Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 25 de julho de 2009

Fortaleza - João de Deus na terra do sol - Cont. da Parte 1

Visita do Papa João Paulo II ao Estado do Ceará

Fortaleza – João de Deus na terra do sol


Em julho de 1980, ano memorável da Primeira Visita do saudoso Papa João Paulo II em terras brasileiras, o Ceará fora escolhido para ser visitado pelo Santo Padre, ocasião em que o nosso Estado iria celebrava o 10º Congresso Eucarístico Nacional.



Foto do Papa chegando ao estádio


O Papa João Paulo II, a convite do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, abriu o Décimo Congresso Eucarístico Nacional, sediado na cidade de Fortaleza – Ceará, no dia 9 de julho de 1980.




Acolhida dos Cearenses ao Sumo Pontífice no Castelão


Naquele ano era Pároco na Paróquia da Imaculada Conceição na cidade de Aracoiaba, o Revmo. Pe. Gabriel Vieira Belo, sacerdote muito amado pelos Aracoiabenses pelas suas excelsas virtudes e espírito de doação nos trabalhos pastorais frente à paróquia a qual era responsável.

Grande foi a expectativa dos vários paroquianos aguardando o dia dessa tão sonhada viagem a Fortaleza, para ver o Papa João Paulo II.





Luis Gonzaga saudando João Paulo II


A saudosa Irmã Ignês farias, Diretora do Patronato N. Sra. De Lourdes, foi a Escola Almir Pinto várias vezes para ensaiar com os alunos o canto que o cantor sertanejo Luiz Gonzaga, Rei do Baião, iria cantar para homenagear o Papa.





Pe. Gabriel Vieira Belo, fez história e passou para a história na Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba.


Pe. Gabriel e um grande grupo de fiéis de sua paróquia - no ônibus da empresa Redenção - dirigiram-se a Fortaleza, e lá, no famoso Estádio Castelão, com muita emoção, acolheram juntamente com as multidões que lá se encontravam, a pessoa querida do Vigário de Jesus Cristo na Terra, o Papa João Paulo II. Nesta caravana que saiu de Aracoiaba, eu e minhas tias fazíamos parte dela.

Presenciamos assim a chegada do Papa João Paulo II, pela manhã, precisamente às 11h no Estádio do Castelão e à noite, na parte externa do Estádio, participamos da Celebração da Santa Missa, presidida pelo Santo Padre.




O Povo Cearense acolheu com carinho e emoção à chegada do João de Deus

(No círculo de cor azul, no meio do Castelão, estava João Paulo II)


Quero registrar alguns momentos de grande emoção:


Primeiro momento, quando o Rei do Baião Luiz Gonzaga, saudou ao Papa com a música: “De onde vieste pra estar no Nordeste, no meu Ceará...” e o refrão: “João Paulo II de Deus grande graça, o povo te abraça, em ti vê Jesus; feliz agradece por O visitares e a Cristo adorares na Terra da Luz...”

Segundo momento, foi quando meu Tio João Júlio Paz, pai da prima Idilva Paz, entregou um chapéu de couro ao Papa, em nome de todos os vaqueiros do Ceará e do Nordeste;

Terceiro momento, quando D. Mariinha de Castro, minha conterrânea, esposa do Sr. Eugênio de Castro , recebeu Jesus Cristo, Hóstia Santa, na hora da Comunhão das mãos do Papa João Paulo II, e tantos outros momentos emocionantes.


Foi a primeira vez que vi um Papa pessoalmente, embora à distância.

Jamais esquecerei esse dia, pois além de ter visto um Papa, vi também um Papa Santo, um homem de Deus.




O Ceará foi merecedor desta inesquecível visita do nosso saudoso João de Deus!





2 comentários:

JOSENI LIMA disse...

Parabéns!!
Muitas informações!!


"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos."
Miguel Unamuno

Lusmar Paz Leite disse...

Obrigado Joseni pelas suas palavras amigas, recheadas de apoio e estímulo relacionadas às postagens do meu novo blog.
Deus lhe pague pela força, primo!
Lusmar