Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 10 de outubro de 2009

Sábado, dia 10/10/2009, temos: Palavra de Deus na Liturgia de hoje; Santo do Dia; História do Pastor da Igreja Universal que chutou a Imagem de N.Sra. Aparecida; Relíquias de Dom Bosco, chegam a São Paulo; Rir é o melhor remédio; Cultura; homenagem aos Escritores e Poetas da cidade de Aracoiaba,CE.; Restos mortais de Rui Barbosa...; Música popular no Brasil; Reflexões Gerais... na Fé e na Vida; Língua Portuguesa: "Não erre mais!"; Comunicados...; Agradecimentos do responsável por este blog.


1ª Parte: Religião

1. A Palavra de Deus na Liturgia de hoje.

Comentário Inicial:
Ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática: eis o caminho para quem pretende fazer parte da família de Jesus. Maria é a primeira discípula do seu Filho e “modelo da Igreja na ordem da fé, da caridade e da união perfeita em com Cristo” (LG 63)

Comentário das Leituras:
Deus fará justiça sobre todo mal existente no mundo. Jesus estende a bem-aventurança além dos vínculos de sangue e nela inclui os que vivem sua palavra, cumprem a justiça e amam o próximo.

Leitura: Joel 4,12-21
Salmo: 96(97)
Evangelho: Lucas 11,27-28


2.Santo do Dia

São Daniel Comboni

10 de Outubro




São Daniel Comboni São Daniel Comboni nasceu em Limone (Itália), em 1831. Único sobrevivente de oito irmãos. Aos dez anos ingressou num internato de Verona. Quando tinha dezessete anos, ouvindo contar as vicissitudes dos missionários na África, decidiu dedicar sua vida à evangelização dos africanos.
Em 1854 é ordenado sacerdote, quando contava 23 anos de idade. Depois de uma cuidadosa preparação, estudando árabe, medicina, música etc., partiu para África em 1857.
Estando lá, impressionou-se com a terrível situação dos escravos. A prática do tráfico de escravos estava de tal maneira arraigada que, no Egito e no Sudão, o único local onde os escravos encontravam asilo eram as missões de Daniel Comboni.
Após dois anos, teve de regressar à Itália. Mas Comboni não desanima e idealiza um projeto que ele chamou "Plano para a regeneração da África". A idéia central do projeto era salvar a África por meio dos próprios africanos. Propunha-se fundar escolas, hospitais, universidades, ao longo de toda a costa africana. Nestes centros formariam-se os futuros cristãos, professores, enfermeiros, sacerdotes e religiosas, que depois penetrariam no interior, a fim de evangelizar as populações africanas e promover o seu desenvolvimento.
Fundou em 1867 o Instituto para as Missões na África que deu lugar ao que hoje são os Missionários Combonianos.
Em 1877 é ordenado Bispo da África Central e logo a seguir ordena sacerdote um antigo escravo, primeiro padre africano daqueles lugares, quando na Europa alguns ainda negavam ao africano a evidência de ser pessoa.
Grande missionário, Comboni era capaz de atravessar o deserto para fundar um centro missionário no sul do Sudão, como também empenhava-se em falar para associações missionárias, Bispos, em Paris, Colônia (Alemanha) etc, com o objetivo de arrecadar auxílio econômico e de pessoal, organizando grupos e equipes de missionários para a Missão na África Central.
Morreu aos 50 anos, a 10 de outubro de 1881, no meio desta gente que tanto amou. No momento da morte abençoa os seus companheiros dizendo: "Não temais; eu morro, mas a minha obra não morrerá".
Beatificado por João Paulo II a 17 de março de 1996, São Daniel Comboni foi canonizado pelo mesmo Sumo Pontífice em 5 de outubro de 2003.

 
3.LEMBRA DO PASTOR QUE CHUTOU N.S.APARECIDA?





Recomendado pelos médicos, Sérgio foi procurar ajuda nos Estados Unidos, numa clínica especializada. E lá passou um bom tempo internado. Segundo o próprio Sérgio, o tratamento era o melhor possível e o atendimento exemplar. Mas havia uma enfermeira que sempre lhe dedicou uma atenção especial, acompanhando-o durante todos os momentos difíceis e de muita dor, principalmente durante as noites em que a dor insistia em não passar, cuidando de sua perna e dando-lhe conforto e esperança. E assim o tempo passou e aos poucos o tratamento foi dando resultado, até a cura completa.

Sua alegria era tanta que, comovido, resolveu dar uma festa de agradecimento e despedidas para toda equipe que havia cuidado dele.
Durante a festa, Sérgio notou que a tal enfermeira, que havia sido tão importante em sua recuperação, não estava lá. Então foi procurar o diretor da clínica para saber do seu paradeiro. Perguntou a ele onde estava a tal enfermeira, negra, simpática e atenciosa, que havia confortado-o em todas as noites de dor e desesperança... Para o espanto de Sérgio, o diretor falou desconhecer tal enfermeira e que não havia nenhuma enfermeira negra trabalhando naquela área do hospital. Sérgio ainda insistiu, perguntando inclusive para outros médicos e enfermeiras se não poderia ser de alguma outra área, mas ninguém fazia idéia de quem ela fosse..
Foi aí que o ex-pastor Sergio Von Helder caiu de joelho aos prantos, no meio da festa, se dando conta do que tinha  acontecido... Ninguém entendeu nada na hora, mas não havia o que entender. Sérgio se deu conta de que, neste tempo todo, a enfermeira que esteve ao seu lado em todos os momentos de dor e dificuldade era Nossa Senhora Aparecida. Tomado de vergonha e remorso, o Sérgio se converteu ao catolicismo e hoje conta a sua história para
quem quiser ouvir... um testemunho de fé tardia, mas nunca é tarde para a bondade infinita de Deus e o carinho e amor maior de Maria, nossa Mãe, que mesmo humilhada não abandonou seu filho na doença.

Conferira o depoimento do ex-pastor, a Canção Nova vai transmiti-lo em breve.


4. Relíquias de Dom Bosco 

 

chegam a São Paulo 

 

no dia 2 de dezembro


Salesianos

Urna com as relíquias de Dom Bosco. No momento, se encontra na Argentina.
No próximo dia 2 de dezembro, as relíquias de São João Bosco chegam ao estado de São Paulo, após visitar Porto Alegre (RS), onde chega no dia 16 de novembro. A peregrinação da urna com a relíquia teve início em junho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação ao bicentenário de nascimento do santo, em 2015.


No momento, elas estão na Argentina, na etapa que contempla a chamada Região salesiana América Cone Sul, que abrange o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.


No período em que estiver em São Paulo, a urna visitará a sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no dia 8 de dezembro.



Confira o itinerário da urna na Inspetoria Salesiana de São Paulo:

02 e 03/12 - São Paulo
04/12 - Bom Retiro e Liceu
05/12 - São José dos Campos
06/12 - Cruzeiro
07/12 - Lorena
08/12 - Cachoeira Paulista
09/12 - Itaquera
10/12 - São Carlos
11/12 - Piracicaba
12/12 - Americana
13/12 - Sorocaba
14 a 18/12 - Campinas

Após São Paulo, a peregrinação segue para as outras inspetorias salesinas no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e Manaus (AM). A peça fica no país até o dia 28 de fevereiro, quando segue para Caracas, capital da Venezuela.






2ª Parte: Entretenimento

Rir é o melhor remédio

Fonte de Pesquisa: Revista Seleções

Um amigo diz para o outro:
- Noite passada sonhei que estava ouvindo um noticiário diretamente do céu, e que o apresentador era o próprio Deus.
- E como você sabia que era Deus?
- Porque no fim do noticiário ele disse: “Boa noite e até amanhã, se eu quiser.”
                                                                          Ardevan Facuri, São Paulo (SP)
______________________________

A garota reclama com a  sobre o ceticismo do namorado:
- Mãe, Mário diz que não acredita em inferno!
Case-se com ele, minha filha, e deixe comigo. Eu o farei acreditar!
                                                                 Daniel Sznayderman, Rio de Janeiro (RJ)
______________________________

O funcionário se queixa do baixo salário com o patrão:
- Meu salário não está compatível com minhas aptidões!
- Eu sei, eu sei – responde o chefe. – Mas não podemos deixar você morrer de fome.
                                                              Lucimar Cristina Alves, Vitória (ES).

________________________________


3ª Parte – CULTURA

Homenagens aos Escritores e Poetas de Aracoiaba, minha terra natal.

Do livro: Seleta Familiar

1. O DIREITO DE NASCER

De: José Alves de Moura – in memoriam ( Ao assistir o nascimento do último rebento).
José Moura, aracoiabense, irmão do Dr. Salomão, foi professor do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora e Presidente da Câmara dos Vereadores na cidade de Aracoiaba em várias legislaturas.
A este meu conterrâneo, a minha pura homenagem. (Lusmar Paz)


Eu já te vi, mulher, três vezes morta,
Três vezes sim, mulher te vi morrer
Para ser mãe, renunciastes à vida
Ressuscitando ao choro do bebê.

Eu já te vi, mulher, aberto o ventre
Cortar-te o útero, eu vi fazer!
Eu também vi tirar-te das entranhas
Um nosso filho, um pequenino ser.




Eu já te vi, mulher, aberta ao meio,
Teu íntimo pegarem com a mão.
E vi também a raiz dos teus olhos,
Eu também vi, mulher, teu coração.

Eu já te vi, mulher, três vezes morta,
Cortar-te o ventre, eu tive que ver,
Eu já te vi, mulher, três vezes mãe,
Em cada vez, um filho meu nascer.
(Aracoiaba, 04 de agosto de 1962)

______________________________


2. O DIREITO DE VIVER

De: Maria Lina Cunha Moura (Quando do nascimento do primeiro neto Ricardo Napoleão Moura Franco).
Ex-professora do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora e na Escola Almir Pinto, em Aracoiaba,CE.
Esta escritora pertence à Ala Feminina da Casa da Cultura de Juvenal Galeno, Fortaleza,Ceará; à Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará –ALMECE.
D. Lina foi minha professora no antigo terceiro ano primário, no Grupo Escolar Almir Pinto.
À D. Lina, minha ex-professora e atual amiga, a minha homenagem de gratidão
(lusmar Paz)


Como você me viu três vezes morta
Três vezes sim! – Meu imenso querer!...
Para ser mãe renunciei à vida
Satisfazendo a mim, como a você.

Agora vejo o encontro do meu sonho,
Pureza que me encanta em “nosso ser”
Este viril pimpolho, tão risonho
Um Moura que você tanto quis ver.

Mas o fatal e insólito destino
Não deixou ver a flor de uma semente
Que se refez da seiva, que menino!
- A imagem pura, viva, que não mente.

Cada olhar reproduz nosso sorriso.
Revejo nossos filhos... que prazer!
Ele é presente, ELO do paraíso,
Que em tudo, tudo se faz renascer.
(Fortaleza, 18 de julho de 1982)




3. JORNAL – O POVO – Fortaleza - Ceará
Há 60 anos...

Restos mortais de Rui Barbosa


<1949> Rio. Estiveram no túmulo de Rui Barbosa, ontem, o professor de anatomia patológica Amadeu Filho, o diretor da Casa de Rui Barbosa e outras várias figuras de representação nos meios intelectuais da cidade. Aberto o túmulo, foi o corpo do grande brasileiro examinado, a fim de serem estudadas as condições em que será feita a trasladação do mesmo para a Bahia. Os restos mortais de Rui Barbosa seguirão para o seu estado natal ainda este mês, atendendo a um apelo feito pelo governador Otávio Mangabeira e pela família do ilustre brasileiro.

4. Música Popular do Brasil

Dizer que a música popular feita no Brasil é caracterizada por sua riqueza é repetitivo, mas é essencial para defini-la.
Sua história começa com os índios e com a música feita pelos jesuítas que aqui aportaram. Esse encontro entre a música dos jesuítas e a música dos indígenas é a pré-história da música popular do Brasil. A evolução desses ritmos primitivos, como o cateretê ou o cantochão, são ainda hoje tocados em festas populares.
A música popular do Brasil só se tornaria mais forte no final do século 17, com o lundu, dança africana de meneios e sapateados, e a modinha, canção de origem portuguesa de cunho amoroso e sentimental. Esses dois padrões, a influência africana e a européia, alternaram-se e combinaram-se das mais variadas e inusitadas formas durante o percurso que desembocou, junto a outras influências posteriores, na música popular dos dias de hoje, que desafia a colocação de rótulos ou classificações abrangentes.
Durante o período colonial e o Primeiro Império, além dos já citados lundu e modinha, também as valsas, polcas e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma nova forma de expressão.
Já no século 19 surgem os conjuntos de chorões, que adaptam formas musicais européias -como a mazurca, a polca e o scottisch- ao gosto brasileiro e à forma brasileira de se tocar essas construções. Surge então, a partir da brasileirização dessas formas, o choro, e firmam-se novas danças, como o maxixe.
Outras duas coisas que ajudaram decisivamente o aparecimento da canção popular no Brasil foram o carnaval carioca e o gramofone. Pixinguinha, João da Baiana, Donga -autor de Pelo Telefone, primeiro samba gravado, em 1917-, foram grandes nomes nesse período, junto com os continuadores dos chorões.
O samba urbano só se firmaria na década de 30, época em que surge a primeira escola de samba, a Deixa Falar, fundada em 1929. Depois, com a popularização do rádio e do disco a música popular se consolidaria e chegaria ao mundo de opções musicais que hoje o Brasil possui.


Renato Roschel
do Banco de Dados





4ª Parte: Reflexões Gerais que geram ânimo, estímulo e otimismo na "Fé" e na "Vida"...

1. Pensamento do dia

Para aqueles que crêem, nenhuma explicação é necessária.
E para aqueles que não crêem, nenhuma explicação é possível.
                                                                                 Santo  Inácio de Loyola

2. Minutos de Sabedoria

         AJUDE à natureza!
Não destrua os bens que a natureza coloca a seu dispor, para ajudá-lo a progredir.
         Coopere com as árvores, porque elas cooperam com a sua vida, na purificação do ar que você respira.
         Colabore com a pureza das fontes, porque elas lhe fornecem água para dessedentar seu corpo.
          Auxilie o solo a produzir, para que o pão seja sempre farto na mesa de todos.
          Ajude a natureza.                                      
                                                                                                  C. Torres Pastorino





5ª Parte: LÍNGUA PORTUGUESA
Erros de Português da atualidade – corrigidos e comentados (divertidamente) pelo autor do best-seller NÃO ERRE MAIS! De Luiz Antonio Sacconi.

***********

Deputados são eleitos para trabalhar ou para trabalharem?

              Deputados são eleitos para trabalhar ou para trabalharem, tanto faz; o essencial é que o façam...
              O infinitivo, quando regido de preposição (exceto a, que normalmente exige o singular), pode variar ou não:
              Vocês vêm aqui para beber ou para conversar? (ou: Vocês vêm aqui para beberem ou para conversarem?)
               Lemos jornal para aprender, e não para desaprender. (Ou: Lemos jornal para aprendermos, e não para desaprendermos.)
              Assim, nada há que reprovar nesta manchete de um de nossos jornais:
             EUA e URSS se mobilizaram para obter melhor imagem.

                                                                   **************

Pode um problema ser resolvido a nível federal

           Não. Qualquer problema será mais bem resolvido em nível federal: a expressão nossa não tem início com a, mas com em. Por isso, resolva tudo em nível federal, em nível estadual, ou em nível municipal. Ou seja: em alto nível. ( Alguém já resolveu alguma coisa a alto nível?)
          Não obstante a evidência dessa resposta, há muita gente que vive como o a nível na boca. Ou na pena. E de dar...

                                                                  **************

Pode um pianista estar no piano?

            Não. Os verdadeiros pianistas sempre estão ao piano, tocando e encantando. Os outros... bem, os outros devem ficar no piano mesmo, a fim de não trapalharem quem sabe...
            Não é em que indica proximidade, mas a. Por isso é que ficamos melhor à janela do que na janela; ao portão do que no portão; ao telefone do que no telefone; à linha do que na linha.

                                                      ****************************

OBS.: Dia 12/10/2009, segunda-feira, feriado nacional, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, neste blog, iremos homenagear nossa Mãe Santíssima com várias postagens.
A TV Aparecida, às 19h30min, ao vivo, transmite a Novena à Nossa Senhora Aparecida em sua Basílica Maior, na cidade de Aparecida do Norte. Vale a pena a gente assistir.

*********************** 

Desejo um "Santo Feriado" para todos os brasileiros! Divirtam-se, descansem , dialoguem com os filhos e a família, mas não esqueçam das orações e do diálogo amoroso com Deus e Nossa Senhora!
Paz e Saúde para todos!
Fiquemos com Deus! Ate amanhã!
Lusmar paz
Aracoiaba- CE.



Nenhum comentário: