Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quinta-feira: 22/10/2009: Liturgia Diária; Santo do Dia; Anglicanos agradecem o Papa; CNBB e Ministério da Saúde vão incentivar teste precoce da Aids; Campanha quer tirar crianças das ruas de São Paulo; Câmara aprova exigência de nível superior para professores; A missão do Catequista; Minutos de Sabedoria; Pensamento do Dia.

Liturgia Diária - Quinta-feira - 22 de Outubro - 2009

Leitura: Rm 6,19-23
Salmo: 1
Evangelho: Lc 12,49-53 

Santo do Dia 

São Gaudêncio

22 de Outubro



São Gaudêncio O nome do santo que lembramos neste dia, é Gaudêncio, que vem do latim "gaudere", que significa alegrar-se. Muito sugestivo, pois é com alegria que contemplamos a vida deste santo Bispo de Bréscia, na Itália.

Provavelmente, era natural daquela cidade que conheceu no século II o Cristianismo, e onde fazia parte do seu Clero diocesano. Muito conhecido e respeitado pela santidade, zelo pastoral e eficácia na pregação, São Gaudêncio foi amigo de vários outros Bispos santos (principalmente Santo Ambrósio de Milão).

No ano 400, como peregrino, foi conhecer a Igreja de Cristo e as grandes igrejas da antiguidade. Nesta viagem, fez amizade com o Patriarca de Constantinopla, São João Crisóstomo, e também no Oriente adquiriu relíquias de mártires, que levou para sua cidade episcopal, a fim de motivar a pureza da fé.

Admirado pela oratória, deixou como riqueza numerosos sermões, tratando do mistério pascal, festas litúrgicas e comentários sobre o Evangelho. Após uma vida muito frutuosa no culto e no cuidado das ovelhas do Bom Pastor, principalmente de amor aos pobres, Gaudêncio entrou no Céu no ano de 410.

Desde logo recebeu o culto de veneração que a Igreja ratificou em seu Martirológio. Suas relíquias conservam-se na Igreja de São João Evangelista em Bréscia.


São Gaudêncio... rogai por nós!

Anglicanos agradecem o Papa


A Comunhão Anglicana Tradicional (TAC) está "profundamente comovida pela generosidade do Papa Bento XVI", pela oferta de Ordinariados Pessoais aos anglicanos. Foi o que disse o Primaz da Igreja Anglicana na Austrália o arcebispo John Hepworth. "Na sua Constituição Apostólica – acrescentou o arcebispo – o Papa oferece os meios para permitir aos fiéis já anglicanos de entrar na plena comunhão com a Igreja Católica.


"Espero – acrescentou – que os clérigos e os fiéis anglicanos desejosos da união com a Igreja Católica possam encontrar nesta estrutura canônica a oportunidade de preservar as tradições anglicanas que são preciosas para eles e conformes com a fé católica. Estamos, portanto, felizes que esses homens e mulheres ofereçam a sua particular contribuição à nossa comum vida de fé".


"Em primeiro lugar – comentou ainda o primaz Hepworth - posso dizer que é um ato de grande bondade da parte do Santo Padre. Ele dedicou o seu pontificado à causa da unidade".


O arcebispo deu em seguida a notícia que levará a oferta da Santa Sé a cada um dos Sínodos nacionais da Comunhão Anglicana Tradicional. Recordando, enfim, que o Ofício anglicano na oração da manhã inclui o Hino de Ação de Graças, o Te Deum, Hepworth explicou que "é com sentido reconhecimento a Deus Todo Poderoso, Senhor e Fonte de toda paz e unidade, que o hino está hoje nos nossos lábios". "É um momento de graça, talvez até mesmo histórico, não porque o passado foi cancelado, mas porque é transformado".



CNBB e Ministério da Saúde

vão incentivar teste

precoce da Aids


CNBB e Ministério da Saúde lançam amanhã, 22, uma campanha para o Diagnóstico precoce da Aids. Na parceria, a Igreja é responsável por esclarecer a população sobre a epidemia e incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde para o teste. Já os serviços, devem acolher, acompanhar e realizar os exames.


O assessor da Pastoral da Aids no Brasil, Frei Lunardi, explica que uma das grandes preocupações sobre a epidemia do HIV é o diagnóstico tardio. "Descobrindo a infecção antecipadamente, as chances de tratamento são maiores".


Durante a Campanha, as pessoas que não estiverem infectadas serão orientadas para continuar com o cuidado, e quem tiver o exame positivo será encaminhado para o acompanhamento.


A princípio 5 cidades farão uma experiência piloto: Manaus, Fortaleza, João Pessoa, Curitiba e Porto Alegre. Centenas de agentes das pastorais da criança, da Aids e da saúde desses locais já foram capacitados e sensibilizados.


A cerimônia de lançamento será amanhã em Brasília e contará com as presenças do presidente e do secretário geral da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha e Dom Dimas Barbosa Lara.


Campanha

quer tirar crianças 

das ruas de São Paulo

Renata Vasconcelos
Canção Nova Noticias, SP


A Campanha "Criança não é de rua", promovida por uma organização não governamental foi lançada nesta quarta-feira, 21, em São Paulo. A capital é a vigésima quinta do país a promover a iniciativa, que envolve quase 500 entidades.
A história se repete. Crianças e adolescentes nas ruas sem rumo e sem perspectivas. Nas ruas de São Paulo, o cenário é preocupante.


Para tentar encontrar soluções para o problema, a campanha "Criança não é de rua" foi lançada em São Paulo na Câmara Municipal. Ao todo, 470 entidades governamentais e não governamentais apóiam o movimento que chega a maior capital do país para conseguir mais adesão.


Os engajados na causa são unânimes em afirmar que a solução passa por um processo de união das entidades preocupadas com o menor de rua no Brasil.


Para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o problema  é difícil de resolver e só será possível com a participação dos vários organismos da sociedade.


A Pastoral do Menor também apóia a iniciativa, presente no Brasil há 32 anos, a instituição que foi precursora na implantação do Estatudo da Criança e do Adolescente em 1990, defende a união do governo e iniciativa privada para resolver o problema e destaca que investir nesta área hoje é prevenir um futuro de violência.


A ideia das entidades sociais é implementar políticas que possam ir ao encontro do anseio dos menores, que alimentam sonhos que deveriam ser uma realidade, pois está assegurada na constituição: ter uma casa e ir a escola.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias







Câmara aprova exigência 

de nível superior 

para professores

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 21, o projeto de lei da deputada Ângela Amin (PP-SC), apensado a uma proposta do Executivo que estava com urgência constitucional. O projeto exige formação de nível superior para professores da educação infantil (creche e pré-escola) e para as quatro séries iniciais do ensino fundamental.

O projeto, que segue à apreciação do Senado em regime de urgência constitucional, permite a contratação de professores com nível médio para a educação infantil e para as quatro primeiras séries do ensino fundamental apenas nos locais onde comprovadamente não houver profissionais com formação de nível superior.

Em outra votação, os deputados aprovaram a Medida Provisória 468, que transfere para a Caixa Econômica Federal (CEF) todos os depósitos judiciais e extrajudiciais de tributos federais em outros bancos. O texto estabelece também que a CEF deverá repassar, no prazo de 180 dias, os valores dos depósitos à conta única do Tesouro Nacional.

A MP estabelece ainda que os depósitos relativos a ações contra fundos públicos, autarquias e fundações públicas e outras entidades federais devem ser transferidos para a CEF, que fará a transferência deles para o Tesouro Nacional.  A medida segue, agora, à apreciação do Senado Federal.

O relator da matéria, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), informou que, atualmente, há em torno de 400 mil depósitos em diferentes bancos, que, com as regras da MP, deverão ser transferidos ao Tesouro Nacional.

A missão do catequista

Todo cristão é responsável em anunciar a Palavra de Deus
Imagem de Destaque

Quando se fala em catequese, muitos pensam naquela que prepara as crianças para a Primeira Eucaristia ou a Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que "dar catecismo", pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
Segundo o documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...”.
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427).
Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer", "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim, a ela tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

Todo cristão que aceita Cristo por inteiro é o verdadeiro balizado; ele é responsável em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja.
A missão do catequista mais do que passar as regras, a doutrina, é promover entre a Pessoa de Jesus e o catequizando um encontro pessoal. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus.
Oração do Catequista: Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Daí-me o entendimento de vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência.
Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade.
Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs. Amém.

Minha benção fraterna.
Padre Luizinho - Com. Canção Nova

MINUTOS DE SABEDORIA

A educação no lar é a base  da felicidade de nossos filhos.
Dê toda a sua atenção para a formação do caráter de seus filhos, sobretudo por meio dos exemplos de sua própria vida.
Não discuta jamais com sua esposa.
Não dê jamais um passo errado.
Viva de tal forma, que seu filho possa orgulhar-se de você, vendo, em seu exemplo, o modelo que ele deve seguir, para ser um homem de bem.
(C.Torres Pastorino


Pensamento do Dia



Na Eucaristia Jesus se torna nosso hóspede permanente.

Na tristeza Ele é nossa alegria, na dor nos consola, nos alenta na fraqueza, traz-nos a paz e 

alimenta nossa esperança. 

Emanuel,Deus conosco, realiza-se no Mistério da Eucaristia. Nos transformaríamos rapidamente

se estivéssemos à disposição  de Deus como Jesus está inteiramente à nossa disposição na 

Eucaristia. Ele fica onde O deixamos e sai para onde O levamos. Permanecer onde Deus nos 

colocar e ir para onde Deus nos levar.
Jesus se dá inteiramente a nós, e gratuitamente, sem considerar nosso merecimento e dignidade. 
(Frei Anselmo Fracasso) 



 







 


Nenhum comentário: