Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Hoje temos: Festa de Santa Margarida Maria Alacoque; Minutos de Sabedoria; Liturgia Diária; Santo do Dia; Santa Margarida Mª Maria Alacoque, síntese de vida"; Homenagem aos fiéis do Apostolado da Oração; Fotos do Apostolado da Oração em Aracoiaba; Homenagem aos poetas e escritores de nossa cidade; Poesias de Fco. Acélis) ; Piadas Legais; Pegadinha verbal; Não erre mais!; O maior patrimônio de uma pessoa é a leitura; A Missa parte por parte, 2º Dia; Agradecimentos...









 Queridos irmãos e irmãs que acompanham este blog!!!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!
 

Hoje é o dia de Santa Margarida Maria Alacoque.
Esta mulher foi escolhida por Cristo, para ser a apóstola, confidente e propagadora do grande amor do Coração de Jesus à humanidade.

Como membro do Apostolado da Oração em minha cidade de Aracoiaba-CE., saúdo a todos os meus irmãos espalhados neste mundo de meu Deus , pela passagem da Festa de Santa Margarida Maria de Alacoque.
Que ela nos ensine a amarmos com intensidade o Coração de Jesus na pessoa do irmão!

Parabéns a todos que fazem o Apostolado da Oração em Aracoiaba, minha terra, no Brasil e no mundo!!!

Viva o Sagrado Coração de Jesus!!!



 Palavras de Jesus a humanidade por meio de Santa Margarida Maria Alacoque: 

 "Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos". 
As muitas mensagens insistiram num maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à Hora Santa em reparação da humanidade.

MINUTOS DE SABEDORIA

        AJUDE mesmo conversando!
        Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para uma grande vitória daqueles que nos cercam.
       Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar.
       Se não puder agir, fale.
       Se não puder falar, ao memos pense firmemente, desejando a felicidade e esta atingirá seu objetivo.
       Mas, ajude sempre.

LITURGIA DIÁRIA

Comentário Inicial:
Neste dia mundial da alimentação, reconheçamos o direito de todos os filhos e filhas de Deus ao alimento sadio e celebremos em comunhão com todos os que se empenham para torná-lo realidade.

Comentário das Leituras:
Abraão, homem justo por excelência, acreditou nas promessas divinas e isso o tornou pai na fé. Deus em sua infinita sabedoria e amor, conhece-nos por inteiro e é o Senhor de nossa vida.

Leitura: Romanos 4,1-8

Salmo de Meditação: 31(32)

Evangelho: Lucas 12,1-7

Santo do Dia: Santa Margarida Maria Alacoque - Santa que propagou a devoçaõ ao Sagrado Coração de Jesus no mundo inteiro.

PENSAMENTO DO DIA

Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado de vida...
As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes inscritos para sempre em meu Coração , e jamais serão apagados...
(Palavras de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque)


SANTO DO DIA 




Diálogo de Jesus com Santa Margarida Maria Alacoque




Santa Margarida Maria Alacoque
Quem foi esta grande mulher?


Fonte de Pesquisa : Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus (ASC)

Santa Margarida Maria Alacoque nasceu na aldeia de Lautecour, na Borgonha, no dia 22 de Julho de 1647, no seio duma família religiosa, honesta, de boa posição, reputação e de seriedade. Seu pai, Claude Alacoque, era notário real. Sua mãe, Philiberte Lamyn era filha também dum notário do rei, François Lamyn.
Horror ao pecado.

Os seus pais perceberam logo o horror que Margarida Maria tinha pelo pecado quando ainda era pequena de três anos. Bastava lembrar-lhe que um ato qualquer ofendia a Deus para que a menina se afastasse horrorizada. Nas suas memórias a Santa afirma que Deus lhe fez ver “o grande horror do pecado, o que me horrorizou tanto que a mais mínima mancha resultava para mim num tormento insuportável.”

(1)A essa aversão ao pecado acrescentou-se logo um agrado muito grande pela oração e pela penitência, juntamente com uma tendência enorme para ajudar os pobres. “Deus, escreve a Santa, deu-me um amor tão terno pelos pobres que eu teria desejado só ter contato com eles.
Ele incutiu-me uma compaixão tão grande pelas suas misérias que, se estivesse em meu poder, abandonaria tudo por eles. Quando tinha dinheiro, dava-o aos pobres para os estimular a aproximarem-se de mim e então ensinava-lhes o Catecismo e a rezar.”

(2)Dos quatro aos sete anos, ou seja entre 1652 e 1655, seguindo um costume comum na época, foi morar no castelo de sua madrinha, Madame de Corcheval, dama nobre da região. Ali, num ambiente sereno e austero, começou a sua formação.Duas senhoras ocupavam-se da sua educação. Uma era simpática e gentil. Margarida Maria, porém, fugia dela. A outra era severa e impertinente. Curiosamente Margarida sentia atracção por esta última. Ninguém conseguia compreendê-lo. Mais tarde perceberam que este facto era mais um sintoma de que a protecção divina pairava sobre a menina. A primeira senhora levava uma vida irregular; a segunda era de uma conduta sem mancha. Nisto se manifestava o seu horror instintivo ao pecado.A sua educação teve de ser interrompida quando morreu Madame de Corcheval. A sua afilhada tornou à casa paterna. Mas em 1655, no mesmo ano da morte de sua madrinha, falece também o seu pai. A mãe, com o objectivo de melhorar a situação patrimonial que o marido deixara complicada, e não dispondo do tempo necessário para providenciar a educação da filha, mandou-a como pensionista para um convento de Clarissas, o que era muito freqüente então.No silêncio dos claustros, refletindo durante longas horas no recolhimento e observando a modéstia e o espírito de oração das irmãs, Margarida sentiu o chamamento à vida religiosa. Foi ali onde, por volta dos nove anos, recebeu pela primeira vez Jesus Sacramentado. A partir de então, as graças na oração e o seu gosto pelo recolhimento aumentaram sensivelmente.A jovem Margarida Maria tinha de completar junto às Clarissas a educação que recebia habitualmente uma menina de sua condição para ser mãe de família e também dama de sociedade. Isto significava uma sólida formação moral, na qual se punha especial cuidado nos hábitos de modéstia, discrição e domínio de si mesma.Tal educação completava-se com o ensino da arte da conversa, música, pintura, dança... que desenvolviam a delicadeza, o tacto, o bom gosto. Dessa forma florescia nas pensionistas o sentido da proporção, da naturalidade bem educada, ao mesmo tempo que recebiam uma capacidade de julgar as pessoas e os factos.Judiciosa, sensata e caritativa o seu espírito equilibrado e alguns traços da educação recebidos por Santa Margarida Maria foram entendidos mais tarde pela Madre Greyfié, uma das suas superioras em Paray-le-Monial, que a descreveu assim: “Era naturalmente judiciosa, sensata e tinha um espírito bom, humor agradável e o coração mais caritativo que se possa imaginar; numa palavra pode dizer-se que era uma criatura das mais aptas para ter êxito em tudo.”

(3)No pensionato das Clarissas, Margarida Maria contraiu uma doença grave, pelo que foi preciso reenviá-la à casa da mãe. Ali permaneceu cerca de quatro anos prostrada na cama, sem conseguir levantar-se. Deus Nosso Senhor visitava-a com o sofrimento. Só em 1661 recuperou a saúde depois de fazer um voto à Santíssima Virgem.Na sua casa, outra situação muito dolorosa a aguardava. Sua mãe tinha transferido a gestão do patrimônio a um cunhado, Toussaint Delaroche, homem avaro e de temperamento irritável. A Santa suportou durante anos a quase escravidão a que a submetiam as injustiças do tio. Às vezes tinha de mendigar pão ao vizinho. A casa materna transformou-se então numa prisão torturante. “Não tínhamos já nenhum poder em casa e não ousávamos fazer nada sem seu consentimento”, escreveu a Santa. Passava horas num canto do jardim a rezar ou refugiava-se na capela da aldeia. Mas nem sequer lá encontrava repouso: o tio acusava-a de sair de casa para ver os rapazes. “Às vezes os pobres da aldeia, por compaixão, davam-me um pouco de pão, de leite ou alguma fruta na parte da tarde”.

4)Reparação, desagravo, amor à Cruz Deus permitia esses sofrimentos para a preparar para a vida de renúncia e expiação que depois abraçaria com entusiasmo. Santa Margarida Maria devia pregar a devoção da reparação ,o do desagravo ao Sagrado Coração de Jesus; precisava ser um modelo dessa atitude de alma. Os sofrimentos desta etapa da sua vida, aceites com paciência exemplar, fortificaram-na para a vida de reparação que a Providência tinha escolhido para ela. Durante este período a Santa recebeu graças místicas extraordinárias. Além disso, já desde muito pequena, teve um trato muito familiar com Nosso Senhor. “(O Salvador) sempre estava presente sob a figura do crucificado ou do Ecce Homo a carregar a Cruz, o que me produzia tanta compaixão e amor ao sofrimento, que todos os meus sofrimentos pareciam leves em comparação com o desejo que experimentava de sofrer para me conformar com o meu Jesus sofredor.”

(5) Tal compreensão do valor do sofrimento na vida espiritual foi crescendo nela e será uma das características da sua santidade. Mais tarde, já visitandina, esta pioneira dos caminhos de Deus, dirá: “Deus deu-me tanto amor à Cruz que não consigo viver um momento sem sofrer: mas sofrer em silêncio, sem consolo, alívio ou compaixão; e morrer com este Soberano da minha alma, sob o peso de toda sorte de opróbrios, dores, humilhações, esquecimentos e desprezos...”

(6) O amor à Cruz foi característico em Santa Margarida Maria e é também condição indispensável de qualquer forma de santidade: “Jesus disse então aos discípulos: se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua Cruz e siga-me.” (Mt. 16,24) Provações familiares: A sua família, de início, quis encaminhá-la para um convento de Ursulinas onde já vivia uma prima. Santa Margarida Maria – que era muito afeiçoada a essa prima. Deu-lhe uma resposta gentil em que transparece o seu grande desejo de perfeição: “Olha, se entro no teu convento será por amor a ti. Mas quero ir a um convento onde não tenha parentes nem conhecidos para ser religiosa só por amor a Deus.”

(7) Uma voz interior tinha-lhe advertido: “Não te desejo lá, mas em Santa Maria”, que era o nome do convento de Paray-le-Monial.

(8) Entretanto as pressões familiares para que optasse pelas Ursulinas continuavam. Mas uma doença da mãe e também de um irmão, forçaram-na a prolongar os seus planos de vida religiosa.Numa certa altura, um sacerdote franciscano hospedou-se na casa dos Alacoque durante uma missão. Santa Margarida Maria aproveitou a ocasião para fazer uma confissão geral. Ao conhecer o alto grau de virtude e os desejos de vida religiosa da jovem, o padre julgou que devia seguir a sua vocação. O religioso falou com o irmão e convenceu-o a mudar de atitude. A prova em casa acabava. Outras cruzes, mais dolorosas, viriam no Convento da Visitação de Paray-le-Monial, aonde foi ter em seguimento de uma clara inspiração da Providência.A nossa Santa foi ali aceite como noviça a 20 de Junho de 1671; vestiu o hábito a 25 de Agosto do mesmo ano e fez a profissão solene a 6 de Novembro de 1672. Assim ficava preparado o quadro para a mensagem do Sagrado Coração de Jesus.A missão de Santa Margarida Maria Alacoque. Em 1647, quando nasceu Santa Margarida Maria, a devoção ao Sagrado Coração não era muito conhecida, se bem que já existia. A sua missão foi dar-lhe um impulso e uma difusão universal, precisar o seu espírito, adaptá-lo às necessidades da Igreja nos tempos modernos e fixar as práticas de piedade mais adequadas às novas circunstâncias.Santa Margarida Maria foi uma simples freira que nunca transpôs os muros do seu convento e morreu antes de completar 45 anos, em 1690. A Providência compraz-se deste modo em realizar um desígnio imenso a partir de uma humilde religiosa que, para fugir do mundo, tinha-se retirado a um obscuro convento da Ordem da Visitação e levou ali uma vida apagada aos olhos dos homens e até das freiras visitandinas com as quais convivia.O quadro hoje é completamente diverso. Ornato da Ordem da Visitação, a religiosa então apagada foi elevada ao ápice de glória na Igreja e, do alto dos altares, da sua santidade despede raios de salvação à terra inteira, enquanto a maioria dos homens famosos e importantes da sua época são desconhecidos pelos nossos contemporâneos.O Papa Pio XII, depois de fazer a lista dos Santos que a precederam na prática e difusão da devoção ao Coração de Jesus, diz a este propósito: “Mas entre todos os promotores desta excelsa devoção, merece um lugar especial Santa Margarida Maria Alacoque que, com a ajuda do seu director espiritual, o Beato Cláudio de la Colombière (hoje santo) e com o seu zelo ardente, obteve, não sem a admiração dos fiéis, que este culto adquirisse um grande desenvolvimento e, revestido das características do amor e da reparação, se distinguisse das demais formas da piedade cristã.”

(9) 1. Bougaud, História de Santa Margarida Maria, citado em Péricles Capanema Ferreira e Melo, membro da Academia Marial de Aparecida, “O Estandarte da Vitória - A devoção ao Sagrado Coração de Jesus e as necessidades de nossa época”, pg 28.2. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, tI, p.52 in Op. Cit. p. 283. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, tI, p.456 in Op. Cit. p. 304. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, tI, p.40 in Op. Cit. p. 315. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, tI, p.41 in Op. Cit. p. 326. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, tI, p.44 in Op. Cit. p. 337. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, p.25 in Op. Cit. p. 338. Sainte Margarite-Marie Alacoque, Vie et ouvres, p.25 in Op. Cit. p. 339. Encíclica Haurietis Aquas, 49

Fonte: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus (ASC)

Santa Margarida Maria Alacoque

Fonte de Pesquisa: Canção Nova.16 de Outubro


Santa Margarida Maria Alacoque Deus suscitou este luzeiro, ou seja, portadora da luz, que é Cristo, num período em que na Igreja penetrava as trevas do Jansenismo (doutrina que pregava um rigorismo que esfriava o amor de muitos e afastava o povo dos sacramentos). O nome de Santa Margarida Maria Alacoque está intimamente ligado à fervorosa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Nasceu na França em 1647, teve infância e adolescência provadas, sofridas. Órfã de pai e educada por Irmãs Clarissas, muito nova pegou uma estranha doença que só a deixou depois de fazer o voto à Santíssima Virgem.

Com a intercessão da Virgem Maria, foi curada e pôde ser formada na cultura e religião. Até que provada e preparada no cadinho da humilhação, começou a cultuar o Santíssimo Sacramento do Altar e diante do Coração Eucarístico começou a ter revelações divinas.

"Eis aqui o coração que tanto amou os homens, até se esgotar e consumir para testemunhar-lhe seu amor e, em troca, não recebe da maior parte senão ingratidões, friezas e desprezos". As muitas mensagens insistiram num maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à Hora Santa em reparação da humanidade.

Incompreendida por vários, Margarida teve o apoio de um sacerdote, recebeu o reconhecimento do povo que podia agora deixar o medo e mergulhar no amor de Deus. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690 e foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920.


Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

HOMENAGEM A TODOS OS MEMBROS QUE FAZEM PARTE DA ASSOCIAÇÃO DO
APOSTOLADO DA ORAÇÃO, FIÉIS DEVOTOS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO MUNDO INTEIRO.


O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:

  • Participação vital no Mistério Eucarístico.
  • Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo.
  • Preocupação de sentir com a Igreja.
  • Assídua oração apostólica.
  • Amor e devoção a Nossa Senhora.
Assim como o mês de maio é dedicado a Maria o mês de junho é dedicado ao sagrado Coração de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo seu Coração.

O Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Vals perto de Le Puy, os estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares indóceis, crescia neles o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo, inspirado pelo Espírito Santo Pe: Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia, oferecer seus trabalhos e estudos sacrifícios e suas alegrias, ofereciam tudo, em espírito apostólico, assim nasceu o Apostolado da Oração.

No Brasil o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado 30 de junho de 1867, no Recife na Igreja da Santa Cruz. Seu primeiro diretor Pe. Bento Schembri, jesuíta, Pe. Bartolomeu Taddei foi o 1º secretario nacional no Brasil que defendeu a espiritualidade do Coração de Jesus em todo o País.
Em Londrina iniciou em 19 de junho de 1936 na paróquia Sagrado Coração de Jesus, hoje Catedral e na paróquia Coração de Maria dia 29 de outubro de 1961.


Os Compromissos do Apostolado da Oração


Os compromissos do A.O. é rezar todos os dias, o oferecimento do dia pelas intenções da igreja que o Vaticano nos propõe no bilhete mensal que recebemos da coordenadora todo inicio do mês a reza do terço por essas intenções ou uma dezena, fazer a entronização da imagem do coração de Jesus e a consagração às famílias, primeiro nas casas dos membros que já pertencem ao A.O. depois os que pretendem pertencer, empresas e escolas, etc..., assim com certeza vamos reavivando a nossa missão. são as coisas simples que falam alto, a informação que temos é que 52 países já tem apostolado da Oração. Mas nem Roma, Canadá, México, Estados Unidos, não rezam a missa em honra ao sagrado coração de Jesus como no Brasil. O papa João Paulo II sempre falou do carinho que ele tinha pelo AO e não se cansava de frisar que o AO no Brasil esta melhor que nos outros paises, o tempo da nossa pertença ao A.O. não termina, a partir do momento que nós nos dispusemos a pertencer ao A.O., o nosso nome já esta gravado no coração de Jesus e ele nunca mais nos esquecerá, esta gravação nunca mais apagará.

Nós podemos até nos esquecer dele, mas Jesus é fiel e não nos abandona jamais.

Para esta pertença é preciso um tempo de preparação e de conhecimento para que a pessoa saiba e tome consciência do que esta assumindo. Esta pertença é para sempre. No dia de nossa consagração ao Sagrado coração de Jesus, recebemos indulgências, para isso é necessária confissão, comunhão, uma oração na intenção do papa e exclusão de todo apego ao pecado.

A indulgência pode ser plenária ou parcial. Para recebermos esta indulgência é necessário que estejamos em estado de graça.

Os membros do AO neste dia também recebem a fita, que é o sinal do sagrado coração, a cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós, a medalha tem o Sagrado Coração de Jesus de um lado e do outro Coração de Maria é para nos lembrar que temos pai e mãe que nos abençoa, o Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado venha a nós o vosso reino isso para lembrar a todo instante que estamos buscando esse reino por isso temos que usar a fita não como enfeite nem só para mostrar a que grupo pertencemos mas sim honrá-la como um sinal do amor de Cristo por nós e o nosso por ele. O nosso dever de apostolas é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão, temos que caminhar juntos, para servir melhor temos que ter paciência com as pessoas principalmente com idosos e doentes, ser apostolas do coração de Jesus é o nosso jeito de ser igreja estar em união com o papa com nossos bispos e sacerdotes que são autoridade na igreja, devemos evitar o máximo criar conflitos e confusão na comunidade. Os membros do apostolado da oração têm dever de estar inserido nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com nossa oração sejamos o alicerce.

Todos os grupos precisam de oração para caminhar certo e assim também estaremos divulgando o sagrado coração de Jesus e espalhando o seu amor a todos e exercendo o ministério sacerdotal universal que recebemos em nosso batismo.


Primeiras Sextas-Feiras


A prática das Primeiras Sextas-Feiras tem sido promovida especialmente pelos membros do Apostolado da Oração.

Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas tratando-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja aceita-a e recomenda-a como sinal do nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja católica, ligada as doze promessas.



Homenagem a turma do Apostolado da Oração na cidade de Aracoiaba, Paróquia da Imaculada Conceição




 Retiro da Turma do Apostolado da Oração - Fazenda Encosta - Aracoiaba - Ceará

 Missa - Cerimônia de Recepção de Fitas da Turma do Apostolado da Oração em Aracoiaba - Ceará


 
Momento da entrega daFita do Apostolado da Oração aos novos membros desta associação espalhada no mundo inteiro .
Foto: Aracoiaba - CE.



 


Momento da entrega do manual do Apostolado da Oração aos novos membros desta associação espalhada no mundo inteiro .
Foto - Aracoiaba - CE.



 


Homenagem aos poetas e escritores da cidade de Aracoiaba - Ceará.

. POESIAS - FRANCISCO ACÉLIS SILVEIRA


(in memoriam)












Este homem simples, humilde e honrado, residiu na Praça da Matriz em nossa tão querida e acolhedora cidade de Aracoiaba- CE.



Casa onde residiu seu Acélis, sua esposa D. Margarida e seus filhos... em Aracoiaba





 A Pedra Aguda

 Lendária,imóvel na amplidäo desnuda
 E aos céus erguida soberana e bela,
 Vë-se de longe a Excelsa Pedra Aguda
 A sertaneja e brava Sentinela !

 Petrificada alí,serena e muda
 Como Atalaia sertaneja vela....
 De calva fronte,lívida e sizuda
 A perfilar-se sobre o busto dela !

 Em meio aos temporais cobre-lhe a fronte
 De noiva ricamente engrinaldada
 A névoa congelada do horizonte

 E ve-se após quando o luar desfralda
 A silhueta do soberbo monte
 Transparecendo aquela enorme calda...

 Aracoiaba,15 de agosto de 1975
 Autor: Fco.Acélis Silveira


____________


A r a c o i a b a

 Terra que amei,quanto dizer nem posso...
 Solo que vibra em sentimentos meus
 Hoje volto a te rever,pois gosto
 Dos teus rebentos e formosos céus...

 A pátria é grande...O teu torräo é nosso
 E os próprios mares cheios de escarcéis
 Aqui nasceram filhos meus que endosso
 No mesmo afeto como filhos teus.
 
 Aracoiaba,que ao soprar dos ventos
 Trazes saudades,trazes desalento
 Nesta saudoso e prolongado adeus...

 Amo-te os bosques,adoro-te os campos
 O pisca-pisca dos pirilampos
 Luzes divinas que nos vëm de Deus !

 Aracoiaba,10 de maio de 1979
 Autor: Francisco Acélis Silveira 
___________ 










 A minha filha Delma

 Terás saudade,um dia,Oh minha filha,
 Quando vires que náo vivo mais
 Que o verde lödo me apagou a trilha
 E a sepultura os meus restos mortais
 
 Minha memória,sei que já näo brilha
 Pobre que sou sem áureos cabedais
 Do que te deixo apenas náo te humilha
 É esse diploma que com ele estais

 Eis o presente que já pude dar-te
 Para que nunca alguém possa roubar-te
 O pequeno tesouro que ofertei

 Perdäo,se jóias näo tiveste ainda
 Pois acho a glória do saber mais linda
 Que os diamantes que nunca te dei...

 Fortaleza,07 de julho de 1974
 Autor: Fco.Acélis Silveira




 E n c o n t r o

 Sentí,Senhor,de perto a vossa luz
 Brilhar desse poder divino e belo
 Ao debater-me no cruel duelo
 Entre a vida,a morte,a espada e a cruz

 Tinha o rosto sereno de Jesus
 Cabelo longo,castanho e amarelo
 Vestes brilhantes de um ramal singelo
 Que ante os meus olhos hoje ainda tranluz
 
 E por fim neste delírio santo
 Que vos senti próximo um tanto
 Do meu sofrer naquela hora chegada

 E como ser humano,nesse horror
 Pude entrever na Graça do Senhor
 Que me livrastes daquela encruzilhada

 Fortaleza,23 de junho de 1979
 Autor: Fco.Acélis Silveira


 Dados Biograficos de Fco.Acélis Silveira



Nome: Francisco Acelis Silveira
Nascido em:  07 de outubro de 1908
Localidade: Serra Azul em Quixadá - Ceará
Filiação: Pai: Francisco Gomes Filho
Mãe: Deolina Ramos da Silva
Profissão: Funcionário Público lotado na Secretaria de Agricultura
Funções : Classificador de Algodão
Casado com: Maria Margarida Lopes Silveira
Filhos: Maria Delma Lopes Silveira
           José Weimar Silveira ( Falecido )
           Carlos Blemar Silveira
           Paulo Damásio Silveira(Falecido)
           Francisco Naeudson Silveira(Falecido)
           José Iramar Silveira
           Antonio Itamar Silveira
           Maria Naeuma Silveira
Grau de Instrução: Segundo Grau Completo
Colégio dos Frades Franciscanos, na  Cidade   de  Guaramiranga - Ceará
 _____________

  Maria Margarida Lopes Silveira
(Esposa do Sr. Acélis - Na intimidade, a querida Margô dos Aracoiabenses)



Nome:Maria Margarida Lopes Silveira
Nascida: 29 de setembro de 1915
Naturalidade: Cidade de Souza,na Paraiba
Pai: Juvencio Lopes da Silva
Mãe: Joana Lopes da Silva
Profissão: Doméstica
Casada: Francisco Acelis Silveira
Filhos:Maria Delma Lopes Silveira,José Weymar Silveira(Falecido ainda Nenem),Carlos Blemar Silveira,Paulo Damásio Silveira (Recém falecido),Francisco Naeudson Silveira(Recém falecido),José Iramar Silveira,Antonio Itamar Silveira e Maria Naeuma Silveira
Maria Margarida Silveira viveu de 29-09-1915 até 27-10-2000
Falecimento: 27 de outubro do Ano: 2000
Local: Fortaleza - Ceará
Sepultada: 28 de Outubro de 2000 em Aracoiaba - Ceará
Causa Morte: Parada Cardio-Respiratória
No Bairro:Montese,na Rua: Isaias Boris,350 aos 85 anos de idade


  Blemar(filho do Sr. Acélis com D. Margarida) ao lado de sua esposa, na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Aracoiaba - Ce.

Depoimento do Blemar (Abaixo:)
Histórico: Ela veio,juntamente com a família,fugindo da Sêca do 15 e ao pernoitarem
               na cidade de Baturité - Ce,devido as pequenas posses dos seus pais,  foi
dada a uma senhora chamada de Lili (Vovó Lili).Fêz seus estudos nesta cidade e lá
conheceu meu pai,que morava na Serrinha,na localidade de Guassy e que estudava
em Guaramiranga,todavia vinha muito a Baturité,com os pais,para a Feira.Depois daremos maiores detalhes desta história de amor....

Depoimento do Lusmar

Obs.: Este casal veio muito jovem para Aracoiaba.
Levados pelo destino do amor, estes jovens casaram-se e foram residir em Aracoiaba. Nesta acolhedora cidade, constituíram família ... portanto, esses aracoiabenses merecem os nossos aplausos e a nossa gratidão.
Obrigado Blemar, pela sua valiosa contribuição neste blog. Saúde e paz pra vc e sua família.


Aplaudamos os escritores e poetas aracoiabenses!!!!


___________


PIADAS LEGAIS

LEIA COM ATENÇÃO: Descobrimos, ao elaborar esta seção, como é difícil criar ou achar piadas que possam ser lidas tanto por adultos como por crianças.
A maioria das piadas carrega sempre uma idéia desagradável sobre racismo, sexualidade, violência, religião ou algum outro conceito pejorativo.
Porém, estamos tendo algum sucesso. Pelo menos é no que acreditamos.
Se você se sentir ofendido com alguma piada publicada aqui, escreva-nos. Retiraremos imediatamente do blog.
Mas temos certeza que isso não ocorrerá. Nossa intenção é divertir todo mundo.
Se você souber alguma piada legal, envie-nos.


Ana Luíza pergunta à professora: - Por que o meu tio tem o cabelo branco e a barba todinha preta?
A professora não sabia, nem os colegas de turma.
Passados alguns dias, Ana Luíza chega feliz da vida:
-Já sei, professora.
- O quê menina?
- Já sei porque meu tio tem cabelo branco e barba preta.
- Ah, é? Por quê?
-Porque o cabelo dele é 16 anos mais velho do que a barba.
(Eliane Cabral,Porto Alegre(RS).
________________

O bêbado ao volante do carro entra numa rua de mão única no sentido errado. Imediatamente a patrulha surge atrás do veículo e pede que ele pare.
-Você está bêbado? Não viu as setas? - pergunta o policial.
- Setas? Que setas? Não vi nem os índios, que dirá as setas!


O médico pergunta ao paciente terminal:
– Por que o senhor quer ser sepultado no vulcão?
– É porque minha sogra jurou várias vezes que vai dançar sobre meu túmulo!


Sebastião dos Santos, Rio de Janeir


A mulher comenta com o marido:
  * Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu
  na cabeça da mamãe...
  * Maldito relógio. Sempre atrasado...  



___________________ 


Um farmacêutico vê um cliente escorado na parede.
-O que há de errado com aquele homem ali? - pergunta ele ao funcionário.
- Bem - responde o funcionário. - Ele veio aqui de manhã procurando um remédio para tosse. Eu não consegui encontrar o xarope para tosse, então dei a ele um vidro de laxante.
- Não, se trata tosse com laxante! - Explode o farmacêutico. - Ah, pode se tratar sim. Agora ele tem medo de tossir.
                                             (Jason Hughes) - Grã-Bretanha





PEGADINHA VERBAL


Errado: São seiscentas e trinta milhões de armas de fogo.
Certo: São seiscentos e trinta milhões de armas de fogo.

O numeral 600 deve concordar com milhões (substantivo masculino) e não com armas. O numeral que anteceder milhão (bilhão, trilhão...) concorda no masculino: um milhão de mulheres, dois bilhões de libras, seiscentos milhões de armas.

A pegadinha: Não devemos confundir milhão, que é substantivo masculino, com mil, que é numeral e não distingue masculino e feminino: "dois milhões de mulheres", porém "dois mil homens" e "duas mil mulheres".
_____________________________


Errado: A toalha estava umidecida.
Certo: A toalha estava umedecida.

Do adjetivo úmido derivam o substantivo umidade e o verbo umidificar, este último sinônimo de umedecer, que mantém a sílaba "me" em todas as formas flexionadas. O particípio do verbo umedecer é umedecido.

A pegadinha: Muitas vezes, aparentes "incoerências" da ortografia correspondem a vestígios de diferentes momentos na história de nosso léxico: a lágrima sai pelo canal lacrimal, o movimento da roda é rotativo, quem é livre tem liberdade, o que não pode ser lido é ilegível.

O maior patrimônio de uma pessoa não está depositado em bancos, guardado em cofres, nem pode ser contabilizado

NÃO ERRE MAIS


Do consagrado Luiz Antonio Sacconi, Não erre mais busca, com uma linguagem acessível e bem humorada, a tirar uma série de dúvidas do leitor a respeito da língua portuguesa de forma direta e descomplicada!

 Tratamento dedido a Vereadores

É Vossa Senhoria, que se abrevia V.S.ª 
Alguns vereadores não aceitam de jeito nenhum serem  chamados de Vossas Senhorias. Exigem o Vossa Excelência. Elejam-se deputados. Ou senadores. Só aí poderão ser chamados, justamente, Vossas Excelências.

Precisam-se de datilógrafos: correto? 

Errado. Se há uma preposição entre o verbo e o elemento no plural, o verbo fica no singular. Por isso:
Precisa-se de datilógrafos.
Assiste-se a bons filmes em casa, hoje em dia.
Acabou-se com as brigas.
Chegaram os turistas. Trata-se de poloneses.

Eis, agora, como escrevem os nossos jornalistas:
As primeiras cenas para a propaganda eleitoral de Covas foram gravadas em Belo Horizonte. Tratam-se de obras do prefeito Pimenta da Veiga. (Folha de S.Paulo, 22 026,A-4).
Sejamos pacienciosos com os jornalistas brasileiros, caro leitor: trata-se de pessoas que têm tudo para vencer na vida... 

Aluga-se apartamentos: correto?

Errado. Esse tipo de verbo vai ao plural, quando o elemento seguinte está no plural. Por isso:
Alugam-se apartamentos. Oferecem-se vantagens.
Vendem-se casas.
Dão-se aulas particulares de português.
Há corajosos que, pelos jornais, anunciam: "-se aulas particulares de português". Dão





É verdade que às seis horas amanhece o dia?

Não, isso nunca aconteceu! Todos os dias, por volta das seis horas, amanhece. Só.
Se acha que é razoável "amanhecer a noite", use à vontade essa redundância de assustar jegue.
Certa vez  lemos no pára-choque de um desses camioneiros folgados da vida:
Quer você acorde ou não, o dia amanhecerá.
Camioneiros de todo o Brasil, acordai!... 
 


O maior patrimônio de uma pessoa não está depositado em bancos, guardado em cofres, nem pode ser contabilizado"



O maior patrimônio de uma pessoa não está depositado em bancos, guardado em cofres, nem pode ser contabilizado. O maior patrimônio de uma pessoa é exatamente o que ela é hoje e o potencial do que ela pode vir a ser no futuro. Está relacionado à sua formação, seu conhecimento, sua capacidade de adaptação a um mundo em constante modificação e, claro, ao que ela pode realizar neste cenário.
A informação é o melhor capital que podemos ter. É seguro: ninguém pode lhe tirar aquilo que você detém em termos de conhecimento. É democrático: está ao alcance de todos, independentemente de idade, raça, credo, classe social. É atemporal: o saber nunca sai da moda, há sempre algo novo surgindo.
A melhor e mais eficiente ferramenta para conseguir o conhecimento é o bom hábito de leitura. Desde os tempos mais remotos, o homem valoriza a expressão por meio da escrita. Assim foi e é ainda hoje contada a história da humanidade. Assim, também, é contada a história pessoal de cada um nós.
Ler não é uma atitude passiva. Há verdadeira interação entre o que está escrito e o cérebro que recebe, processa, analisa criticamente cada informação e retém o que é de seu interesse. Ler abre a janela da nossa vida para mundos diferentes e distantes. Ler possibilita a mágica de estar num lugar sem nunca antes ter estado fisicamente lá. Ler é uma experiência intelectual, emocional e sensorial.
Numa sociedade competitiva, estar bem informado é essencial para alcançar boa colocação profissional, disputar as melhores oportunidades e se relacionar com as pessoas e com o mundo à sua volta. No passado, o slogan de uma campanha publicitária dizia que “o mundo trata melhor quem se veste bem”. Hoje, no entanto, a aparência não basta. É preciso conteúdo.



A MISSA PARTE POR PARTE 

2º Dia



NINGUÉM AMA O QUE NÃO CONHECE.

Assim pode estar acontecendo na Missa. Alguém entra na Igreja,
olha, acompanha tudo,faz os mesmos gestos, mas sem saber
o que está dizendo e o que está fazendo.
Por isso aproveita muito pouco da Celebração.
A Missa tem um valor infinito!... É linda!... É bela!
É mais do que extraordinária!É mais que uma oração.
É a oração do próprio Cristo. Renova a Ceia do Senhor e
o seu Sacrifício Redentor. A Missa é uma fonte de graças.
Preparem-se para mais novidades, pois a   partir de ontem, dia 16/10, iniciamos as explicações sobre "A Santa Missa".
Orientações: Pe. Luiz Cechinato. Pesquisa: Prof. Lusmar Paz.



TEMA: POR QUE IR À IGREJA?

Não basta rezar em casa?

A igreja foi sempre a casa de Deus e o lugar de oração.
Jesus frequentava o Templo de Jerusalém com Maria, José e os Apóstolos.
Há gente que diz:"Eu rezo em casa. Não gosto de aparecer.
Deus está em todos os lugares".
E ainda cita as palavras de Jesus, que disse:"

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas.
Em verdade vos digo: já rceberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha
a porta e ora a teu Pai que está presente em lugar secreto.
E teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará" (Mt 6,5-6)


Como se vê, Jesus está falando aos fariseus, que eram fingidos.

O que o Senhor condena não é a oração na igreja, mas a oração sem sinceridade.
Cristo quer nos dizer que a oração não pode ser da boca para fora,
mas deve sair de dentro do coração. Referindo-se às orações rotineiras
e vazias dos fariseus. Ele fez suas as palavras de Isaías, que disse:
" Este povo me louva com a boca, mas o seu coração está longe de mim" (Mt 15,8; Is 29,13).

REZAR COM OS OUTROS

Jesus fala claramente da importância da oração em comunidade.
Eis suas palavras: "digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem sobre a terra
para pedir, o que seja, conseguirão de meu Pai que está nos céus.
Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18,19-20)


O próprio "Pai-Nosso", ensinado pessoalmente por Jesus,
é uma oração comuniitária. Ninguém pode rezá-lo pensando só em si. 
Ou reza com os outros ou pelo menos pensando nos outros,
pois Jesus mandou dizer Pai "nosso" e não Pai "meu", venha
a "nós" o vosso Reino, e não venha a "mim" o vosso Reino.
E quem não disser "o pão nosso" não pode dizer "Pai nosso".


O individulaismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de
Deus nos ensina a viver fraternalmente.O próprio céu é visto como
uma multidão em festa e não como indivíduos isolados em apartamentos.


Olhando para a História, vemos que a religião teve sempre um sentido de
comunidade. Notável é o "Povo de Israel". Deus constituiu um "povo" e
caminhava com esse povo, que teve sua origem com Abraão. E o povo
de Deus ia em caravanas para o Templo de Jerusalém, cantando salmos
de louvor, de súplicas e de ação de graças. A esse Povo Deus prometeu
o Salvador. E Jesus veio, e nele se cumpriram as promessas feitas a Israel.

SOMOS UMA "IGREJA".

A Igreja é o novo Povo de Deus. Com ela Jesus fez a Nova e

Eterna Alainaça no seu Sangue.
A palavra "Igreja" significa Assembléia. É um povo reunido na fé,
no amor, e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.
Os Apóstolos reuniam a comunidade cristã para ouvir a
Palavra de Deus, orar e celebrar a Eucaristia.


A Missa foi sempre o centro da comunidade e o
sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o
mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão.
Todos os fiéis formam um só "corpo".
São Pasulo disse aos cristãos: "Agora não há mais judeu nem

grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher. Pois
todos vós sois UM SÓ em Cristo Jesus" (Gl 3,28).

VIVEMOS EM SOCIEDADE

Deus nos fez para o convívio humano e não para o isolamento.
Nossa natureza é "social".
Gostamos de ir ao estádio para torcermos juntos, gostamos
de ir ao clube a fim de encontrar os amigos,trabalhamos em
equipe porque rende mais, vamos à escola porque sozinho é

difícil de aprender, tomamos um aperitivo no bar porque com os
amigos é mais gostoso, fugimos da solidão
porque viver sozinho é triste. Ora, se em tudo eu gosto de
estar com os outros, por que hei de sufocar minha fé fechando-me
num quarto e orando sempre sozinho? Esse Deus em quem eu
creio não é Aquele que fez todos os homens como irmãos, "a sua imagem e semelhança"?


"Entrar no quarto e fechar a porta "pode significar que eu devo ter
"interioridade" em minha oração, isto é, entrar dentro de mim

mesmo, para que minha oração na comunidade não seja falsa,
da boca para fora, como disse o próprio Cristo: " Esse povo
me louva com a boca, mas o seu coração está longe de mim." (Mt 15,8).
Devemos orar individualmente, mas só isso não basta.

TESTE:

1. O que disse Jesus da oração comunitária?
2. Como deve ser nossa oração?
3. Que significa a Eucaristia para a Comunidade?
4. Que disse São Paulo aos cristãos sobre a unidade?
5. Que quer dizer "entrar no quarto e fechar a porta"?
6. Como eram os fariseus e sua oração?
7. Você se sente membro da Comunidade Paroquial?
8. Você gosta de rezar com os outros?
Leitura Bíblica: Lc 2,22-38
______
Livro: A Missa parte por parte.
Pe. Luiz Cechinato.


Obrigado pela leitura e pela paciência.

Lusmar Paz

 

















Um comentário:

mirna oliveira disse...

meu amigo ,adorei seu blog ,vc esta de parabens ,td muito bem elaborado ,adorei .Um grande abraco,Rogeria mirna