Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 4 de outubro de 2009

São Francisco das Chagas!




São Francisco das Chagas


Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182, filho de Pedro e Pica Bernadone, ricos comerciantes.

Os pais eram ricos, mas trabalhadores, mas Francisco não gostava de trabalhar, adorava "curtir" e gastar o dinheiro do pai. O pai queria que fosse um nobre. Com 24 anos, renunciou toda a riqueza para desposar a "senhora pobreza" devolveu tudo o que era de seu pai, saiu sem até a roupa do corpo.

No início de sua conversão viveu como eremita, ficava junto à natureza, cantando louvores a Deus, muitos o consideravam louco, pois conheciam sua vida antiga, e aquela mudança radical não era compreendida. Francisco nem se importava, queria mais Deus, sentir mais, sua vida foi mudando cada dia mais.

Na região onde Francisco vivia existiam diversas igrejinhas abandonadas e em ruínas. Certo dia estava rezando em uma dessas igrejas, que era dedicada a São Damião. Francisco rezava fervorosamente diante de um grande crucifixo, quando, tocado pela graça de Deus, ouviu uma voz que vinha da imagem de Cristo crucificado : "- Francisco, vai e restaura a minha casa. Vês que ela está em ruínas". Diante de tal ordem, ficou muito feliz e logo começou, sozinho a restaurar aquela igrejinha. Na sua imensa humildade não entendeu que Cristo o mandara restaurar a igreja católica, não aquela igrejinha, Jesus o chamava a ser santo, exemplo para muitos.

Parte em missão de paz e bem, seguindo na perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente, era feliz sendo pobre, quando via alguém mais pobre que ele, sentia-se pecador e não digno da graça de Deus. Dizia que a alegria perfeita existe quando o servo de Deus é humilhado e maltratado, pois assim imitando a Cristo, se desligaria das coisas do mundo e se uniria a Deus. Vivia sempre feliz e sorridente, passava fome e muita necessidade, faltava tudo, menos alegria e amor, foi assim que reuniu muitos irmãos que renunciaram suas vidas para seguir Jesus. Viviam todos da providência de Deus, não tinham posses, viviam a castidade e a obediência à igreja de Cristo.

Na última etapa de sua vida, recebeu no monte Alverne os estigmas de Cristo em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de santa Maria Maior, se encontra rodeado pelos seus filhos espirituais, e para eles e ao mundo recita o cântico das criaturas. "Altíssimo, onipotente e bom senhor, a ti, Altíssimo, são devidos, só a ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de pronunciar teu nome".

Morreu deitado e cantando, muito feliz por ter sido sempre fiel à sua esposa a "Senhora pobreza" em 3 de outubro de 1226, o Santo da alegria e do bom humor, tinha 44 anos quando encontrou alegremente a irmã morte".

"Francisco, o mundo tem saudades de ti !" Papa João Paulo II, em visita ao Monte Alverne, 1993.

Nenhum comentário: