Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 18 de março de 2013

Veja como será a Missa de início do Ministério Petrino de Papa Francisco




AMANHÃ, terça-feira, dia 19 de Março, 

Missa 

de "Inauguração do Ministério Petrino"

- popularmente, "Missa de Posse" –

do Papa Francisco,

às 5h30min, horário de Brasília.
 
A Santa Missa será transmitida pela TV CANÇÃO NOVA
-----------------------------------------------------------------------------------------------
coletiva

  Jornalistas acompanham coletiva com padre Lombardi, 

nesta segunda-feira, 19. Foto: Mirticeli Medeiros

Veja como será a Missa de início do Ministério Petrino de Papa Francisco


Coletiva no Vaticano

Anel de pescador, que será entregue ao Papa, é de prata dourada

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma



O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, concedeu uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 18, no Vaticano. Ele deu detalhes sobre a Missa de início do Ministério Petrino de Papa Francisco, que será celebrada amanhã, 19, às 9h30 (em Roma, 5h30 em Brasília, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova).
Nesta celebração, o Santo Padre recebe o anel de pescador  e inicia, oficialmente, o ofício de Bispo de Roma. “A cerimônia acontece entre a tumba de São Pedro e a Praça de São Pedro. Este último é significativo por se tratar do local onde o apóstolo Pedro foi martirizado”, destacou.

O rito que antecede a celebração

Pouco antes da celebração, o Santo Padre desce à tumba de São Pedro, localizada embaixo do altar central (também chamado de Altar da Confissão), da Basílica Vaticana, acompanhado por 10 patriarcas e arcebispos das Igrejas Orientais Católicas. Ainda no local, os diáconos que servirão durante a celebração tomam o evangeliário, além do pálio e do anel de pescador que serão impostos no Sumo Pontífice.
Veja como será a missa de início do ministério petrino de Papa Francisco“Estes são sinais do seu ministério (…) O Pálio é de lã e simboliza o Bom Pastor, representando Jesus que leva suas ovelhas nos ombros. (…) O anel de pescador simboliza o apóstolo Pedro, quem, além de tudo, foi pescador de homens”, enfatizou.
Anel de pescador e pálio que serão entregues ao Papa Francisco

Quem entrega os símbolos do ministério Petrino ao Santo Padre?

O cardeal protodiácono. Neste caso, o mesmo que proferiu o Habemus Papam, Cardeal Jean Louis Tauran, entrega o pálio ao Papa. Depois do pálio, é feita uma oração, que será conduzida pelo cardeal protopresbítero. Por fim, o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, impõe o anel de pescador ao Papa.

O anel de Papa Francisco

O anel de Papa Francisco é inspirado em uma obra de Enrico Manfrini e é de prata dourada. No anel escolhido por ele – entre três que lhe foram apresentados – a figura de São Pedro segurando as duas chaves que simbolizam as chaves do céu e da terra, as quais foram referidas por Jesus Cristo em diálogo com apóstolo Pedro.

Particularidades da celebração desta terça-feira, 19.


Logo após esse tradicional ritual, inicia-se a Celebração Eucarística. O Evangelho será proclamado somente em grego. No ofertório, um canto raro do famoso compositor católico Pier Luigi Palestrina será entoado durante a preparação das oferendas. O canto diz: “Tu és o pastor das ovelhas”, composto especialmente para o início do Ministério Petrino de um Sumo Pontífice.
Na celebração, estarão presentes representantes budistas, muçulmanos, judeus e ortodoxos. Ao todo, 132 delegações dos países se farão presentes na Missa. Não é o Vaticano que convida os governos, mas informa sobre a celebração e participa quem assim desejar.

Assuntos relacionados

Dilma viaja a Roma e participa de Missa inaugural do pontificado de FranciscoDilma viaja a Roma e participa de Missa inaugural do pontificado de FranciscoCristina Kirchner terá encontro com Papa FranciscoCristina Kirchner terá encontro com Papa FranciscoPapa Francisco encontrará Bento XVI no próximo sábadoPapa Francisco encontrará Bento XVI no próximo sábadoPapa Francisco reza na Basílica de Santa Maria MaiorPapa Francisco reza na Basílica de Santa Maria MaiorEm encontro com jornalistas, Papa conta como escolheu o nome ‘Francisco’Em encontro com jornalistas, Papa conta como escolheu o nome ‘Francisco’Por que o Papa deve escolher um nome?Por que o Papa deve escolher um nome? 

------------------------- 


Santa Sé apresenta brasão do Papa Francisco

Símbolo do Pontificado


Entenda o significado de cada parte do Brasão escolhido pelo Papa Francisco
Boletim da Santa Sé

Santa Sé apresenta brasão do Papa FranciscoA Santa Sé divulgou, na manhã desta segunda-feira, 18, o brasão do Papa Francisco. O símbolo possui a mensagem “Miserando atque eligendo” que significa “Com misericórdia, o elegeu”.

Nos traços essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade.

O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiante e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo encontram-se a estrela e a flor de nardo (cacho de uva). A estrela, de acordo com a antiga tradição aráldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo (cacho de uva) indica São José, patrono da Igreja.

Na tradição da iconografia hispânica, de fato, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e a São José.


O lema


O lema do Santo Padre Francisco é tirado das Homilias de São Beda, o venerável, o sacerdote (Om. 21; CCL 122, 149-151) que, comentando o episódio evangélico da vocação de São Mateus, escreve: “Viu Jesus um cobrador de impostos e como o olhou com sentimentos de amor e escolheu-o, disse-lhe: Segue-me”

Esta homilia é um tributo à misericórdia divina e é reproduzida na Liturgia das Horas da festa de São Mateus. Essa reveste um significado particular na vida e no itinerário espiritual do Papa. Na verdade, na festa de São Mateus, do ano 1953, o jovem Jorge Mario Bergoglio experimentou, aos 17 anos de idade, de modo muito particular, a presença amorosa de Deus na sua vida. Em seguida de uma confissão, sentiu tocar o coração e a descida da misericórdia de Deus, que com olhar de terno amor, chamava-o à vida religiosa, sob o exemplo de Santo Inácio de Loyola.

Uma vez eleito Bispo, Dom Bergoglio, em memória de tal acontecimento que marcou o início da sua total consagração a Deus na Sua Igreja, decide escolher, como lema e programa de vida, a expressão de São Beda “miserando atque eligendo”, que procurou reproduzir também no próprio brasão pontifício.

--------------------------- 

“Papa Francisco: carisma, humildade e serviço”

Igreja Argentina


Argentinos saúdam  o novo Papa

Argentinos fazem festa para o Papa Francisco
Argentinos fazem festa para o Papa Francisco

O mundo inteiro fez eco da nomeação do cardeal Jorge Bergoglio como Sumo Pontífice da Igreja Católica: Papa Francisco, o primeiro latino-americano. Diferentes líderes de todo o mundo se expressaram depois da anunciação do novo Pontífice e celebraram sua eleição.
A presidente de Argentina, Cristina Fernández de Kichner, confirmou sua presença no Vaticano e cumprimentou o Sumo Pontífice desejando-lhe uma frutífera missão pastoral: “É nosso desejo que ele tenha, ao assumir a condução e guia da Igreja, uma frutífera tarefa pastoral desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, a igualdade, a fraternidade e da paz da humanidade”.
Os representantes religiosos também manifestaram sua alegria. Por sua vez, o Congresso Judeu Latino-americano, por meio de seu presidente, Jack Terpins, cumprimentou o Papa Francisco.
“Confiamos que, durante seu papado, continuará a boa relação e bom entendimento entre católicos e judeus para se converter num exemplo para a humanidade”, disse Jack Terpins.
A Argentina celebrou a eleição do Pontífice de todas as formas, os canais de televisão transmitiram constantemente imagens da fumaça branca e as primeiras palavras do Papa Francisco.
Imediatamente, as redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, foram invadidas de imagens e saudações.
Como Cardeal Bergoglio foi sempre uma pessoa próxima, principalmente com os mais humildes e sofridos. Não aceitava nunca ir jantar em um restaurante e se transladava em coletivo. É por isso que se pode encontrar facilmente cidadãos que narrem um encontro com o atual representante da Igreja Católica.
Muitos já o chamam “O Papa do bairro”, pois todos os depoimentos coincidem na humildade e no espírito de serviço de Francisco. O povo argentino, inclusive os que não são católicos, celebram sua presença na condução da Igreja.
Que tenha o “Francisco” por nome, confirmando ainda mais a ideia de que seu pontificado fará com que muitos católicos voltem a sentir a Igreja como seu lugar. A Igreja e os fiéis caminharão juntos, tal como o expressou em suas primeiras palavras antes na praça de São Pedro.
Não se espera outra coisa do Papa Francisco a não ser estas: carisma, humildade e serviço sempre cimentado na Doutrina da fé católica.
Exequiel Alvarez
(Tradutor do portal CN espanhol e membro da Família Canção Nova Argentina)

Assuntos relacionados

Custódia da Terra Santa se emociona com o gesto do PapaCustódia da Terra Santa se emociona com o gesto do PapaCELAM envia mensagem ao Papa FranciscoCELAM envia mensagem ao Papa FranciscoPeregrinos no Angelus: 'Um Papa muito próximo de nós'Peregrinos no Angelus: 'Um Papa muito próximo de nós'Monsenhor Jonas comenta gesto de humildade do PapaMonsenhor Jonas comenta gesto de humildade do PapaDiscurso do Papa aos jornalistasDiscurso do Papa aos jornalistasCNBB divulga nota de saudação ao Papa FranciscoCNBB divulga nota de saudação ao Papa Francisco

Nenhum comentário: