Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Hoje, quarta-feira,dia 21 de outubro de 2009, temos: Papa Bento XVI ,tomou uma decisão histórica:Vaticano permite conversão de anglicanos; Santa Sé dá novos passos para a comunhão com anglicanos; Liturgia Diária com leitura, Salmo e Evangelho; Língua Portuguesa; Prof. Aquino da Canção Nova, diz "Anglicanos querem vir para a Igreja Católica".




Vaticano permite 

conversão de anglicanos

 

1534 a 2009 = 475 Anos

 

Bem-vindos Anglicanos!!!

O papa Bento XVI tomou a decisão histórica. Os anglicanos terão uma estrutura própria dentro da Igreja Católica e poderão manter as suas tradições.
O Vaticano anunciou, nesta terça-feira, uma decisão histórica: vai permitir que anglicanos possam se converter ao catolicismo e conservar as próprias tradições. Quem traz os detalhes é a correspondente Ilze Scamparini.

Os pastores anglicanos casados que quiserem entrar para a Igreja Católica, serão aceitos e ordenados como padres, mas não poderão se tornar bispos.

Quem fez o anúncio surpreendente foi o cardeal responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, William Levada. Ele fez questão de lembrar que o casamento continua proibido para os sacerdotes católicos.

O papa Bento XVI aprovou uma constituição apostólica para favorecer o que chamou de a volta dos anglicanos em plena comunhão com Roma. Terão uma estrutura própria, dentro da Igreja Católica e poderão manter as suas tradições.

A iniciativa do Vaticano é uma resposta às pressões da ala conservadora da Igreja Anglicana, que não aceita as inovações concebidas pelo arcebispo de Canterbury, como mulheres sacerdotes e padres homossexuais.

Segundo o Vaticano, são inúmeros os pedidos de fiéis anglicanos que querem se converter ao catolicismo.

A constituição apostólica deve ser publicada nos próximos dias. Os anglicanos romperam com a igreja de Roma em 1534, quando o rei da Inglaterra, Enrique VIII, não conseguiu que o papa anulasse o seu casamento.

Atualmente, existem cerca de 80 milhões de anglicanos no mundo. Os conservadores seriam meio milhão. Eles poderão aumentar consideravelmente o número de católicos nos cinco continentes.

Santa Sé dá novos passos

para comunhão 

com anglicanos (Canção Nova)

AP Photo
Os arcebispos da Igreja Anglicana e da Igreja Católica, Rowan Williams e Dom Vincent Gerard, durante a coletiva de imprensa em Londres.
A Santa Sé publicou, nesta terça-feira, 20, uma nota informativa da Congregação para a Doutrina da Fé sobre os decretos pessoais para os anglicanos que desejam entrar em comunhão com a Igreja Católica.

O texto fala da preparação de uma Constituição Apostólica, em que a Igreja vai responder às muitas questões que foram apresentadas à Santa Sé por grupos do clero anglicano e fiéis de diversas partes do mundo que desejam se integrar à Igreja Católica.


Nesta Constituição Apostólica, o Papa Bento XVI introduz uma estrutura canônica que fornece para tal união o "Ordinário Pessoal", que permitirá aos anglicanos entrar em comunhão plena com a Igreja católica, conservando elementos do patrimônio litúrgico e espiritual da Igreja Anglicana.


Em Londres, o primaz da Igreja Católica na Inglaterra e Gales, Arcebispo Vincent Gerard Nicholso, e o primaz da Comunhão Anglicana e Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, participaram de uma coletiva de imprensa sobre a nova estrutura da Igreja para os anglicanos.



O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada, ressalta o interesse da Congregação em responder aos pedidos dos anglicanos em diferentes partes do mundo: "Temos tentado encontrar as solicitações para a comunhão plena que veio até nós de anglicanos de diferentes partes do mundo. Com esta proposta, a Igreja quer responder às aspirações legítimas destes grupos anglicanos para a unidade plena e visível com o Bispo de Roma, sucessor de Pedro".


A nota da Santa Sé afirma que a Constituição vai fornecer uma resposta razoável e mesmo necessária a um fenômeno mundial, oferecendo um único modelo canônico para a Igreja Católica que é adaptável a várias situações locais. Um exemplo diz respeito aos seminaristas anglicanos: poderão ser preparados junto aos seminaristas católicos, embora possa ser estabelecida uma casa de formação a fim de atender às necessidades particulares de formação dentro do legado anglicano. Desta maneira, a Constituição Apostólica procura equilibrar o patrimônio espiritual e litúrgico anglicano e, por outro lado, o interesse que estes grupos e o seu clero têm de ser integrados à Igreja católica.

De acordo com a nota, o decreto desta nova estrutura é coerente com o compromisso de diálogo ecumênico, que continua a ser uma prioridade para a Igreja Católica, particularmente pelos esforços da Promoção da Unidade dos Cristãos. "A iniciativa veio de um número de grupos diferentes de anglicanos. Declararam que compartilham a fé católica como é expressada no Catecismo da Igreja Católica e aceitam o ministério de Pedro como um legado de Cristo para a Igreja. Para eles, o tempo veio expressar esta unidade implícita na forma visível de comunhão plena", declarou Cardeal Levada.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé afirma ainda a esperança do Santo Padre que o clero Anglicano encontre nesta estrutura canônica a oportunidade de conservar as tradições anglicanas, preciosas para eles e coerente com a fé católica. "Na medida em que estas tradições expressam numa maneira distinta a fé que é assegurada em comum, elas são um presentes a ser compartilhado por toda Igreja. A unidade da Igreja não exige uma uniformidade que ignora a diversidade cultural", enfatiza o bispo.

Por fim, Cardeal Levada ressalta que esta união está enraizada no princípio que São Paulo apresentou em sua carta aos Efésios: "Há um Senhor, uma fé, um batismo'". "Nossa comunhão, portanto, é fortalecida por tal diversidade legítima. Assim, estamos felizes por estes homens e mulheres trazerem suas contribuições particulares à nossa vida comum de fé", conclui.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias




Liturgia Diária

Quarta-feira,dia  21 de Outubro de 2009


Comentário Inicial:


O cristão deve saber assumir a própria responsabilidade. Provavelmente, sociedade e Igreja precisam menos de “patrões” e mais de “servos” à semelhança de Jesus. Os privilegiados serão cobrados mais do que aqueles que não tiveram tantas oportunidades.


Comentário das Leituras:


Precisamos optar: ser escravos do pecado ou obedientes a Deus. É sinal de maturidade cristã saber assumir a própria responsabilidade, examinar-se com sinceridade e reconhecer as próprias limitações.


 Leitura: Romanos 6,12-18
Salmo: 123(124)
Evangelho:Lucas:12,39-48

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas:
 – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
 – Palavra da salvação.


Língua Portuguesa

1) dois anos ATRÁS choveu granizo em Guarujá. Acertei agora?
 Continua chovendo asneira: o não precisa do ATRÁS, porque, por si só, já faz às vezes do ATRÁS; já indica PASSADO. Por isso, use um ou o outro:
dois anos choveu granizo em Guarujá.(Ou: Dois anos ATRÁS choveu granizo em Guarujá.
sete anos me aconteceu uma boa! (Ou: Sete anos ATRÁS me aconteceu uma boa!)


2) Posso dizer que votei PRA Collor?

 Não! É pecado! Da próxima vez, vote EM Collor. Nós votamos PARA presidente, PARA governador, isto é, quando fazemos referência ao CARGO.
Quando nos referimos à Pessoa, votamos EM. Por isso, não tenha receio de dizer que votou EM Collor


  3) Em vez de palitar OS DENTES, posso também palitar O DENTE?

Não. A menos que você tenha só UM dente. Nesse caso, porém, é de se perguntar: pra que palitar?...
Se a pessoa tem dois ou mais dentes (juntos, evidentemente), ela palita os dentes (sempre no plural), embora a prática seja desaconselhada tanto pela etiqueta quanto pelo bom-senso.
Há pessoas que dizem também: vou escovar o dente.
Se tiverem só UM, estará perfeito...
20/10/09 - 21h02 - Atualizado em 20/10/09 - 21h14

Prof. Felipe Aquino

Em todo o mundo muitos anglicanos estão pedindo à Igreja Católica para nela ingressarem; muitos deles estão insatisfeitos com a aceitação da aprovação da ordenação de mulheres e a aceitação de um bispo homossexual, entre outras coisas.
A Igreja Anglicana, também chamada de Episcopal nos EUA, foi separada da Igreja Católica em 1534 pelo rei Henrique VIII, que era católico, mas que ficou ofendido porque o Papa não aceitou a nulidade do seu casamento com Catarina de Aragão para poder se casar com Ana Bolena.
A Santa Sé publicou, nesta terça-feira, 20/10/2009, uma nota informativa da Congregação para a Doutrina da Fé sobre os decretos pessoais para os anglicanos que desejam entrar em comunhão com a Igreja Católica.
Está em preparação uma Constituição Apostólica, em que a Igreja vai responder às muitas questões que foram apresentadas à Santa Sé por grupos do clero anglicano e fiéis de diversas partes do mundo que desejam se integrar à Igreja Católica.
Nesta Constituição Apostólica, o Papa Bento XVI introduz uma estrutura canônica que fornece para tal união o “Ordinário Pessoal”, que permitirá aos anglicanos entrar em comunhão plena com a Igreja católica, conservando elementos do patrimônio litúrgico e espiritual da Igreja Anglicana, que estão de acordo com a fé católica.

Em Londres, o primaz da Igreja Católica na Inglaterra e Gales, Arcebispo Vincent Gerard Nicholso, e o primaz da Comunhão Anglicana e Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, participaram de uma coletiva de imprensa sobre a nova estrutura da Igreja para os anglicanos.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada, ressalta o interesse da Congregação em responder aos pedidos dos anglicanos em diferentes partes do mundo: “Temos tentado encontrar as solicitações para a comunhão plena que veio até nós de anglicanos de diferentes partes do mundo. Com esta proposta, a Igreja quer responder às aspirações legítimas destes grupos anglicanos para a unidade plena e visível com o Bispo de Roma, sucessor de Pedro”.
“A iniciativa veio de um número de grupos diferentes de anglicanos. Declararam que compartilham a fé católica como é expressada no Catecismo da Igreja Católica e aceitam o ministério de Pedro como um legado de Cristo para a Igreja. Para eles, o tempo veio expressar esta unidade implícita na forma visível de comunhão plena”, declarou Cardeal Levada, Prefeito da Congregação da Fé do Vaticano.
“Na medida em que estas tradições expressam numa maneira distinta a fé que é assegurada em comum, elas são um presente a ser compartilhado por toda Igreja. A unidade da Igreja não exige uma uniformidade que ignora a diversidade cultural”.
“Há um Senhor, uma fé, um batismo’”. “Nossa comunhão, portanto, é fortalecida por tal diversidade legítima. Assim, estamos felizes por estes homens e mulheres trazerem suas contribuições particulares à nossa vida comum de fé”, conclui D. Levada.
É uma grande alegria e uma grande graça saber que muitos Anglicanos querem vir para a Igreja católica; é a vitória do ecumenismo tão fomentado pelos últimos Papas, buscando a união de todos os cristãos como quer Jesus Cristo: “Haverá um só Rebanho e um só Pastor”.
___________________  

Santo do Dia

Santa Úrsula

21 de Outubro


Santa Úrsula Úrsula nasceu no ano 362, filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra. A fama de sua beleza se espalhou e ela passou a ser desejada por vários pretendentes (embora Úrsula tenha feito um voto secreto de consagração total a Deus). Seu pai acabou aceitando a proposta de casamento feita pelo duque Conanus, um general de exército pagão, seu aliado.

Úrsula fora educada nos princípios cristãos. Por isso ficou muito triste ao saber que seu pretendente era pagão. Quis recusar a proposta mas, conforme costume da época, deveria acatar a decisão de seu pai. Pediu, então, um período de três anos para se preparar. Ela esperava converter o general Conanus durante esse tempo, ou então, encontrar um meio de evitar o casamento. Mas não conseguiu nem uma coisa, nem outra.

Conforme o combinado, ela partiu para as núpcias, viajando de navio, acompanhada de onze jovens, virgens como ela, que iriam se casar com onze soldados do duque Conanus. Há lendas e tradições que falam em onze mil virgens, ao invés de onze apenas. Mas outros escritos da época e pesquisas arqueológicas revelaram que foram mesmo onze meninas.

Foram navegando pelo rio Reno e chegaram a Colônia, na Alemanha. A cidade havia sido tomada pelo exército de Átila, rei dos hunos. Eles mataram toda a comitiva, sobrando apenas Úrsula, cuja beleza deixou encantado ao próprio Átila. Ele tentou seduzi-la e lhe propôs casamento. Ela recusou, dizendo que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. Átila, enfurecido, degolou pessoalmente a jovem, no dia 21 de outubro de 383. Em Colônia, uma igreja guarda o túmulo de Santa Úrsula e suas companheiras.

Durante a Idade Média, a italiana Ângela de Mérici, fundou a Companhia de Santa Úrsula, com o objetivo de dar formação cristã a meninas. Seu projeto foi que essas futuras mamães seriam multiplicadoras do Evangelho, catequizando seus próprios filhos. Foi um avanço, tendo em vista que nesta época a preocupação com a educação era voltada apenas para os homens. Segundo a fundadora, o nome da ordem surgiu de uma visão que ela teve.

Atualmente as Irmãs Ursulinas, como são chamadas as filhas de Santa Ângela, estão presentes nos cinco continentes, mantendo acesas as memórias de Santa Ângela e Santa Úrsula.


Santa Úrsula, rogai por nós!
 
+++++++++++++++++++++

Bem-vindos caríssimos irmãos anglicanos a nossa Igreja Católica. 
Lusmar Paz - Aracoiaba - Ceará

Nenhum comentário: