronaldo e Daniela presentes na Praça de São Pedro / foto: CN Roma

 O casal Ronaldo e Daniela presentes na Praça de São Pedro / foto: CN Roma

Nesta quarta-feira, um casal de brasileiros estava presente na Praça de São Pedro. Eles não vieram, obviamente, para ver uma catequese, mas sentiram falta de um Papa neste lugar. “A gente percebe que existe um clima de apreensão pelo novo Papa. Particularmente, experamos que seja alguém que dê continuidade à obra de Bento XVI e seja comprometido com a verdade”, disse o casal Ronaldo e Daniela do Rio de Janeiro.


Segundo Ronaldo, a renúncia de Bento XVI foi um ato de extrema coragem que poucos souberam entender o seu significado. “Eu mesmo era muito distante da figura de Bento XVI, mas, olhando hoje e vendo o que as pessoas falam, eu percebo que ele foi um mártir da verdade”, expressou o brasileiro.
“Eu escutei a frase de uma freira, aqui em Roma, e achei muito interessante: ‘uma árvore que cai faz mais barulho do que mil que crescem’. A gente sabe que, na Igreja, existem problemas, mas se trata de uma instituição muito grande que possui muito mais coisas boas do que ruins, mas, infelizmente, as pessoas só sabem ficar com o que é ruim”, concluiu Ronaldo.

Assuntos relacionados

Nenhum comentário: