Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hoje, dia 15 de outubro, temos neste blog: Liturgia Diária; 15 de Outubro, Dia do Professor; Não há professores sem alunos; Pensamento do Dia; Santo do Dia; Salve Rainha, Origem dessa Devoção; 2009 é o Ano da Reforma Ortográfica; Piadas Legais; Erros de Português; Novidade: Explicação da Missa parte por parte; Em defesa da Vida. Um abraço para todos. (Lusmar Paz - Aracoiaba - Ceará - Brasil)


Liturgia Diária

Dia 15 – QUINTA-FEIRA

Santa Tereza de Jesus
Virgem e Doutora

Comentário Inicial: Tereza de Cepeda e Ahumada(Espanha, 1515 – 1582, mulher de extraordinários dons, entrou aos 20 anos no Carmelo de Ávila, onde com a ajuda de São João da Cruz, concebeu e realizou a reforma que recebeu seu nome. É autora de vasta literatura cristã. Paulo VI, em 1970, proclamou-a doutora da Igreja.

Comentário das Leituras: Experimentar a justiça de Deus por meio da fé em Jesus significa abandonar toda tentativa de levar adiante obras injustas que oprimem as pessoas.

Leitura: Romanos 3,21-30
Salmo: 129(130)
Evangelho: Lucas 11,47-54
Santo do Dia: Santa Tereza de Jesus – Reformadora do Carmelo – Doutora da Igreja.

******************


15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR

 Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes.
                     (Prof.Gabriel Chalita / Livro: “Educação: A solução está no afeto”.)

*************
Não há professores sem alunos...”

Dr. Augusto Cury, no seu livro “Filhos brilhantes, alunos fascinantes”, livro que está encantando os jovens de nove a noventa anos, numa das partes do mesmo, referindo-se aos pais e professores, assim se expressou:

“Vocês vão se surpreender ao perceber que os filhos brilhantes e os alunos fascinantes não são aqueles que são sempre bem-comportados, que não falham, não choram ou não tropeçam. Mas aqueles que aprendem a desenvolver consciência crítica, decidir seus caminhos, trabalhar seus erros, construir tolerância, reconhecer suas dificuldades. São os que choram, sim, quando necessário. E por que não? São os que constroem grandes sonhos e lutam pela concretização desses sonhos. E, acima de tudo, são os que dão uma nova chance para si mesmos e para os outros quando fracassam.”

        No final do livro, Dr. Augusto nos narra o desabafo que uma turma de alunos fez aos professores , através de uma peça teatral, cujo tema foi: “Os profissionais mais importantes da sociedade”.
No final da apresentação os alunos encerraram sua homenagem com essas palavras:
      “Os professores são tão ou mais  importantes que os psiquiatras, os juízes e os generais. Os professores lavram os solos da inteligência dos jovens para que eles aprendam a ser pensadores, para que eles não adoeçam e sejam tratados pelos psiquiatras, para que eles não cometam crimes e sejam julgados pelos juízes, para que eles não façam guerras e sejam comandados por generais.
        Obrigado por transformarem a Escola dos Pesadelos na escola dos sonhos. Obrigado por nos fazer descobrir que os frágeis usam a força, os fortes, a inteligência, e principalmente obrigado por nos ensinar a nos apaixonar pela vida e pela humanidade e enxergar que acima de ser negros, brancos, ricos, miseráveis, celebridades, anônimos, religiosos e ateus, somos seres humanos que devem valorizar a própria essência e respeitar as diferenças. Vocês mudaram nossas mentes, nós transformaremos o mundo.”

Após essa homenagem, um professor falou emocionado:

Somos professores? Muito mais!
Somos educadores? Mais ainda!
Somos vendedores de sonhos!
Vendemos sonhos para o abatido se animar,
Para o tímido ousar, para o ansioso se tranqüilizar,
Para o poeta se inspirar e para o pensador criticar e criar.
Sem sonhos, somos servos!
Sem sonhos, obedecemos ordens!
Que vocês, alunos, sejam grandes sonhadores!
E se sonharem, não tenham medo de caminhar!
E se caminharem, não tenham medo de tropeçar!
E se tropeçarem, não tenham medo de chorar.
Levantem-se, pois não há caminhos sem acidentes.
Dêem sempre uma nova chance para si mesmos.


Pois a liberdade só é real se, após falharmos,
Existir o direito de recomeçar...

Quando esse professor concluiu sua fala, a platéia aplaudiu com entusiasmo. Em seguida, fitou seus colegas professores e recomendou:

- Nunca desistam de um aluno. Se investirmos nos jovens que hoje nos decepcionam, eles poderão no futuro nos surpreender e nos trazer sublimes alegrias...

*****************




PENSAMENTO DO DIA

Os professores (incluindo os pedagogos e os psicólogos da educação) são sacerdotes da inteligência e, portanto, os profissionais mais importantes da sociedade, e a escola é o seu lugar mais sagrado.
(Dr. Augusto Cury)

Parabéns queridos professores do nosso Brasil!!!
Deus abençoe a todos vocês!!!




Santa Teresa de Ávila 

Doutora da Igreja

 

(Santa Teresa de Jesus)

15 de Outubro





Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus) Com grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser proclamada "Doutora da Igreja": Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus).

Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais.

Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo.

Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.

Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa.

O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: "Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer".

No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro.

Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!



***************

Salve Rainha - Origem desta Oração


A linda oração da SALVE-RAINHA, nasceu pelo ano mil, quando o monge beneditino Germano, filho do conde de Weringen, vivia num mosteiro situado na fronteira da Suíça com a Alemanha, e, estando doente, com reumatismo, inutilizado fisicamente, sofria dores atrozes. Não passava um dia sem que Germano, arrastando-se, fosse duas ou três vezes da cela do templo, rezar demoradamente a Nossa Senhora. Foi junto ao altar da Virgem que, de palavra em palavra, ele compôs a SALVE-RAINHA no decurso de longos anos de sofrimento. Verdadeiro trapo humano, tinha os músculos contraídos e os ombros inertes, não chegou a concluí-la. Estava escrevendo estas palavras: ...”e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus”... , quando a morte o levou.
Pelos meados do século XII, na véspera do Natal de 1.146, São Bernardo chegou a Spira, cidade Imperial da Alemanha, na qualidade de delegado apostólico para pregar a segunda Cruzada. Foi recebido com solenidade extraordinária... Conduziram-no aos sons dos sinos e dos hinos sagrados, através da cidade até a catedral, onde o Imperador e os príncipes o esperavam e o acolheram com toda honra. A multidão estava ansiosa por ver o santo pregar. O cortejo avançava pela grande porta da catedral em direção ao côro e entoava a SALVE-RAINHA, oração essa que já era de domínio público em todo país.
São Bernardo ao lado do Imperador, seguia por entre o povo aglomerado. Quando os últimos acordes da bela invocação cessaram: “ Nobis post hoc exilium ostende” tão arrebatado ficou o grande sacerdote e por um ímpeto de amor, fez três genuflexões, com os olhos fitos na imagem da Virgem Maria, completando a prece do monge Germano exclamando: ...“ ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria”.
Estas palavras foram esculpidas em lâminas de bronze no assoalho da catedral e depois introduzidas na oração da SALVE-RAINHA.
Fonte : livro : SIM, SENHORA! - Autor : Padre OLÍVIO REATO -Editora : Raboni
                                                        Ano : 1994

*********************

  • 2009 é o ano da Reforma Ortográfica  


.É um assunto sintético em forma cômica e inteligente. Não sabemos o autor dessa façanha engraçada.



Em casos como “AUTOESTIMA”, o hífen cai.
A sua é que não pode cair.

Em algumas palavras, o acento desaparece, como em “FEIURA”.
Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.

O acento também cai em “IDEIA”, só que dela a gente precisa.
E muito.

O Trema sumiu em todas as palavras, como em “INCONSEQUENCIA”, que também poderia sumir do mapa. Assim, a gente ia viver com mais
TRANQUILIDADE”.

Mas nem tudo vai mudar.
Abraço continua igual.
E quanto mais apertado, melhor.

Amizade” ainda é com “Z”, como vizinho, futebolzinho, barzinho.

Expressões como “Eu te amo”. Continuam precisando de ponto.
Se for de exclamação, é “PAIXÃO”, que continua com “X”, como
abacaxi”, que, gostando ou não, a gente vai ter alguns para descascar.


Solitárioainda tem acento, como
Solidário”, que só muda uma letra,
mas que faz uma enorme diferença.


CONSCIÊNCIA” ainda é com “SC.” E com acento.

Bem, com a  nova ortografia ou não, precisamos  tocar a vida pra frente.
E por falar em “VIDA”, bom, essa muda o tempo todo, e é por isso
que emociona tanto.
Que Jesus te abençoe.



Autor desconhecido...

**********


PIADAS LEGAIS


LEIA COM ATENÇÃO: Descobrimos, ao elaborar esta seção, como é difícil criar ou achar piadas que possam ser lidas tanto por adultos como por crianças.
A maioria das piadas carrega sempre uma idéia desagradável sobre racismo, sexualidade, violência, religião ou algum outro conceito pejorativo.
Porém, estamos tendo algum sucesso. Pelo menos é no que acreditamos.
Se você se sentir ofendido com alguma piada publicada aqui, escreva-nos. Retiraremos imediatamente do blog.
Mas temos certeza que isso não ocorrerá. Nossa intenção é divertir todo mundo.
Se você souber alguma piada legal, envie-nos.


Discutindo com a professora

Uma menina estava conversando com a sua professora, que disse:
- É fisicamente impossível que uma baleia engula um homem porque, apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena.
A menina retrucou:
- Mas Jonas foi engolido por uma baleia.
Irritada, a professora repetiu:
- Uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano.. é fisicamente impossível!
A menina, então disse:
- Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas.
A professora, sem querer perder a discussão, lhe perguntou:
- E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno?
A menina respondeu:
- Então, é a senhora que vai lhe perguntar.




Missão no Pantanal

Um padre está em missão em pleno pantanal da região de Mato Grosso, no Brasil, quando lhe aparece pela frente uma enorme onça faminta.
A fera lambe os lábios e prepara-se para atacar.
O padre ajoelha-se e diz:
-Ó Senhor, coloque nesta fera sentimentos cristãos!
E a onça imediatamente::
-Senhor, abençoai este alimento que vou receber!





A Procissão


Parece brincadeira, mas esse fato aconteceu no Rio de Janeiro:
Um sujeito, bastante embriagado, está na porta de um boteco. De repente, aparece uma procissão. Centenas de pessoas reunidas, carregando uma santa num andor todo decorado em verde e rosa. O cachaceiro berra:
- Olha a Mangueira aí, geeeente!
Enfezado, o padre se vira pro bêbado e esbraveja:
- Que falta de respeito, seu excomungado! Fique aí com o seu vício e nos deixe em paz com a nossa fé!
Mal o padre acabou de falar, a santa bate com a cabeça no galho de uma mangueira, cai e se espatifa no chão.
E o bêbado:
- Eu avisei... Mas, o padre é estressadinho...

(Enviada por Marilena Atelli)




Loteria


Joaquim foi à Igreja, ajoelhou-se e disse
- Deus quero ganhar na loteria.
Repetindo este gesto por nove vezes. Na décima vez, ele foi à igreja, ajoelhou-se e disse:
- Deus, por favor, ajude-me a ganhar na loteria.
Quando uma voz lá do alto disse:
- Tudo bem, Joaquim, pelo menos compre um bilhete.

(Enviada por Edgar Vitor Moreira)




Ao telefone




Um dia desses, alguém liga para a secretaria, aqui da nossa Paróquia:
- Alô, gostaria de falar com o Ricardo, por favor?
- É o próprio!
- Oi Próprio, tudo bem? Será que você pode chamar o Ricardo?




No Médico



Um homem foi ao médico dizendo que estava com um problema de memória:
- Sabe, Doutor, às vezes uma pessoa acaba de me contar algo e logo esqueço."
- E desde quando o senhor sente isso?"
- Isso o que?"

.

Remédio



Duas amigas se encontraram na rua e uma delas foi logo falando:
Finalmente consegui tirar o vício do meu marido de roer unhas.
- Que ótimo! E como fez isso?
- Foi fácil: escondi a dentadura dele
  .

****************







“ Erros de "Português"

corrigidos e comentados 

divertidamente.

Turma,
É preciso muita atenção para se perceber onde está o erro e onde encontra-se a correção.
O gramático Luiz Sacconi, apresenta-nos suas explicações sobre nossa "língua portuguesa" de maneira divertida.A gente aprende, rindo!


Pode um motorista dormir NO volante?


Se dormir AO volante já é perigoso, que se dirá, então, daquele que dorme NO volante! É tragédia na certa!...
Não obstante isso, há jornalistas que apreciam uma tragédia. Veja:
O Citibank criou em maio passado um tipo de seguro de automóvel cuja franquia varia de acordo com as habilidades de seus clientes NO volante. (Veja, 1 146, p. 103.)
Do jeito como andam as coisas nas redações, é preciso criar um tipo de seguro contra todas as tragédias ali verificadas no dia-a-dia.


Acordei-ME e fui PRA praia: certo?


Errado! Ninguém neste mundo SE acorda e vai PRA praia.
O melhor mesmo é apenas ACORDAR; depois, ir À praia: o verbo não é acordar-SE, embora os baianos digam: eu ME acordei cedo, ela SE acorda tarde.
Quem vai PRA praia, vai com a visível intenção de lá ficar a vida inteira. Sim, porque IR A dá idéia de volta; IR PARA pressupõe estada longa, permanência definitiva. Nem os baianos podem afirmar que vão PARA a praia, apesar do seu exagerado gosto pelo mar.
O caro leitor, afinal, vai PARA a praia ou prefere ir À praia ?



Posso trabalhar DE SÁBADO?


Não convém. Prefira trabalhar AOS sábados e até AOS domingos: isso lhe trará menos complicações. Existe uma canção norte-americana chamada “Nunca AOS domingos”, que muitos já cantaram e ainda cantam. Já imaginou, caro leitor, termos de cantarolar (ainda que baixinho): “Nunca DE domingo”?...


João e álcool têm plural?

Sim: JOÕES e ÁLCOÓIS ( pronuncie álcoois, com o último o levemente aberto):
Tenho dois Joões em casa: João Paulo e João Pedro.
Conhecemos dois álcoois: o anidro e o hidratado.
Não se devem caçar joões-de-barro.
Vocês não são joões-ninguém.
Alguns dão, ainda, Joães, que tem respaldo no latim, mas não é o plural usual.



PREÇO pode ser CARO ou BARATO?


Não; PREÇO pode ser ALTO ou BAIXO; os PRODUTOS é que são CAROS ou BARATOS. Assim, temos:
O preço da gasolina está ALTO demais.
A Gasolina brasileira é CARA demais.
Eis agora o que se leu na página C-2 da Folha de São Paulo, em título:
“Leitor acha CARO preço de 2ª via de imposto.
Viva o preço ALTO!...



 ATENÇÃO!!!!

A partir de hoje, iremos postar de maneira sintética "uma explicação geral" sobre a importância da Santa Missa. Este assunto será chamado de "A MISSA PARTE POR PARTE". Hoje, dia 15/10, iniciaremos com a primeira parte sobre

" A Visão Geral da Santa Missa".

PRIMEIRO DIA:

"A MISSA PARTE POR PARTE!"


VISÃO GERAL DA MISSA

Numa cidade estava sendo construída uma bela catedral feita de pedras. Os operários
iam e vinham no meio da grande construção. Certo dia, chegou àquela cidade uma
importante autoridade e foi ver a obra. O ilustre visitante entrevistou três operários
que carregavam pedras. Aos três fez esta pergunta:
- Amigo, o que está fazendo?
O primeiro respondeu-lhe:
-Estou carregando pedras.
- O segundo disse:
- Estou ganhando o meu pão de cada dia.
E o terceiro falou:
- Estou construindo uma catedral, onde muitas pessoas encontrarão a salvação.
E, aqui, eu e minha família nos reuniremos para louvar a Deus.


DEUS QUER AMIGOS E NÃO ESCRAVOS

Estão vendo? Os três operários faziam o mesmo serviço, mas com espírito diferente.
Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vai à Missa apenas para cumprir
o preceito, como aquele operário que simplesmente carregava pedras. Existe também
quem vai à Missa para fazer pedidos a Deus, como o operário que trabalhava tão
somente para ganhar seu salário. E existe a pessoa que participa da Missa com fé
e alegria, louvando e bendizendo a Deus, à semelhança do operário que trabalhava
contente porque estava construindo a casa do Senhor.
Veja bem como está sendo a “sua Missa”. Deus quer amigos e não escravos.
O escravo obedece, o amigo ama e participa. Às vezes vamos fazendo muitas
coisas sem saber por quê. Principalmente quando se trata de religião.
Muitos confundem fé com superstição. Observe o que acontece em certos enterros.
Na hora em que se coloca o defunto na sepultura, muita gente joga um
pouco de terra sobre o caixão.Esse gesto deve simbolizar uma obra
de misericórdia (sepultar os mortos),mas a maioria nem sabe disso e o faz
com um sentido supersticioso que nada tem a ver com a verdadeira fé.

NINGUÉM AMA O QUE NÃO CONHECE

Assim pode estar acontecendo na Missa. Alguém entra na Igreja, olha,a
companha tudo, faz os mesmos gestos, mas sem saber o que está dizendo
e o que está fazendo. Por isso aproveita muito pouco da Celebração.
Fizemos uma pesquisa sobre a Missa. Perguntamos a diversas pessoas:
“Por que você foi a Missa?” E as respostas foram as seguintes:

- Fui à Missa porque era dia de preceito.
- Fui à Missa para agradecer a Deus.
- Fui à Missa para pagar uma promessa.
- Fui à Missa porque eram Bodas de meus amigos.
- Fui à Missa porque era formatura de meu filho.
- Fui à Missa para pedir saúde.
- Fui à Missa porque era de “sétimo dia” do colega.
- Fui à Missa porque era Natal.
- Fui à Missa para louvar e bendizer a Deus.
- Fui à Missa porque meu colega me convidou.

E você, por que vai à Missa? Qual das respostas mencionadas
acima seria a sua? Você vai de vez em quando ou todos os domingos?
Vai para cumprir preceito ou para adorar a Deus?
A Celebração Eucarística é muito mais que uma oração.
Precisamos conhecê-la melhor. Ninguém ama o que não conhece.
Pode ser que muita gente não entenda nem o roteiro da Missa.
Fica meio “PERDIDO” dentro da Celebração. Por isso, vamos
apresentar um esquema ou roteiro da Missa. É claro que esse
esquema não é o mais importante, mas é o PRIMEIRO PASSO
para começarmos a compreender melhor a Celebração.

ESQUEMA OU ROTEIRO DA MISSA

RITOS INICIAIS

- Monição ambiental.................  de pé
- Canto de entrada ................... de pé
- Acolhida e saudação .............  de pé
- Ato Penitencial ...................    de pé
- Hino de louvor (Glória) .......... de pé
- Oração “Coletas” .................  de pé

LITURGIA DA PALAVRA

- Monição Para a 1ª Leitura ......................... sentados
- Proclamação da 1ª Leitura ........................  sentados
- Salmo Responsorial .................................   sentados
- Monição para a 2ª Leitura ........................  sentados
- Proclamação da 2ª Leitura .......................   sentados
- Monição para o Evangelho ......................   sentados
- Proclamação do Evangelho .....................   de pé
- Homilia (Pregação) ................................   .sentados
- Profissão de Fé (Creio) ...........................  de pé
- Oração dos fiéis ...................................     de pé

LITURGIA EUCARÍSTICA
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

- Canto e Procissão das Oferendas ............sentados
- Apresentação do pão e do vinho..............sentados
- Presidente lava as mãos ................ .        sentados
- Orai, irmãos! ..............................            de pé
- Oração sobre as Oferendas .................  .de pé.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

- Prefácio e Santo ......................      .de pé
- Invocação do Espírito Santo .......... de pé
- Narrativa da Ceia ......................     de joelhos ou de pé
- Consagração do pão e do vinho ..... de joelhos ou de pé
- “Eis o mistério da fé” ...............      ..de joelhos ou de pé
- Lembra a morte e ressurreição de Jesus.   .de pé
- Orações pela Igreja ....................              de pé
- Louvor Final (Por Cristo...) ...........           de pé

RITO DA COMUNHÃO

- Pai-Nosso e Oração seguinte..................................de pé
- Saudação da Paz ............................................       de pé
- Fração do Pão .............................................        .de pé
- Cordeiro de Deus ...........................................      de pé
- Felizes os convidados......................................     .de pé
- Distribuição da Comunhão ...................................sentados
- (Canto de ação de graças) .................................  .sentados
- Oração após a Comunhão .....................................de pé.

RITOS FINAIS

- Comunicados e convites....................................     de pé
- Bênção final ...............................................            de pé
- Despedida (Ide em paz!) ..................................    ..de pé

O CORPO E A ALMA DA MISSA

Vimos o esquema da Missa, onde se destacam duas partes:
A LITURGIA DA PALAVRA e a LITURGIA EUCARÍSTICA.
Este esquema nos ajuda a ter uma visão global da Celebração,
mas lembramos que esses atos exteriores (gestos, palavras, sinais, objetos)
são como o“corpo” da Missa, enquanto a fé e o amor são a “alma” desse corpo.
Se alguém comunga sem crer na presença real de Jesus, recebe sim
o Corpo do Senhor, mas não participa da Salvação contida no Sacramento.
Por isso, muita gente vai à Igreja e dela sai do jeitinho que entrou,
porque não faz seu “encontro pessoal” com a Graça de Deus.
Fica apenas na exterioridade. Às vezes, até peca, porque vai para criticar
as falhas humanas do rito: a falta de inspiração do padre, o canto desafinado
e o comportamento dos irmãos.
Mais adiante vamos ver a espiritualidade ou Mistério da Missa.
Ela torna presente a Ceia do Senhor e o seu Sacrifício redentor.
É o nosso encontro com Deus e com os irmãos, reunidos no amor de Jesus Cristo.
São Paulo fala que, na pregação do Evangelho, não devemos buscar
a sabedoria humana, mas acolher com fé a Palavra de Deus. Ela tem o
poder de transformar a nossa mente e o nosso coração.

UM PEQUENO TESTE:

1. Que é superstição?
2. Que é Missa? É algo mais que uma oração?
3. Como se divide a Missa?
4. Que é “corpo” e “alma” da Missa?
5. O que acontece a quem comunga sem fé?
6. Como você participa da Missa?
7. Você tem criticado ou vivido a Missa?

Fonte de Pesquisa:
Livro: "A Missa parte por parte"
Pe. Luiz Cechinato - págs.:9,10,11,12.


                                                                     *********************

 


EM DEFESA DA VIDA!!! 

A VIDA É DOM DE DEUS!!!


Precisamos preservar a vida!


Etapas da Gravidez:

Uma vez que ocorrida a fertilização, óvulo e o espermatozóide deixam de existir. Surge assim uma nova pessoa. Esta é uma verdade científica comprovada e indiscutível.

NO PRIMEIRO DIA o ser humano é um pequeníssimo organismo vivente que pesa tão somente 15 dez milionésimos de grama. Esta primeira célula é um ser humano com identidade própria e com uma composição genética diferente da de sua mãe. Nessa primeira célula encontram-se todas as qualidades genéticas do indivíduo, que vão se desenvolver progressivamente.

NO SÉTIMO DIA de concebido, o embrião mede um milímetro e meio e emite uma mensagem química que força a mãe a conservá-lo é o bebê que detém o ciclo menstrual de sua mãe. O coração ainda não pode ser escutado, mas já palpita e tem o tamanho de um grão de trigo aproximadamente.

NA SEGUNDA SEMANA, o coração já bate e o bebê tem os membros muito pequenos mas esboçados.

EM OITO SEMANAS, o bebê já mede três centímetros da cabeça até o final da coluna, já possui forma completamente humana, tem cabeça, braços, dedos, etc. tem inclusive as linhas das mãos traçadas.

ENTRE OITO E DEZ SEMANAS, as impressões digitais já estão presentes, são muito pequenas. Se pudesse fotografar e ampliar, obteríamos perfeitamente suas digitais e já poderia ter seu documento de identidade. Estas impressões já não mudarão até o final de sua vida.

COM DOZE SEMANAS, o bebê já é muito maior. Se nesse momento fosse acariciado no lábio superior com um fio, faria uma careta. Já é capaz de fechar os olhos, de fechar os punhos e bebe grande quantidade do líquido amniótico porque os bebês gostam muito e bebem continuamente. Está demonstrado que muitos bebês têm hipo porque bebem muito depressa. É então quando a mãe sente seus movimentos.

COM 16 SEMANAS, com apenas 12 ou 12 ½ milímetros de tamanho, o bebê pode usar as mãos para agarrar, pode nadar e até dar piruetas.

O BEBÊ DE 18 SEMANAS, é ativo e energético, flexiona os músculos, dá socos e chuta, agora a mãe sente seus movimentos mais claramente. Antes do avanço da ciência se pensava que nesta etapa, a idade da "atividade", a vida iniciava. Entretanto, o desenvolvimento real do bebê começou na concepção, 18 semanas antes. A partir deste momento, tudo será simples crescimento e desenvolvimento, pois o bebê está perfeitamente formado.

ENQUANTO CRESCE DENTRO DA MÃE, o bebê se desenvolve separadamente dela, com sua provisão de sangue individual. 


A lógica jurídica a partir destes fatos científicos nos levam a concluir que o assassinato do bebê não nascido, em qualquer de suas etapas, constitui um crime idêntico ao assassinato de qualquer ser humano que se encontra fora do ventre da mãe, com o agravante de que se trata do ser mais indefeso que existe.
_________________________________
A VIDA É UM DOM DE DEUS! PORTANTO, NÃO ASSASSINEMOS NOSSAS CRIAMÇAS!”

Nenhum comentário: