Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nas postagens desta sexta e do sábado, dias 30 e 31/10, temos: Nossa Homenagem às Famílias; Oração de Consagração às Famílias; Liturgia Diária - Sexta e Sábado; Nossa Homenagem as Famílias Aracoiabenses - Paiva e Pereira; Minutos de Sabedoria; Deus e o Ateu; Carta aos Pais dos Homossexuais; Pensamento do Dia; A Missa Parte por Parte; Língua Portuguesa; Encerramento do Mês de Outubro; Agradecimento.


Nossa Homenagem às Famílias


Famílias Consagradas:
Brasil mais Cristão!



Oração de Consagração das Famílias

Queremos consagrar-Vos, hoje e para sempre, a nossa família e implorar Vossas bênçãos sobre ela.

CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!

O nosso lar Vos pertence. Fazei nele Vosso trono e reinai em nossos corações. Participai de nossa mesa e abençoai o nosso pão de cada dia. Que ele seja suficiente para nós e ainda nos permita fazer o milagre da partilha com os irmãos.

CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!

Sede no meio de nós o amigo íntimo, o irmão e o companheiro de todas as horas. Cada um de nós, tudo o que somos ou temos, Vos pertence. Daí-nos a graça da fidelidade no discipulado, e que nossa alegria seja fazer a Vontade do Pai.

CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!

Pedimos também, ó Jesus que Vossa Mãe nos assista como filhos e filhas e abençoe o nosso lar, como fez feliz o lar de Nazaré. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso e dai-nos a paz e a vida eterna.

CORAÇÃO DE JESUS, consagramos nossa família à Vós!

Fonte de Pesquisa: Revista Brasil Cristão – Junho 2008
Revista Mensal da Associação do Senhor Jesus.

LITURGIA DIÁRIA
Dias: 30(sexta) e 31(Sábado)




Dia 30/10 – Sexta-feira

Comentário Inicial da Liturgia:
Jesus não tem medo de agitar águas aparentemente tranqüilas e provocar silêncio embaraçoso, também na situação incômoda provocada pelo convite a um banquete-cilada.
Comentário das Leituras:
Paulo exprime sua tristeza pela recusa de seus conterrâneos de se abrir à novidade cristã. Jesus demonstra que toda boa ação não tem limite de tempo ou de espaço para ser realizada.

Leitura: Romanos 9,1-5
Salmo: 147 (147B)
Evangelho: Lucas 14,1-6
_____________________________

Dia 31/10 – Sábado

Comentário Inicial da Liturgia:
A luta por “status” nunca foi tão ferrenha como em nossos dias. Passa-se por cima de tudo – da moral e da ética, do respeito e da honra – para conquistá-lo.
Aos olhos da sociedade, a posição social e o prestígio fazem a pessoa. Mas diante de Deus ninguém conta vantagem.

Comentário das Leituras:
A unidade do povo de Deus não é algo pré-fabricado, mas trabalho lento e custoso, principalmente quando ainda predomina, na sociedade e na comunidade, a competição.

Leitura: Romanos 11,1-2.11-12.25-29
Salmo: 93(94)

Evangelho: Lucas 14,1.7-11

Nossa Homenagem 
 às
Famílias Aracoiabenses

PAIVA e PEREIRA 





  Foto tirada na acolhedora e hospitaleira 
Comunidade de Bulandeira
Aracoiaba - Ce.
(Esta foto nos foi enviada pelo casal amigo Dr. Ivan Pereira e sua Sra. Rosa Pereira, dois aracoiabenses residentes na cidade de Fortaleza - CE.)



Minutos de Sabedoria

Você que é Pai
A educação no lar é a base da felicidade de nossos filhos.
Dê toda a sua  atenção  para a formação do caráter de seus filhos, sobretudo por meio dos exemplos de sua própria vida.
Não discuta com sua esposa na frente das crianças.
Não a trate como escrava... Ela é a companheira que Deus lhe deu; a mãe dos seus filhos.
Viva de tal forma, que seu filho possa orgulhar-se de você, vendo, em seu exemplo, o modelo que ele deve seguir, para ser um homem de bem.

Você que é Mãe
Lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.

Fonte de Pesquisa: Livreto: Minutos de Sabedoria – Autor: C. Torres Pastorino.


DEUS E O ATEU
A graça da santidade não é a de crer em Deus, mas a de apostar na obra dele...”
Pe. Zezinho

Um ateu morreu e foi a julgamento. O acusador o queria no inferno porque ele passara a vida negando a existência de Deus. A defesa dizia que embora ele negasse que Deus existe, nunca desrespeitou quem acreditava. Mais do que isso: fora ofendido muitas vezes por pessoas que diziam acreditar em Deus.
Conversa vai, debate vem, prós e contras analisados, o júri celestial achou que ele merecia ir para o Céu. Um dos jurados leu Mt 7,15-27 e 25,31-46. Pelos frutos podia-se ver que ele fora uma árvore boa e fizera a vontade do Senhor. E mais: ajudara a família, os vizinhos, os pobres e fora amigo fiel. Não guardava rancor e não admitia que se falasse mal de quem quer que fosse na sua presença. Sim, ele podia entrar no céu, mesmo sem batismo ou sem ter tido fé.
Deus, então, se manifestou e o acolheu no seu seio infinito. Ainda atordoado, a ateu perguntou: “O senhor é o Deus que todo mundo anunciava?”. Deus disse que era o Deus de sempre, não necessariamente o anunciado pela maioria dos pregadores. E afirmou o ateu: Se me tivessem anunciado quem estou vendo agora, eu teria acreditado. O Senhor é muito mais do que tudo o que diziam a seu respeito. E é bem menos complicado, embora eu veja que há uma profundidade gigantesca na simplicidade do Senhor”.
E Deus lhe disse: “É por isso que você está aqui comigo. Você conseguiu ser simples e buscar a simplicidade, sem simplificar tudo. Buscou o essencial. Não me achou, mas viu beleza em tudo, sobretudo no ser humano, de quem você foi um ardente defensor”.
Olhando para Jesus, que estava no seio de Deus, o ateu se encantou e disse: Espero que agora nos conheçamos melhor. Jesus retrucou: “Eu já o conheço! Lembra daqueles dois violentos que você deu um jeito de tirar da rua e pagar seus estudos sem ninguém saber? Eu vi tudo naqueles oito anos! Você era dos meus, sem o saber.”
Levado para o meio dos santos, chegou todo envergonhado por ter negado que Deus existia, mas estes vieram ao seu encontro cheios de festa. “João Paulo II ? João XXIII ? Dom Hélder ? Madre Teresa ? Mahatma Gandhi ? Luther King ? Francisco de Assis ? Eu no meio de vocês? Francisco de Assis resumiu tudo: Sua graça não foi a de crer em Deus, mas a de apostar na obra dele... Bem-vindo! Você foi santo!”

Fonte de Pesquisa: Revista Família Cristã – Irmãs Paulinas





CARTA
AOS PAIS DOS HOMOSSEXUAIS

 Professor Luís Corrêa Lima, S,J

Prezados pais,
Os seus filhos são um presente de Deus criador a vocês e à humanidade, assim como a vida de todo ser humano. E vocês, são para eles um instrumento da Providência Divina para que tenham vida, afeto, educação e valores.
Nós chamamos a Deus de “Pai”, conforme a nossa tradição judaico-cristã. Usamos a nossa linguagem e experiência humanas para nos dirigirmos a Alguém, que ultrapassa os limites do mundo e da nossa vivência. Também reconhecemos nele os traços da ternura materna. A experiência do amor incondicional, que os pais proporcionam, é fundamental para o despertar da fé e para uma sadia relação com Deus.
Ter filhos homossexuais lhes remete à complexa realidade da diversidade sexual. Ao longo da história e em diferentes culturas, esta questão foi tratada de vários modos.
A nossa tradição de séculos longínquos e recentes já considerou a relação entre pessoas do mesmo sexo uma abominação e uma séria doença, impondo um pesado fardo a gays e lésbicas. No entanto, há mudanças que não podem ser  negligenciadas, como a evolução dos direitos humanos, a superaçãoda leitura da Bíblia ao pé da letra e, nos anos 1990, a supressão da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde. Trata-se de uma condição, e não de opção, que alguns carregam por toda a vida.
A sociedade e as famílias estão por aprender uma nova maneira de lidar com a homoafetividade; a Igreja Católica, que é parte da sociedade, também. Ao se falar da Igreja, frequentemente se pensa em proibições e condenações. Este não é um ponto de partida adequado.
A Igreja ensina que ninguém é um mero homo ou heterossexual, mas antes de tudo um ser humano, criatura de Deus e, pela graça divina, filho Seu e destinado à vida eterna. E acrescenta que os homossexuais devem ser tratados com respeito e delicadeza. Deve-se evitar para com eles toda forma de descriminação injusta.
No nível local, há mudanças importantes acontecendo na Igreja. Em 1997, os bispos católicos norte-americanos escreveram uma bela carta pastoral aos pais dos homossexuais. O título é: Always our children (Sempre Nossos Filhos). Segundo eles, Deus não ama menos uma pessoa por ser ela gay ou lésbica. A Aids não é castigo divino. Deus é muito mais poderoso, mais compassivo e, se for preciso, mais capaz de perdoar do que qualquer pessoa neste mundo. Os bispos exortam os pais a amarem a si mesmos e a não se culparem pela orientação sexual dos filhos, nem por suas escolhas. Os pais de homossexuais não são obrigados a encaminhar seus filhos a terapias de reversão para torná-los heteros. Os pais são encorajados, sim, a lhes demonstrar amor incondicional. E dependendo da situação dos filhos, observam os bispos, o apoio da família é ainda mais necessário.
Prezados pais, os seus filhos serão sempre seus filhos. Vocês não fracassaram e nem erraram por causa da orientação sexual deles. O estigma de infâmia e de doença ligado à homossexualidade precisa ser vencido. A aceitação da condição de seus filhos torna a vida de ambos muito melhor e mais feliz. Esta tarefa não é fácil, mas também não é impossível. A prova disso é o depoimento de tantos pais que já conseguiram, ainda que tenham levado alguns anos.
A confiança no bom Deus, fonte de todo o bem e do amor incondicional, há de tornar este caminho mais suave e exitoso.
Cordialmente,
 Professor Luís Corrêa Lima, S.J

Fonte de Pesquisa: Revista Paz e Bem – OFS do Brasil – Março/Abril -2009



 ____________ 




PENSAMENTO DO DIA

Deus nutre por nós um amor de entranhas, de útero,  
de cuidados, como Pai e Mãe que Ele é”.

Fonte de PesquisaRevista Brasil Cristão – Junho - 2008

+++++++++++++




(Capa do Livro)
Na cidade de  Aracoiaba, Ceará, minha querida terra natal, você encontrará esse livro
na
CASA IMACULADA CONCEIÇÃO
Artigos Religiosos
PRAÇA DA MATRIZ, 52
ORGANIZAÇÃO: LUIZ E LAURA
_______ 
 




A MISSA

PARTE 

POR PARTE

POSIÇÕES DO CORPO

E O SIGNIFICADO

DOS GESTOS NA MISSA


Vamos conferir?


A religião assume o homem todo, como ele é: corpo e alma. A Graça não destrói a natureza, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso, rezamos com o corpo também,dizendo palavras e fazendo gestos.

A Missa é o louvor visível do Povo de Deus. Vejamos o significado dos gestos:

SENTADO:


É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar.
É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair. Em celebrações especiais, com pequena comunidade, o Presidente, às vezes, faz a homilia sentado.
_________________________________________________

DE PÉ:



É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi, desde o início da Igreja, a posição do "orante". A Bíblia diz: "Quando vos puserdes em pé para orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está no céus vos perdoe as vossas ofensas" (Mc 11,25). Falando dos bem-aventurados, João vê uma multidão, de vestes brancas, "de pé, diante do Cordeiro", que é Jesus (Ap 7,9).
_________________________________________________

DE JOELHOS:


De início, o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus. São Paulo diz: " Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra" (Fl 2,10). Rezar de joelhos é mais comum nas orações individuais. " Pedro, tendo mandado sair todos, pôs-se de joelhos para orar" (Cf. At 9,40)
_________________________________________________

GENUFLEXÃO:


É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-feira Santa, em sinal de adoração.(Não é adoração à cruz, mas a Jesus que nela foi pregado)
_________________________________________________



INCLINAÇÃO:


Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene.
_________________________________________________

PROCISSÃO:


Na Missa podemos fazer diversas procissões, se forem convenientes: na Entrada do Presidente, no Evangelho, no Ofertório,na Comunhão. A História da Salvação começou com uma "procissão": Abraão e sua família a caminho da Terra Prometida. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do Pai. Somos uma Igreja"peregrina".
________________________________________________

MÃOS LEVANTADAS:



É atitude dos "orantes".Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: "Quero, pois,que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem ira e sem contendas" (1 Tm 2,8)
________________________________________________

MÃOS JUNTAS:



Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade.
________________________________________________



PROSTRAÇÃO:


Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova missão.
_______________________________________________

SILÊNCIO:



O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "O Senhor fala no silêncio do coração". É oportuno fazer silêncio depois das Leituras, da Homilia e da Comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse.
Meditar é também umA FORMA DE PARTICIPAR.Uma Missa que não tivesse nenhum momento de silêncio,seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.
_________________________________________________

TESTE:
1. O que a Graça de Deus faz na pessoa?
2. Que significa "rezar também com o corpo"?
3. Cite alguns exemplos de gestos na Bíblia.
4. Qual a importância do silêncio na oração?
5. Diga o significado de algumas posições do corpo.
6. Você gosta de rezar? Como reza?
Leitura Bíblica: Mt 9, 18-26
Fonte de Pesquisa: Livro – A Missa Parte por Parte – Autor: Pe. Luiz Chechinato –  34ª Edição - Ed. Vozes.
__________________________________________________

Língua Portuguesa
Com Ir. Marcela Calíope – Religiosa Salesiana
 
Não diga: Meu óculo.
Diga: meus óculos.
Há palavras na língua portuguesa que só são usadas no plural.
É o caso de: parabéns, pêsames, costas, etc. Costa no singular é acidente geográfico.
___________________

Fale certo:
Estou a par e não, ao par.
Esse a antes de par é preposição.
___________________

Não diga:
Me empreste um lápis.
Diga: Empreste-me um lápis.
Não se pode começar uma frase com pronome oblíquo.
___________________

Tampouco equivale a: também não.
Ex.: Ele não me fez promessas nem eu tampouco a ele.
___________________

Não separe o sujeito do predicado por uma vírgula.
 É erro grave.
Veja:
Maria vem logo.
Maria aí é sujeito; não tem vírgula.


Se eu colocar, então fica vocativo:
Ex.: Maria, vem logo.
__________________

Não confunda MAIS com MAS.
MAIS (com i) é advérbio de intensidade.
Ex.: Eu gosto mais de frio, do que calor

MAS (sem i) é conjunção e está no lugar de porém.
Ex.: Não gosto de violência, mas há muita, atualmente.
___________________

Não confunda:
ONDE e AONDE.

ONDE indica lugar fixo.
Ex.: A casa onde moro fica ao pé da serra.

AONDE indica movimento.
Ex.: Aonde você vai?
___________________

OBSERVAÇÃO:

Encerramos hoje o lindo Mês de Outubro, consagrado
 as
MISSÕES;




(Missões na África)


(Missões na África)


Consagrado também a:



A Nossa Senhora do Rosário;
Santa Teresinha do Menino Jesus;
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil;
Santa Teresa D’Ávila (Doutora da Igreja e Reformadora do Carmelo);
Dia das Crianças;
Dia do Professor;
Dia Mundial da Alimentação;
Dia das Missões ;
Dia do Médico;
Dia da Juventude
E vários Santos da nossa querida Igreja Católica Apostólica e Romana.

= = = = = = = = = 

AGRADECIMENTO





Seguidores e leitores deste blog,
Jesus quer lhes entregar o Seu Coração... como forma de agradecimento pelo trabalho de evangelização que vocês fazem no dia-a-dia!!!
Recebam o Coração de Jesus!!!!


A TODOS VOCÊS SEGUIDORES E LEITORES DESTE BLOG ,QUE NOS ACOMPANHARAM NESTA CAMINHADA DE 31 DIAS NESTE MÊS DE OUTUBRO, INTENSIFICANDO CADA VEZ MAIS O NÚMERO CRESCENTE DE VISUALIZAÇÕES DO MESMO, NUMA TENTATIVA ENTUSIASMADA DE COLABORAR COM A NOSSA IGREJA NO ANÚNCIO DO EVANGELHO, O NOSSO MUITO OBRIGADO.
VOCÊS EVANGELIZARAM CONOSCO, NÓS EVANGELIZAMOS JUNTOS, EM FAMÍLIA, COMO FAMÍLIA!!!
DEUS LHES PAGUE!!!
NOSSA SENHORA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE ABENÇOE A TODOS NÓS, AUMENTANDO NOSSA FÉ E DANDO-NOS PAZ E SAÚDE.



Sou-lhes muito grato por tudo!!!


Lusmar Paz 





Aracoiaba-Ceará-Brasil

Nenhum comentário: