Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 21 de abril de 2013

Neste Domingo, Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2013. / Evangelho e sua explicação neste Domingo. / As vocações nascem na oração e da oração, destaca Papa. / Papa preside ordenação sacerdotal e pede: "sejam Pastores".


DOMINGO DO BOM PASTOR

Domingo, 21 de Abril de 2013
 

EVANGELHO DO DIA 

João10,27-30

4º Domingo da Páscoa

— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

— Naquele tempo, disse Jesus:
27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO

Seja dócil ao chamado do Bom Pastor

Postado por: homilia


Celebramos hoje o 4º Domingo da 
Páscoa, conhecido também como “Dia 
mundial de orações pelas vocações 
consagradas” e, finalmente, como o “
Domingo do Bom Pastor”.
O pastor e seu rebanho era uma realidade muito comum na vida do povo, no tempo de Jesus.
O que esse relato nos mostra é a intimidade, o afeto entre o pastor e as ovelhas. Percebemos que existe entre eles um amor e uma confiança muito grande. Jesus vai dizer que as ovelhas não seguem a um estranho.
O pastor autêntico deve ter os mesmos sentimentos e atitudes em relação às ovelhas. Deve amá-las e estar disposto a dar sua própria vida para salvá-las, assim como Ele fez.
As ovelhas seguem somente o seu pastor, porque conhecem a sua voz e reconhecem seus passos. “Conhecer”, na Bíblia, tem um significado muito profundo: conhecer significa amar. Quem conhece de verdade, ama, pois quem não ama o próximo, ainda não o reconheceu como irmão.
O Bom Pastor preocupa-se com a vida; vem para que todos tenham vida plena e em abundância.
O pastor é o líder. Todos nós, seja no trabalho, na família ou na comunidade, sempre exercemos algum cargo de liderança. É importante rever nosso comportamento como líderes. Na parábola do Bom Pastor, Jesus nos alerta sobre como viver as relações de liderança. O líder não pode ser autoritário.
Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. Quando exercemos um cargo de liderança, sobretudo nas funções públicas e na comunidade, precisamos estar próximos das pessoas, precisamos conhecer suas necessidades, compreendê-las, amá-las e partilhar com elas a vida.
As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e deixam-se levar. Sabem que, se for necessário, o pastor as carregará sobre seus ombros. Em segurança serão conduzidas para verdes pastagens e água abundante.
O Bom Pastor não é reconhecido por falar manso e de forma poética, Ele é reconhecido pelas verdades que diz; palavras nem sempre doces, mas verdadeiras.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, diz Jesus (Jo 14,6). Se Ele é a Verdade, os que estavam na Verdade estavam com Ele. Os que vieram fora d’Ele, pelo contrário, são ladrões e salteadores porque só vieram para pilhar e fazer morrer. “A esses, as ovelhas não escutaram”.
Deixe-se conduzir por Ele. Abra bem os ouvidos do seu coração e seja dócil ao seu chamado. Diga ‘sim’ a Cristo, o Bom Pastor. Reconheça-o como o seu “tudo” e terá a vida eterna.
Padre Bantu Mendonça








As vocações nascem na oração e da oração, destaca Papa

Regina Coeli


No Dia em que a Igreja celebra o Dia Mundial de oração pelas vocações, Papa Francisco falou da parábola do Bom Pastor
Jéssica Marçal

Da Redação

Papa Francisco reuniu-se com os fiéis neste domingo, 21, para rezar a oração mariana do Regina Coeli. Neste dia, em que a Igreja celebra o Dia Mundial de oração pelas vocações, o Santo Padre concentrou-se sobre a parábola do Bom Pastor. Ele destacou que toda vocação nasce na oração e da oração.
Acesse




Francisco destacou que o relacionamento que Jesus quer estabelecer com seus amigos é o mesmo que Ele tem com o Pai: uma relação de confiança, de íntima comunhão. E para exprimir esta relação profunda, Jesus usa a imagem do pastor com suas ovelhas: o pastor as chama, elas escutam a sua voz e o seguem.
“É belíssima esta parábola! (…) A voz de Jesus é única! Se aprendemos a distingui-la, Ele nos guia no caminho da vida, um caminho que ultrapassa também o abismo da morte”, disse.
Mas em relação a esse chamado de Jesus, o Santo Padre lembrou que nem sempre se sabe reconhecer que se trata da voz de Cristo. Vendo a presença dos jovens em tão grande número, o Papa perguntou a eles se alguma vez já tinham ouvido a voz do Senhor.
“Pergunte a Jesus que coisa ele quer de ti e seja corajoso! Seja corajosa! Perguntem a Ele! (…). As vocações nascem na oração e da oração; e somente na oração podem perseverar e dar fruto”.
Por fim, o Papa pediu a intercessão de Maria, a mulher do “sim”, para que ajude todos a conhecer a voz de Jesus e segui-la no caminho da vida.
Depois de rezar o Regina Coeli, Papa Francisco recordou as vítimas do terremoto na China e fez um apelo pela paz na Venezuela. Ele disse que acompanha os acontecimento com preocupação e intensa oração e esperança de que se encontrem caminhos justos e pacíficos para superar esse momento difícil no país.
“Convido o povo venezuelano, de modo particular os responsáveis institucionais e políticos, a rejeitar com firmeza qualquer tipo de violência e a estabelecer o diálogo baseado na verdade, no reconhecimento recíproco, na busca do bem comum e no amor pela Nação. Peço aos fiéis para rezarem e trabalharem pela reconciliação e pela paz”, disse.
--------------------------------- 
Domingo, 21 de abril de 2013, 09h01

Papa preside ordenação sacerdotal e pede: "sejam Pastores"


Na íntegra, a homilia do Papa Francisco na missa de ordenação de novos sacerdotes






Na manhã deste domingo, 21, o Papa Francisco presidiu, na Basílica de São Pedro, a ordenação de dez novos sacerdotes para a diocese de Roma. Antes da celebração, o Santo Padre dirigiu-se à Sacristia para rezar junto com os ordenandos, confiando seus ministérios a Nossa Senhora, um gesto que costumava realizar por ocasião das ordenações sacerdotais na Argentina.

Acesse
.: Íntegra da homilia do Papa


O Santo Padre iniciou a homilia refletindo sobre o ministério ao qual estavam sendo elevados os ordenandos. “Como vocês bem sabem, o Senhor Jesus é o único Sumo Sacerdote do Novo Testamento, mas nele também todo o povo de Deus foi constituído povo sacerdotal”.

Após, explicou que Jesus quis, entre todos os discípulos, escolher alguns em particular, para exercerem publicamente na Igreja, em seu nome, a missão sacerdotal em favor de todos os homens. E acrescentou “O Pai enviou Jesus, que por sua vez enviou primeiramente os apóstolos e depois os bispos e os seus sucessores, aos quais foram dados os presbíteros como colaboradores, que, unidos no ministério sacerdotal, são chamados ao serviço do povo de Deus”.

Dirigindo-se aos que receberiam a ordem do presbiterado, o Santo Padre recordou que eles seriam participantes da missão de Cristo, único Mestre. “Proclamem a todos a Palavra de Deus que vocês mesmos receberam com alegria. Recordem-se de vossas mães, de vossas avós, de vossas catequistas que deram a vocês a palavra de Deus, a fé...aquele dom da fé. Transmitiram a vocês este dom da fé. Leiam e meditem assiduamente a Palavra do Senhor, para acreditar naquilo que leram, para ensinar aquilo que aprenderam da fé, e para viver aquilo que ensinaram.”

Falando sobre os sacramentos do Batismo, que agrega novos fiéis ao Povo de Deus, e o da Penitência, que perdoa os pecados em nome de Cristo e da Igreja, o Santo Padre recordou a necessidade da misericórdia e o carinho pelos anciãos. “Hoje vos peço em nome de Cristo e da Igreja, por favor, não se cansem de serem misericordiosos. Com o óleo santo dareis alívio aos enfermos e também aos anciãos. Não tenham vergonha de ter ternura com os anciãos...Celebrando os sagrados ritos e elevando nas diversas horas do dia orações de louvor e súplica, sereis a voz do Povo de Deus e de toda a humanidade”.

Francisco também pediu que, conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e constituídos em seu favor para esperar nas coisas de Deus, os novos sacerdotes exercitem com alegria e com caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, unicamente com a intenção de agradar a Deus e não a eles mesmos. "Sejam pastores, não funcionários. Sejam mediadores, não intermediários”.

Na conclusão, o Santo Padre pediu-lhes para “terem sempre diante dos olhos o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e para procurar salvar aquilo que estava perdido”. 







Nenhum comentário: