Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 18 de agosto de 2009

Retrospectiva da Festa de Inauguração do Museu e da Solenidade do Dia 16 de Agosto-2009, em Aracoiaba, na "Festa da Gratidão"!






Você perdeu a Solenidade deInauguração do Museue a Solenidade noDia do Município de Aracoiaba, 16 de Agosto de 2009???”



Então, prepare-se! Você saberá em síntese, o que aconteceu... Agora, neste blog. Vamos lá!!!!

__________________________________


Dia 15 de Agosto


MUSEU Dr. Salomão Alves de Moura Brasil



Um sonho acalentado que se tornou realidade...

Um mergulho no túnel do tempo... Trazendo ao presente, surpresas maravilhosas e inesquecíveis!!!...


RETROSPECTIVA

PELO PROF. LUSMAR PAZ



Chegara o “Dia 15 de Agosto”, dia tão esperado pelos Aracoiabenses. Um sonho há muito tempo acalentado, hoje, realidade concreta para todos nós: “A Inauguração do Novo MUSEU Municipal Dr. Salomão A. de Moura Brasil.


Pela manhã, muito cedo, percebia-se claramente o corre-corre, o vai e vem das pessoas nas dependências do MUSEU... Recomeçavam nesta mesma manhã os últimos preparativos de arrumação, organização e limpeza do ambiente em geral.


Alegria, contentamento e expectativa, eram visíveis na fisionomia facial de todos aqueles voluntários, considerados amigos do museu, que estavam envolvidos diretamente nas mínimas e importantes tarefas a eles confiados.


Durante o dia as amplificadoras do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora estiveram em pleno funcionamento transmitindo a Programação da Solenidade de Inauguração do Museu, de maneira especial transmitindo aos aracoiabenses músicas antigas que marcaram a Escola Normal Virgílio Távora e aos filhos de Aracoiaba nas décadas de 50,60,70 e 80, respectivamente, dentre elas: Hino do Colégio GVT; Hino do Centro Cívico do GVT; Hino de Aracoiaba; Hino do Jubileu do GVT; Hino do Sesquicentenário da Independência; Canto - Pra Frente Brasil, Salve a Seleção/ 1970; Hino a Ginástica /GVT/ Educação Física; Hino do Centro Cívico GVT; Tango La Cumparsita; Cantos Religiosos entre eles “ Hóstia Santa e Iamculada e vários outros cantos e hinos que atravessaram sonoramente essas quatro décadas... Foi de fato, um mergulho de saudosismo ao passado rememorando as alegrias vividas pelo povo aracoiabense. Emoção e expectativa se entrelaçavam durante o dia 15 de agosto de 2009.


Ás 18h os filhos de Aracoiaba e as pessoas convidadas, começaram a lotar a Concha Acústica D. Otília no Ginásio Escola Normal Virgílio Távora. A Banda de Música Municipal D. Otilia Moura, afinadíssima, estava a todo vapor recepcionando e acolhendo aos convidados que lá chegavam.


Precisamente às 20h fora iniciada a Solenidade de Inauguração do novo Museu Municipal de Aracoiaba.



PROGRAMAÇÃO OFICIAL



Aqui está na íntegra a Programação de Inauguração do Museu que o Prof.Lusmar (Presidente dos Trabalhos do Cerimonial) recebeu das mãos da nova Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, Dra. Rosemary Santana Matos.


Confiram:


Senhoras e Senhores!

É com muito respeito e singular satisfação, que ouso saudar as distintas autoridades, aos nossos amigos, todos os nossos convidados, ex-alunos, e seus familiares e ao povo em geral, sinceramente, BOA NOITE!



INAUGURAÇÂO DO MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE ARACOIABA – DR. SALOMÃO ALVES DE MOURA BRASIL.



1.Em nome da Sra. Prefeita Municipal de Aracoiaba, Dra. Marilena Campêlo Nogueira e da Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, assumo neste momento, a Presidência dos Trabalhos do Cerimonial desta Solene e Histórica noite.


2.Consequentemente, declaro aberta a solenidade, saudando a todas as autoridades Civis,Militares e Religiosas, aos Poderes: Legislativo,Executivo e Judiciário nas pessoas de seus representantes legais aqui presentes.


3.Há também que se ressaltar, a presença de todos os Ex-alunos, Ex-professores,que se deslocaram de outras cidades cearenses e de outros estados.



4.Agradecemos igualmente as presenças dos demais Ex-alunos, Ex-Professores, amigos e Familiares aqui presentes, como também dos Diretores, Coordenadores, Professores, Alunos e Amigos Atuais, Convidados Especiais e ao Povo de um modo geral.



5. Menção honrosa a todas as Famílias de Aracoiaba; Aos Representantes da Imprensa Falada, Escrita e Televisada.


6. Assistiremos a seguir, o Ato Oficial de Abertura desta Solenidade, com o Hino Oficial do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora; participação da Superintendente Dra.Rose Mary Santana Matos, de Dra. Eugênia Maria de Castro e Silva Moura, Diretora do Ginásio Virgílio Távora e de representantes dos Corpos Docente e Discente da Escola Municipal Otília Alves do Nascimento.



Obs.: Neste momento, uma forte emoção tomou conta dos presentes: todos entoaram o Hino do Ginásio pela primeira vez sem a presença física do seu autor , o Ex- Diretor daquela Casa Educacional, Dr. Salomão.



Para quem não conhece Aracoiaba, Dr. Salomão fora um homem inteligente e de vasta cultura; dirigiu o Ginásio por um longo período de 50 anos. Foi Professor, advogado, poeta, escritor, historiador, compositor, dramaturgo, poliglota, enfim, o homem político por excelência, a quem seu povo ofereceu um mandato, para como seu procurador, por vinte e seis anos , a fim de que ele participasse mais efetiva e afetivamente, da vida municipal, como Vereador, tantas vezes Presidente do Legislativo, dignificando assim, sua terra e sua gente.

Portanto, este homem que se chamava Salomão, que nós falamos com tanto respeito e saudades, foi o grande estadista, ousou criar na bela Cidade “onde as aves cantam”, um Colégio que favorecesse o aprendizado de nossas crianças e de nossa juventude, numa época em que tudo parecia impossível. Com toda sua inteligência, cultura e várias formaturas de nível superior, galgou degraus de sucesso e não esqueceu sua Aracoiaba e sua gente. Dom Bosco dizia: “O dom de ensinar, torna a pessoa imortal”. E Dr. Salomão, por tudo que nos ensinou, se tornou imortal por suas ações, em benefício de uma educação sem limites.

Foi este o Dr. Salomão que Aracoiaba conheceu e que hoje reverencia. (Lusmar)


...

Obs.: Voltando a Programação na íntegra:



7. Leitura: breve histórico do Museu em Aracoiaba -Com Lusmar Paz.


8. Neste momento, ouviremos a palavra do Professor desta Escola, o jovem Alberto Magno , representando todos os demais.


9. Convidamos o Coral Verdes Mares para entoar o Hino do Jubileu...


10. Neste momento, ouviremos a palavra da atual Diretora do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora, Dra. Eugênia de Castro e Silva Moura.


11.Dando prosseguimento, participaremos de um número que Dr. Salomão havia deixado programado para essa data. Trata-se de uma música, que seu pai João Moura cantava para sua mãe Dona Otília e tocava em seu gramofone, datado de 01 de Fevereiro de 1802, que aqui se encontra sobre a mesa dos trabalhos...


A música é realmente de museu, mas Dona Otília sempre a cantava e foi aí que nossa Superintendente Dra. Rose Mary aprendeu e, logicamente, com a ajuda de Dr. Salomão, ela a tem na memória.



Yara (Rasga o Coração)


Assim o maestro Batista Siqueira, analisa o xote “Iara”, por ele considerado “uma obra prima de beleza e simplicidade.”

Composto por volta de 1896, em homenagem a um barco homônimo, campeão de regatas, denominado “Iara”, só seria gravada em 1907, ano da morte de seu autor Anacleto de Medeiros. Tempos depois, quando já era peça obrigatória no repertório de bandas, recebeu letra de Catulo da Paixão Cearense que a rebatizou de “Rasga Coração”...


Com vocês, Dra. Rose Mary Santana Matos, acompanhada pelo tecladista ex-aluno do GVT e que fazia parte dos Geniais... o conjunto musical do GVT.



12. Com muita honra convidamos a Sra. Prefeita, Dra. Marilena Campelo Nogueira para fazer uso da palavra...



13. De pé e com espírito cívico entoemos o Hino Nacional Brasileiro.



14.Convidamos as autoridades e ao povo em geral para descerrarem a fita simbólica de inauguração do Museu...



Obs.: Depois do Hino Nacional, as pessoas em clima de expectativa, se dirigiram ao Museu ao som da Banda de Música que tocava o tango La cumparsita.

(La cumparsita era a música de preferência do Dr. Salomão)



A emoção, mais uma vez, tomou conta de todos: aplausos, contentamento, sorrisos e lágrimas... Cada um agia de maneira diferente...


Fato Inédito:



Minha Tia Dadina com seus 85 anos, ainda lúcida, se emocionou quando entrou no Museu e viu seu material usado na Farmácia ao logo de 30 anos... Então começou a explicar a finalidade de cada objeto... Em seguida, na outra sala, ela avistou o harmônio antigo da Igreja de Aracoiaba; viu a foto do Pe. Gabriel acima do harmônio e, não se contentando deixou a emoção invadir sua pessoa... momentaneamente, vagando em suas lembranças, viajou no túnel do tempo e começou a cantar e a cantar em voz alta o cântico “És Maria”, canto esse que imortalizou o Pe. Gabriel na Paróquia de Aracoiaba. E continuou cantando e cantando com toda sua voz e emoção... As pessoas presentes ao Museu, passaram para a sala onde ela se encontrava cantando e passaram também a aplaudi-la. Aí, sim, ela se entusiasmou e puxou outro canto chamado “Eu quisera”... As pessoas que conheciam o canto, passaram a acompanhá-la... Em seguida, a pedido da Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, minha tia-mãe cantou o cântico “Hóstia Santa”, nos surpreendendo mais ainda porque acompanhou o canto com os dedos no teclado do harmônio... aí, nesse momento, muita gente chorou de emoção, inclusive eu, seu sobrinho-filho. O mais importante de tudo isso é que ela nunca tocou harmônio, mas naquele momento ela estava cantando com dedos no teclado, dando a entender que ela sabia tocar... não sabemos explicar... e, talvez podemos tentar uma explicação: nos anos 50,60e 70, ela fazia parte do Coral da Igreja Matriz em Aracoiaba e era muito amiga da harmonista chamada Maria de Brito.

Depois dessa apresentação inédita de Tia Dadina a visitação ao museu continuou...


A Solenidade, de fato, para mim, encerrou ali com a participação inédita de minha tia-mãe. Voltei pra casa bem mais feliz revigorado. Feliz com esse presente que minha tia ofereceu a todos de surpresa.


A Superintendente... filmou tudo... e os fotógrafos fizeram a festa... Agora quem vai pagar a conta da filmagem e as fotos? Não sei... (Risos) É brincadeira! Faço questão de comprar com alegria esse material.


Se você, filho(a) de Aracoiaba, que não pôde fazer-se presente nessa festa, a qual foi histórica, venha visitar o nosso museu. Eu disse “nosso”, porque ele é NOSSO mesmo, é de todos os filhos de Aracoiaba, portanto é SEU.


_____________________________________


Dia 16 de Agosto!


Festa da Emancipação Política de Aracoiaba!


119 Anos de História”, dentro da história da vida, sob as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora da Conceição, Mãe de Jesus e nossa terna Mãe!



(Tivemos um pequeno problema no sinal da net em Aracoiaba... Apresento minhas desculpas pelo atraso desta postagem...)



- Hoje, 16 de Agosto de 2009, Aracoiaba fora acordada com clima de Festa com uma bonita e emocionante “alvorada” pelos meninos e meninas de ouro da Banda Municipal Profa. Gecilda Moura, sob a maestria do jovem Themístocles. Muita gente esteve presente à Praça 16 de Agosto para curtir essa tradicional alvorada.


- Às 7h, após a alvorada, na mesma praça, aconteceu a solenidade cívica de homenagens ao Município e a Cidade de Aracoiaba.


- A primeira homenagem foi uma alusão à vida do maior educador de nossa terra Dr. Salomão, que partiu para a Casa do Pai há poucos meses. Muita emoção nesse momento...


- Foi homenageada também a Sra. Enita de Brito, minha vizinha, pela passagem dos seus 91 anos de existência com o canto de parabéns pela Banda de Música, juntamente com uma oferta de rosas.


- Tivemos a fala dos oradores entre eles, Sr. José Bernardino, ex-vereador na Casa Legislativa em Aracoiaba. Notadamente ele é um dos mais antigos parlamentares aposentado no meio político em nossa terra natal.



- Ouvimos o pronunciamento da ex-aluna do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora, a Sra. Estela Oliveira, conhecida carinhosamente por todos como Estelinha. Foram palavras emocionantes enaltecendo a história de nossa terra e a história de vida do Dr. Salomão.


- Participou da Festa também como orador, o Presidente da Câmara dos Vereadores de Aracoiaba, Sr. Antônio Cláudio, que, em síntese, ressaltou os dinâmicos trabalhos de Dra. Marilene, frente ao Poder Executivo de nossa cidade.


Finalizando a homenagem dos oradores, usou da palavra visivelmente emocionada a Sra. Prefeita, agradecendo a participação do povo em sua 3ª Administração, como também tecendo elogios a pessoa de Dr. Salomão, enaltecendo seus trabalhos ao longo de 50 anos prestados a povo de Aracoiaba e a toda a Região do Maciço de Baturité. Dr. Salomão fora cognominado pelos Aracoiabense como o Papa da Educação em sua terra, em nossa terra natal.



- Tivemos também a oferta simbólica de um ramalhete que foi depositado no quadro de Dr. Salomão.

- Nesse espaço de tempo a Banda de Música orquestrou o tango La cumparsita em homenagem ao Dr. Salomão. Enquanto isso a Sra. Dra. Eugênia de Castro e Silva Moura , emocionada, fez sua saudação dirigida a pessoa do seu saudoso esposo.



- Após as palavras da Dra. Eugênia, tivemos o Hasteamento dos Pavilhões do Brasil (Pátria Mãe), do Ceará (Terra do Sol) e de Aracoiaba (Lugar onde as aves cantam) com o Hino Nacional Brasileiro, orquestrado pela Banda de Música Municipal.


Após o hasteamento das Bandeiras, foi servido o tradicional café comunitário sob a organização da Professora Marilene Marques.


Após o Café comunitário o povo dirigiu-se à Igreja Matriz para o Santo e Augusto Sacrifício da Santa Missa, em Ação de Graças a Deus, pelo povo e pela cidade de Aracoiaba.



À noite, às 20h, no Pólo de Lazer de Aracoiaba, foi entregue os prêmios a todos aqueles que participaram das modalidades esportivas, show de calouros e desfile de mini e miss Aracoiaba.


_________________________________



Parabéns Aracoiaba!!! Deus seja louvado pela passagem dos seus 119 Anos de história, dentro da história da vida!


Um abraço,

Lusmar Paz

2h da madrugada.

3 comentários:

ivan disse...

...meu jovem Lusmar,
...pela tua narrativa tão rica em detalhes e bem colocada, parece que eu estava vivenciando todos os momentos que antecederam os preparativos até a hora da inauguração. Parabenizo a todos que contribuiram com o evento.

Lusmar Paz Leite disse...

Meu bom amigo!
De fato, vivi intensamente todos os momentos da inauguração do museu. Era um sonho que há muito tempo eu acalentava... Agora é realidade, pura realidade!
Vc contribuiu com esse evento... contribuiu com fotos,histórias de sua família e, acima de tudo, vc contribuiu com seu incentivo e apoio ao nosso trabalho.
Ainda estamos nos organizando, pois a preparação da inauguração nos fez correr muito... Quando estiver bem prontinho, vc e o Blemar, serão nossos convidados especiais para conhecer as humildes, porém criativas dependências do nosso Museu.
Um abração!
Lusmar

museumunicipaldearacoiaba disse...

Lusmar, dei seu email para a Maria Alice, pois indiquei seu e ela visitou, assim como também o blog do Museu. Ela ão tem muita experiência em pesquisar no blog. Desejou fazer comentários mas não conseguiu. Acredito que ela lhe passará alguma mensagem em outro dia. Seu aquario está sensacional. Diga a seu assistente, que estou precisando desse toque mágico no blog do museu...